Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Photoshop rodaria neste notebook?


Posts recomendados

Olá! Eu consegui a doação de um notebook para estudar e trabalhar, mas eu também pretendo editar o utilizando (apenas por hobbie e creio que não seriam trabalhos muito complexos, por exemplo, gosto de editar icons, gifs, capas, coisas assim). A pessoa que está me doando me passou as configurações hoje e fiquei em dúvida se o notebook em questão rodaria o Photoshop sem apresentar muitos problemas. As configurações são as seguintes: Intel Core Solo  U3500 @1.40GHz Memoria RAM 4GB Sistema Operacional de 64Bits

 

Podem me informar se seria possível instalar o Photoshop nele e conseguir ter um desempenho razoável/satisfatório, por favor? Há algum upgrade que eu poderia fazer no sistema, sem gastar muito?

 

Obrigada desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magina... 

Mas você pode tentar, talvez dê pra rodar uma versão antiga ou um programa semelhante que seja mais leve (como o gimp).

@secondskeIeton Pensando melhor acho que você deve tentar sim, fui um pouco precipitado em dizer que não roda. Se você baixar uma versão antiga é bem provável que funcione, mesmo que rode mal. Eu sugiro tentar o Gimp por ser gratuito e open source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Acvale7 disse:

Magina... 

Mas você pode tentar, talvez dê pra rodar uma versão antiga ou um programa semelhante que seja mais leve (como o gimp).

@secondskeIeton Pensando melhor acho que você deve tentar sim, fui um pouco precipitado em dizer que não roda. Se você baixar uma versão antiga é bem provável que funcione, mesmo que rode mal. Eu sugiro tentar o Gimp por ser gratuito e open source

@Acvale7 Não tem problema! Eu vou testar, sim, pra ver se dá certo, assim que eu estiver com ele em mãos. Eu não estava ciente do Gimp, talvez seja uma boa opção pra mim... Suas respostas foram super úteis.

 

Eu conversei com a pessoa que vai me doar e perguntei se ela se importaria se eu vendesse o notebook (caso eu consiga) e junte com um dinheiro que eu tenho, ela disse que não teria problema. Olhando estes dois computadores, você conseguiria me dizer se algum deles serviria pra mim, por favor? Mantenha em mente que o meu uso no Photoshop, assim como no geral, não vai ser muito exigente. Só quero pra redes sociais, estudar, mexer no Photoshop pra alguma coisa...

 

PS: Seria legal um desktop que eu pudesse atualizar com o passar do tempo, mas não é uma grande preocupação minha. S

 

https://www.americanas.com.br/produto/1335295322?opn=YSMESP&sellerid=71052559000537&epar=bp_pl_00_go_pla_teste_b2wads&WT.srch=1&aid=5f909951c1355d001688c5b9&sid=71052559000537&pid=1335295322&chave=vnzpla_5f909951c1355d001688c5b9_71052559000537_1335295322&gclid=CjwKCAiA7939BRBMEiwA-hX5J1mdbzvyx3ZdmRMJhBb6dc5p33HHb1t9inE3eJrgtTYntETisR98GRoCQY0QAvD_BwE&tensão=Bivolt manual

 

https://www.americanas.com.br/produto/2320633245?pfm_carac=computador-completo&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&cor=Preto#modal-product-info

 

https://www.americanas.com.br/produto/2323000136?pfm_carac=desktop-completo&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&cor=Preto

 

Obrigada

 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@secondskeIeton Boa tarde. Estes computadores estão caros para o que oferecem, seria interessante montar um. Vou montar alguns exemplos de PC que seriam bons e teriam muita margem para upgrade. Estes kits são básicos (pouca memória ram, processadores de entrada, pois tentei montá-los de forma a reduzir o custo), mas muito recentes, o que fará com que o PC dure muito tempo.

 

Kit 1 - PC básico

 

placa-mãe A320MH (389,00) + 15 frete

Processador Athlon 3000g (512,00) + 15 frete

4 gb RAM DDR4 Crucial 2666Mhz CL19 (130,00) + 15 frete

fonte cougar 500w (276,00) + 15 frete

Gabinete OFFICE AIGO J3 (90,00) + 15 frete

SSD 240Gb (230,00) frete grátis

 

Total: R$ 1702,00

 

Kit 2 - Pc básico com processador e memória melhor

 

placa-mãe A320MH (389,00) + 15 frete

Processador Ryzen 3200g (715,00) + 15 frete

8 gb RAM DDR4 Lexar 2666Mhz CL19 (220,00) + 15 frete

fonte cougar 500w (276,00) + 15 frete

Gabinete OFFICE AIGO J3 (90,00) + 15 frete

SSD 240Gb (230,00) frete grátis

 

Total: R$ 1997,00

 

