Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

acessar/escrever na área de buffer do HD


zsoldier1

Posts recomendados

Eu li todo o artigo mas procuro saber se há formas não convencionais de escrever nesta área de HDs e até deixar algo escrito permanentemente, o artigo não aborda esse tema específico,  fala bastante da área de buffer mas não diz se há ou não há formas mesmo que não convencionais de escrever nessa área, valeu pelo artigo é bem interessante, estou pesquisando sobre no tempo livre para não depender apenas do clube, leva tempo pois bons artigos estão em inglês e meu inglês não é dos bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS nem o usuário nem o sistema tem acesso a ela mas pode ser regravada, pesquiso por formas não convencionais de escrever nesta área, entende? Não precisa estar instalada ou escrever necessariamente com o sistema operacional mas com outro hardware como podemos fazer com memórias ROM/BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A BIOS fica armazenada em uma memória ROM (Read-Only Memory) e é do tipo não-volátil (os dados não são perdidos quando o PC é desligado), enquanto que a área de buffer do SSD pode ser tanto do tipo volátil quanto não-volátil, independente disso os dados ali são constantemente apagados e reescritos, sendo que a controladora irá gerenciar tudo de maneira automática. Se ela perceber que existe um arquivo que não é mais utilizado, então ela irá apaga-lo para então poder alocar novos arquivos que são utilizados pelo usuário, fazendo com que eles também se beneficiem daquela área para aumentar a velocidade de leitura/escrita.

 

As memórias podem sim ser gravadas mas não podem ser acessadas nem pelo usuário nem pelo Sistema Operacional, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Da mesma forma, enquanto que uma casa está "em forma" de materiais, você pode move-los para onde quiser, mas a partir do momento em que a casa está construída, você não pode simplesmente "pô-la nas costas" para coloca-la em outro lugar.

 

Enfim, a decisão é sua de continuar ou não tentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parcialmente correto guerreiro, caso seja uma memória volátil os dados seriam apagados ao desligar a máquina, o que duvido porque aumentaria o custo de fabricação do HD e empresa nenhuma faria isso quando há uma opção mais barata. Então considerando que não são voláteis e podem ser gravados dados com a ajuda de um hardware externo, retirando o HD ou antes da controladora ser montada no HD. Os dados ali com certeza são gravados sem um sistema de arquivos, mas na memória RAM também o são porém há uma parte na RAM que é reservada ao sistema, essa não é apagada até que o computador seja desligado. Eu procuro algo como: "O que impede o fabricante ou alguém que possa reprogramar o software da controladora que deve vir em uma memória ROM de deixar algo nessa área? A controladora precisa de um software para gerenciar a entrada e saída de dados nessa área, portanto pode ter algo que pode ser lido pela controladora mas não apagado."

Até os anos 80 o driver(controladora) era externo, passou a ser integrado nessa época, sei que parece algo tipo teoria da conspiração mas busco saber sobre a segurança da privacidade de todo usuário já que governos pelo mundo inteiro estão cada vez mais invasivos, isso ficou bem claro depois do vazamento do Snowden. Busco resposta para isso para saber se temos, como consumidores, formas de fiscalizar certas atitudes ou no caso se pode ou não existir formas de explorarem esse recurso, área de buffer, para cometer crimes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, zsoldier1 disse:

mas na memória RAM também o são porém há uma parte na RAM que é reservada ao sistema, essa não é apagada até que o computador seja desligado.

Errado. Essa memória RAM reservada para o sistema é sim apaga, porém o sistema aloca determinados setores para serem utilizados exclusivamente por determinadas aplicações (um bom exemplo disso são as APUs cujo sistema reserva X GBs para serem utilizados como memória VRAM, sendo que ela também será exibida como "memória reservada para o sistema").

 

Enfim, as explicações estão todas ai, nos envie um vídeo do procedimento funcionando e suas explicações caso consiga fazer isso funcionar :)encerrarei minhas postagens por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é como saber se algo funciona do jeito que o fabricante diz que funciona? O foco é o poder de fiscalizar, como fiscalizar? Veja se apenas a controladora tem acesso a esta área você diz que não há meios porque leu em algum lugar e não porque tentou. Eu procuro a opinião de quem tentou, alguém que entenda não só de software mas de eletrônica para poder responder. Quanto a memória RAM, eu usei como exemplo e se você tivesse lido com um pouco mais de atenção não teria escrito algo que foge do foco do assunto que não está em detalhar o que a o sistema reconhece como "área reservada ao sistema", o foco do exemplo é que o software, no caso da RAM o SO, determina o que fica e o que pode ser apagado. Vou procurar escrever de forma mais clara nos próximos posts para não haver certa dificuldade em entender o foco do assunto. Agradeço a opinião, quanto ao vídeo, ficou mais fora de contexto ainda.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...