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Sugestões de coolers e fans para PC i7-10700


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Olá  pessoal,

Acabei de montar um PC, com a seguinte configuração:

- i7-10700
- placa-mãe Asus Tuf B460M-Plus wifi - mATX
- RAM: Corsair Vengeance LPX 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3200 CL16
- SSD: Samsung 860 Evo 250 GB M.2-2280
- SSD2: Crucial MX500 500 GB 2.5"
- Fonte: Corsair CV 650 W 80+ Bronze Certified ATX
- Gabinete: Thermaltake V100 ATX Mid Tower CA-1K7-00M1NN-00
Sistema de refrigeração:
- Limite de altura do cooler do CPU: 160mm
- Traseira: 1 x 120
- Suporte Fan:
Frente: 3x 120mm, 2x 140mm
Traseira: 1x 120mm
Topo: 2x 120mm/140mm
- Suporte Radiador
Frente: 120mm, 140mm 240mm, 280mm, 360mm
Traseira: 120mm

* Na foto ele parece ter a frente totalmente fechada, mas há entradas bem estreitas nas laterais.
No gabinete veio uma fan de 12cm na parte traseira. (vide foto) Thermaltake TT-1225 A1225L12S 0.30 AMP DC 12v.
O processador está com o cooler box.

 

Eu gostaria da ajuda de vocês, indicações de coolers e fans para o processador e gabinete, o suficiente para mantê-lo bem refrigerado. Estou confusa e tenho somente uma ideia de como funciona.

(De preferência, bom e barato.)

 

Abs.

20201117_233259.jpg

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gabinete-thermaltake-tt-v100-ca-1k7-00m1nn-00-preto-superior-15.jpg

20201117_233027.jpg

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20201118_003319.jpg

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15 horas atrás, Lunameg disse:

* Na foto ele parece ter a frente totalmente fechada, mas há entradas bem estreitas nas laterais.
No gabinete veio uma fan de 12cm na parte traseira. (vide foto) Thermaltake TT-1225 A1225L12S 0.30 AMP DC 12v.
O processador está com o cooler box.

 

Eu gostaria da ajuda de vocês, indicações de coolers e fans para o processador e gabinete, o suficiente para mantê-lo bem refrigerado. Estou confusa e tenho somente uma ideia de como funciona.

A primeira dica é entender que seu PC não tem entrada de ar. "ah mas tem buracos na lateral", é realmente, mas eles são tão pequenos que não vai passar quase nada por eles.

 

Entendido isso, o que você pode fazer é tirar fora a parte da frente para ficar com os fans expostos. Vai ficar feio, e você vai essencialmente jogar fora parte do produto pela qual você pagou, mas paciência, é o que é necessário para arrumar o design (ignore o marketing que diz "unparalleled cooling ability").

 

Depois, você pode comprar um WC de 240mm. É um pouco de exagero para o seu processador, mas vai manter frio e silencioso, e de brinde você instala na parte da frente e "ganha" 2 fans como entrada de ar.

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Tem gente com a pá virada hoje... rs

 

1 hora atrás, Lunameg disse:

Olá  pessoal,

Acabei de montar um PC, com a seguinte configuração:
Eu gostaria da ajuda de vocês, indicações de coolers e fans para o processador e gabinete, o suficiente para mantê-lo bem refrigerado. Estou confusa e tenho somente uma ideia de como funciona.

(De preferência, bom e barato.)

 

Abs.

 

 

Vix.. Bom e barato em 2020 vou ficar te devendo, Hahahaha. 😅

 

Mas pra tua configuração um cooler à ar de 120mm a partir de 250 ou 300 reais já vai tá ótimo independente de marca. Lojas como Pichau e Terabyte tem vários modelos. Basta conferir direitinho as dimensões do mesmo se cabe no interior do teu gabinete (pela foto parece tranquilo isso) e Opte dentre os modelos, de preferência que já venham com 2 Fans, q tu achar mais bonito. Fans é a mesma coisa, não se apegue a especificações, até uns 100 reais você pega Fans bons que vão te atender muito bem, escolhendo a cor se tem led e tudo mais. 👍

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@Eduardo Yagami Bom e barato, está complicado mesmo... rsrs

 

Eu gostaria de dicas de modelos e marcas, air cooler.

