Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para PC de uso moderado.


Ir à solução Resolvido por L. Ribeiro,

Posts recomendados

Boa tarde, tudo bem?

 

Aqui em casa temos um computador para uso doméstico, apenas editando documentos ou para os meninos fazerem trabalho de escola. Porém, minha mãe está precisando utilizar alguns programas de engenharia que exigem um pouco do PC, então estamos pensando em fazer um upgrade. 

Li em alguns tópicos que para programas de engenharia seria necessário utilizar placas de vídeos específicas, como a linha Quadro da NVIDIA, mas também li alguns relatos de bom funcionamento com placas da linha GeForce e que ela seria melhor por ser mais "híbrida", podendo arriscar um pouco com games.

Lembrando que uso permanecerá básico na maior parte do tempo, mas vez ou outra, será necessário realizar alguns complementos ou abrir projetos no AutoCad e no Solidworks, nada muito grande. É mais para complementar algum possível trabalho que não deu para terminar na empresa. No momento, mesmo sem placa de vídeo, ela tem conseguido utilizar e nem reclama, mas queremos melhorar a experiência.

Estou disposto a gastar até 3000 no máximo 3500 reais.

 

Configuração atual:

Fonte: PowerX 500W - PX500

placa-mãe: ASUS M5A78L-M PLUS/USB3.

Processador: AMD FX 6300 HEXA-CORE 3.5GHZ (3.8GHZ TURBO) 14 MB CACHE AM3+

Memória RAM: 16 gb DDR3 1333 mhz.

Armazenamento: SSD 480 GB + 1 TB DE HDD.

 

Se vocês puderem me indicar alguns upgrades, ficarei grato.

 

Obrigado.

Gabriel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, gbl.araujo disse:

Boa tarde, tudo bem?

 

Aqui em casa temos um computador para uso doméstico, apenas editando documentos ou para os meninos fazerem trabalho de escola. Porém, minha mãe está precisando utilizar alguns programas de engenharia que exigem um pouco do PC, então estamos pensando em fazer um upgrade. 

Li em alguns tópicos que para programas de engenharia seria necessário utilizar placas de vídeos específicas, como a linha Quadro da NVIDIA, mas também li alguns relatos de bom funcionamento com placas da linha GeForce e que ela seria melhor por ser mais "híbrida", podendo arriscar um pouco com games.

Lembrando que uso permanecerá básico na maior parte do tempo, mas vez ou outra, será necessário realizar alguns complementos ou abrir projetos no AutoCad e no Solidworks, nada muito grande. É mais para complementar algum possível trabalho que não deu para terminar na empresa. No momento, mesmo sem placa de vídeo, ela tem conseguido utilizar e nem reclama, mas queremos melhorar a experiência.

Estou disposto a gastar até 3000 no máximo 3500 reais.

 

Configuração atual:

Fonte: PowerX 500W - PX500

placa-mãe: ASUS M5A78L-M PLUS/USB3.

Processador: AMD FX 6300 HEXA-CORE 3.5GHZ (3.8GHZ TURBO) 14 MB CACHE AM3+

Memória RAM: 16 gb DDR3 1333 mhz.

Armazenamento: SSD 480 GB + 1 TB DE HDD.

 

Se vocês puderem me indicar alguns upgrades, ficarei grato.

 

Obrigado.

Gabriel.

 


So para deixar registrado, eu já tenho monitor full HD e periféricos de qualidade aceitável.

 

E deixei as especificações atuais para eventualmente aproveitar algum componente, mas acredito que com 3500 consigo fazer uma boa repaginada em tudo.

 

o que indicam? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gbl.araujo Se você já está conseguindo utilizar os programas de maneira aceitável, qualquer placa gráfica dedicada que colocar trará um grande aumento de performance (partindo do princípio que você esteja usando uma placa de vídeo integrada ao processador, se é que esse processador tem uma, ou uma placa de vídeo bem simples).

 

O fato é: você jamais vai precisar gastar mais do que 1000 reais nesse seu projeto, a entender pelas suas palavras de que é um upgrade básico para uma melhor performance.

 

Seu PC já tem configurações muito boas e só falta mesmo uma placa de vídeo dedicada. Pesquise bem e não gaste dinheiro à toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gbl.araujo O que eu recomendo é colocar uma GPU dedicada como uma RX 570 ou GTX 1650 e trocar essa fonte bomba por uma Cooler Master MWE V2 450W.