Kit 3 - Pc com placa-mãe que suporta Ryzen 5000 (maior potencial de upgrade, apesar do fato de que os outros também tem um grande potencial) e fonte melhor:

 

placa-mãe Biostar B350GT3 (500,00) + frete 15 

Processador Ryzen 3200g (715,00) + 15 frete

8 gb RAM DDR4 Lexar 2666Mhz CL19 (220,00) + 15 frete

fonte corsair VS 450W (374,00) + 15 frete

Gabinete OFFICE AIGO J3 (90,00) + 15 frete

SSD 240Gb (230,00) frete grátis

 

Total: R$ 2204,00

 

 

Kit 4 - PC que eu considero bom custo benefício com o menor preço possível:

 

placa-mãe A320MH (389,00) + 15 frete

Processador Ryzen 3200g (715,00) + 15 frete

4 gb RAM DDR4 Crucial 2666Mhz CL19 (130,00) + 15 frete

fonte cougar 500w (276,00) + 15 frete

Gabinete OFFICE AIGO J3 (90,00) + 15 frete

SSD 240Gb (230,00) frete grátis

 

Total: R$ 1905,00

 

 

 

 

Considerações:

 

1. Todas as peças presentes nestes kits que eu montei são compatíveis entre si, o que significa que você pode montar com as peças que preferir.

 

2. O Ryzen 3 3200g é um processador consideravelmente melhor do que o Athlon 3000g, que vale mais a pena no custo benefício. Ele está um pouco caro atualmente. Sugiro ficar de olho nos preços pra aproveitar alguma oferta (essa dica vale também para outras peças, embora há sempre o risco dos preços subirem). Ambos os processadores seriam bons/muito bons para tarefas como o Photoshop.

 

3.  Todos os itens listados foram retirados de lojas confiáveis da internet, como principalmente Kabum, Terabyte e Pichau, com exceção do SSD que é do Mercado Livre e do Athlon que é do Submarino. Se quiser os links de peças específicas, posso enviar. Mas creio que seja fácil encontrá-las no Google.

 

4. Os preços dos SSDs estão atualmente mais baratos em relação ao padrão recente do mercado. No entanto, caso você precise de mais armazenamento, pode ser interessante trocá-lo por um HDD de 1TB. Os SSDs são muito mais rápidos, possibilitando que mesmo PCs/notebooks com processadores fracos rodem o sistema de forma ágil.

 

5. Memória RAM: 4 Gb é pouco, mas rodará o Photoshop e outras tarefas básicas com certa facilidade, principalmente em conjunto com o SSD. A melhor opção de baixo custo que não prejudique muito a performance é comprar um pente de 4gb agora e outro de 4gb depois, caso seja necessário. Um pente de 8gb agora seria inicialmente melhor, mas este é um ponto no qual você pode economizar.

 

6. Ambos processadores listados possuem um vídeo integrado forte, o que significa que você poderá realizar trabalhos de renderização 3d e edição de vídeos muito melhor do que em processadores com um vídeo integrado mais fraco. Colocar dois pentes de memória RAM é algo que auxilia muito este vídeo integrado, por isso estou recomendando colocar 4gb agora e mais 4gb depois.

 

7. Se achar outra fonte para o PC (ou outras peças), pergunte aqui no fórum a respeito dela, para que possamos lhe informar se esta é de qualidade suficiente para o seu PC. Há muitas fontes baratas que não valem o investimento, pois podem causar problemas no PC depois de algum tempo de uso.

 

8. Caso tenha alguma dificuldade na futura montagem do PC, certamente os membros do fórum estarão dispostos a lhe ajudar.

 

9. É preciso comprar também mouse, teclado e monitor. Como o seu uso não é para jogo, dá pra economizar no mouse e teclado. Você pode comprar um Kit combo teclado e mouse, que varia de 50 a 150 reais. Já o monitor é algo que está bem caro hoje em dia. Você pode comprar um novo de 19.5 polegadas HD por 350 - 500 reais, ou um usado no Mercado Livre por 170 reais (com um tamanho menor, mas ainda HD). Se precisar muito economizar, compre um monitor quadrado usado.

 

10. Sugeri um Kit AMD pois estes apresentam melhor custo benefício em relação aos intel atualmente, isso também vale para futuros upgrades.

 

11. Qualquer dúvida, relacionada ou não a esta publicação, estou a disposição.

 

 

 

 

 

43 minutos atrás, secondskeIeton disse:

@Katagiri Certo, obrigada pela resposta 😊 Depois do que você me disse, eu dei uma olhada em alguns i5, na intenção de montar um desktop. Você acha que, para o uso que eu terei, um i5 3470 ou um i5 3330 dariam conta? Encontrei por preços bons.

