Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para pc de audiovisual - FX6300 - 8 RAM


Posts recomendados

Atualmente tenho um FX 6300, 8GB, com um GTX 750 TI montando numa Electro V2 de 650w e ja uso um ssd e dois hdd. Pretendo usar o pc para mexer com tanto vfx em after e Houdini talvez, quando Vegas/Premiere, e o resto qualquer upgrade ja melhoraria para meu uso diario e jogos. Minha duvida fica sobre ter lido muito que nao necessariamente preciso de um processador com muitos núcleos para esse tipo de uso, então um R5 3200G ja seria algo ok, ou talvez um R5 1600AF, levando em consideração que quero montar numa placa-mãe que possa fazer um upgrade tranquilo no futuro para um processador bem mais parrudo da AMD. Pretendo tambem que a placa-mãe tenha suporte a 4 pentes de memoria pois eu tambem se possivel gostaria de mexer com audio e demanda bastante ram, entao ja prentendia colocar 16GB e expandir no futuro. A placa de video eu ja sei quais teria mas por enquanto sofreria com minha 750 TI. Pretendo gastar algo em torno de 1600 reais com a cpu, placa-mãe e memoria nessa black friday para o upgrade e acho que tenho como baseado no historico do preço das pessoas, e quais recomendações nisso vocês tem para mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não tenho ideia se pra usar esses programas você vai precisar de um processador com muitos núcleos. Sempre achei que, para edições e streaming, CPUs com mais núcleos e threads seriam ideais. 

 

De qualquer forma, se você entende que um processador com menos núcleos já dá conta do serviço, vai de Ryzen 3 3100, que é o processador Ryzen de entrada com maior custo-benefício no momento. De forma alguma opte pelo 3200g, que entrega menos desempenho que o anterior e vai ter o seu vídeo integrado subaproveitado, tendo em vista que você já tem uma GPU dedicada. Se você precisar de um processador com mais núcleos, tem o Ryzen 5 1600 AF (que saiu de estoque nas lojas há alguns dias) e o Ryzen 5 2600 (ainda existem alguns poucos). Contudo, pelo preço que está sendo cobrado nesses processadores, eu acho que não vale a pena comprá-los. Mas aí você precisa avaliar bem sua necessidade.

 

Sobre a placa-mãe, tu tens a opção de adquirir uma com chipset B450, de preferência uma ASUS TUF B450M Plus Gaming (que inclusive esteve em promoção hoje por R$ 650), ASRock B450M Steel Legend ou Gigabyte Aorus B450. Essas placas são bem construídas, e o chipset B450 vai receber suporte aos Ryzen 5000 no ano que vem, então tu estarás tranquilo em termos de upgrade. 

 

Sobre a memória RAM, acho que 16 gb (2x8 em dual channel) devem ser suficientes, mas dê preferência por módulos com altas frequências (acima de 3000 MHz) e baixa latência, porque isso impacta diretamente no desempenho do processador. 

 

A questão agora é ficar monitorando os preços, porque o teu orçamento é um tanto quanto apertado. O processador está num valor aceitável aqui. As placas-mãe e memórias, por outro lado, estão bem caras. Mas sempre vira e mexe sai uma promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah beleza, ter essa ideia de que estava mais ou menos na linha certa ja me da uma garantia melhor. Pelo que vi, se talvez estiverem valores perto da Black Friday do ano passado fico entre essas "duas opções" (por que o 1600af e o 2600 sao o mesmo basicamente rs) e essas placas mães ai. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...