Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos W de fonte pra segurar de boas o seguinte setup:


Fillpss

Posts recomendados

42 minutos atrás, Anísio Oliveira disse:

Opa amigão tudo bom? então eu tenho uma mesa de trabalho aqui com essas configurações e uso uma fonte de 750W mas acredito que 650 seja o suficiente, porém depende de outras partes do computador também como o teclado, mouse, HD, SSD, ventoinhas

eae mano

Ahh achei q essas outras coisas não influenciavam tanto. Mas o setup completo ta aqui então
 

Ryzen 7 3700x (cooler box, mas pretendo comprar um water futuramente)

Rx 5700 XT 

B450M

2 pentes de 8GB

HD barracuda 1TB

SSD 240GB

Teclado Redragon Mitra RGB

Mouse Redragon Cobra RGB

Monitor Bluecase QHD de 27 Polegadas (futuramente pretendo comprar mais um Full HD 24 polegadas pra usar em conjunto)

E o Gabinete é um AIGO RAINBOW 6

 

Acho que n falta mais nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Fillpss disse:

eae mano

Ahh achei q essas outras coisas não influenciavam tanto. Mas o setup completo ta aqui então
 

Ryzen 7 3700x (cooler box, mas pretendo comprar um water futuramente)

Rx 5700 XT 

B450M

2 pentes de 8GB

HD barracuda 1TB

SSD 240GB

Teclado Redragon Mitra RGB

Mouse Redragon Cobra RGB

Monitor Bluecase QHD de 27 Polegadas (futuramente pretendo comprar mais um Full HD 24 polegadas pra usar em conjunto)

E o Gabinete é um AIGO RAINBOW 6

 

Acho que n falta mais nada

Cooler Master MWE V2 500W.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Anísio Oliveira disse:

500W é muito pouco. A propria AMD recomenda no MINIMO 600W para esta placa de vídeo

A fabricante superdimensiona a fonte devido a uma estimativa conservadora da config que usará o PC.

 

500W é mais que o suficiente para o combo R7 3700X + 5700 XT em stock.

image.thumb.png.33db3ae72bbfdbff960bbe052d7b44a8.png

 

image.thumb.png.efa61da40212f2467d28b4cad1648b8c.png

 

10 minutos atrás, Fillpss disse:

Eu achei uma fonte da thermaltake de 700w com 80 plus white, acho q vou pegar ela, ta pelo mesmo preço dessa de 500w da cooler master

Thermaltake Smart Series? A MWE V2 que eu recomendei é bem superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gdds_01 a imagem com recomendação MINIMA foi tirada da pagina do fabricante da GPU, se quiser recomendar uma 450W recomende, mas pague uma fonte nova pro OP quando ele voltar para dizer que o pc reseta quando abre o joguinho... (é só ver quantos tópicos tem sobre isso aqui no fórum...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@gdds_01 a imagem com recomendação MINIMA foi tirada da pagina do fabricante da GPU, se quiser recomendar uma 450W recomende, mas pague uma fonte nova pro OP quando ele voltar para dizer que o pc reseta quando abre o joguinho... (é só ver quantos tópicos tem sobre isso aqui no fórum...)

image.png.4f1f640b81ad7129d6a1451597c0ef77.png

 

image.png.d331eeaf4fc6700cd5408d03740a4984.png

"Average power through 15 minutes of FurMark rises slightly versus what we saw under Metro. The Radeon RX 5700 XT keeps its trend line under 225W, though.

A peak measurement of almost 264W is a one-time event caused by a spike to 11.98A following a dip to 5.53A."

 

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-rx_5700-rx_5700_xt,6216-5.html#:~:text=The Radeon RX 5700 XT keeps its trend line under,compensated for with a spike.

 

Uma fonte de qualidade de 500W é mais que o suficiente para a config do OP em stock.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja que os testes foram realizados em programas bem específicos, e não em jogos. Como eu falei no post anterior, não é no app de teste de desempenho que o pc desliga, e sim nos jogos (mal otimizados ou não).

 

225W é só o TDP dela (potencia dissipada, que vira calor)

 

 

6 minutos atrás, gdds_01 disse:

post de 2012?

em 8 anos os transistor possuem 1/4 do tamanho e uma eficiência (flops/W) muito maior.

 

4 minutos atrás, gdds_01 disse:

Uma fonte de qualidade de 500W é mais que o suficiente para a config do OP em stock

reponsabilize-se então, se o OP tiver problemas com a de 750W (não bomba) eu pago uma fonte nova 😛 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

veja que os testes foram realizados em programas bem específicos, e não em jogos. Como eu falei no post anterior, não é no app de teste de desempenho que o pc desliga, e sim nos jogos (mal otimizados ou não).

image.png.94e69e3d899c20255707d2f02167465d.png

https://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-rx_5700-rx_5700_xt,6216-5.html#:~:text=The Radeon RX 5700 XT keeps its trend line under,compensated for with a spike.

 

image.thumb.png.86b17d651eeca64487a19dac92a73ea3.png

"Radeon RX 5700 - On your average system we recommend a 500 Watt power supply unit.

Radeon RX 5700 XT - On your average system we recommend a 550 Watt power supply unit."

https://www.guru3d.com/articles-pages/msi-radeon-rx-5700-xt-gaming-x-review,8.html

 

image.png.cf6d73cb48479b862dcff7469434edf0.png

https://www.anandtech.com/show/14618/the-amd-radeon-rx-5700-xt-rx-5700-review/15

8 minutos atrás, Eder Neumann disse:

225W é só o TDP dela (potencia dissipada, que vira calor)

Em qual parte eu me referi exclusivamente ao TDP da placa?

