Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vídeos com artefatos após codificação


Posts recomendados

Olá, tenho um pc que consiste em uma 1060 6gb, ryzen 5 1600 e 16gb de ram (8gb+8gb em single channel) e ele apresenta artefatos faz um tempo.

Antes ele apresentava de uma maneira bem menor e em poucos lugares e jogos especificos, hoje em dia em qualquer aplicação qualquer como word ou navegador e já está lá os pontinhos pretos no nada.
Pela minha percepção, parece que os artefatos estão agarrados a texturas, quando eu estou em jogos e da artefatos eles aparecem nas texturas e eu posso andar para onde for e eles vão estar no objeto do jogo.
Eu gostaria de saber se os artefatos são causados unicamente pela GPU ou se a fonte poderia causar também.
A placa já foi enviada para garantia mas ela retornou pois a fabricante disse que ela não tinha problemas.

Segue dois link do youtube mostrando o problema no Google Street View.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheLuiz Primeiramente, saiba que a presença de artefatos não indica, necessariamente, falha no hardware. O mais comum é que as configurações de codificação que você está usando sejam inadequadas ou o programa seja ruim. Apesar disso, recomendo que instale os drivers mais atuais baixados diretamente do site da fabricante da sua placa-mãe, da placa de vídeo (Nvidia ou AMD nesse caso), bem como atualização da sua versão de windows. Os codecs também devem ser atualizados (recomendo o k-lite mega codec pack, versão mais atual) e os programas que estiverem rodando em paralelo com a codificação devem ser fechados. Não tente codificar enquanto joga jogos ou faz outras atividades pesadas no PC, pois aí vai dar artefato mesmo. Além disso, nunca use programas que baixam drivers automaticamente. Baixe drivers manualmente direto do site da fabricante, sempre logo após a formatação. Drivers atualizados evitam problemas de desempenho e instabilidade.

 

A fonte poderia causar sim alguma anomalia elétrica tão grave que causasse artefatos, mas imagino que o PC desligaria ou algo queimaria com uma anomalia tão agressiva antes mesmo de terminar a conversão. Verifique o que mencionei acima, reinstale o sistema do zero e refaça como indicado se necessário, e não use programa nenhum que promete fazer manutenção do seu PC, esse tipo de programa geralmente é enganação e só agrava o problema (ccleaner, driver booster, etc.). Desligue o anti-virus durante a conversão (importante) e, se tiver mais de um, desinstale todos e deixe apenas um (antivirus não funcionam em redundância, causando instabilidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu não "codifico" nada, estes dois videos que eu enviei no post foram gravados somente com o Opera Gx aberto e a twitch e os artefatos aparecem em qualquer outro app, até jogos leves como valorant acaba acontecendo isso.
Todos os drivers que eu uso para essa placa são do Geforce Experience e não possuo nenhum desses aplicativos de limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheLuiz Os drivers da placa-mãe são à parte do geforce experience. Você codifica o vídeo sim, que é nada mais que o processo de gravá-lo. Atualize os drivers de sua placa-mãe, confira as configurações de gravação do twitch (pesquise nos foruns do twitch quais são as configurações ideais) e teste novamente. Teoricamente o Ryzen 5 1600 é mais que suficiente para esta atividade se as configurações forem adequadas. Gravar mais do que Full HD a 60 FPS com ele, no entanto, já seria querer demais.

Bem da verdade não tenho certeza sequer se ele gravaria bem a 60 FPS, pois você está jogando jogos CPU intensive. Seria conveniente testar gravar a 30 PFS primeiro para ver se funciona bem, aumentando para 60 apenas para teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheLuiz Se há artefatos em vídeos que não foram gerados no seu PC e esses artefatos não estão presentes no referido vídeo em outro aparelho (celular, notebook, tv, etc), então realmente pode ser um problema de hardware. Além de conferir a placa de vídeo, conferir os cabos e testar outro monitor é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...