Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Desktop Arquitetura e Game


Posts recomendados

Pessoal, lá pra 2000/2005 estava bem por dentro de hardware e ajudava nas configurações por aqui, mas desde então me desliguei disso tudo e estou totalmente desatualizado.

 

Meu último computador tinha um Athlon X2 3800+, Radeon X850XT, para terem ideia...


Resolvi fazer uma segunda graduação em Arquitetura e pelo que vi vou precisar de Windows para alguns programas no futuro. Além disso, bateu vontade de voltar a jogar CS:GO e meu MacBook Air não vai ajudar muito nesses quesitos...

 

Estou com muita dúvida entre um desktop e um notebook, já que a portabilidade me ajudaria no curso, mas o desktop pode ser mais em conta, ou não?

 

Prefiro não falar em disponibilidade financeira, mas queria entender o que seria uma configuração mínima e mais econômica para roda o CS:GO liso e poder usar também para arquitetura.

 

Pelo que vi, deveria já pensar também em um monitor 144Hz, teclado mecânico e um mouse honesto, já que meus Logitechs MX500 e G5 nem devem funcionar mais...


Podem me ajudar?

 

Se for notebook, o que seria uma boa opção?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é que você sugira um orçamento, e baseado nele as pessoas vão dizendo qual seria a configuração adequada.

 

Outra dica: especifique as aplicações que pretende usar no seu curso, e defina qual o desempenho que você pretende alcançar nos jogos que escolheu. Um CS liso seria o que? 60 FPS? 100? 140?

 

Essas informações serão os balizadores das recomendações. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

O ideal é que você sugira um orçamento, e baseado nele as pessoas vão dizendo qual seria a configuração adequada.

 

Outra dica: especifique as aplicações que pretende usar no seu curso, e defina qual o desempenho que você pretende alcançar nos jogos que escolheu. Um CS liso seria o que? 60 FPS? 100? 140?

 

Essas informações serão os balizadores das recomendações. 

 

Beleza! Vou tentar direcionar um pouco mais então...

 

Até o momento, entendi que vou utilizar SketchUp, Revit, ArchiCad, Autocad e Photoshop/Illustrator, basicamente.

 

Sobre o CS, última vez que joguei era o 1.6, então não sei nem dizer o que seria satisfatório hoje em dia.

Lembro que na época em que jogava, 100 FPS era bom, nem se conseguia muito mais que isso, mas talvez isso tenha mudado. A ideia vai ser jogar por diversão, sem me preocupar em travar, lag, etc...

 

Sobre o orçamento, consigo montar algo com 2k? 3k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PreSunTo Eu perguntei incialmente sobre o CS liso porque algumas pessoas gostam de jogar a 300, 400, 500 FPS. Pra jogar acima de 100 FPS, resolução HD e qualidade low, uma máquina com Ryzen 3 3200g e o próprio vídeo integrado já dariam conta. Uma setup de entrada desse porte custaria 2.8-3k.

 

O maior problema é o seguinte: como eu não conhecia (e ainda não conheço) nenhum dos programas citados, dei uma olhada nos requisitos recomendados de cada um, e pareciam todos bem tranquilos em relação à exigência de hardware, até chegar nesse ArchiCad. Este, em particular, parece bem exigente tanto em termos de CPU, quanto de GPU, de acordo com este site. Aqui você teria um problema, porque aparentemente as configurações recomendáveis para tarefas mais pesadas com esse software precisam de um processador hexacore, 16 GB de RAM e uma placa de vídeo dedicada com pelo menos 4 GB de VRAM. Diante disto, vejo que você precisaria investir pelo menos 4 mil num setup com bom desempenho para trabalhar com esse aplicativo. Acredito que um notebook com essas configurações sairia bem mais caro que um desktop.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro muito obrigado!

