Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook não está suspendendo nem hibernando


dkassem

Posts recomendados

Boa noite! Na última semana, notei que meu notebook parou de suspender e de hibernar. Eu utilizo bastante a suspensão ao abaixar a tampa, e quando o abria novamente estava desligado. Ao suspender pelo menu iniciar, a tela fica preta, o botão liga/desliga continua aceso e ele continua trabalhando aparentemente (barulho da ventoinha), mas não volta apertando nenhuma tecla ou o mouse. É necessário forçar o desligamento e ligar novamente.

Já perguntei em fórum da Microsoft e já fiz vários procedimentos, porém sem sucesso até agora. Atualizei o Windows 10 pro 20H2 e também não funcionou.

 

Gostaria de saber se alguém já teve esse problema e conseguiu resolve-lo, ou se pode me informar se seria um problema no sistema, mais fácil de resolver, ou se pode se tratar de problema no hardware, porque já estou ficando preocupada. 

Ainda tenho dois meses de garantia e estou considerando acionar o contato da Lenovo, mesmo não sabendo se eles resolveriam o problema.

 

Obrigada desde já a quem responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dkassem Não é nada recomendado usar essa função em SSDs. Eu já teria desativado de início. O SSD é muito rápido para que use a função de "hibernação". A de suspensão é "mais" aceitável. Outro ponto importante é nunca desfragmentar um SSD, essa opção só deve ser utilizada em HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Chereguedel disse:

@dkassem Não é nada recomendado usar essa função em SSDs. Eu já teria desativado de início. O SSD é muito rápido para que use a função de "hibernação". A de suspensão é "mais" aceitável.

Da onde você tirou essa informação? A recomendação e necessidade de utilização do modo de suspensão/hibernação está restrita a uma questão de produtividade, independente de estar rodando em SSD ou HD....

https://www.howtogeek.com/256395/psa-don’t-shut-down-your-computer-just-use-sleep-or-hibernation/

 

@dkassemVá em Iniciar > Painel de controle > Sistema e segurança > opções de energia > Escolher a função dos botões de energia > Verifique ali se as opções estão corretamente configuradas para "Suspender".

 

Nessa mesma tela, clique em "Alterar configurações do sistema não disponíveis no momento" > desative a opção "Inicialização rápida" e dê um OK, reinicie o PC e veja se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GabrielLV disse:

Da onde você tirou essa informação? A recomendação e necessidade de utilização do modo de suspensão/hibernação está restrita a uma questão de produtividade, independente de estar rodando em SSD ou HD....

https://www.howtogeek.com/256395/psa-don’t-shut-down-your-computer-just-use-sleep-or-hibernation/

 

@dkassemVá em Iniciar > Painel de controle > Sistema e segurança > opções de energia > Escolher a função dos botões de energia > Verifique ali se as opções estão corretamente configuradas para "Suspender".

 

Nessa mesma tela, clique em "Alterar configurações do sistema não disponíveis no momento" > desative a opção "Inicialização rápida" e dê um OK, reinicie o PC e veja se o problema persiste.

Não vejo necessidade, inclusive, não é recomendado para o meu caso. Tem até um vídeo do Tito que eu vi quando saiu sobre otimização do Windows para pessoas mais leigas, e ele cita um ponto bem importante.

Não é que vai estragar, mas o SSD tem uma vida útil, e a vida útil dele é menor. Ele foi feito para leitura de dados, não para ficar gravando dados toda hora.

É mais questão de praticidade, no meu ponto de vista. Enfim, perdão por qualquer coisa. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Chereguedel Sim, o SSD é rápido o suficiente mas como eu disse, a suspensão e hibernação são utilizadas por uma questão de produtividade. Para ligar o Windows somente, talvez o modo de hibernação não fará diferença (diferente do suspender, o qual os arquivos de inicialização ficam salvos na memória RAM, ou seja, independe de estar salvo em um HD ou SSD), porém caso o usuário esteja trabalhando com vários programas abertos no momento, é muito mais prático e produtivo utilizar o modo de hibernação para retomar o trabalho mais tarde (ou talvez alguns dias depois) do que esperar o Windows iniciar novamente e depois ter que abrir todos os programas.

 

Claro que isso depende de usuário para usuário mas como eu disse, essas opções estão restritas a produtividade apenas, sendo que "não ser recomendado" é uma expressão errônea ao meu ver pois essas funcionalidades são sim recomendadas dependendo do usuário, sendo que ocupar espaço no HD/SSD é uma desvantagem desse modo porém necessária do contrário não seria possível utiliza-la.

