Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo instalar alguns aplicativos pelo terminal


abdulah
Ir à solução Resolvido por Luís Roberto C. da Silva,

Posts recomendados

Boa noite a todos! Nesse ano eu comprei um computador já montado de fábrica e não consigo instalar alguns aplicativos mesmo utilizando o terminal ou o gerenciador de aplicativos. É possível formatar o computador e instalar uma outra versão do Linux Mint (sistema operacional que utilizo e tenho também no meu pendrive) sem perder acesso a placa de som e vídeo? 

 

Obrigado pela atenção desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, abdulah disse:

Boa noite a todos! Nesse ano eu comprei um computador já montado de fábrica e não consigo instalar alguns aplicativos mesmo utilizando o terminal ou o gerenciador de aplicativos. É possível formatar o computador e instalar uma outra versão do Linux Mint (sistema operacional que utilizo e tenho também no meu pendrive) sem perder acesso a placa de som e vídeo?

 

Ótimo ... PC novo, com Linux nativo.

Pergunto:

1) - você acessava a web normalmente ?

2) - O problema seria somente a instalação de alguns aplicativos?

3) - Chegou a instalar algum aplicativo com sucesso ?

4) - Quando você tenta instalar esses aplicativos que você menciona, qual a mensagem de erro que aparece no monitor ?

5) - Quanto à sua pergunta sobre formatação: sim, é possível formatar e instalar novamente o Linux (mas por que você quer outra versão do Mint ... )

6) - você pode informar maiores detalhes da máquina ? Tipo:

       a) marca da placa-mãe

       b) memória (quantos pentes, capacidade e marcas)

       c) usa placa de vídeo offborad ? Se sim, marca e modelo

       d) Qual a marca e modelo da fonte do PC ?

       e) Usa algum estabilizador, nobreak, filtro de linha ou liga direto na tomada da casa ? A tomada possui aterramento adequado ?

 7) - você está satisfeito e confortável, com o Linux Mint ?

 

Se esqueci alguma coisa, pode completar com outras informações sobre qualquer coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 10/11/2020 às 18:41, abdulah disse:

Boa noite a todos! Nesse ano eu comprei um computador já montado de fábrica e não consigo instalar alguns aplicativos mesmo utilizando o terminal ou o gerenciador de aplicativos. É possível formatar o computador e instalar uma outra versão do Linux Mint (sistema operacional que utilizo e tenho também no meu pendrive) sem perder acesso a placa de som e vídeo? 

 

Obrigado pela atenção desde já

Sim, pode formatar e instalar a versão mais recente do Mint, que os drivers das placas já são automaticamente reconhecidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2020 às 22:08, Albino Viana disse:

Olá gente! Gostaria de agradecer a todos pelas dicas mais uma vez. O @Luís Roberto C. da Silva me indicou que reinstalasse o Linux Mint que já possuo no pendrive pois os todos os drivers de instalação seriam recuperados. Fiz isso, porém um um ítem não foi reinstalado, que é a conexão pela internet via wi-fi. Os demais até agora, como placa de som e vídeo, bem como a instalação de outros programas tanto pelo terminal quanto pelo gerenciador de aplicativos foram feitos perfeitamente. Segue um print da tela do meu computador mostrando isso via comando ~$  inxi -Fxz no terminal

 

Obrigado a todos!

Em 18/11/2020 às 22:08, Albino Viana disse:

 

Captura de tela_2020-11-24_21-07-52.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2020 às 21:03, Luís Roberto C. da Silva disse:

A placa wifi é externa? Via USB? Ou é via PCI? Geralmente os computadores não vêm com placa Wifi, somente com placa de rede cabeada.
Dê o comando lspci e cole aqui o print, para vermos quais os dispositivos instalados no seu PC.

@Luís Roberto C. da Silva Boa noite, meu caro! Desculpe a demora. Segue o print da tela com o comando que me recomendaste

telaplacarede.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu PC não tem WiFi. A única placa de rede conectada é da rede cabeada (Ethernet).

Esse comando retorna todos os dispositivos conectados ao computador, mesmo que não tenha o driver instalado. O correto é adquirir uma placa wifi pci, coo essa da foto. As mini placas usb são uma porcaria.

placa.thumb.png.68aad61497694239b8385eb7efaa45f9.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@abdulah lsusb retorna os dispositivos conectados via UBS. Com ele você pode ver qual o modelo de seu adaptador wifi usb e buscar o driver pra ele funcionar.

Mas eu já possui um desse e fica desconectando o tempo todo.

Eu preferi estender os cabos e conectar via placa Ethernet .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...