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Telas azuis constantes do nada! (tcpip.sys/netio.sys/nwifi.sys/bad pool caller)


Max Pedro

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Olá amigos, bom dia. Meu computador é geralmente muito estável. Raramente ou de vez em nunca dá tela azul. No entanto, para o meu LITERAL azar (começou exatamente na última sexta-feira 13!) eu liguei para a compania de fibra ótica e pedi reparo no sinal pois a internet estava caindo muito! Tudo bem. O rapaz falou que a manutenção no sinal (lá da empresa mesmo) iria durar uns sete minutos. E de fato. Vi o sinal desligar após a ligação, e voltou depois de alguns minutos.

 

Eis o que aconteceu. Após ele fazer esse reparo e o sinal voltar, passados mais alguns minutos meu PC já dá essa tela azul, coisa que nunca acontece! (tcpip.sys). Por eu entender que se trata de um protocolo de internet, já logo praguejei o filho de uma desenganada! Aparentemente, não há razão e/ou conexão para ligar os fatos, mas eu conheço meu PC e sei que ele é estável. As telas azuis começaram exatamente depois deste reparo de sinal. Por uma simples questão de coincidência, ou azar, desde então até hoje (2 dias após), meu PC vem dando telas azuis recorrentes com os quatro nomes listados no título, sendo as mais recorrentes delas a tcpip.sys e bad pool caller. Os mais raros que surgiram foram nwifi.sys e netio.sys. Segue o minidump do último crash.

 

E mais um detalhe que pode auxiliar. Durante esse vai e vém de telas azuis o computador precisou de um reset na cmos pois ele ligava mas a tela ficava preta não dava nada, só o PC ligado e as ventoinhas e etc ligado. Tive que formatar ele pra ver se parava e foi no tranco entre essas telas pretas também. mesmo formatanto, os erros persistem. Peço ajuda. PC está limpo, contatos de placa de vídeo e memória limpados, processador com pasta nova, sem poeira interna no gabinete. Abraços!

 

______________________________________________

 

 

