Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode deixar todas as FANs em Full Speed? (Incluindo a FAN do Processador também)


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

4 minutos atrás, Yan_ disse:

@Revolker sim, diminui com a vida dos FANs, por qual motivo quer deixa-los em 100%?

É que, eu entendi nesse tópico aqui, que o amigo falou que é melhor que todas as FANs estejam em Full Speed/Full Load

 

Mas, já que você disse que diminui a vida útil das FANs, então eu deixo no padrão mesmo (Standard Mode)?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Yan_ disse:

sim, diminui com a vida dos FANs, por qual motivo quer deixa-los em 100%?

Nada específico, só foi o que o cara falou aí no tópico que linkei

agora, Yan_ disse:

se nao estiver com temperaturas fora do normal deixa elas em stardard

Qual seria a temperatura ideal pra eu ter uma ideia?

 

Fora de aplicações, em Full Speed, o CPU fica numa faixa de 41 graus com picos de 50-52 graus. No standard mode, que eu lembre, ficava numa faixa de 45-58

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A durabilidade das fans dependem mais da qualidade do rolamento e não da sua capacidade de rotação.
Inclusive os Corsair de rolamento magnético são de alta rotação com edições de 2400 rpm.

 

Já tive fans de 2000 rpm que após alguns anos de uso, começaram a apresentar algum tipo de ruído e que perderam 200 rpm - 300 rpm da sua capacidade de rotação.
No uso diário ela funcionavam em somente 800 rpm - 900 rpm.

 

Mas de qualquer forma já tive um gabinete com 7 fans. 
Particularmente não vi ganho que seja realmente relevante com as fans na máxima ou média rotação.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, EdsonSM disse:

A durabilidade das fans dependem mais da qualidade do rolamento e não da sua capacidade de rotação.
Inclusive os Corsair de rolamento magnético são de alta rotação com edições de 2400 rpm.

 

Já tive fans de 2000 rpm que após alguns anos de uso, começaram a apresentar algum tipo de ruído e que perderam 200 rpm - 300 rpm da sua capacidade de rotação.
No uso diário ela funcionavam em somente 800 rpm - 900 rpm.

 

Mas de qualquer forma já tive um gabinete com 7 fans. 
Particularmente não vi ganho que seja realmente relevante com as fans na máxima ou média rotação.
 

São do gabinete da Corsair mesmo, mas eu segui a dica ai do amigo, deixei todas as fans em Standard Mode.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando, as fans da Corsair que mencionei são os ML120 que são consideradas top de linha da Corsair.

 

As que vem com o gabinete Spec Delta são mais comuns.
Creio que as fans sejam de 1300 rpm.

Geralmente essas fans não fazem muito ruído e se assim preferir não há problema algum em deixá-las em full speed, funcionando em 12V.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, EdsonSM disse:

Se o ruído não incomodar e assim preferir não há problema algum em deixá-las em full speed, funcionando em 12V.

Ruído não incomoda, mas deixar as FANs do Spec Delta em Full Speed não vai reduzir a vida útil delas (já que são fans mais comuns)? (Inclusive a fan do Cooler do R7 2700X também em Full Speed.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um gabinete da Corsair que vieram 2 fans bem básicas, o 120 1200 rpm e 140 1000 rpm aqui.
Devo ter usado por mais de 4 - 5 anos e até hoje tenho elas funcionando perfeitamente.

 

Tem fans de gabinete que inclusive possuem conector molex para serem ligadas direto na fonte, funcionando portanto em 12V full speed.
Veja essa foto aqui.
Tem donos que optaram em ligar na fonte até pelo fato da placa-mãe não possuir conectores adicionais.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, EdsonSM disse:

Já tive um gabinete da Corsair que vieram 2 fans bem básicas, o 120 1200 rpm e 140 1000 rpm aqui.
Devo ter usado por mais de 4 - 5 anos e até hoje tenho elas funcionando perfeitamente.

 

Tem fans de gabinete que inclusive possuem conector molex para serem ligadas direto na fonte, funcionando portanto em 12V full speed.
Veja essa foto aqui.
Tem donos que optaram em ligar na fonte até pelo fato da placa-mãe não possuir conectores adicionais.
 

Lembro que liguei minhas fans todas na placa-mãe, inclusive liguei o RGB das 3 fans frontais na placa-mãe através de um cabo splitter, além do RGB do Cooler Box do CPU também.

 

Uma pergunta, é considerado o uso em 12V se as FANs forem conectadas direto na fonte?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...