 

Quanto ao meu gabinete, ele é espaçoso mesmo. O defeito dele é não ter entrada de ar pela frente. (Um colega do forum me chamou a atenção sobre isso em outro tópico.) Até estou cogitando fazer uma abertura na frente... mas nada de gambiarra, sim algo caprichado. 

 

Cooler = fan ?! 

 

 

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1 hora atrás, Lunameg disse:

@Eduardo Yagami Bom e barato, está complicado mesmo... rsrs

 

Eu gostaria de dicas de modelos e marcas, air cooler.

 

Quanto ao meu gabinete, ele é espaçoso mesmo. O defeito dele é não ter entrada de ar pela frente. (Um colega do forum me chamou a atenção sobre isso em outro tópico.) Até estou cogitando fazer uma abertura na frente... mas nada de gambiarra, sim algo caprichado. 

 

Cooler = fan ?! 

 

 

Geralmente e costuma chamar de cooler o sistema inteiro, bloco metálico e ventiladores. mas quando a gente fala só do ventilador se usa "Fan" mesmo

 

Um Coolermaster hyper 212 tá ótimo pra ti se tu não vai fazer Overclock nem nada... TU acha ele na casa dos 300

 

Se preocupa com  teu gabinete não, se tem as entradas laterais como tu disse vai entrar ar, povo bitola demais nesse negócio de aberturas gigantes como se houvesse vácuo caso não caber a cabeça da pessoa na entrada. kkkk Ainda mais se nem placa de video você vai usar...

 

Tu precisa de pressão de ar no cooler e um bom Fan ou conjunto de fans tirando o ar quente do gabinete. Fora isso é preciosismo de entusiasta que quer saber o mínimo detalhe de tudo, quer o mais próximo da eficiência perfeita sem na maioria das vezes ser necessário. O teu gabinete tem abertura suficiente pra tirar o ar.

 

Fans estão tudo na mesma faixa de preço e qualidade, Cooler master, Corsair, Schyte. Na faixa de 100 reais tu encontra. Dê preferência aos de 4pinos, "PWM" porque eles tem controle de rotação conforme a demanda do PC. Agora se você quer algo mais caro e potente tu parte pros Noctua, mas é difícil encontrar no BR barato. Design é questão de gosto, como falei...

 

Bem, espero ter sido mais específico, mas em todo caso não é bicho de 7 cabeça não. Quando tu montar uma máquina pensando em performance máxima ai tu se atenta a esses detalhes e tal.. Fica tranquilo/a

 

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4 horas atrás, Eduardo Yagami disse:

Geralmente e costuma chamar de cooler o sistema inteiro, bloco metálico e ventiladores. mas quando a gente fala só do ventilador se usa "Fan" mesmo

 

Um Coolermaster hyper 212 tá ótimo pra ti se tu não vai fazer Overclock nem nada... TU acha ele na casa dos 300

 

Se preocupa com  teu gabinete não, se tem as entradas laterais como tu disse vai entrar ar, povo bitola demais nesse negócio de aberturas gigantes como se houvesse vácuo caso não caber a cabeça da pessoa na entrada. kkkk Ainda mais se nem placa de video você vai usar...

 

Tu precisa de pressão de ar no cooler e um bom Fan ou conjunto de fans tirando o ar quente do gabinete. Fora isso é preciosismo de entusiasta que quer saber o mínimo detalhe de tudo, quer o mais próximo da eficiência perfeita sem na maioria das vezes ser necessário. O teu gabinete tem abertura suficiente pra tirar o ar.

 

Fans estão tudo na mesma faixa de preço e qualidade, Cooler master, Corsair, Schyte. Na faixa de 100 reais tu encontra. Dê preferência aos de 4pinos, "PWM" porque eles tem controle de rotação conforme a demanda do PC. Agora se você quer algo mais caro e potente tu parte pros Noctua, mas é difícil encontrar no BR barato. Design é questão de gosto, como falei...

 

Bem, espero ter sido mais específico, mas em todo caso não é bicho de 7 cabeça não. Quando tu montar uma máquina pensando em performance máxima ai tu se atenta a esses detalhes e tal.. Fica tranquilo/a

 

 

 

 

Citação

Bem, espero ter sido mais específico, mas em todo caso não é bicho de 7 cabeça não. Quando tu montar uma máquina pensando em performance máxima ai tu se atenta a esses detalhes e tal.. Fica tranquilo/a

 

Obrigada pelos esclarecimentos e dicas.

