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Vale a pena travar o FPS em 60 no CS:GO?


GabrielFM03

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10 minutos atrás, GabrielFM03 disse:

Boa tarde! gostaria de saber se eu devo travar meu fps em 60, porque meu computador consegue pegar no máximo 360 fps dependendo do mapa, mas eu tenho um monitor de 60hz então basicamente quanto eu conseguir um monitor de 144hz eu preciso travar o fps em 144 também ?

 

Se travar o FPS a 60 vai elevar o frame time (Também conhecido como Input lag) que é o tempo que leva pra exibição de um frame e outro, isso reduzirá bastante a fluidez do jogo.
Em jogos competitivos online quanto menor o frame time melhor o tempo de resposta no jogo.
Deixe o monitor cuspir frames, não fará mal algum, mesmo seu monitor tendo apenas 60hz.

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Todo mundo fala que Vsync piora os jogos, mas eu sinto o jogo muito mais fluído travado a 60 FPS com Vsync do que a 100 FPS, por exemplo. O que atrapalha no Vsync são as pequenas quedas de FPS caso seu hardware não seja rápido o suficiente para segurar 60 FPS 100% constante, a linha do frametime precisa ficar lisa. Caso seu FPS caia para qualquer valor abaixo de 60 FPS, seu monitor ficará alternando entre 30Hz e 60Hz, o que gera um incomodo visual enorme.

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6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Todo mundo fala que Vsync piora os jogos, mas eu sinto o jogo muito mais fluído travado a 60 FPS com Vsync do que a 100 FPS, por exemplo. O que atrapalha no Vsync são as pequenas quedas de FPS caso seu hardware não seja rápido o suficiente para segurar 60 FPS 100% constante, a linha do frametime precisa ficar lisa. Caso seu FPS caia para qualquer valor abaixo de 60 FPS, seu monitor ficará alternando entre 30Hz e 60Hz, o que gera um incomodo visual enorme.

 

V-sync resolve um problema mas cria outros (Maior Frame Time e os famosos Stuttering).
Em jogos online o frametime (Tempo de exibição entre um frame e outro no monitor) é importante, pois se a imagem chega primeiro, ela seu tempo de reação é maior.

 

V-sync Off

image.thumb.png.85e20f644ebe8217cecbb22116feb2fb.png

 

V-Sync On

image.thumb.png.9e32d2f2848ca78446253b960e73bdd6.png

 

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@NIGHT FALL estou ciente da questão de frametime, mas não adianta um frametime baixo se o monitor não consegue acompanhar a velocidade para exibição, o resultado na tela serão alguns pixels fora de sincronia, pertencentes a quadros diferentes, gerando uma certa distorção. Já tentei jogar também a 60 FPS travado sem o Vsync, o resultado também não é tão satisfatório, da mesma forma que travado a 100 FPS. As coisas funcionam melhor pra mim quando monitor e placa de vídeo estão sincronizados.

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@GuilhermeGB Eu sinto a mesma coisa. No meu antigo monitor a 60Hz com 100fps ficava horrível, parecia inclusive estar abaixo de 60fps, sem contar os cortes verticais na tela. Não posso dizer muito pois não sou jogador de jogos competitivos, eu só vi isso melhorar quando adquiri um monitor 144Hz, que mesmo em 60FPS aí sim eu vi resultado melhor no input lag. Eu acredito não ter vantagem em usar mais de 60FPS em 60Hz (sem contar outros diversos fatores como polling rate do mouse).

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@GuilhermeGB Eu tive um problema no League of Legends, o personagem dava umas travadas estranhas, as vezes ia até algum lugar e do nada voltava a um ponto anterior, achei que tivesse sido pela mudança do link de internet, mas acabei percebendo que se tratava do V-sync ativado, após desativa-lo o problema simplesmente desapareceu.
Acabei sentido bons resultados também em alguns outros jogos. No Caso específico de lol era realmente um problema, agora em outros jogos pode ser apenas efeito placebo mas eu acabei sentido maior "fluidez" com V-sync desativado.

 

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7 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@GuilhermeGB Eu tive um problema no League of Legends, o personagem dava umas travadas estranhas, as vezes ia até algum lugar e do nada voltava a um ponto anterior, achei que tivesse sido pela mudança do link de internet, mas acabei percebendo que se tratava do V-sync ativado, após desativa-lo o problema simplesmente desapareceu.
Acabei sentido bons resultados também em alguns outros jogos. No Caso específico de lol era realmente um problema, agora em outros jogos pode ser apenas efeito placebo mas eu acabei sentido maior "fluidez" com V-sync desativado.

 

No meu caso jogar com o vsync desligado é impossível, o fps cai de 170 no começo da partida pra 57~50 nas team fights e de 90 pra 60~50 no Modern Warfare, ligando o vsync o jogo fica absurdamente liso

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Esqueci de mencionar que após ter um monitor 144Hz de 1ms com FreeSync, mesmo quando jogo a 60fps ou 75fps, o vsync se tornou pior quando ativado do que desativado, devido ao baixissimo input lag que o monitor produz. Há também monitores com 75hz com 1ms que acredito também descartar a a necessidade de vsync. Acredito que no final tudo possa ser qual monitor cada um está utilizando para termos opiniões tão diferentes sobre o mesmo assunto.

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@NIGHT FALL o LOL quando eu jogo é só com Vsync ativado, nunca percebi nenhum problema. Já rodei algumas partidas travadas a 120 FPS pelo próprio jogo, mas preferi manter com Vsync.

@other2w Pode ser o monitor mesmo, o que eu uso é uma TV/Monitor, então não deve ter muitas especificações que ajudam em jogos.

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Em 07/11/2020 às 10:02, GuilhermeGB disse:

mas não adianta um frametime baixo se o monitor não consegue acompanhar a velocidade para exibição, o resultado na tela serão alguns pixels fora de sincronia, pertencentes a quadros diferentes, gerando uma certa distorção

Os pixels fora de sincronia seria o screen tearing (quebra de imagem), mas para jogos competitivos online onde a agilidade nos comandos é essencial, menor frametime é muito recomendado, pois remove o input lag e auxilia também em recebimento mais rápido na tela o que se passa em tempo real no servidor.

 

Este vídeo abaixo explica mais detalhado.

 

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