2 horas atrás, Herbet Queiroz disse:

Uma GTX980 sobra para essa configuração. Atendem: 1050, 750Ti, 970, 960

Sabe que todas essas placas não se vendem mais novas ? (tirando a 1050 mas é um custo x benefício horroroso) Todas elas só se acha no mercado de usado com preços absurdos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, L. Ribeiro disse:

Tu consideras vender esse PC antes pra aumentar o orçamento? E comprar do AliExpress?

 

Poderia vender sim, mas não tenho noção do quanto ele valeria. Você sabe mais ou Menos quanto a venda dele aumentaria o orçamento?

3 horas atrás, Herbet Queiroz disse:

Uma GTX980 sobra para essa configuração. Atendem: 1050, 750Ti, 970, 960

 

Dessas eu encontrei a GTX 1050 ti de 4gb por mil reais. O que acha? É uma boa placa? Li em alguns tópicos que a minha placa usa para PCI 2.0, e a placa é PCI 3.0, alguns dizem que há perda de desempenho enquanto outros dizem que tal perda é insignificante, qual sua opinião?

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95459&gclid=Cj0KCQiAqdP9BRDVARIsAGSZ8AlrhT67682MM-uT6W2AfHoZafHeHMxSXUFmgf3DUdVdB96WCBwouYkaAgpxEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo O que eu recomendo é colocar uma GPU dedicada como uma RX 570 ou GTX 1650 e trocar essa fonte bomba por uma Cooler Master MWE V2 450W.

Sabe que todas essas placas não se vendem mais novas ? (tirando a 1050 mas é um custo x benefício horroroso) Todas elas só se acha no mercado de usado com preços absurdos.

 

Bom dia. Sobre a placa da AMD, a Asus RX 570 de 4gb e a RX 580 de 8gb estão por R$1.399. Não seria mais vantajoso pegar a com maior número de memória?

A GTX 1650 de 4gb da Gigabyte está por R$1.180. Hoje em dia qual está melhor, a RX ou a GTX?

Fica aqui a mesma dúvida que falei com o colega acima: Li em alguns tópicos que a minha placa usa para PCI 2.0, e a placa é PCI 3.0, alguns dizem que há perda de desempenho enquanto outros dizem que tal perda é insignificante, qual sua opinião?

 

1 minuto atrás, Marcos_1806 disse:

@gbl.araujo não acho que seja necessário gastar tanto dinheiro com um upgrade. Como disse o amigo ali em cima,só trocar sua fonte e colocar uma placa de vídeo offboard já seria suficiente. Mas caso queira trocar tudo,um kit Ryzen seria mais doque o suficiente.

 

Bom dia.

 

Seguirei a recomendação da fonte e irei comprar a indicada pelo amigo.

 

Em relação a placa de vídeo, tem alguma que te agrada mais para indicar?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gbl.araujo a perca (em jogos) é de cerca de 2~5 fps. Em casos extremos uns 7 fps. É insignificante,fica dentro da margem de erro. Em relação as GPUs; a gtx 1650 e a rx 570 tem basicamente o mesmo desempenho. Caso queria uma dessas,pegue a que estiver mais barata. A rx 580 de 8gb é uma ótima opção,já que você disse que ela está no mesmo preço da rx 570. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gbl.araujo

8 minutos atrás, gbl.araujo disse:

Bom dia. Sobre a placa da AMD, a Asus RX 570 de 4gb e a RX 580 de 8gb estão por R$1.399. Não seria mais vantajoso pegar a com maior número de memória?

Depende, eu acho que isso só faz muita diferença em modelagem em 3D e jogos com resolução acima de 1080p, seria melhor pegar a 580 de 4GB para economizar um pouco ou essa daqui https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=109853&gclid=Cj0KCQiAqdP9BRDVARIsAGSZ8AmEB53SsDvqZVRkQ-pa-HVGoSfqqDVv0-JUfN1X64WjFmq1DhF4LOYaAp1yEALw_wcB.

8 minutos atrás, gbl.araujo disse:

A GTX 1650 de 4gb da Gigabyte está por R$1.180. Hoje em dia qual está melhor, a RX ou a GTX?

Esse preço ta meio alto prefiro pagar um pouco mais e pegar a RX 5500 XT que citei acima.

 

8 minutos atrás, gbl.araujo disse:

Fica aqui a mesma dúvida que falei com o colega acima: Li em alguns tópicos que a minha placa usa para PCI 2.0, e a placa é PCI 3.0, alguns dizem que há perda de desempenho enquanto outros dizem que tal perda é insignificante, qual sua opinião?

