Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook ou Desktop : Qual tem o menor custo na vida útil (watts,manutenção)?


Vanjl

Posts recomendados

A resposta ,claro, depende de varias circunstâncias, então estou pesquisando a melhor decisão financeira para a minha situação. A fórmula é :

 

preco_total = preco_de_compra_ + consumo_de_energia + custo_manutenções

consumo_de_energia = horas_de_uso * kwh

custo_manutenção = para cada peça : qntd_de_vezes_de_defeito*(custo_de_peca + custo_de_conserto)

 

E disso, só achei na internet o consumo do notebook e desktop, com os quais deu pra fazer os seguinte calculos :

 

Desktop :

preco de compra : 1100 (com 4 gb de ram, meu unico requerimento tecnico alem de processador regular)

vida util : 5 anos

watts : 300

tarifa de energia(rj):0,68367

tempo de uso : 7h por dia, 25 dias por mes

Custo mensal: 35,892675

custo por vida util : 2153,5605

 

Notebook:

preco de compra : 1500 (com 4 gb de ram, meu unico requerimento tecnico alem de processador regular)

vida util : 5 anos

watts : 20

tarifa de energia(rj):0,68367

tempo de uso : 7h por dia, 25 dias por mes

custo mensal : 4,78569

custo / vida util : 287,1414

 

Então, ao longo de 5 anos, o notebook seria 1466 mais barato que o desktop, levando em consideracao apenas o consumo. Mas não sei a qntd_de_vezes_de_defeito de cada peça, nem o custo_de_peca e seu respectivo custo_de_conserto. Se o custo_manutencao do notebook fosse 1466 a mais que o custo_manutencao do desktop, o preco_total do notebook em 5 anos seria mais caro que o do desktop. Caso contrario, o notebook sairia mais em conta.

 

To com receio de fazer esse investimento para economizar (vender o desktop e comprar um notebook) e no fim gastar mais. Alguém pra jogar uma luz na minha vida ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Vic131 disse:

To com receio de fazer esse investimento para economizar (vender o desktop e comprar um notebook) e no fim gastar mais. Alguém pra jogar uma luz na minha vida ?

 

 

na minha humilde opiniao, sao 2 aparelhos distintos com finalidades especificas

 

hj, pra comprar um notebook eu so compraria se precisasse ter um computador de toda maneira em qualquer lugar q eu fosse, até porque a finalidade principal dele é essa: SER PORTÁTIL, acessivel em qualquer lugar..

 

 

do contrario, se você nao tem necessidade de levar a canto algum e vai deixar ele em casa, o desktop é a opcao mais racional..

 

ja tive notebook há uns 10 anos atrás, quando ele deu defeito e eu vendi como sucata.. usei desktop e notebook ao mesmo tempo por uns 5 anos, mas hj só uso pc desktop mesmo.. é mais fácil de fazer a manutencao q eu mesmo faco, é mais fácil de fazer upgrades e caso venha a dar algum defeito, dependendo do que seja, o resto dos componentes se salvam.. se der pau numa placa-mãe, é fácil repor.. algo q por exemplo nao ocorre nos notebooks onde a placa-mãe é basicamente tudo.. e com os notebooks q estão sendo vendidos hj em dia com memoria ram soldada, placa wifi e etc, se der defeito em alguma coisa dessas é perda completa..

 

enfim, hj so uso desktop

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira  Entendi. A minha necessidade é mesmo só essa : 4 gb de memoria ram e um processador decente, nada demais. Todo o resto é indiferente ou atendidas por ambos. Não vou fazer modificações.... trocar peças so se tiver defeito.  Minha preocupação mesmo é com a manutenção ou se tem algum outro fator que não to vendo q vá alterar o custo... você disse que a manuntenção do notebook é pior, mas se ela custar até 1466 em cinco anos, daria na mesma, financeiramente, do que comprar um desktop. Por isso to tentando quantificar a manutenção dos dois ...  Ou descobrir se tem algum fator que to deixando passar, tipo a vida útil, que só pensei agora. Se a vida útil do desktop for muito maior que a do notebook, teria que recalcular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Vic131 disse:

Se a vida útil do desktop for muito maior que a do notebook, teria que recalcular.

 

a vida util de ambos depende do uso, dos cuidados, etc.. enfim, eu ainda continuo achando o desktop mais viavel em todos os aspectos, principalmente no tocante a manutencao, se é a preocupacao maior..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...