Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do lendário Cooler Master Hyper 212 RGB (Ryzen 5 3600 OC 4200 @ 1,325v)

Posts recomendados

Para quem tem dúvida se vale a pena ou não o lendário Air Cooler Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition, deixo abaixo um vídeo testando o desempenho dele no novo Cinebench r23 e no Aida64, para que tire suas próprias conclusões, comprei hoje esse cooler com 8 meses de uso, juntamente com uma fan Masterfan SF120R RGB por 250 reais, a pasta térmica nem tinha sido usada.

Abaixo a config do meu PC:
-Ryzen 5 3600 OC 4200 @ 1,325v
-Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition
-placa-mãe Asrock B450m Pro4
-2x 8gb 3000mhz @ 3200Mhz CL16 XPG Spectrix D41 TUF AX4U300038G16-SB41
-SSD M.2 Asgard nvme pcie 512gb AN512NVMe-M.2/80
-EVGA GTX 1650 Super SC Ultra Gaming 04G-P4-1357-KR
-Monitor AOC Hero 24g2/bk
-Gabinete T-Dagger Cube T-TGC305B
-Fonte PCYes Electro V2 650w 80 plus bronze

Resumo:

-É um bom Air cooler como todos já sabem, porém comparando o ruído dele com o do Gammaxx 400 PRO, o hyper 212 é um pouco mais barulhento, ou seja, você consegue perceber com mais facilidade quando a temperatura do processador aumenta e a rotação dos fans aumentam junto.

-Da pra sincronizar com o SF120R rgb usando a própria controladora que vem no air cooler

• Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Esse Cooler tem mais eficiência em um ryzen 9 3900 ou I9 10900..

Abaixo disso vale a pena só por estética.

Assim como WaterCoolers também,só começam a funcionar com um R7 3800x em overclock...

Fora isso é decepção e desperdício...Muitos que compram não sabem disso,e comprar para " garantir ".

Eu liguei um mini-motor,esses de maquinas domesticas,com uma hélice de 130mm,ligado direto na tomada,com o gabinete aberto e com fluxo de ar direto no dissipador e o processador.Ryzen 5 3600x em overclock e fiz o teste...Não mudou nada...Talvez 3 ou 4 graus..que se tornam imperceptíveis..

• Curtir 1
Link para o post

@dante milaxa Interessante então o Hyper 212  vai ter mais desempenho em processadores com tdp maior, uma coisa que me deixou um pouco na dúvida, foi a respeito da rotação dos fans, ficam oscilando muito, isso é normal ?

Removi o vídeo anterior e coloquei um teste mais completo, inclusive mostrando a temperatura dentro do apex legends:

• Curtir 1
Link para o post

Já vi outros vídeos seus com testes do R5 3600 que realmente ajudaram e foram úteis, obrigado!

Pelo que já conheço do R5 3600 esse cpu esquenta razoavelmente dependendo da demanda, sendo comum oscilações de temperaturas mesmo em idle.

Sei de um colega que testou o Hyper TX3 e o desempenho não foi muito satisfatório além do ruído da fan de 92 incomodar em rotações mais altas, veja print aqui.
Citando outra instalação CM H500P mesh, R3600 e TX3: idle 45 C - 55 C (picos de 60 C) e jogos 70 C - 75 C.

Então na minha opinião até por ser compatível com o gabinete, o Gammaxx 400 ou o Hyper 212 teriam sido opções melhores para esse cpu.

Particularmente não conheço as fans mais recentes da CM.
Mas já tive o 212 e fans de edições anteriores da CM, algumas achei o nível de ruído satisfatório e outras achei que poderiam ser menos barulhentas.
Mas de qualquer forma em meus testes com o 212 com 2 fans não vi muito ganho a partir dos 1400 rpm - 1500 rpm.

Se quiser a ASRock permite customizar um fan curve para a rotação das fans de forma a manter bom desempenho com nível de ruído mais aceitável.
Não sei como é a curva padrão do cpu fan da sua placa-mãe, mas alguns que vi me pareceu um pouco agressiva.
Imagino que tenham sido customizada levando consideração a limitação de desempenho do cooler box.
Apenas ao customizar a curva cuidado para não diminuir demais a rotação em temperaturas mais altas.

• Curtir 1
Link para o post

@EdsonSM Pelo visto eu estava tendo problema com oscilações na rotação dos fans, justamente pelo fato de estar usando 1 splitter para ligar os dois fans, tanto o que vem no Hyper 212 rgb quanto o SF120R, depois que liguei os fans separadamente, o problema foi resolvido, agora está bem silencioso sem ficar oscilando rotação de fan toda hora, melhorou 100%. Deixei a curva das fans rgb de forma padrão na bios, só coloquei no modo silencioso uma fan frontal que tenho da corsair daqueles water coolers mais parrudos, que chega a 2500rpm, ai ela coloquei no modo silencioso, agora meu PC está nos trinks.

Eu tinha o Gammaxx 400 PRO, mas surgiu a oportunidade de vendê-lo, e só tive que inteirar 50 reais para pegar esse CM Hyper 212 RGB Black Edition que veio de brinde com essa fan RGB SF120R, comprei mais pela estética mesmo, porém o desempenho é muito satisfatório.

• Curtir 2
Link para o post
  • Moderador

@leonardo162

conseguiu ir além do 4.2?

Tenho um R3600 e consegui 4.2 com 1.2V estáveis. Usando um CM 

Link para o post

@Mr. Caio Augusto O máximo que consegui de forma estável foi 4200 a 1,325v, abaixo disso até funcionava, porém os jogos fechavam sozinhos.

• Curtir 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!