Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GRUB "corrompido" e não consigo acessar BIOS


Thiago_731055

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal
Há pouco tempo comprei um notebook ACER NITRO 5 que veio com o Linux Endless O.S instalado.
Assim que chegou eu tirei o Endless O.S e coloquei o Windows, e logo após coloquei o Elementary O.S (também Linux), segui essa ordem pois a maioria das distros linux que uso sempre criam a "tela de boot" e deixam além do Linux o Windows também.

Pouco tempo depois tive que trocar o Elementary O.S pelo KDE Neon (devido à alguns bugs da placa de vídeo no Elementary O.S), durante a instalação do KDE NEON é pedido para selecionar o "ponto de partida" de boot, eu sempre seleciono "/" nas opções, e sistema foi instalado OK, só que depois que desliguei e liguei o PC novamente aparece um terminal com o grub sem listar os sistemas operacionais do computador (como deveria)

Depois de um tempo eu consegui acessar o KDE seguindo alguns comandos: (O KDE está instalado na partição 5 do SSD)

Comandos:
 

set root=(hd0,gpt5) 
linux /boot/vmlinuz.... root=/dev/nvme0n1p5
initrd /boot/initrd...
boot



após rodar esses comandos consegui acessar o KDE e tentei diversas vezes recuperar o grub pelo "Boot repair" e também manualmente, o boot repair sempre retorna que foi um sucesso, mas sempre que ligo o notebook fica na tela de terminal do grub.

acessei a BIOS usando o F2 para ver se conseguia mudar a ordem de boot, e percebi que eram listados vários sistemas operacionais, alguns até com caracteres estranhos... mesmo alterando a ordem o KDE não entrava de forma direta (somente usando os comandos que comentei acima), tentei mais uma vez o boot repair e após isso quando tento acessar a BIOS aparece um "underline" na tela e a BIOS não entra, pesquisei um pouco sobre isso mas não sei como corrigir, eu preciso formatar o SSD completamente? até as partições listadas como BOOT/UEFI/etc?

Segue algumas imagens para dar mais contexto ao problema.

grub.jpeg.b5c9e4ef0a88e24fa0b5ee54f15a5456.jpeg

 

bios-sos.jpeg.d6ce9e2900faf123f3fe76ce3305c140.jpeg

 

bios-order.jpeg.57fe130f3e7186965799667c8d5e5ddc.jpeg

 

bios-order2.jpeg.ef7bed73454f356eb70580b522df8586.jpeg
Agradeço qualquer ajuda!!

OBS:
1 - tive que habilitar o modo AHCI na bios para poder bootar o linux pelo pendrive, estranhamento o Windows não inicia quando esse modo está habilitado

2 - Abaixo segue um print do comando "fdisk -l" listando as partições do sistema, se a solução for formatar o SSD, posso apagar todas através de um pendrive bootável linux?


fdisk.png.080252c770e3f7344f2d871a03814856.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...