Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como usar o Memtest86 para analisar a memória RAM e diagnosticar telas azuis


GabrielLV

Posts recomendados

  • Membro VIP

Telas azuis - Diagnóstico de memória RAM

 

Seu computador está apresentando diversas telas azuis com códigos diferentes? Isso talvez indique um problema com a memória RAM, sendo necessário que você teste-a para identificar possíveis defeitos físicos.

 

Isso ocorre porque os arquivos importantes do sistema (tanto funcionalidades do próprio Sistema Operacional quanto programas do usuário) ficam carregados na memória RAM durante a utilização do computador, e se algum desses arquivos estiver presente em algum setor defeituoso da memória, isso fará com que ele corrompa e gere diferentes erros de telas azuis, devido ao fato de serem diferentes arquivos que poderiam naquele momento estar presentes em um setor defeituoso.  

 

image.png

 

Citação

Já ouvi relato de em alguns casos, telas azuis ocorrerem devido a algum problema envolvendo o XMP (em alguns casos, se chama D.O.C.P.) da UEFI (não confundir com a antiga BIOS, já substituída pela UEFI nas placas-mãe modernas) estar desativado, portanto, se ele não estiver ativado, ative-o e deixe-o em automático, verifique então se as telas azuis ainda ocorrem.

 

O teste mais eficiente para se fazer em casos assim é utilizar módulos (pentes) de memória RAM diferentes, pois dessa forma você estará economizando bastante tempo e chegando mais rapidamente ao culpado do problema. Mas, sabemos que nem sempre isso é possível, portanto, temos que recorrer programas de análise e, nesse caso, utilizaremos o Memtest86.

 

Antes de realizar o teste com o software Memtest86, o primeiro passo é fazer uma limpeza nos módulos de memória RAM. Temos 3 opções para isso:

 

- Adquirir um limpa-contato e borrifar nas memórias, esperar de 15 a 30 minutos para secar.

- Adquirir um álcool isopropílico, despejar um pouco nos contatos dourados da memória RAM e esfrega-la com uma escova de dentes seca e limpa (de preferência com cerdas macias) e esperar de 15 a 30 minutos para secar.

- Usar uma borracha branca limpa nos contatos dourados, esfregar bem (mas não exagerar na força) para poli-la. Após isso, passar um pincel seco para remover quaisquer vestígios de borracha.

 

OBS: é interessante também, no caso de você ter adquirido um limpa-contato ou álcool isopropílico, borrifar um pouco nos conectores da memória na placa-mãe, esperando também de 15 a 30 minutos para secar. Dessa forma, garantimos que não existe nenhuma sujeira causando mau contato na memória RAM e/ou na placa-mãe.

 

image.png

 

Após isso, conecte seus módulos de memória RAM em slots diferentes da placa-mãe para garantir que não são os slots os responsáveis pelos problemas, além de utilizar somente um módulo de memória RAM por vez durante algum tempo (por exemplo, se seu computador apresenta telas azuis a cada 30 minutos, então conecte somente 1 módulo de memória RAM e utilize o computador por algumas horas para ver se o problema persiste. Faça o mesmo com outros módulos de memória RAM, além de utiliza-los em slots e verificar se o problema persistirá).

 

Feito isso, se o problema persistiu mesmo usando a memória RAM em slots diferentes, então a partir de agora iremos preparar o software para executar os testes.

 

Download do Memtest

 

Primeiramente, arranje um pendrive de no mínimo 1GB de espaço, certifique-se de fazer um backup dos dados ali pois tudo nele será apagado para instalação do software Memtest, que usaremos para testar a memória RAM.

 

- Vá em Iniciar > Digite “powershell” (sem aspas) e tecle Enter.

No powershell, digite o comando “get-disk” (sem aspas) e tecle Enter > Aguarde alguns instantes e verifique em “Partition Style” se ele está em GPT ou MBR.

 

image.png

 

image.png

 

- Se o "Partition Style" do disco estiver em MBR:

Você deverá baixar este software:

https://memtest.org/download/v6.01/mt86plus_6.01_USB_Installer.exe

(Caso o download não iniciar por algum problema relacionado ao SSL, copie o link e cole numa nova aba, ou utilize outro navegador).

 

- Se o "Partition Style" do disco estiver em GPT:

você deverá então baixar esse software:

https://www.memtest86.com/downloads/memtest86-usb.zip

 

Instalação e inicialização do Memtest.

 

Para ficar mais fácil de entender a instalação do software, o passo-a-passo está descrito nas duas imagens a seguir.

 

Instalação do Memtest86+ para MBR:

photo_2023-05-21_14-25-39.jpg

 

Instalação do Memtest86 para GPT: 

image.png

 

Após a instalação dos respectivos programas no pendrive, precisaremos então inicia-lo, e para isso devemos alterar a opção de boot no setup (configurações do BIOS/UEFI) para fazer com que o sistema inicie o software instalado no pendrive.

 

image.png

 

Infelizmente não existe um padrão para entrar no setup e nem para alterar a ordem de boot, visto que isso dependerá de BIOS para BIOS e de fabricante para fabricante, mas, geralmente para acessar o menu de opções, você deve reiniciar o computador e pressionar repetidamente as teclas: F1, F2, F8, F11 ou DEL. Pressione uma dessas teclas, se não funcionar, reinicie novamente e pressione outra até conseguir acessar as configurações.

 

A opção que nos permite alterar a ordem de boot geralmente se encontra na seção "Boot" do setup.

