Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças entre uma placa-mãe ATX e uma mini-itx.


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá, sou novo na montagem de computadores e estou na tentativa de dar um upgrade na minha máquina, como qualquer outro leigo, tenho medo de comprar pesas que possam acabar gerando problemas de compatibilidade ou qualquer outra dificuldade; por isso venho perguntar sobre a placa-mãe, não entendo direito a diferença entre uma ATX e uma mini-itx, sei que a mini-itx é menor, possui menos slots para RAM e etc., gostaria que me informassem, se possível, qualquer problema de compatibilidade e coisas do gênero que posso ter caso compre uma mini-itx.

 

https://m.kabum.com.br/produto/103423/placa-m-e-gigabyte-aorus-z390-i-aorus-pro-wi-fi-intel-lga-1151-mini-itx-ddr4?gclid=EAIaIQobChMI4_Wo2vaU7QIVEAqRCh0fJgB-EAQYAyABEgKCifD_BwE

 

https://m.kabum.com.br/produto/99112/placa-m-e-gigabyte-aorus-z390-aorus-pro-wi-fi-intel-lga-1151-atx-ddr4
 

 

Essas são as placas que estou de olho, digam tudo que devo me preocupar caso compre a mini-itx, como por exemplo incompatibilidade com processadores (pretendo usar um i7 9700k), falta de portas USB, superaquecimento da peça, problemas de desempenho, qualquer tipo de conflito que possa ter com um monitor 144hz, placa de vídeo, watercooler e etc., ou se posso comprar a mini-itx que o único diferencial será o tamanho. Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 minutos atrás, Lucas Antônioo disse:

não entendo direito a diferença entre uma ATX e uma mini-itx, sei que a mini-itx é menor, possui menos slots para RAM e etc., 

Mas é só isso mesmo.. O tamanho físico.. E tudo que uma PCB menor (bem menor, aliás), vai obrigar a fabricante a cortar.. RAM, USB, SATA, slots de expansão.. Talvez, mexa no VRM da placa, mas não consigo confirmar, agora..

 

Só uma dica: olhe a 10ª Geração da Intel, se tiver preferência pela marca, pois nona geração não vale a pena..