Estes processadores são bons, mas o vídeo (para edição e renderização 3d, além de jogos), são muito piores do que os Ryzen, além de que as placas mães desta plataforma, se compradas novas, estão pelo mesmo preço de placas mães modernas. Se você montar um PC com intel de 3 geração com peças novas e/ou usadas, o preço será em torno de 1000 - 1500 (dependendo dos preços e configurações). Além do desempenho ser pior do que os Ryzen, não haveria quase nenhuma margem para upgrade. Eu tentaria economizar um pouco mais e comprar uma plataforma moderna.

 

Mas se você precisar muito mesmo economizar, é possível achar computadores usados no Mercado Livre e OLX. Recomendo que busque por processadores intel da quarta geração pelo menos. Pode ser i3 ou i5. É possível, com bastante busca, encontrar PCs por 900 -1100 reais com um i3 de quarta geração (sem monitor, na maioria das vezes). Mas tenho que alertar que comprar um PC usado é sempre um risco, recomendo dar uma checada nele antes e fechar negócio pelo Mercado Livre, Mercado Envios e Mercado Pago (pois assim você pode devolver o produto caso não esteja satisfeito).

 

 

@secondskeIetonCorreção: O ryzen 3 é muito melhor do que o Athlon, e por 200 reais de diferença recomendo muito que o compre (caso for comprar um pc novo e não um usado).

 

 

Correção 2: Placa b350gt3 não tem suporte para ryzen série 5000, para tal compatibilidade seria necessário uma B450, por 600 reais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7 Boa noite! Agradeço muito por você ter gastado tempo me ajudando, as suas análises e dicas estão sendo bastante proveitosas. Eu gostei de todas as montagens que você propôs e estou considerando investir na primeira ou na segunda (a terceira, ao menos por enquanto, é improvável). Estive pesquisando um pouco sobre os processadores recomendados e eles são bem avaliados. Me interessei em comprar um Ryzen 3, por você ter dito que é superior ao outro e por ter lido ótimas críticas acerca do desempenho dele.

 

Uma última dúvida que eu tenho, e que ficarei feliz se você puder me auxiliar em sua resolução... Apareceu outro doador, cujo computador apresenta as configurações da foto anexada. Vejo que ele é antigo e não sei se traz muitas opções de melhorias a serem feitas, porém apreciaria saber a sua opinião. Você acha que daria pra eu ter acesso ao Photoshop com ele e ir me virando por um tempo? Olhando no site do Photoshop, esta máquina aparenta, pelo menos à primeira vista, ser capaz de aguentar a instalação e o processamento do programa, apesar de eu não saber se eu obteria resultados muito agradáveis. O que você acha? Pego ele e dou uma melhorada, ou aproveito apenas gabinete, monitor e periféricos, trocando todo o restante? (Tenho quase certeza que a memória dele é DD3, portanto, incompatível com as montagens que você me passou). 

 

Agradeço novamente pela sua atenção e prestabilidade. Consegui encontrar todos os produtos mencionados sem dificuldades e favoritei eles aqui, pro caso de ainda precisar. 

 

Abraços 

IMG_20201122_000315.jpg

@Katagiri Obrigada pelas dicas! 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Bom, esse pc é muuuuuito melhor do que aquele outro note. O processador é melhor, tem mais RAM, (se for ddr3 é melhor, mas isso não é determinante). Daria pra usar ele como um quebra galho sim, acho que ele roda o Photoshop e similares sem problemas. Aí você avalia, se o upgrade não for uma necessidade sua, você pode ficar com ele indefinidamente. Mas se quisesse mudar pro Ryzen, teria que trocar a placa-mãe, memória (pois é ddr4) e o processador.

 

Este computador tem algumas melhorias possíveis, como a troca do processador. Mas como não sei se o socket é AM2+ ou AM3, então não consigo saber quais processadores são compatíveis, nem se há trocas que compensem. Há melhorias padrão, como a adição de um SSD, que aumenta a velocidade do sistema (rapidez, mas não poder de processamento). 

 

Não recomendo que adicione mais RAM, pois este seria um investimento perdido caso trocasse de plataforma (placa-mãe), além de que 8Gb de ram está bom para o II X2 270.

 

Ps: talvez tenham que ser feitas algumas otimizações no sistema para que o pc fique bom de usar, mas isso é coisa pequena 

 

 

PS2: Se tiver um processador bom do socket da placa-mãe (que é am2+ ou am3) s que esteja custando entre 200 e 400 reais, e se a memória for mesmo DDR3 (e não DDR2), acho que poderia valer a pena comprar. A única coisa que ficaria faltando no PC é processamento gráfico (pra renderização 3d, edição de vídeos e jogos). Todas as outras tarefas poderiam ser feitas sem nenhum problema. Eu mesmo tenho aqui em casa um PC com 8gb de RAM e um i3 4170, e ele é super bom pra coisas simples e até jogos leves relativamente atuais.

 

PS3: Parece que este processador não tem vídeo integrado, o que significa que este PC vem com uma placa de vídeo também. 

