Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso cooler box da própria AMD pra jogos, é o ideal ?


Ir à solução Resolvido por Chereguedel,

Posts recomendados

Tenho um Ryzen 5 1600AF e uma RTX 2060 (Plaquinha quente 77°C em Full load) e não sei se a temperatura do meu processador tá boa em jogos considerando que é um cooler box e não sei o quanto eu teria que investir em cooler box bacana para esse propósito (jogar) 

 

Independente se é processador AMD/Intel cooler box pra jogos é recomendável ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O cooler box da AMD é melhor que o da Intel, sem dúvidas. Até na questão de construção.

O 1600 AF não é um processador quentinho, até possui um TDP bacana (65W).

Se quiser investir em um air cooler custo x benefício, recomendo o Gammaxx 400 V2.

Se tiver uma graninha a mais e quiser investir, aí parte pro Water Cooler, lembrando que você precisa de uma boa fonte de alimentação.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Desempregado disse:

@Chereguedel Eu futuramente vou dar up no processador também, o que determina se o air cooler vai servir ou não é o socket da placa-mãe ?

Sim. Apesar que os air coolers são bem versáteis, mas é só olhar a compatibilidade de sockets na descrição de tal air cooler.

Se for dar um up no processador e continuar com o socket AM4, não terá nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chereguedel Você sabe me dizer as opções que tem de up pra mim em questão de processador pra eu me preocupar somente com a placa de vídeo (depois de um certo tempo) ? No caso eu tenho o Ryzen 5 1600 AF a placa de vídeo vai dar um caldo por um bom tempo, né ? Apesar que eu vou esperar pra dar um up sem falar que eu tô sem emprego e tudo tá muito absurdo... se eu comprar esse Air cooler ele vem com pasta térmica em sua embalagem ? No caso eu vi que uma opção é o Ryzen 5 3600 pra esse processador é bem recomendável um Air cooler melhor que o cooler box da amd, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Desempregado disse:

@Chereguedel Você sabe me dizer as opções que tem de up pra mim em questão de processador pra eu me preocupar somente com a placa de vídeo (depois de um certo tempo) ? No caso eu tenho o Ryzen 5 1600 AF a placa de vídeo vai dar um caldo por um bom tempo, né ? Apesar que eu vou esperar pra dar um up sem falar que eu tô sem emprego e tudo tá muito absurdo... se eu comprar esse Air cooler ele vem com pasta térmica em sua embalagem ? No caso eu vi que uma opção é o Ryzen 5 3600 pra esse processador é bem recomendável um Air cooler melhor que o cooler box da amd, né ?

Em relação aos processadores, poderia me informar a sua placa-mãe atual? O R5 3600 é ótimo, bom em multi-tarefas, bom em jogos e com uma litografia atualizada, bem superior com a Zen 2. Mas eu creio que subir do 1600AF pro 3600 não terá MUITA diferença não. Ambos são 6/12, no caso, você subiria o desempenho, mas não notaria muito, apesar do kit R5 3600 + 2060 ser muito bom.

Sobre o 3600, eu usaria um air cooler de melhor qualidade. O cooler box geralmente é só pra pessoas que usam o computador de forma casual.

Também vale o lugar onde você mora, temperatura ambiente, refrigeração do gabinete. Mas eu iria de um air cooler custo x benefício para ambos processadores, para jogar em temperaturas menores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chereguedel Minha placa-mãe é uma B450M steel legend. Exatamente essa aqui https://www.kabum.com.br/produto/100672/placa-mãe-asrock-b450m-steel-legend-amd-am4-matx-ddr4-90-mxb9y0-a0bayz?gclid=CjwKCAiAtej9BRAvEiwA0UAWXisPZADAJL9odLRA4rlkCnETk2_h70Vic1TW3UMNx1FWBo7SvTCkXxoCtpsQAvD_BwE  

 

Quando eu montei o pc, ela saiu por 770 no boleto, a certo tempinho atrás (três semanas) ela tava 1100 agora abaixou um pouco, mas eu acho que ela vale no máximo do máximo 750, não ? Mas assim eu jogo muito jogos de FPS, então pra mim não seria uma vantagem o processador melhor ? Sei lá ambos os processador empurram uma 2070 Super por exemplo ? Se eu conseguir um emprego com salário bom é provável que vou comprar ela, além do desempenho por causa da temperatura e principalmente o barulho das fans da minha RTX 2060.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa placa-mãe. Como você citou FPS, depende do FPS.