 

9 minutos atrás, Eder Neumann disse:

post de 2012?

em 8 anos os transistor possuem 1/4 do tamanho e uma eficiência (flops/W) muito maior.

Ainda hoje é um post bem esclarecedor.

 

10 minutos atrás, Eder Neumann disse:

reponsabilize-se então, se o OP tiver problemas com a de 750W (não bomba) eu pago uma fonte nova

750W é desnecessário para a config do OP. 550W seria o sweet spot para a config do OP em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, gdds_01 disse:

Em qual parte eu me referi exclusivamente ao TDP da placa?

em qual parte eu falei que você falou? 🙄

 

consumo não é necessariamente potência (tenho 5,5 anos de estudo nisso e 8 de experiência na área) não é no consumo médio que o pc vai desligar, e sim no pico de consumo, uma fonte chaveada não tem margem para sobrecarga como uma fonte linear, não é a mesma coisa que dimensionar disjuntor ou fusível para lâmpadas a LED (que possuem um pico de corrente de partida, assim como motores elétricos só que muito maior comparada a corrente nominal) e os fabricantes sabem disso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Eder Neumann disse:

em qual parte eu falei que você falou? 🙄

 

consumo não é necessariamente potência (tenho 5,5 anos de estudo nisso e 8 de experiência na área) não é no consumo médio que o pc vai desligar, e sim no pico de consumo, uma fonte chaveada não tem margem para sobrecarga como uma fonte linear, não é a mesma coisa que dimensionar disjuntor ou fusível para lâmpadas a LED (que possuem um pico de corrente de partida, assim como motores elétricos só que muito maior comparada a corrente nominal) e os fabricantes sabem disso.

 

 

Você pode recomendar alguma fonte confiável que eu possa ler sobre isso ou está dizendo isso somente com base na sua experiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algumas situações no fórum de problema de desempenho com ela usando fontes de 450, 500 e 550W, e da mesma forma minha experiência (aqui no fórum também) me diz que placas mid/hi-end vão exigir um tiquinho de fontes dimensionadas na estica.

 

outra coisa que minha experiência diz é que placas de video se comportam de forma diferente com placas-mãe e processadores diferentes, em todos os ensaios de potência apresentados não foi informado o modelo dos equipamentos usados no teste (nem a fonte!), só o tomshardware, que usou um i7-8086K,  Z370 Aorus Ultra Gaming, 64GB de RAM 2400, mas não falou a fonte, que pode ter sido uma de 550W e pode ter limitado o teste, outro detalhe observando os testes é que o desempenho testado dela esta inferior ao esperado da placa, com média de 11% a mais que uma 2060 por exemplo, sendo que uma outra fonte (onde usuários realizam testes com diversos processadores, fontes, mobos, etc) traz valores maiores que isso, inclusive para as outras vgas testadas... (usei a 2060 como referência) 

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-RTX-2060-vs-AMD-RX-5700-XT/4034vs4045

 

estava lendo mais algumas materiais e encontrei que foi usada uma fonte de 1300W para o teste, então não fez muito sentido minha colocação à respeito da fonte utilizada, confio no método, mas na prática é outra teoria...

Em sistemas de medição trabalhamos com amostragem de sinais, a velocidade de processamento dos dados influencia nos resultados, um sistema que seja capaz de identificar picos na frequência de clock da VGA precisa amostrar as medições com no mínimo o dobro da frequência de clock da VGA ou da CPU (o que for maior).

 

digo isso por experiência própria, minha maquina com uma 1060 6GB e fonte de 500W (recomendado da Zotac é 400) da problema se eu tocar ela no full (roda fallout 4 em 4k >60 FPS, mas as vezes trava) ;) 

 

Não estou dizendo que não vá funcionar com uma fonte da potencia mencionada, só estou dizendo que se por acaso o proprietário decidir ligá-lo numa TV 4k (ou maior) pra jogar e decidir colocar os gráficos no máximo e o pc desligar a culpa não será minha :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
5 minutos atrás, Eder Neumann disse:

complementando o topico, teste pratico efetuado numa VGA de modelo inferior.

 

Interessante, mas posso recomendar uma leitura também?

https://adrenaline.com.br/forum/threads/5700xt-aorus-pc-desligando-sozinho.677069/

https://adrenaline.com.br/forum/threads/5700-xt-congelando-apresentando problemas.665687/

https://adrenaline.com.br/forum/threads/pc-reiniciando-rx-5700-xt-pode-ser-a-causa.668545/#post-1074833997

 

Todos os casos com a RX 5700 XT. Creio que o buraco seja bem mais em baixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Eder Neumann disse:

de toda forma a fonte resultou em melhor desempenho, os desligamentos são outro problema

Se tratando de fontes que realmente são de qualidade, se me for apresentada uma prova cabal, de uma fonte séria, de que uma fonte de maior potência é capaz de melhorar a performance do PC a ponto de fazer os FPS "explodirem", eu até posso acreditar no relato de um random num fórum de internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o assunto, alguem pode me tirar uma duvida rapida, quando meu pc novo chegou, eu engatei na minha fonte antiga (generica de 230w) e a fonte "explodiu" estouraram a maioria dos capacitores, a config é que marca no meu perfil, r5 3400g 16gb de memoria e a320m, a fonte nao deu conta do pc? ou o fato dela ser antiga resultou nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...