 

PS4: Este PC tem a vantagem também de ter o Windows original, algo que você teria que ir atrás no PC novo. Dependendo do tipo de chave, é possível transferir a chave do windows pro hipotético pc novo (caso este venha a existir)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Acvale7

Olá!!! Nossa, que maravilha, fiquei muito contente em saber. Acho que irei mesmo ficar com este computador e fazer as melhorias que forem possíveis, como colocar um SSD e realizar otimizações no sistema. Será que consigo fazer por conta própria?

 

Eu não tenho pretensão de trabalhar com renderização em 3D, então podemos tirar isto do caminho... E jogar não é uma ambição que pese muito para mim. Eu gosto de The Sims e seria legal se eu conseguisse jogar alguma versão dele, mas caso não tenha como, também não será a razão pela qual eu irei preferir trocar tudo, compreende? Quanto à edição de vídeos, o que eu quero é editar gifs, portanto, tenho consciência de que será necessário baixar alguns vídeos e filmes para que depois eu possa trabalhar neles pelo Photoshop... Você acha que eu teria algum tipo de transtorno realizando estas tarefas nestas configurações? Neste caso, eu necessito aumentar a memória?

 

Você mencionou que talvez compensasse pegar um outro processador caso eu o encontre por um bom preço. Dentro das circunstâncias que informei, existe algum que você possa recomendar, que seja superior ao que está originalmente equipado no computador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, secondskeIeton disse:

trabalhar neles pelo Photoshop... Você acha que eu teria algum tipo de transtorno realizando estas tarefas nestas configurações? Neste caso, eu necessito aumentar a memória?

Acho que não

 

2 horas atrás, secondskeIeton disse:

Neste caso, eu necessito aumentar a memória?

Não, mais do que 8 apenas para renderização e jogos pesados

2 horas atrás, secondskeIeton disse:

Dentro das circunstâncias que informei, existe algum que você possa recomendar, que seja superior ao que está originalmente equipado no computador

Preciso pesquisar mais, quando tiver um tempo eu recomendo uns aqui

 

 

Em relação ao Sims, isso depende mais da sua placa de vídeo (que não sei qual é, mas existe pois o seu processador desse pc nao funciona sem placa de video)

Provavelmente não é uma muito boa, mas você pode comprar placas de 300-500 reais como gt730 ou gt1030 que rodam o the sims com certeza. Mas testa o jogo com a sua conf. atual antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de desempenho em relação a notebook e computador é muito complicado. O que você gastaria em um PC top de linha, na faixa dos 5k, você tem que gastar o dobro em um notebook. Em um orçamento de até 2k, complementando o que o membro @Acvale7 disse mais acima, a Pichau tem bons desktop para office com um bom preço e principalmente para trabalho simples como Photoshop.

 

Eu recomendo esse PC aqui (clica aqui).

Se você for usar bastante programa pesado, esse SSD de 256GB vai ficar pequeno, então lhe recomendaria esse aqui que é um SSD de 512GB. É a mesma configuração do outro PC, só que invés de ser 256GB é 512GB. (link aqui).

São bons PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre Esse PC é uma boa opção, única coisa que fico com pé atrás é a fonte que é ruim. É bem difícil achar PCs montados e de entrada que tenham uma fonte melhorzinha, por isso recomendei a compra de peças separadamente.

@secondskeIeton Em relação ao processador, você pode buscar por um phenom ii X6, que tem usado no Mercado Livre e OLX. Tem o phenom ii X6 1045T, 1055T, 1075T, 1090T e 1100T, sendo que quanto maior a numeração melhor. Eles estão entre 300 e 600 reais, mas diria que só valeria a pena pagar entre 300 e 400 ou menos. Tem também o phenom ii X4, que tem performance parecida mas apenas 4 núcleos (o x6 tem 6 núcleos, possibilitando maior desempenho em multitarefas - usar várias aplicações ao mesmo tempo - como o chrome e o Photoshop, por exemplo). Esse x4 tem também desde o x4 940 até o 980, também o 980 sendo o melhor. Ele está um pouco mais barato, e diria que ele é suficientemente bom. Tem um que eu encontrei por 190 reais, um phenom ii x4 955 (parece ser um bom preço mas minha pesquisa foi bem rasa).

 

Esses phenoms x4 9500 (de números 10x maiores) são do socket AM2+, portanto não compre-os.


Se achar alguma oferta muito boa, poste ela aqui pra eu ver se é realmente compatível, ou pesquise na internet o socket do processador.

 

Acho que os Phenom x4 estão valendo muito mais a pena pois o preço está muito menor e a performance é parecida. Além disso se encontrar um x4 980 pelo mesmo preço do que um x6 1045T, prefira o x4 980.

 

 

Fique longe dos Athlon X2, X3 e X4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...