Me ajudou bastante.

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@Eduardo Yagami Quanto a sua sugestão do Coolermaster hyper 212, pesquisando aqui no fórum vi que ele é bastante recomendado. Só estou confusa porque ele tem versões e preços diferentes, como por exemplo:

https://m.kabum.com.br/produto/113960/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-led-white-edition-led-amd-intel-rr-212l-16pw-r1 e https://m.kabum.com.br/produto/100174/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-black-edition-rr-212s-20pk-r1 O black edition parece ser mais potente que o White. Jogando no campo de pesquisa da Kabum, aparece mais cinco edições: https://m.kabum.com.br/busca?string=Hyper+212+  OMG! 

 

Uma dúvida "boba". Se eu colocar um WC de 240mm, posso dispensar o acréscimo de fans?

 

Vale lembrar que mais adiante, talvez eu adicione uma placa de vídeo. 

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@Lunameg As várias versões do Hyper 212 tem estéticas diferentes apenas. Tem modelos com acabamento claro, com acabamento escuro (black edition) e com ventoinhas LED ou RGB. O modelo Turbo é o que você tem que atentar mais, pois ele tem um shroud sobre o dissipador que aumenta suas dimensões e ele não cabe, sem a remoção desse shroud, na maioria dos gabinetes (acredito que a altura dele é 163 mm quando o normal tem 158 mm). O MA410P também é uma boa opção, mas em ambos os casos eu recomendo a adição de uma ventoinha de 120 mm adicional se quiser o melhor arrefecimento possível (em especial para jogos). 

 

Seu gabinete realmente tem pouca vasão de ar no painel frontal, o que sufoca um pouco os componentes. Perfurá-lo seria uma alternativa, mas pessoalmente eu preferiria abrir o painel frontal inteiro e instalar uma grelha com perfurações finas no lugar to plástico liso que tem nele. Isso filtraria parte da poeira e poderia ser complementado de diversas formas. Outra alternativa é comprar o filtro já pronto como este: Filtro Magnético Anti Poeira Pc Gabinete Gamer 140x280mm (tem de outras dimensões também) e fixá-lo no buraco feito no tampo frontal. Esteticamente ficará razoável, cabendo a você fazer ajustes para ficar a seu gosto. Por ter perfurações pequenas, dá para aspirar com aspirador ou remover para limpeza, também ficando a seu critério.

 

Sobre a quantidade de ventoinhas ideal para o gabinete, eu considero que com três (duas no painel frontal e uma no traseiro) já é o bastante para ter boa ventilação. Para equilibrar o fluxo de ar é ideal ter um número par de ventoinhas, então mais uma pode ser instalada no topo ao fundo. Isso garante o melhor arrefecimento possível. Ventoinhas de qualidade não precisam ser caras. Compre das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Este filtro eu uso para fazer orçamentos de clientes e facilita para você achar o de melhor custo/benefício: https://www.kabum.com.br/hardware/coolers?pagina=1&ordem=3&limite=30&prime=false&marcas=["113","236","29","36","814"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1892","1992"]]

 

Sobre usar WC e isso dispensar a necessidade de ventoinhas: sim, você sequer poderia instalar ventoinhas onde o WC estiver instalado. Não considero a situação ideal por diversas razões, mas dispensaria sim a necessidade das ventoinhas adicionais em sua posição de instalação. Os complicadores são que se ele for instalado no painel frontal vai repassar seu calor dissipado da CPU para os demais componentes do sistema, e se for instalado no topo receberá o calor dissipado de todos os demais componentes. Enfim, WC eu só considero que vale a pena quando é open loop, mas o custo é tão elevado e a necessidade de manutenção tão frequente que não vale a pena para a maioria a menos que seja PC de showroom ou a pessoa realmente tenha mais dinheiro e tempo livre do que a maioria.

 

Por fim, lembre de que seu gabinete suporta ventoinhas de 140 mm no painel frontal e no topo. Se quiser um sistema mais silencioso esta pode ser uma boa opção, pois ventoinhas de 140 mm geralmente rodam a velocidades menores (mantendo o mesmo fluxo de ar) e isso reduz seu ruído.

