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Acer Nitro AN515-51 apresentando tela azul em jogos SSD.


MathDouglas_

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Boa tarde, meus queridos!

Há algum tempo adquiri um SSD Adata XPG Spectrix S40G para aumentar o desempenho do meu notebook.

De uns dois meses pra cá, tive um uso mais intenso no que diz respeito a jogos e andei tendo problemas de tela azul, geralmente isso acontece quando estou jogando (mais rotineiro) ou no navegador estando mais carregado de abas. 
 

  1. Tentei reinstalar os drivers diretamente do site dos fabricantes, não obtive sucesso.
  2. Testei memória e o SSD e não apresentaram erros.
  3. Passei o scanow e sem erros.
  4. Tentei fazer uma formatação limpa deixando o HD apenas para dados e novamente não obtive sucesso.
  5. Atualizei para a Bios para a versão mais recente e o problema se manteve.

 

Então ao pensar um pouco percebi que o erro não acontecia com os jogos que estavam instalado no HD, por exemplo, Red Dead Redempetion 2 que é bem mais pesado que o Age of Empries 2 DE que é o jogo que estava ficando no SSD.

Então meu diagnóstico seria de que o problema estaria sendo ocasionado quando estava utilizando SSD para esse tipo de tarefas só que o mesmo não apresentou nenhum defeito ao ser testado pelo HD Tune. 

Ao investigar um pouco, percebi relatos idênticos no forum da Acer só que sem solução.

Entrei em contado com a marca e segundo eles não poderiam fazer nada pelo meu problema, que eu deveria procurar um técnico de confiança. 

Alguma sugestão? 

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Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

3 minutos atrás, MathDouglas_ disse:
  1. tentei reinstalar os drivers diretamente do site dos fabricantes, não obtive sucesso.
  2. Testei memória e o SSD e não apresentaram erros.
  3. Passei o scanow e sem erros.
  4. Tentei fazer uma formatação limpa deixando o HD apenas para dados e novamente não obtive sucesso.
  5. Atualizei para a Bios para a versão mais recente e o problema se manteve

Quais ferramentas você usou para testar a memória e o SSD?

 

3 minutos atrás, MathDouglas_ disse:

Então meu diagnóstico seria de que o problema estaria sendo ocasionado quando estava utilizando SSD para esse tipo de tarefas só que o mesmo não apresentou nenhum defeito ao ser testado pelo HD Tune. 

Na maioria das vezes é necessário usar um software específico para fazer uma análise de SSDs, o HDTune é recomendável somente para HDs.

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3 minutos atrás, GabrielLV disse:

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

Em relação ao erro de tela azul, apenas uma vez apareceu erro e isso foi antes da formatação, geralmente não aparece a tela congela e creio que não salva um arquivo dump.

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

Quais ferramentas você usou para testar a memória e o SSD?

Utilizei a própria ferramenta do Windows para memória, mas creio não ser o problema devido as circunstâncias.  Em relação ao SSD só o HDTune e CrystalDisk.

 

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9 minutos atrás, MathDouglas_ disse:

mas creio não ser o problema devido as circunstâncias.  Em relação ao SSD só o HDTune e CrystalDisk.

Para teste de SSDs, use sempre o software de análise do fabricante pois ele além de ser mais eficiente, irá detectar corretamente o parâmetro do S.M.A.R.T., diferente dos programas HDTune e CrystalDisk que costumam não funcionar muito bem em SSDs.

https://www.adata.com/us/ss/software-6/

Baixe-o e rode um full diagnostic, esse teste pode demorar algumas horas.

 

10 minutos atrás, MathDouglas_ disse:

Utilizei a própria ferramenta do Windows para memória

A ferramenta do Windows precisa ser configurada para rodar um teste extenso, do contrário ela rodará um teste superficial (básico) de poucos minutos que não é o suficiente para detectar problemas mais difíceis.

 

1- Limpe seus módulos de memória RAM com isopropanol, limpa contato ou borracha branca nos contatos dourados (se utilizar uma borracha, use um pincel seco para retirar os vestígios de borracha).

 

2- Iremos fazer um diagnóstico na memória RAM para verificarmos se não existem defeitos físicos nela, para isso, é necessário que você tenha um pendrive com no mínimo 1GB de espaço (faça um backup dos dados desse pendrive pois tudo nele será apagado após instalar o software de diagnóstico nele).

 

Vá em Iniciar > Escreva "PowerShell" (sem aspas) e tecle Enter > No powershell, digite o comando "get-disk" (sem aspas) e tecle Enter > Em "Partition Style", veja se o seu disco esta em particionado em MBR ou GPT.