 

Confesso que desses aí o que menos me preocupa é o ArchiCad. Pelo que vi, as tarefas mais pesadas, seriam muito específicas. Eu deveria me basear no nível básico, de residências. Como estou fazendo o curso por hobby, não vou me preocupar por agora. Caso se torne algo mais presente na minha vida, eu posso decidir mais pra frente.

 

Perguntei do notebook justamente pra permitir o transporte, facilitar no dia a dia. Não sei se é da sua praia, mas tinha visto alguns da Acer, como o Nitro por exemplo.

 

Sobre o FPS do CS, o que influenciaria entre jogar com 300 FPS ou então com 100 FPS em HD/Low? Estou me sentindo um cara completamente leigo no assunto, vi que me desatualizei muito nesse tempo...

 

Se considerar um setup de 3k com um Ryzen 3 3200G, seriam quais componentes? Tipo um desse da Pichau? https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-moba/computador-pichau-gamer-ryzen-3-3200g-geforce-gtx-1650-4gb-8gb-ddr4-hd-1tb-400w-kronen-rgb

 

Outra dúvida, posso ter apenas um SSD né? Como não preciso de armazenamento, deixaria um HD de fora, por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PreSunTo Se você entende que não precisa de uma configuração mais robusta pra rodar os programas, então vamos aos esclarecimentos:

 

1- A máquina que eu sugeri entre 2.7-3k seria com um Ryzen 3200g, sem placa de video dedicada, só com o vídeo integrado do próprio processador. Seria um setup parecido com esse que você mostrou da Pichau, mas com três diferenças: não teria placa de video dedicada como tem nesse que você sugeriu (GTX 1650), portanto a performance gráfica seria bem inferior; teria uma fonte de maior qualidade; teria maior memória RAM; e teria uma placa-mãe de maior qualidade.

2- Essa linha Nitro da Acre é de notebooks mais voltados para games, tanto que eles tem placa de video dedicada. Geralmente são boas configurações (teria que ver qual exatamente você viu pra avaliar melhor), e você ganharia com a questão da praticidade para transportar. Mas devo te dizer que, em termos de notebook, a Acer não é das marcas de maior qualidade. Particularmente, prefiro Dell ou Lenovo. Eu inclusive tenho (ou tinha) um notebook Acer que comprei no final de 2018, e está agora na assistência técnica pra tentar reparar a placa-mãe queimada. Aliás, é bom dizer que com o investimento em um notebook desses, daria pra montar um desktop com configuração superior.

 

3- Sobre o CS, eu não sou jogador, então pra mim qualquer coisa acima de 60 FPS não faria diferença alguma. Mas o pessoal que joga prefere frames e taxas de atualização do monitor mais altos porque isso, supostamente, dá uma vantagem no gameplay e aumenta a competitividade.

 

4- Sobre o SSD, eu não sei se entendi muito bem a pergunta. Mas você não precisa de vários dispositivos de armazenamento. Pode ter um SSD NVMe, um SSD Sata e um HD todos juntos na mesma máquina, ou só um deles. A diferença vai ser tão somente em relação à velocidade de leitura e de transferência de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro já estou começando a me direcionar melhor.

 

Sobre o Acer, tinha visto um Acer Nitro 5 AN515-43-R4C3 (AMD Ryzen 7, 1TB HD, 128GB SSD, GTX 1650, 15,6 Endless OS)

Talvez teria que aumentar a memória de 8 pra 16, mas ele está saindo por 4.400 mais ou menos. Isso me economizaria o monitor, por exemplo.

 

Eu sempre tive um pé atrás com Acer, então dei uma olhada em Dell G5 também. Mas o preço tá acima da disponibilidade ainda. Valeria esperar a chegada dos 10 para baratear os 9?

 

Acho que então um FPS de 100 seria bem suficiente, pra que eu possa durar mais tempo com o que eu comprar.

 

Meu ponto sobre o armazenamento realmente não ficou claro.

Existe algum prejuízo em optar em ter apenas o SSD?

