Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv sharp c14t51 sem cor


Posts recomendados

  • Coordenador

Se não me engano esse TV não muda o sistema de cor automático, precisa do controle remoto original para "setar" NTSC ou PAL-M, (tem uma tecla específica para isso).

Caso você esteja com ele e mesmo assim ela não muda o sistema de cor, verifique como esta os transistores Q1017 (PAL-M) e o Q1016 (NTSC), e ainda no sistema PAL-M o capacitor cerâmica C813 18pF e X803.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Exato não é automatico,mas troquei esses 2 transistores e o capacitor de ceramico,mesmo assim não entra cor já até aterrei o cristal e nada complicou,estou comecando a achar que tem algo errado,tipo quando mudo para pal não aparece pal m somente pal,o pal sem ter o m no final é europeu,o ruim desse tv é que não da pra deixar direto em ntsc tem que ficar mudando toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique/troque os capacitores que formam a linha dos 8V que alimenta o TDA8360, pois pode ter ripple e atrapalhando o sistema de cor...

Observe que a linha dos 8V vai também no pino 35 do TDA através de um resistor de 47K (R838) que é um dos pinos do cristal de cor... A alimentação no CI é no pino 10.

Esses 8V "nasce" do pino 7 do flyback, passa pelo diodo D661, filtra no C659 (troca ele) e é regulado no IC652, tem um capacitorzinho depois desse regulador, (C662) mas não creio que seja necessário trocá-lo também.

Se depois dessa revisão a cor não entrar, o cristal do PAL-M pode estar ruim ou o próprio CI TDA8360.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É complicado mesmo!

Verifique se não é o processador que não esta comutando, o pino 38...

Não sei é te dizer se o PAL-M é ativado com nível alto de tensão ou com nível baixo!...

Siga o pulso até os transistores comutadores Q1014, Q1016, Q1017, e verifique os diodinhos ligados a eles também, D1007, D1008, D1009.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP porque só resta o micro mesmo mas é caso perdido,mas você sabe alguma modificação se da pra desativar pal m no menu e deixar somente ntsc ?,porque toda vez que ficar ligando a tv tem que ficar mudando pra ntsc e essa tv não tem modo de serviço,os ajustes é manual feito por trimpots,porque nem compensa ficar quebrando cabeça com tv pequena que o valor é baixo aqui só as de 20 pra cima que da pra cobrar caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Bom quase lá,fiz o q disse porém continua,mas tipo quando tv mudo de pal pra ntsc muda cor,ai volto pra pal permanece a cor no caso o ntsc,tem mais uma ideia tipo eu romper trilhas,desligar mais alguns componentes,no caso só desliguei o pino 35 do one chip mas não resolveu só entra cor na hora q liga,mas depois que você muda de um pra outro continua com cor funcionando perfeitamente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Tem um pino no processador (pino 10) que esta indicado como "Systen Aux" Ele também faz parte do circuito de cor e vai direto no circuito de base do Q1016 (NTSC) tendo só uma bobininha de 18mH no caminho, faça testes com esse pino desligado e ligado e verifique se a bobininha não esta aberta.

Talvez a falha desse processador esteja só na linha desse pino e você consiga resolver de vez o problema... 

Para não se perder, refaça as alterações do resto do circuito...

O último recurso, sem mexer no processador, seria trocar o CI IC801 (TDA4661) que é a linha de atraso do circuito de cor, esse não tem como testar, tem que trocar mesmo para ter certeza se tem ou não defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@BCP @BCPBom fiz os testes que me disse ficou a mesmo coisa,bom consegui achar o processador em um preço bom,agora é esperar chegar e espero que seja ele mesmo,porque o ic801 já tinha trocado também,quando chegar o processador vou remontar o circuito pal m de volta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...