 

image.png

 

Caso ainda tenha dúvidas nessa parte, assista esse vídeo para lhe ajudar a fazer esse procedimento:

 

 

OBS: NÃO IREMOS formatar o computador, o vídeo acima é somente para você aprender a fazer o computador iniciar pelo pendrive, sendo que o procedimento é o mesmo no caso de você estar tentando iniciar uma mídia de instalação do Windows, Linux, etc. para formatar o computador.

 

 

Metodologia de utilização do Memtest

 

Memtest86+:

image.png

 

Memtest86:
image.png

 

Se você iniciou o Memtest86+ (caso seu disco esteja em MBR), basta apenas deixa-lo executando de acordo com a metodologia abaixo.

 

Se você iniciou o Memtest86 (caso seu disco esteja em GPT), após inicia-lo, você deverá apertar a tecla T, em "Number of passes" coloque 4, após isso tecle S para iniciar o teste e então basta apenas deixa-lo executando de acordo com a metodologia abaixo.

 

image.png

 

 

Independente de qual software você executar, o ideal é você deixa-lo rodando por no mínimo 4 passos para cada módulo de memória RAM, seguindo o seguintes procedimentos:

- Remova todos os módulos de memória RAM e conecte apenas um (em um slot diferente de onde ele estava inicialmente);

- Deixe o memtest rodar por 4 passos (confira o item "Pass" como mostrado nas imagens acima), isso pode demorar algumas horas. SEJA PACIENTE e deixe o teste rodar;

- Após executar os oito passos, cancele o teste e espere 1 hora para o computador resfriar;

- Conecte outro módulo de memória RAM, também em um slot diferente e aguarde mais 4 passos. Faça esse teste com todos os módulos.

 

Esses passos irão detectar a imensa maioria dos casos de memórias RAM defeituosas, sendo que quase sempre os erros já são detectados em poucas horas, sem necessidade de executa-los até o final.

 

--------------------------------------------------------------------------

 

Considerações finais e outras informações

 

Algumas questões importantes de serem esclarecidas:

 

- Se forem detectados erros em algum módulo de memória RAM, isso indica defeitos físicos e nada pode ser substituir a peça.

 

- Eu recomendo no mínimo 8 passos de teste para cada módulo de memória RAM (podendo levar cerca de 5 horas para terminar). Mas, infelizmente, a versão gratuita de ambos os Memtest só permitem até 4 pass. Então execute-os até o final.

 

- Apesar do teste poder levar 5 horas para terminar, o tempo ideal de execução para telas azuis que só aparecem com pouquíssima frequência seria 24 horas (isso, claro, considerando que os erros não foram detectados em um teste menor), isso ocorre porque os programas de teste de memória RAM embora eficientes, não são confiáveis em 100% dos casos, e para explicar, irei contar um caso que ocorreu com um amigo que trabalha com informática:

 

Citação

Um computador de um cliente estava com problemas de telas azuis com códigos aleatórios. Foi identificado que era um problema na memória RAM, sendo que bastou utilizar outra memória que o problema foi resolvido, porém o cliente queria ter certeza absoluta de que a memória RAM era a causadora problema, através de um laudo técnico, antes de realizar a compra da nova peça, então foi necessário fazer o teste de memória com o software Memtest86+.

 

O problema ocorria de maneira intermitente (aparecia somente de vez em quando), por tanto, o teste do Memtest86+ não estava identificando o erro, então foi necessário deixa-lo rodando até que detectasse, sendo que o software precisou de mais de 30 HORAS de execução para identificar o problema.

 

Infelizmente programas que fazem análise de memória RAM as vezes deixam a desejar, pois através desses casos vimos que, as vezes, são necessárias várias e várias horas de testes para que eles consigam identificar a falha no hardware, o mesmo vale para o teste S.M.A.R.T.  dos HDs/SSDs (CrystalDiskInfo, GSmartControl, SeaTools, HDSentinel, etc), pois já vi vários casos de diversos problemas ocorrendo no Windows e esses programas apontaram a unidade de armazenamento como saudável, mas o problema foi resolvido assim que ela foi substituída...

 

A dica é, sempre que for possível, fazer a substituição da peça para evitar um enorme desperdício de tempo, ou se não for possível, deixar o software rodando por longas horas até que alguma falha seja detectada.

 

Outro exemplo onde isto ocorreu, aqui no fórum:

 

 

- Um teste também importante é você testar as memórias RAM em slots diferentes da placa-mãe, pois como expliquei lá no inicio do tópico, as vezes pode ocorrer de ser o slot que está defeituoso, sendo necessário por tanto que você coloque os módulos em posições diferentes e fazer o teste.

 

Se nada for detectado durante os testes, mesmo após deixa-los rodando por diversas horas, então abra um tópico na área Telas azuis para que possamos lhe ajudar a identificar o causador dos problemas de tela azul.

 

- Para analisar sua memória RAM, existe a ferramenta do próprio Windows chamada Diagnóstico de Memória do Windows, muitos usuários a utilizam sem saber que primeiro é necessário configura-la, do contrário ela irá realizar um teste básico de poucos minutos e que muitas vezes não detecta nada.

Para configura-lo é necessário fazer isso através das opções da própria tela de diagnóstico para se obter uma análise mais extensa e detalhada:

image.png

 

Porém, mesmo nesse caso, eu considero o software de diagnóstico do Windows ineficiente devido a alguns casos que presenciei aqui no fórum, onde ele não detectou nada em várias horas de testes, enquanto que o software Memtest86 detectou em poucas horas (as vezes minutos) de execução.

 

  • Curtir 5
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...