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PC reiniciando e para de dar vídeo


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Boa tarde pessoal,

Seguinte, começo do ano montei um PC novo, só não troquei a fonte (KCAS 500W) e o gabinete.

 

Componentes:

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Placa de Vídeo Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 Super

Processador AMD Ryzen 5 3600X

Memória RAM Crucial Ballistix 2x8 GB 3200Mhz

SSD Crucial BX500

 

Metade do ano começou a dar umas reiniciadas aleatórias, mas pensei que fosse algo normal, já que acontecia poucas vezes, contudo, há 3 semanas ele reiniciou 3x em sequência e parou de dar vídeo. Fui em um colega, testamos as peças que conseguimos (não conseguimos testar o processador).

Placa-mãe estava queimada e 1 dos pentes de memória.

Como a fonte era mais velha, resolvi comprar uma nova (Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650) junto com uma nova placa-mãe (Gigabyte Aorus B450 Aorus M) e novos pentes de memória (Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz), contudo, continuou dando problema. Fui no meu colega novamente e descobrimos que aparentemente a placa de vídeo não estava muito bem encaixada, dando vídeo normal se mexesse um pouco nela, contudo, o computador dava um pouco de vídeo, mas logo reiniciava novamente e depois parava de dar imagem. Nessa placa-mãe nova, os leds indicam problema na VGA, no entanto, esta semana consegui outra placa de vídeo, testei e continuou com o mesmo problema.

 

Então lhes pergunto, será que o problema está no processador? Foi a única coisa que não consegui testar, pois não conheço ninguém que tenha outro ryzen sobrando ou com uma placa-mãe com socket AM4.

 

Outros testes que já fiz:

- trocar pasta térmica do processador;

- reencaixar todas as peças;

- reset da BIOS;

 

Obs.: não quero comprar outro processador no momento porque as peças ainda estão na garantia e pretendo acioná-la.

 

Agradeço desde já.

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  • 2 semanas depois...

Está assim, mas segue com o problema, na verdade nem estou ligando mais, porque está muito frequente as reinicializações. Únicas peças que não foram trocadas foram o processador e placa de vídeo, mas placa de vídeo testei com outra, e continuou com erro. Acredito que o problema seja o processador mesmo.

 

Placa-mãe: Gigabyte Aorus B450 Aorus M

Processador: AMD Ryzen 5 3600X

Placa de Vídeo: Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 Super

Fonte: Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650

RAM: Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3200MHz

HD: SSD Crucial BX500

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  • Moderador

@Leonardo Simon

 

Irei te passar alguns procedimentos para testes. Me responda na sequência.

 

Fonte: Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650: Qual o lote dessa fonte?

 

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

 

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada.

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  • 3 semanas depois...

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