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2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Lunameg As várias versões do Hyper 212 tem estéticas diferentes apenas. Tem modelos com acabamento claro, com acabamento escuro (black edition) e com ventoinhas LED ou RGB. O modelo Turbo é o que você tem que atentar mais, pois ele tem um shroud sobre o dissipador que aumenta suas dimensões e ele não cabe, sem a remoção desse shroud, na maioria dos gabinetes (acredito que a altura dele é 163 mm quando o normal tem 158 mm). O MA410P também é uma boa opção, mas em ambos os casos eu recomendo a adição de uma ventoinha de 120 mm adicional se quiser o melhor arrefecimento possível (em especial para jogos). 

 

@WOZ Dods Olá!

 

Certo... entendi. Quanto ao modelo turbo; o "shroud", seria uma blindagem sobre o dissipador?! Não seria recomendável a remoção dele, certo?! (O meu gabinete suporta até 160 mm). 

Quanto ao MA410P, eu também li muitos reviews positivos.

 

Citação

Seu gabinete realmente tem pouca vasão de ar no painel frontal, o que sufoca um pouco os componentes. Perfurá-lo seria uma alternativa, mas pessoalmente eu preferiria abrir o painel frontal inteiro e instalar uma grelha com perfurações finas no lugar to plástico liso que tem nele. Isso filtraria parte da poeira e poderia ser complementado de diversas formas. Outra alternativa é comprar o filtro já pronto como este: Filtro Magnético Anti Poeira Pc Gabinete Gamer 140x280mm (tem de outras dimensões também) e fixá-lo no buraco feito no tampo frontal. Esteticamente ficará razoável, cabendo a você fazer ajustes para ficar a seu gosto. Por ter perfurações pequenas, dá para aspirar com aspirador ou remover para limpeza, também ficando a seu critério.
 

 

Concordo. Nesse aspecto eu falhei na escolha dele... mas, usando a criatividade não será difícil resolver.  🙂As alternativas que você me deu são bem interessantes.

 

Citação

Sobre a quantidade de ventoinhas ideal para o gabinete, eu considero que com três (duas no painel frontal e uma no traseiro) já é o bastante para ter boa ventilação. Para equilibrar o fluxo de ar é ideal ter um número par de ventoinhas, então mais uma pode ser instalada no topo ao fundo. Isso garante o melhor arrefecimento possível. Ventoinhas de qualidade não precisam ser caras. Compre das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Este filtro eu uso para fazer orçamentos de clientes e facilita para você achar o de melhor custo/benefício: https://www.kabum.com.br/hardware/coolers?pagina=1&ordem=3&limite=30&prime=false&marcas=["113","236","29","36","814"]&tipo_produto=[]&filtro=[["1892","1992"]]
 

 

👍

 

Citação

Sobre usar WC e isso dispensar a necessidade de ventoinhas: sim, você sequer poderia instalar ventoinhas onde o WC estiver instalado. Não considero a situação ideal por diversas razões, mas dispensaria sim a necessidade das ventoinhas adicionais em sua posição de instalação. Os complicadores são que se ele for instalado no painel frontal vai repassar seu calor dissipado da CPU para os demais componentes do sistema, e se for instalado no topo receberá o calor dissipado de todos os demais componentes. Enfim, WC eu só considero que vale a pena quando é open loop, mas o custo é tão elevado e a necessidade de manutenção tão frequente que não vale a pena para a maioria a menos que seja PC de showroom ou a pessoa realmente tenha mais dinheiro e tempo livre do que a maioria.
 

 

Bom, dois motivos pelo qual eu descartei  a opção de configurar este PC com o objetivo de fazer overclock: 1) Não tenho necessidade, 2) Manutenção: embora eu seja leiga, sei que seria necessário um sistema de refrigeração potente $$$. 

 

Citação

Por fim, lembre de que seu gabinete suporta ventoinhas de 140 mm no painel frontal e no topo. Se quiser um sistema mais silencioso esta pode ser uma boa opção, pois ventoinhas de 140 mm geralmente rodam a velocidades menores (mantendo o mesmo fluxo de ar) e isso reduz seu ruído.

 

Dica memorizada!