Como não preciso de armazenamento, instalaria no SSD o SO, os jogos e os programas. Isso prejudicaria o desempenho de alguma forma?

 

Estou tendendo mais para o notebook realmente, pela praticidade. Mas o que seria uma configuração completa de ~3k sem a placa? E se quiser incluir uma placa seria só incluir ela na lista e ficaria em ~4k?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PreSunTo Eu dei uma pesquisada a respeito desses notebooks Acer Nitro 5, é essa linha 2020 tem versões, com processadores diferentes: Core i5 9300h, Ryzen 5 3550h e Ryzen 7 3750h. Todos entregam um desempenho legal, tem processadores 4/8 e um gráfico dedicado honesto, então dariam conta de rodar um CSGO da maneira que você gostaria, e, em tese, de levar as aplicações que você pretende trabalhar. Entre os Ryzen, há pouca diferença em termos de desempenho. Mas entre eles e o i5 9300h, há uma vantagem considerável de performance pra esse último. Dito isto, tem algumas coisas que precisam ser levadas em consideração na hora de escolher um ou outro:

 

-Com o Ryzen, tu vais ser praticamente obrigado a colocar outro módulo de memória RAM igual ao que já está lá (mesmo tamanho, mesma frequência), porque embora esse notebook tenha uma GPU dedicada, os gráficos integrados do processador não podem ser desabilitados, e ele compartilha (leia-se rouba) 2 GB de memória da RAM, então o notebook fica, na prática, com 6 GB de memória RAM, e isso causa um impacto muito no desempenho do processador. Com dois módulos de 8 GB e 16 GB de RAM no total, esse problema é amenizado.

 

- O i5 9300h segura o desempenho numa boa com os 8 GB que já vem no computador, embora também tenha um ganho de performance com a adição de outro módulo idêntico de memória RAM. Em condições iguais, o i5 9300h é consideravelmente superior ao Ryzen 7 3750h, tanto em performance single core, multi core, clock e cache maior. O problema dele é o seguinte: temperaturas. Ele é mais esquentado que o Ryzen, consome mais energia, e esse notebook Acer Nitro 5 com o i5 9300h parece ter sistema de arrefecimento pior que o Acer Nitro 5 com o Ryzen 3750h. Isso pode ser controlado com undervolt, aquelas bases coolers para notebook... enfim, tem alternativas, mas não sei que ponto isso vai ser conveniente pra você. Como eu não tenho muito conhecimento acerca de notebooks, não vou conseguir sugerir uma opção melhor que essas. Mas a minha sugestão é que você pesquise mais a fundo sobre esses notebooks, e outros que você venha a ter interesse, pra ter um conhecimento mais sólido antes de comprar. 
 

Sobre os notebooks Dell, não vou saber te informar, porque não tenho noção de preços neste caso.
 

Sobre a questão do armazenamento, não tem prejuízo algum instalar tudo no SSD, desde que ele tenha capacidade suficiente. É até preferível, considerando que a transferência de informações e a comunicação de um SSD com o sistema é muito maior que a de um HD, então o tempo de carregamento de algumas aplicações e transferência de arquivos é significantemente menor.

 

Configuração com vídeo integrado seria algo na linha de: 

 

Ryzen 3 3200g

AB350m-DS3H

8 GB RAM x2

Fonte Redragon RGPS 500W

HD 1 TB

Gabinete de qualidade até R$250.

 

Isso daria por volta de 2.7k

 

Configuração com placa de video dedicada e orçamento de até 4k seria algo na linha de:

 

Ryzen 3 3100

AB350m-DS3H

8 GB RAM 3000 MHz x2

Fonte Redragon RGPS 500W

HD 1 TB + SSD 240 GB (dependendo do preço do SSD)

GPU: GTX 1650, 1650s, RX 5500 XT ou RX 580, dependendo muito do preço de cada uma delas na ocasião.

Gabinete de qualidade até R$250

 

Isso daria por volta de 3.9-4.2k, dependendo de como estiverem os preços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...