Citação

BAD_POOL_CALLER (c2) The current thread is making a bad pool request. Typically this is at a bad IRQL level or double freeing the same allocation, etc. Arguments: Arg1: 000000000000000d, Attempt to release quota on a corrupted pool allocation. Arg2: ffffa50f6b71b1f8, Address of pool Arg3: 00000000ffffa50f, Pool allocation's tag Arg4: ee763e8f643f6d55, Quota process pointer (bad). Debugging Details: ------------------ KEY_VALUES_STRING: 1 Key : Analysis.CPU.mSec Value: 2687 Key : Analysis.DebugAnalysisProvider.CPP Value: Create: 8007007e on DESKTOP-BBUTDTS Key : Analysis.DebugData Value: CreateObject Key : Analysis.DebugModel Value: CreateObject Key : Analysis.Elapsed.mSec Value: 10604 Key : Analysis.Memory.CommitPeak.Mb Value: 91 Key : Analysis.System Value: CreateObject Key : Dump.Attributes.InsufficientDumpfileSize Value: 1 Key : Dump.Attributes.RequiredDumpfileSize Value: 0xbc961359 ADDITIONAL_XML: 1 OS_BUILD_LAYERS: 1 DUMP_FILE_ATTRIBUTES: 0xc Insufficient Dumpfile Size Kernel Generated Triage Dump BUGCHECK_CODE: c2 BUGCHECK_P1: d BUGCHECK_P2: ffffa50f6b71b1f8 BUGCHECK_P3: ffffa50f BUGCHECK_P4: ee763e8f643f6d55 CUSTOMER_CRASH_COUNT: 1 PROCESS_NAME: System STACK_TEXT: ffff9f8d`5f4c9d08 fffff803`0a466e60 : 00000000`000000c2 00000000`0000000d ffffa50f`6b71b1f8 00000000`ffffa50f : nt!KeBugCheckEx ffff9f8d`5f4c9d10 fffff803`0a9b1019 : 00000000`00000000 fffff803`0ca0b448 00000000`00023d22 01000000`00100000 : nt!ExFreeHeapPool+0x19fe20 ffff9f8d`5f4c9df0 fffff803`0ca1ac5f : 00000000`00000004 00000000`00000000 00000000`000005be ffffa50f`683b76b0 : nt!ExFreePool+0x9 ffff9f8d`5f4c9e20 fffff803`0cba6efc : ffffa50f`6d21dec0 00000000`00000001 00000000`00000000 00000000`00000000 : NETIO!NetioFreeMdl+0x2864f ffff9f8d`5f4c9e50 fffff803`0c9f5af3 : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00000000 : tcpip!FlpReturnNetBufferListChain+0x654dc ffff9f8d`5f4c9eb0 fffff803`0cae3172 : ffffa50f`6f242620 fffff803`0cccdc01 ffffa50f`c1c8d840 fffff803`0ccc8598 : NETIO!NetioDereferenceNetBufferListChain+0x103 ffff9f8d`5f4c9f30 fffff803`0cb48a22 : ffffa50f`683b76b0 00000000`00005000 ffff9f8d`00000001 ffffa50f`6850c001 : tcpip!TcpReceive+0x442 ffff9f8d`5f4ca020 fffff803`0cb09b30 : ffffa50f`c1c8d840 00001f80`00000200 00000000`2aaa0000 ffffa50f`68323320 : tcpip!TcpNlClientReceiveDatagrams+0x22 ffff9f8d`5f4ca060 fffff803`0cb0647b : 00000000`00000001 ffffa50f`6f242620 00000000`00000000 ffffa50f`6850c000 : tcpip!IppProcessDeliverList+0xc0 ffff9f8d`5f4ca140 fffff803`0cb059ff : fffff803`0ccc8230 ffffa50f`685358a0 ffffa50f`6850c000 00000000`00000000 : tcpip!IppReceiveHeaderBatch+0x21b ffff9f8d`5f4ca240 fffff803`0cb02d9c : ffffa50f`6f1bfdb0 ffffa50f`c1c8d840 00000000`00000001 00000000`00000000 : tcpip!IppFlcReceivePacketsCore+0x32f ffff9f8d`5f4ca360 fffff803`0cb4ef9f : ffffa50f`c1c8d840 00000000`00000000 ffff9f8d`5f4ca431 00000000`00000000 : tcpip!IpFlcReceivePackets+0xc ffff9f8d`5f4ca390 fffff803`0cb4e59c : ffff9f8d`5f4ca601 ffffa50f`6f242600 fffff803`0cb41a20 ffff9f8d`5f4ca76c : tcpip!FlpReceiveNonPreValidatedNetBufferListChain+0x26f ffff9f8d`5f4ca490 fffff803`0a20d468 : ffffa50f`6853bea0 00000000`00000002 ffffa50f`684a9040 ffff9f8d`5f4ca788 : tcpip!FlReceiveNetBufferListChainCalloutRoutine+0x17c ffff9f8d`5f4ca5e0 fffff803`0a20d3dd : fffff803`0cb4e420 ffff9f8d`5f4ca788 ffffa50f`68322600 00000000`00000000 : nt!KeExpandKernelStackAndCalloutInternal+0x78 ffff9f8d`5f4ca650 fffff803`0cb415bd : ffff9f8d`5f4ca860 fffff803`0a3fb564 ffffa50f`684a9180 fffff803`00000000 : nt!KeExpandKernelStackAndCalloutEx+0x1d ffff9f8d`5f4ca690 fffff803`0cb40c9d : 00000000`00000001 ffff9f8d`5f4ca7f0 ffffa50f`6f242620 33333333`33333333 : tcpip!NetioExpandKernelStackAndCallout+0x8d ffff9f8d`5f4ca6f0 fffff803`0c881eb0 : 00000000`00000001 ffffa50f`6f0f4c31 00000000`00000020 00000000`00000001 : tcpip!FlReceiveNetBufferListChain+0x46d ffff9f8d`5f4ca9a0 fffff803`0c922aab : ffffa50f`6f228b20 ffff9f8d`5f4c0001 00000000`00000000 00000000`00000001 : ndis!ndisMIndicateNetBufferListsToOpen+0x140 ffff9f8d`5f4caa80 fffff803`0c923bf3 : ffffa50f`6d2841a0 ffff9f8d`5f4cab01 fffff803`00000000 00000000`00000001 : ndis!ndisDoPeriodicReceivesIndication+0x397 ffff9f8d`5f4cab10 fffff803`0c8d7b01 : ffffa50f`68000302 ffffa50f`683b7b30 ffff9f8d`5f4caba9 fffff803`0c8b6e00 : ndis!ndisPeriodicReceivesWorker+0x73 ffff9f8d`5f4cab40 fffff803`0a2a2ae5 : ffffa50f`684a9040 ffffa50f`684a9040 fffff803`0c8b6eb0 00000000`00000001 : ndis!ndisReceiveWorkerThread+0x20c51 ffff9f8d`5f4cac10 fffff803`0a3fbbf8 : fffff803`051d7180 ffffa50f`684a9040 fffff803`0a2a2a90 00000000`00000000 : nt!PspSystemThreadStartup+0x55 ffff9f8d`5f4cac60 00000000`00000000 : ffff9f8d`5f4cb000 ffff9f8d`5f4c5000 00000000`00000000 00000000`00000000 : nt!KiStartSystemThread+0x28 SYMBOL_NAME: NETIO!NetioFreeMdl+2864f MODULE_NAME: NETIO IMAGE_NAME: NETIO.SYS IMAGE_VERSION: 10.0.19041.546 STACK_COMMAND: .thread ; .cxr ; kb BUCKET_ID_FUNC_OFFSET: 2864f FAILURE_BUCKET_ID: 0xc2_d_NETIO!NetioFreeMdl OSPLATFORM_TYPE: x64 OSNAME: Windows 10 FAILURE_ID_HASH: {9d6676a5-21a2-1c2f-4225-d34413b0d03b} Followup: MachineOwner ---------