 

 

Show de bola! @WOZ Dods  Muito obrigada pela grande ajuda!

 

 

 

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

@Lunameg

 

Aguarde primeiro e faça os testes se realmente precisará de refrigeração adicional.

 

Eu tive um gabinete fortinho também, mas consegui controlar com undervolt e alguns fans

 

 

Yep

 

😉

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4 horas atrás, Lunameg disse:

Certo... entendi. Quanto ao modelo turbo; o "shroud", seria uma blindagem sobre o dissipador?! Não seria recomendável a remoção dele, certo?! (O meu gabinete suporta até 160 mm). 

Quanto ao MA410P, eu também li muitos reviews positivos.

Acredito que o shroud pode ser removido sim. É apenas um acabamento, afinal. Os que montei não tive a curiosidade de averiguar essa possibilidade justamente porque escolhi o gabinete já com as dimensões do cooler em mente. Vale a ressalva de que se comprar qualquer outro modelo poderá acrescentar a ventoinha adicional por já ter o kit de instalação inculso no pacote.

Fico feliz que tenha pesquisado por reviews. O MA410P tem boa qualidade e custo, pesando menos do que o Hyper 212 sem perda de desempenho. Prefiro ele pelo aumento na eficiência, mas o Hyper 212 sempre é uma opção de excelente qualidade. Com o gabinete que escolhi, ou se tivesse comprado o Matrexx 55 Mesh que eu pessoalmente adoro (já montei alguns PCs com ele), teria optado pelo MA410P ou MA620P sem pestanejar.

 

 

4 horas atrás, Lunameg disse:

Bom, dois motivos pelo qual eu descartei  a opção de configurar este PC com o objetivo de fazer overclock: 1) Não tenho necessidade, 2) Manutenção: embora eu seja leiga, sei que seria necessário um sistema de refrigeração potente $$$. 

OC é bom para quem tem tempo livre e boa vontade de resolver problemas. Quem está começando nessa prática leva tardes e noites a fio fazendo a sintonia e configuração finas dos componentes. Pessoalmente eu, que gasto basicamente 50% do meu tempo livre trabalhando com PCs, não acho que é uma perspectiva produtiva ou funcional. Quem é empolgado e gosta, ótimo para ele, mas para todos os outros mortais que tem outras obrigações importantes e prioritárias eu acho um desperdício enorme. Fora que para um OC de qualidade você tem que fazer investimentos adicionais em MB, PSU, RAM, etc. Sinceramente, eu me pouco o transtorno e invisto o valor adicional na CPU, uso ela até ela cansar, brinco com OC se estiver sem grana para fazer upgrade, mas nunca coloco isso como prioridade ou como perspectiva imediata. 

3 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Uso um  Cooler Master Hyper H411r. o preço é interessante Luna

É uma boa fuga para quem está com orçamento limitado. Ainda sim, com o tamanho investimento na CPU, MB e demais componentes de alto desempenho, recomendo o investimento adicional em um cooler, gabinete e fonte de qualidade similar, pois esses são os componentes que vão assegurar a durabilidade do investimento. Gastar 10k em um PC e regular o valor gasto nesses componentes é a pior perspectiva que posso imaginar, pois o gasto em desempenho será alto, mas não terá durabilidade suficiente para compensar. Se o orçamento for limitado o suficiente para impedir o investimento adequado nesses componentes, recomendo que se escolha componentes (GPU, CPU, MB, RAM) mais modestos para assegurar que o investimento na durabilidade não será reduzido. É tudo uma questão de matemática financeira básica, valor gasto dividido pelo número de meses que vai durar. Ter um PC que dure menos do que o máximo que poderia sempre acarretará em gastos imprevistos e desnecessários. Mesmo clientes meus que tem altíssima demanda de desempenho ficam, no geral, mais satisfeitos com algo que dura muito com desempenho alto, em comparação ao que dura pouco com desempenho descomunal (venhamos e convenhamos, nem é uma diferença tão grande de desempenho).

 

Para quem gosta de carros (eu odeio), seria como comprar uma ferrari para durar um ano, ou um mustang para durar 10. Pessoalmente prefiro o mustang, que vai me dar todo o desempenho que as estradas brasileiras permitem e vai durar mais (nesse ambiente fictício), em vista de uma ferrari que ficaria subutilizada e estragaria mais cedo.