O CS GO é um jogo CPU Bound e que se aproveita do single core do processador para gerar mais frames.

Sobre a 2070 Super, se for jogar no Full HD, acho que esse 1600AF segura, porque o 1600AF é um 2600 com clock menor. Mas se conseguir pegar o 3600, pegue ele.

Eu, recomendaria, usar o 1600 AF até uma 2060 Super, se for partir pra 2070, pegaria o 3600 ou subiria mais o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chereguedel Um 3600 empurra uma 2080TI de boa também ? Vai chegar em um ponto em que tipo sei lá, lá pra 2032 eu vou ter que montar um pc do Zero pra rodar todos os jogos em full hd novamente ? Já que a tecnologia vai avançando e tudo. 

É minha fonte é uma CX 550 não preciso me preocupar com relação à dar um up nela caso eu troque de placa de vídeo ou processador ? Eu sou do tipo que gosta de ter um processador forte pra depois se preocupar em dar up só na placa de vídeo... mas um processador que de conta até de uma RTX 3080 tá bem fora da minha realidade kkkkkkkkk. 

Interessante demais eu ter montado eu mesmo esse pc, e compensou muito comparado à um montado (olha que eu montei quando os preços tava começando à aumentar por causa da pandemia) à única coisa que não sabia é de gabinete com air flow. É caso eu compre esse air cooler que você me recomendou, a fan tem que estar virada pro lado das memórias RAM ? Eu também não sei se vai ter à necessidade de comprar uma pasta térmica porque no vídeo do peperaio hardware parece que vinha junto com o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Desempregado Lá pra 2032 já estaremos em outra realidade. No fim do ano que vem, está previsto de lançarem a tecnologia DDR5, já presente em GPUs, mas levando isso para processadores, memórias e suporte nas placa-mães. É uma coisa que demorará até migrarmos e será lançada com um preço absurdo.

O 3600 empurrar uma 2080TI é demais, se tu pensa em pular pra uma GPU tão high-end, mesmo que seja daqui uns bons anos, essa placa já estará "defasada" e pular pra essa GPU, você tem que pular pelo menos pra um R7.

Em relação ao processador é tranquilo, o TDP do 1600AF é 65W, o do 3600 também é 65W, a preocupação deve ser em relação à GPU.

O recomendado para uma 2080 TI seria uma de 650W de boa qualidade, eu jogaria para 700W para ter uma margem boa.

Se for realizar a compra do Gammaxx 400 V2, a fan fica virada pro lado da RAM sim e já vem a pasta térmica inclusa, mas não sei se te dizer quanto à qualidade, apenas que é funcional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chereguedel Eu nunca comprei NADA na Pichau, é tranquilo ? Porque eu vejo muita reclamação com relação à pichau.  

Vou pensar ainda se vou comprar o Gammaxx 400 V2, apesar de ser barato talvez eu de prioridade em outra coisa com esse dinheiro que talvez eu vá investir nele...  

 

É exatamente esse modelo ? https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl?gclid=CjwKCAiAtej9BRAvEiwA0UAWXonyhQsPZCegOKW8IwM8McAkRpyLyqNUboHeP5_CZzBqNPOSl964yhoCDbEQAvD_BwE 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Desempregado disse:

@Chereguedel Eu nunca comprei NADA na Pichau, é tranquilo ? Porque eu vejo muita reclamação com relação à pichau.  

Vou pensar ainda se vou comprar o Gammaxx 400 V2, apesar de ser barato talvez eu de prioridade em outra coisa com esse dinheiro que talvez eu vá investir nele...  

 

É exatamente esse modelo ? https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl?gclid=CjwKCAiAtej9BRAvEiwA0UAWXonyhQsPZCegOKW8IwM8McAkRpyLyqNUboHeP5_CZzBqNPOSl964yhoCDbEQAvD_BwE 

Já fiz diversas compras pela Pichau, é tranquilo.

Exatamente esse modelo, comprei na Terabyte também, só que comprei com o Led RED, achei mais bonitinho pro meu setup, questão de estética, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chereguedel Rapaz, ainda bem que não joguei fora aqueles negócio preto que vem no socket (imagem abaixo) , se precisar acionar a garantia da placa-mãe (qualquer produto não somente de hardware) os caras são bem chatos tem que tá tudo em ordem, né ? Tu tem que estar com caixa do produto e ele estar exatamente no estado em que veio.  Tinha algum cooler box da amd que usava isso ? 

s-l300.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...