A perda de desempenho deve nem ser 10% direito, isso muda mais em SSD M.2 e placas de Rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

Depende, eu acho que isso só faz muita diferença em modelagem em 3D e jogos com resolução acima de 1080p, seria melhor pegar a 580 de 4GB para economizar um pouco ou essa daqui https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=109853&gclid=Cj0KCQiAqdP9BRDVARIsAGSZ8AmEB53SsDvqZVRkQ-pa-HVGoSfqqDVv0-JUfN1X64WjFmq1DhF4LOYaAp1yEALw_wcB.

Esse preço ta meio alto prefiro pagar um pouco mais e pegar a RX 5500 XT que citei acima.

 

A perda de desempenho deve nem ser 10% direito, isso muda mais em SSD M.2 e placas de Rede.

 

Levando em consideração que a RX 580, RX 570 e a RX 5500 XT que você citou acima, estão praticamente com o mesmo preço e eu consigo arcar com essa diferença. Qual você mais recomendaria?

 

Muito obrigado pelo tempo gasto em me ajudar e desculpa a quantidade de perguntas. É que realmente sou leigo no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gbl.araujo A RX 570 é a mais fraca das três a RX 580 é mais potente já a RX 5500 XT é um pouco mais potente que a 580 mas o que mais brilha nela é que é uma placa nova com uma construção mais atual e que usa menos energia que a 580, objetivamente a melhor das três.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo A RX 570 é a mais fraca das três a RX 580 é mais potente já a RX 5500 XT é um pouco mais potente que a 580 mas o que mais brilha nela é que é uma placa nova com uma construção mais atual e que usa menos energia que a 580, objetivamente a melhor das três.

 

Mesmo uma com 4gb e outra com 8 gb?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo Como eu disse VRAM não dita desempenho, uma placa de 4GB pode ser mais potente que uma de 8GB.

O que o VRAM a mais faz diferença é em jogos com resoluções mais altas que 1080p e modelagem 3D (se eu não to enganado em apenas nessas tarefas que faz diferença).

 

Certo. Então vou de RX 5500 XT. E comprar a fonte que voce indicou. Obrigado.

7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo Como eu disse VRAM não dita desempenho, uma placa de 4GB pode ser mais potente que uma de 8GB.

O que o VRAM a mais faz diferença é em jogos com resoluções mais altas que 1080p e modelagem 3D (se eu não to enganado em apenas nessas tarefas que faz diferença).

 

Na verdade ao olhar as especificações aqui tive uma dúvida. Vi que ela já é PCI 4.0. É o mesmo caso do PCI 3.0 que vocês me explicaram que tem uma perda insignificante?

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gbl.araujo

13 minutos atrás, gbl.araujo disse:

 

Na verdade ao olhar as especificações aqui tive uma dúvida. Vi que ela já é PCI 4.0. É o mesmo caso do PCI 3.0 que vocês me explicaram que tem uma perda insignificante?

Na verdade PCI-E 4.0 ainda é novidade então é basicamente um PCI-E 3.0 com uma velocidade maior, nas GPUs atuais nem faz tanta diferença de uma PCI-E 3.0 para uma 4.0 (acho que só as RTX 3000).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@gbl.araujo

Na verdade PCI-E 4.0 ainda é novidade então é basicamente um PCI-E 3.0 com uma velocidade maior, nas GPUs atuais nem faz tanta diferença de uma PCI-E 3.0 para uma 4.0 (acho que só as RTX 3000).

 

Ótimo. Acho que a RX 5500 XT que você indicou está em um bom preço na Kabum, comparando com as outras lojas. Acredito que não deve ter desconto superior a esse na Black Friday, então vou me adiantar e aproveitar essa promoção. 

 

O fato do processador ser ”defasado” não indica que irá ocorrer gargalos com essa placa né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, gbl.araujo disse:

 

Ótimo. Acho que a RX 5500 XT que você indicou está em um bom preço na Kabum, comparando com as outras lojas. Acredito que não deve ter desconto superior a esse na Black Friday, então vou me adiantar e aproveitar essa promoção. 

 

O fato do processador ser ”defasado” não indica que irá ocorrer gargalos com essa placa né?

 

Seu CPU será o grande gargalo do sistema.

 

Antes da config atual eu tinha um FX8370e a 4,5Ghz e 32GB de RAM. Para jogos com muito uso de CPU era triste o desempenho. Com o Xeon a 3,6Ghz o desempenho triplicou com a mesma GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...