Refletindo, o cenário é até bem realista, já que uma ferrari no brasil empaca no primeiro morro/lombada que encontrar.

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  • Moderador

@Lunameg

 

Quando tudo chegar, acho que vale a pena um teste.

 

Os dois da frente jogando ar pra dentro e um de cima pra dentro e os outros dois (atras e cima) pra fora. Inverter as posições e ir verificando.

 

No meu eu consegui um melhor rendimento assim. 

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Boa tarde!

 

Ainda não comprei um cooler para CPU e nem as venoinhas.

Estou primeiro observando as temperaturas dele, usando somente o cooler box (i7-10700) e a ventoinha Thermaltake que veio junto com o gabinete (que esta na parte superior/traseira no gabinete). Em tarefas simples, como acesso a emails, download de programas, etc., as temperaturas tem oscilado de 29 à 41 graus.

Ah, o gabinete está com um buraco na frente na parte superior. Tirei as tampas das baias 5.25.

 

Eu estava vendo ventoinhas e cooler cpu para comprar, tive interesse nessas:

 

Ventoinhas:

 

* Duas dessa de 140mm na frente: 

Cooler FAN Corsair ML140 PRO 140MM LED Azul CO-9050048

https://m.kabum.com.br/produto/85544/cooler-fan-corsair-ml140-pro-140mm-led-azul-co-9050048  (É provável que a frente do meu gabinete fique transparente (se eu abrir e fizer adaptações); então já que praticamente quase todos tem led, vou numa cor azul ou de preferência branco.)

O preço mata, mas se valer a pena o investimento eu compro.

 

Cooler FAN Scythe, 140mm - KF1425FD18S-P: https://m.kabum.com.br/produto/129471/cooler-fan-scythe-140mm-kf1425fd18s-p

 

Cooler FAN Corsair 140mm Air Series AF140 Quiet Edition CO-9050017-PLED Roxo: https://m.kabum.com.br/produto/53852/cooler-fan-corsair-140mm-air-series-af140-quiet-edition-co-9050017-pled-roxo (nao tem PWM)

 

Cooler FAN Corsair AF120 Blue Single - CO-9050081: https://m.kabum.com.br/produto/100222/cooler-fan-corsair-af120-blue-single-co-9050081 (não tem PWM)

 

Adicionais:

 

Cooler FAN Cooler Master SickleFlow, 120mm, LED Branco - MFX-B2DN-18NPW-R1: https://m.kabum.com.br/produto/129006/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-led-branco-mfx-b2dn-18npw-r1

 

CPU COOLER:

 

Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 LED White Edition, LED, AMD/Intel - RR-212L-16PW-R1: https://m.kabum.com.br/produto/113960/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-led-white-edition-led-amd-intel-rr-212l-16pw-r1

 

Estive pesquisando e vi que o Gammax GTE V2 parece ser uma opção interessante também.

 

Os preços de alguns estão insanos, principalmente se comparado aos preços em lojas do EUA, por exemplo.

 

Todas as sugestões serão bem vindas!

Abs.

 

 

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17 minutos atrás, Artsecut disse:

Bom custo/benefício. O nível de ruído dele é surrealmente baixo. Pessoalmente eu compraria este: https://www.kabum.com.br/produto/59575/cooler-fan-aerocool-140x140mm-dark-force-black-en51349- por ter baixo custo, mas se pode comprar um scythe com essa vazão de ar e um ruído tão baixo, compre.

 

19 minutos atrás, Artsecut disse:

Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 LED White Edition, LED, AMD/Intel - RR-212L-16PW-R1: https://m.kabum.com.br/produto/113960/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-led-white-edition-led-amd-intel-rr-212l-16pw-r1

Bom preço. Pegaria ele por ter o melhor custo/benefício.

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@Artsecut Sim, com um controlador de velocidade comprado à parte. Pessoalmente eu costumo comprar os que tem menor nível de ruído (abaixo de 25 dB eu considero baixo ruído) e os ligo direto na fonte para rodarem na velocidade máxima. Esse Scythe de 19 dB, por exemplo, é silencioso mesmo na rotação máxima. Outra coisa importante de notar é que você pode comprar splitters para as ventoinhas e ligar até 3 ventoinhas em cada header da placa-mãe. 