 

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Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

 

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

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Configurações da máquina:

- Windows: 10 Pro original (ver. 10.0.19042 comp. 19042) atualização 20H2

- Placa-mãe: Gigabyte Z97MX-Gaming 5 chipset Intel

- Memória: 2x 8GB DDR3 1800mhz HyperX Fury

- Placa de vídeo: EVGA GeForce GTX 960 SuperSC ACX 2.0+ 2GB GDDR5

- HD: Samsung SSD 850 EVO 500GB

- Fonte: EVGA 600W 80 Plus

- Adaptador de internet usado: 802.11n USB Wireless LAN Card (anteninha USB xing ling mas funcional)

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  • Membro VIP

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

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Beleza, vou deixar hoje e amanhã rodando e ver o que acontece. Desativei o Intel Turbo Boost, que desceu de 3.7 para 3.3 (normal). E eu esqueci de falar o meu processador. Acha que o ntoskrnl.exe é por causa do processador? A temperatura padrão em uso fica em 45ºC.

 

Se caso isso resolver, fico chateado, pois meu PC não estava dando nada até então, e esta opção sempre esteve ligada, nunca overclockei nem mexi nada fora do Default na BIOS, justamente pra manter a integridade dos hardwares. Mas, aparentemente, se isso resolver, parece que o processador ou a placa-mãe podem ter se desgastado com o tempo e chegou ao ponto de chega... Ou a fonte. Mas isso pode apontar para o desgaste de alguma coisa ao longo do tempo... Veremos.

 

- Processador: Intel Core i5 4590 3.3 GHz (com o Intel Turbo Boost ligado por padrão na BIOS estava 3.7 GHz).

 

PS.: Não resolveu desligar o Boost. Depois que desliguei já deu mais duas telas tcpip.sys aqui. Segue novo erro (com minidump). Por detalhe, uso Kasper Free e Malwares Free em conjunto, mas nunca tinham dado problema antes, já uso assim faz tempo. Esses dias também tiveram novas atualizações para o Windows.

 

 

1.png

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OK, pode reativar a opção anterior.

