Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças entre uma placa-mãe ATX e uma mini-itx.


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá, sou novo na montagem de computadores e estou na tentativa de dar um upgrade na minha máquina, como qualquer outro leigo, tenho medo de comprar pesas que possam acabar gerando problemas de compatibilidade ou qualquer outra dificuldade; por isso venho perguntar sobre a placa-mãe, não entendo direito a diferença entre uma ATX e uma mini-itx, sei que a mini-itx é menor, possui menos slots para RAM e etc., gostaria que me informassem, se possível, qualquer problema de compatibilidade e coisas do gênero que posso ter caso compre uma mini-itx.

 

https://m.kabum.com.br/produto/103423/placa-m-e-gigabyte-aorus-z390-i-aorus-pro-wi-fi-intel-lga-1151-mini-itx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMI4_Wo2vaU7QIVEAqRCh0fJgB-EAQYAyABEgKCifD_BwE

 

https://m.kabum.com.br/produto/99112/placa-m-e-gigabyte-aorus-z390-aorus-pro-wi-fi-intel-lga-1151-atx-ddr4
 

 

Essas são as placas que estou de olho, digam tudo que devo me preocupar caso compre a mini-itx, como por exemplo incompatibilidade com processadores (pretendo usar um i7 9700k), falta de portas USB, superaquecimento da peça, problemas de desempenho, qualquer tipo de conflito que possa ter com um monitor 144hz, placa de vídeo, watercooler e etc., ou se posso comprar a mini-itx que o único diferencial será o tamanho. Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 minutos atrás, Lucas Antônioo disse:

não entendo direito a diferença entre uma ATX e uma mini-itx, sei que a mini-itx é menor, possui menos slots para RAM e etc., 

Mas é só isso mesmo.. O tamanho físico.. E tudo que uma PCB menor (bem menor, aliás), vai obrigar a fabricante a cortar.. RAM, USB, SATA, slots de expansão.. Talvez, mexa no VRM da placa, mas não consigo confirmar, agora..

 

Só uma dica: olhe a 10ª Geração da Intel, se tiver preferência pela marca, pois nona geração não vale a pena..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Antônioo disse:

Ok, achei que teria uma diferença no desempenho pois a diferença no preço foi enorme

A única coisa que poderia interferir, seria um VRM mais fraco, que atrapalharia uma CPU mais parruda.. Nessas placas em questão, tem SIM uma diferença, em favor da placa ATX.. Mas, pra quem não for fazer OC, creio que fica elas por elas...

 

 

2 horas atrás, Lucas Antônioo disse:

mas quanto as portas USB, sabes se uma mini-ITX possuem pelo menos três? Apenas para fone, teclado e headset...

Só olhar o site da fabricante..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...