 

Ventoinhas que tem conexão de 3 pinos podem ter sua velocidade controlada, não só as de 4 pinos. Todas as ventoinhas de 3 pinos padrão que você encontra no mercado hoje podem ter a velocidade controlada. O problema é que você precisa ter a quantidade certa de headers na placa-mãe para que ela controle essas ventoinhas, ou então usar splitters para agrupar mais de uma ventoinha em cada header.

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@WOZ Dods Entendi como funciona. Obrigada! (Minha placa aceita 04; 2 para cpu e 2 para gabinete)

 

Eu comprei esse: Cooler FAN Scythe Kaze Flex 140, 140mm - KF1425FD18-P: https://m.kabum.com.br/produto/113931/cooler-fan-scythe-kaze-flex-140-140mm-kf1425fd18-p , por alcançar velocidade maior (1800rpm). Mas comprei somente um e conforme for, compro outro igual.

Ruído / fluxo de ar: 4,19 ~ 26,45 dBA / 16,8 ~ 100,8 CFM

- Pressão estática: 4,19 ~ 26,45 dBA / 16,8 ~ 100,8 CFM

Rotação máxima: 1800 rpm

....

 

O que você mencionou que é silencioso mesmo em rotação máxima:

Fluxo de ar: 16,8 - 67,2 CFM

- Ruído:  4,19 - 19,4 dBA

Rotação máxima: 1200 rpm

 

 

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@Artsecut Você decide qual produto vai comprar. Eu estou acostumado a usar ventoinhas de baixa rotação/fluxo de ar (considero de 50 a 70 um valor muito bom) e obter ótimas temperaturas no sistema inteiro. O importante é instalar as ventoinhas nas posições corretas, com as orientações corretas e na quantidade certa. Esse de 100 CFM, por exemplo, eu instalaria com redução de velocidade, pois mesmo com velocidade reduzida ainda teria bom fluxo e o ruído despencaria.

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@Artsecut Eu me preocupo com o melhor custo/benefício. As marcas que recomendei são de boa qualidade. Mesmo o produto mais simples delas geralmente será superior em qualidade e durabilidade do que os de marcas genéricas. Além disso, ventoinhas são componentes cuja funcionalidade é mais objetiva do que outros. O que importa é que ventile. Regular cada coisinha das especificações nesse caso é muito improdutivo a menos que você tenha muito dinheiro para investir e pretenda fazer over clocks monstruosos. No geral se ventila então é bom, se dura bastante melhor ainda, se de quebra custa pouco, perfeito. No geral ventoinhas precisam ser substituídas a cada 7 a 10 anos dependendo do uso, então você vai aproveitá-las muito tempo, talvez até em outro PC. 

 

Em todos os PCs que montei nos últimos 20 anos usei modelos de ventoinhas de boas marcas e com preço baixo. Até hoje nenhum deles superaqueceu (muito pelo contrário, todos costumam ficar abaixo de 60º em load) e todos são silenciosos. 

 

Confesso que quando vejo as especificações e elas aparentam ser melhores e a diferença de preço justifica esse benefício adicional, opto pelo componente que tem melhores especificações, claro. Como disse, para mim o que importa é custo/benefício.

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Pelas fotos do anúncio do Kaze Flex de 140 ela tem a mesma furação das fans de 120.
A moldura não tem furação padrão de 140 mas é redonda compatível com 120.

 

No painel frontal do V100 creio que as 2 fans de 140 independam do tipo de furação.
Mas no topo do creio que só vá ser possível instalar 2 de 140 com furação padrão.
Veja as furações da grade frontal e a do topo aqui e aqui.

 

  • Obrigado 1
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5 horas atrás, EdsonSM disse:

Pelas fotos do anúncio do Kaze Flex de 140 ela tem a mesma furação das fans de 120.
A moldura não tem furação padrão de 140 mas é redonda compatível com 120.

 

No painel frontal do V100 creio que as 2 fans de 140 independam do tipo de furação.
Mas no topo do creio que só vá ser possível instalar 2 de 140 com furação padrão.
Veja as furações da grade frontal e a do topo aqui e aqui.

 

 

Vou  colocar 2 no painel frontal. De início eu não pretendo colocar no topo, mas farei alguns testes e talvez coloque uma. 

 

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