 

Todas as opções estão relacionadas a drivers de internet, o que nos leva ao seguinte: Ou são os drivers, ou a placa de rede onboard está defeituosa ou tem algo a ver com o "reparo" que fizeram na fibra da sua rede (sendo que nesse último caso sugiro que ligue para sua operadora e relate o problema).

 

Baixe o driver de rede no site da sua placa-mãe, atualize-o e veja se o problema persiste.

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_lan_bigfoot.zip

 

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Tudo bem. Irei baixar o driver e ligarei hoje pra lá. Sobre essa parte, relato posteriormente.

 

Agora existe o outro problema: o PC não iniciando e a tela preta. Ele agora, depois dessa séries de tela azul, só pega no tranco. O que eu quero dizer com isso? Quase todas as vezes que ligo ele, a tela fica preta e o PC liga todo, cooler etc, no entanto não passa disso! Parece que ele fica em um constante estado de reinicio, e por que eu sei isso?

 

Um teste que fiz: toda vez que abro o drive de CD quando está nessa tela preta, a bandeja vai pra dentro imediatamente após eu apertar o botão pra ela sair. O que significa que nesse estado de tela preta parece que o PC está nesse constante estado de reinicio. O que indica que talvez o problema está anterior ao Windows. Fiz memtest e nada de erro. O que pode ser? Como isso pode estar relacionado às telas azuis? Bateria da placa-mãe, a própria placa-mãe? Fonte?

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  • 2 semanas depois...

Espera um pouco. Encontrei esses pontos na minha placa-mãe. A assistência técnica pra onde mandei sequer se deu ao trabalho de desmontar os dissipados dos CIs da placa. Pra minha surpresa, quando o PC voltou da assistência sem sucesso de solução (falaram que era apenas problema na placa-mãe e teria que trocar!), eis que a desmonto toda para lavar e encontro isso (segue abaixo). Não sei se é uma lubrificação dos CIs de fábrica, mas ela apresentou esse óleo em alguns pontos, e manchas coloridas onde estavam os dissipadores. E aí? Enquanto vocês respondem, vou lavar a placa toda com água e depois passar álcool isopropílico.

 

 

IMG_4340.JPG

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Gabriel, boa noite. Limpei toda a placa. Lavei com água e sabão neutro, sequei, depois lavei ela toda com álcool isopropílico, sequei certinho novamente, e ela ligou "normal". O problema persiste: desligando e ligando sozinho e sempre desliga na tela de boot, dando tela preta e tracinho branco antes de desligar e reiniciar. As vezes nem da tela preta, desliga e liga sem dar vídeo. Engraçado que ela foi pra assistência e antes de ir ele até tava dando reset na cmos e até entrava no Windows. Depois que voltou de lá agora nem dá tela de reset e nem Windows. Só fica nessa rotina de erro descrita acima.

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O computador está funcionando normalmente. Quando ele pega no tranco, ou seja, quando eu abro, reseto a cmos e troco as memorias de slot. Isso meio que provoca uma inicialização energizada nele. As vezes só de trocar os slots das memorias pega e inicia o windows, as vezes só com reset na cmos. Ele não desliga com windows em funcionamento, mas ele não liga normal quando é desligado. Tenho que fazer essas bodegas pra ele “pegar no tranco”.

 

PS.: descobri o problema da tela azul pelo menos. Não é o PC, é a própria internet (aparelho ou sei lá). Ontem depois do meu PC ter pegado no tranco deixei ele ligado 8 horas seguidas sem dar nenhum problema. Foi só eu conectar na internet pra testas e usar ela que o PC deu tela azul tcpip.sys. O mesmo vem acontecendo no PC do meu irmão. Ele também tem tcpip.sys toda vez que vai usar a internet. Essa é novidade pra mim e esses malucos vão ter que vir aqui reparar essa coisa maluca que nunca vi. O problema porém de pegar no tranco ainda continua.

 

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  • 2 semanas depois...

PS.: Problema final também resolvido. As telas azuis tcpip.sys pararam depois que a compania de internet veio instalar um novo plano e acabaram por fazer outras configurações e instalar um novo aparelho. De fato, as telas azuis tcpip.sys, como eu suspeitava, era um problema deles, e não da máquina. Abraços.

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