Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu HD está dando sinal de alerta no CrystalDiskInfo


XDoGhO7X

Posts recomendados

Hoje, por curiosidade, baixei o Crystal Disk Info, para ver como tava a saúde do meu HD, então entrei no programa e apareceu lá na parte de cima um quadrado amarelo mostrando que estava em Alerta, logo eu fui olhar naquela parte onde lista os status dos setores e tal do HD, pra ver se tem problema, e mostrou um sinal amarelo na parte: Reallocated Sector Count, então venho perguntar para vocês: meu HD está nas últimas? Me recomendam comprar outro HD? Ou isso tem solução? Logo abaixo deixarei uma foto do programa para vocês verem o erro. 

 

OBS: Quando passo o mouse em cima do aviso amarelo onde está escrito Alerta, aparece a mensagem: [05] Reallocated Sector Count: 1

uu.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seu HD no CDI está com um alerta amarelo. Isso significa que não é um problema grave e que pode sim ser resolvido por meio de software. Recomendo baixar o HDD Regenerator para resolver o seu problema. Como seu HD é de 160GB, o processo não deve demorar muito (fiz em um de 500gb e demorou quase 3 horas). Esse app analisa bloco a bloco do seu HD e tenta consertar o problema. Na maioria das vezes funciona, exceto quanto é problema de B.A.D (autodiagnóstico do sistema)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RaphiaelGamer disse:

seu HD no CDI está com um alerta amarelo. Isso significa que não é um problema grave e que pode sim ser resolvido por meio de software. Recomendo baixar o HDD Regenerator para resolver o seu problema. Como seu HD é de 160GB, o processo não deve demorar muito (fiz em um de 500gb e demorou quase 3 horas). Esse app analisa bloco a bloco do seu HD e tenta consertar o problema. Na maioria das vezes funciona, exceto quanto é problema de B.A.D (autodiagnóstico do sistema)

Muito obrigado rapaz, me ajudou muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XDoGhO7X Abra o CMD e digite o seguinte comando.

 

wmic diskdrive get caption,status

 

Em seguida pressione enter, o sistema operacional irá verificar se existe algum problema crítico nas unidades de disco exibindo o status de cada um deles.
Tire um print do resultado e poste aqui no tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@XDoGhO7X Amigo não estou querendo botar panos quentes no assunto nem nada..., Mas o que já tive de HD que deu pau, o qual usei até ele parar de vez... Esse mesmo aqui do notebook ao qual falo com você, está comigo a 10 anos, e vez enquanto ele agarra algo la dentro faz um barulho estranho trava tudo aqui depois volta a funcionar.

 

Estou evitando balançar o note a 6 meses e desde que parei de balançar ele não deu mais o problema, Graças a Deus. Pois estou esperando preços voltarem ao normal para talvez compra um SSD, mas se ele se consertar sozinho continuo usando ele a Natureza agradece é menos lixo para produzir.

 

Por via das dúvidas faz sempre Backup, eu faço envio para meu e-mail uma cópia dos documentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique PP disse:

@XDoGhO7X Amigo não estou querendo botar panos quentes no assunto nem nada..., Mas o que já tive de HD que deu pau, o qual usei até ele parar de vez... Esse mesmo aqui do notebook ao qual falo com você, está comigo a 10 anos, e vez enquanto ele agarra algo la dentro faz um barulho estranho trava tudo aqui depois volta a funcionar.

 

Estou evitando balançar o note a 6 meses e desde que parei de balançar ele não deu mais o problema, Graças a Deus. Pois estou esperando preços voltarem ao normal para talvez compra um SSD, mas se ele se consertar sozinho continuo usando ele a Natureza agradece é menos lixo para produzir.

 

Por via das dúvidas faz sempre Backup, eu faço envio para meu e-mail uma cópia dos documentos.

HD é uma tecnologia que dá muito problema por causa de agulha mesmo. Tanto que a maioria dos notebooks tenta ao máximo reduzir o espaço de movimento do HD pra não ter deslocamento ou trava na agulha. Se quiser comprar SSD barato, recomendo comprar os SSDs da Weijinto no Aliexpress. São bons, baratos e você não é taxado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Reallocated Sectors Count" é um aviso que indica a existência de badblocks no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas), ou seja, você não precisa fazer nada pois esse aviso indica um problema que "já foi corrigido" por assim dizer.

 

Badblocks são setores defeituosos no HD, que são causados por danos físicos, sendo que os seguintes avisos indicam a existência dos mesmos, tanto setores físicos quanto setores lógicos, que ainda não foram corrigidos.

 

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" = Existem setores lógicos instáveis no seu HD mas não chegaram a estar fisicamente danificados.

 

Quando um HD/SSD está emitindo os avisos acima, nesse caso é necessário você utilizar uma ferramenta de análise e correção de badblocks, sendo que o próprio Windows possui essa ferramenta a qual se chama checkdisk (comando CHKDSK), ou você também pode fazer isso por meio do software de terceiros (como o HDDRegenerator), sendo que quando essas ferramentas analisam e "corrigem" os badblocks, elas na verdade estão anulam os setores, marcando-os para não serem mais utilizados, então os avisos "uncorrectable sectors count" e "current pending sector count" desaparecem, fazendo com que o "reallocated sectors count" seja acendido (indicando a existência de badblocos já "corrigidos").

 

Como os badblocks são causados por danos físicos, não há nada que possa ser feito para arruma-los (os defeitos estão no prato do disco rígido), o máximo que pode ser feito é o "quebra-galho" de anula-los para não serem mais utilizados (conforme expliquei acima).

 

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de badblocks não significar necessariamente que o HD pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).


PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

 

14 horas atrás, RaphiaelGamer disse:

seu HD no CDI está com um alerta amarelo. Isso significa que não é um problema grave e que pode sim ser resolvido por meio de software.

Está enganado, esse aviso (conforme expliquei acima) indica que é um problema físico que já foi "corrigido" através de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...