 

Pk3K2xz.png

 

Instalação do software:

 

- Se o "Partition Style" do disco estiver em MBR:

Você deverá baixar este software:

http://memtest.org/download/5.31b/memtest86+-5.31b.usb.installer.zip

SKRFzXX.png

 

- Se o "Partition Style" do disco estiver em GPT:

você deverá então baixar esse software:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

9FzcQMg.png

 

Após os procedimentos acima e instalar o software no pendrive, você deverá dar boot (inicia-lo) a partir de uma mudança no SETUP (configurações do BIOS/UEFI).

 

Se não souber como, veja este vídeo:

 

 

 

OBS: NÃO IREMOS formatar o computador, o procedimento apenas é parecido para iniciar o computador pelo pendrive.

 

Se você iniciou o Memtest86+ (caso seu disco esteja em MBR), basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.


zHqE8NF.png

 

Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.


WvawBzf.png

 

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9 minutos atrás, GabrielLV disse:

Para teste de SSDs, use sempre o software de análise do fabricante pois ele além de ser mais eficiente, irá detectar corretamente o parâmetro do S.M.A.R.T., diferente dos programas HDTune e CrystalDisk que costumam não funcionar muito bem em SSDs.

https://www.adata.com/us/ss/software-6/

Baixe-o e rode um full diagnostic, esse teste pode demorar algumas horas.

 

 

Não tenho certeza se o teste foi feito, porém ao mandar testar demora apenas alguns segundos e obtenho a seguinte mensagem

image.thumb.png.5b7d90068a99cf3ddaa0271720aa0e4f.png

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15 minutos atrás, MathDouglas_ disse:

Não tenho certeza se o teste foi feito, porém ao mandar testar demora apenas alguns segundos e obtenho a seguinte mensagem

Faça o download do Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3

Abra-o, selecione seu SSD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.

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3 horas atrás, GabrielLV disse:

Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando por algumas horas (recomendo no mínimo 5 horas) e verificar se é detectado algum erro.


WvawBzf.png

 

Terminei os testes e como esperava sem erros.
Vou agora testar o SSD da forma que sugeriu.

2 horas atrás, GabrielLV disse:

Faça o download do Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3

Abra-o, selecione seu SSD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.

image.png.c6fb864c3027ed2f58fa7f97d21353ec.png

Segue acima os dois testes. Ambos passaram. 
Em relação ao Smart Status o programa emite uma mensagem de que não está disponível ou não é acessível pelo programa.

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4 horas atrás, MathDouglas_ disse:

Então ao pensar um pouco percebi que o erro não acontecia com os jogos que estavam instalado no HD, por exemplo, Red Dead Redempetion 2 que é bem mais pesado que o Age of Empries 2 DE que é o jogo que estava ficando no SSD.

Se for possível, tente instalar o jogo que está causando problemas no HD e veja se o problema ocorre ao executa-lo assim.

 

47 minutos atrás, MathDouglas_ disse:

Segue acima os dois testes. Ambos passaram. 
Em relação ao Smart Status o programa emite uma mensagem de que não está disponível ou não é acessível pelo programa.

Nos envie uma print do Crystal Disk Info

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11 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se for possível, tente instalar o jogo que está causando problemas no HD e veja se o problema ocorre ao executa-lo assim.

 

Nos envie uma print do Crystal Disk Info

 

Fiz isso, instalei o jogo no HD e não acontece o problema.

 

Segue abaixo o print.
image.thumb.png.f5a825c9015d43d5202051c83863cc52.png
 

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  • 2 semanas depois...

Depois de muita luta consegui chegar a um diagnóstico.

Como o problema começou de forma um pouco recente e não consegui verificar quaisquer indícios de problemas de hardware resolvi formatar o note MAIS uma vez...

Só que desta vez baixei uma versão do Windows 10 de 2019, época na qual eu adquiri meu computador (Ao contrário do que tinha feito anteriormente, instalei a última versão e suas respectivas atualizações) Ao instalar o Windows 10 (versão 2019), já desativei todas as atualizações automáticas e não deixei o sistemas encontrar sequer os drivers  que ele mesmo se encarrega de o fazer. Logo instalei os drivers manualmente e inclusive jogos no SSD e paH! Desde então não obtive mais nenhuma tela azul. 

Fica aí meu diagnóstico, acredito ser alguma atualização do Windows que estava ocasionando o meu problema, só não será possível identificar qual é. 

Muito obrigado por tentar ajudar.

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