 

E sobre a vida útil do SSD, sim, dependendo do modelo, a vida útil dele é menor do que a de um HD, porém essa "vida útil" é extremamente longa, e ele foi feito tanto para escrita quanto para leitura de dados, não à toa ele é a evolução do HD e não um complemento.

 

 

 

 

 

@dkassem Abra um CMD como administrador e digite o comando "powercfg -requests" (sem aspas) e tecle enter, nos envie uma print dessa tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Chereguedel Sim, o SSD é rápido o suficiente mas como eu disse, a suspensão e hibernação são utilizadas por uma questão de produtividade. Para ligar o Windows somente, talvez o modo de hibernação não fará diferença (diferente do suspender, o qual os arquivos de inicialização ficam salvos na memória RAM, ou seja, independe de estar salvo em um HD ou SSD), porém caso o usuário esteja trabalhando com vários programas abertos no momento, é muito mais prático e produtivo utilizar o modo de hibernação para retomar o trabalho mais tarde (ou talvez alguns dias depois) do que esperar o Windows iniciar novamente e depois ter que abrir todos os programas.

 

Claro que isso depende de usuário para usuário mas como eu disse, essas opções estão restritas a produtividade apenas, sendo que "não ser recomendado" é uma expressão errônea ao meu ver pois essas funcionalidades são sim recomendadas dependendo do usuário, sendo que ocupar espaço no HD/SSD é uma desvantagem desse modo porém necessária do contrário não seria possível utiliza-la.

 

E sobre a vida útil do SSD, sim, dependendo do modelo, a vida útil dele é menor do que a de um HD, porém essa "vida útil" é extremamente longa, e ele foi feito tanto para escrita quanto para leitura de dados, não à toa ele é a evolução do HD e não um complemento.

 

 

 

 

 

@dkassem Abra um CMD como administrador e digite o comando "powercfg -requests" (sem aspas) e tecle enter, nos envie uma print dessa tela.

 

Realmente, no quesito produtividade é uma boa. Você citou dias depois, pois é, aí que está o problema.

Com meu notebook, é abrir um software e duas abas do navegador, suspender, voltar depois de 1 dia e o notebook estar todo apresentando problemas. Não acho uma solução inteligente.

Mas enfim, é isto. Me expressei mal, deveria ter referido a mim, pois, pra mim, não é recomendado e não faria esse uso a um SSD, vai de usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda no prompt de comando como administrador, digite os seguintes comandos:

 

Citação

powercfg -requestsoverride PROCESS “chrome.exe” SYSTEM

 

powercfg -requestsoverride DRIVER “HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0236&SUBSYS_17AA3906&REV_1000\5&aefe422&0&0001” SYSTEM

 

Reinicie o PC e veja se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GabrielLV disse:

powercfg -requestsoverride PROCESS “chrome.exe” SYSTEM

 

powercfg -requestsoverride DRIVER “HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0236&SUBSYS_17AA3906&REV_1000\5&aefe422&0&0001” SYSTEM

@GabrielLV digito tudo isso e dou enter no final? ou enter depois do primeiro comando e de novo enter depois do segundo? desculpa, sou meio leiga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja se o problema persiste após isso. Se persistir, informe qual foi o dia em que esse problema ocorreu, além de ir novamente em em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Exibir histórico de atualização > Desinstalar atualizações > Nos envie uma foto dessa tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Eu não sei exatamente quando começou o problema, porque nos primeiros dias eu abaixei a tampa e quando retornei estava desligado, mas pensei que ele teria desligado porque demorei mais pra retornar. E depois percebi que sempre estava desligando ao invés de suspender, porque todos os apps fechavam. Mas não faz mais do que duas semanas.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Volte em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Exibir histórico de atualização > Dessa vez expanda os 4 itens ali (atualizações de qualidade, atualizações de driver, etc.), tire uma print de todos eles e poste aqui.

 

Após isso, vá em Iniciar > Digite "Exibir histórico de confiabilidade" (sem aspas) e tecle enter > Clique em "salvar histórico de confiabilidade" > Salve na área de trabalho com qualquer nome > Anexe o arquivo aqui na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 1 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )

 

---------

 

Realizados os procedimentos acima, abra novamente um CMD como administrador e digite o comando:

 

Citação

powercfg.exe /hibernate off

 

Após isso, reinicie o PC, e quando voltar, abra novamente um CMD como administrador e digite:

 

Citação

powercfg.exe /hibernate on

 

Veja se o problema persiste após isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pressione Windows + R > Digite "R" (sem aspas) e tecle enter > Expanda o item "Controladores de som, vídeo e jogos" > Selecione o item que atende pelo nome "Realtek" > Botão direito > desinstalar.

 

Após isso, reinicie o PC, e então veja se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...