Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700x em 64 graus, é normal?


Ir à solução Resolvido por IgorAlexandre,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Gostaria de saber se essa temperatura é ideal para o meu processador (R7 2700X)? Obs.: eu estava jogando Dauntless com tudo no Ultra.742608918_TemperaturaR72700X.png.e4a89a14a02258baa6a92d2ae6118af9.png

 

Se sim, vocês acham que pode ter sido o cable management que eu fiz errado que pode estar bloqueando a passagem de ar? Segue imagem. Obs.: é a minha primeira vez montando um PC, realmente acho que poderia ter organizado melhor os cabos no gabinete.

20201124_001725-min.thumb.jpg.9ba6ea4b2b6e2f1ce360c446ccbd8e47.jpg

 

Percebi que, ao retirar o painel lateral de vidro temperado, a temperatura do CPU melhorou uns 5-10 graus, posso usar sem os painéis laterais? E, última pergunta, é verdade que o CPU não pode ficar frio demais que ele perde desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não passando de 95º ele está okay...
Não passando de 80º ele está excelente...
Porém se você adicionar coolers a frente e em cima... coolers com bom CFM vai te ajudar com certeza.
Retirar a tampa não recomendo por que junta mais pó...
Não, não é verdade que processador frio perde desempenho.

Essas temperaturas estão estranhas se você está apenas jogando...
Tem coisa errada ai...
Mesmo com tudo fechado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Seu processador é bem quentinho mesmo, pelo fato dele ter 105 tdp, e na minha opinião o cooler box não ajuda muito, eu recomendaria trocá-lo para um aircooler como um Gammax V2, H410R, H412R, Hyper 212 entre outros. Ou se preferir watercooler a historia será outra.

 

Entretanto, a forma como está esses fios nem pode ser chamado de cable management, sinceramente.. Pegue um dia que você estiver de boa, desligue seu PC, desconecta todos os cabos da sua placa-mãe e só coloque a placa de vídeo por último. Refaça esse cable management. Compre bastante abraçadeira de nylon (famoso enforca gato) ou se preferir, pode utilizar aqueles arames que vem em pão de forma e etc (eu particularmente o prefiro). e faça um bom trabalho. Utilize seu celular para aprender dicas no YouTube sobre o cable management (caso queira) e após concluir, você verá que a temperatura dará uma bela caída. 

 

Outra coisa, seu computador tem cooler frontal? Porque na foto parece que não. Caso não tenha, lhe indico fortemente comprar alguns coolers para completar a parte frontal do seu gabinete e se possível, a parte superior também. Assim conseguirá manter um excelente airflow fazendo com que as peças não aqueçam e mantendo o ar sempre gelado de dentro do seu gabinete.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Melo @IgorAlexandre Uma ressalva aqui: eu não havia dito, mas, quando fui colocar o Cooler Box do R7 2700X, eu não sabia ao certo como encaixar o Cooler naquelas presilhas que ficam em volta no socket do processador, o Cooler já vinha com pasta térmica pré-aplicada, então eu acabei colocando uma vez a pasta e mais outra vez. Acabei desgastando a pasta 2x, depois consegui instalar ele direitinho. Creio eu que seja por isso também. Devo limpar a pasta com um papel higiênico/guardanapo e aplicar outra direito? Vi uns vídeos do MW Hardware que a melhor maneira de aplicar a pasta térmica é colocando apenas uma gotinha no processador que, quando instala o cooler nele, a pasta se esparrama levemente no processador criando uma camada circular. Acho que a questão mesmo é essa desgastada que eu dei na pasta térmica e os cabos mal organizados. 

 

11 horas atrás, Arthur Melo disse:

Retirar a tampa não recomendo por que junta mais pó...

Entendo. Pensei que seria interessante fazer isso, já que o meu quarto é bem ventilado...

 

9 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Outra coisa, seu computador tem cooler frontal

Tem sim, o meu gabinete vem com 4 FANs, uma na parte posterior (sem RGB) e três frontais com RGB, só não tem na parte superior. A rotação tá no "Standard Mode" (modo padrão), quando eu colocava em Full Speed a temperatura ficava legal até, mas falam que reduz a vida útil das fans.

 

9 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Gammax V2

Eu já tava de olho nesse cooler, caso o cooler box não desse conta :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Revolker disse:

@Arthur Melo @IgorAlexandre Uma ressalva aqui: eu não havia dito, mas, quando fui colocar o Cooler Box do R7 2700X, eu não sabia ao certo como encaixar o Cooler naquelas presilhas que ficam em volta no socket do processador, o Cooler já vinha com pasta térmica pré-aplicada, então eu acabei colocando uma vez a pasta e mais outra vez. Acabei desgastando a pasta 2x, depois consegui instalar ele direitinho. Creio eu que seja por isso também. Devo limpar a pasta com um papel higiênico/guardanapo e aplicar outra direito? Vi uns vídeos do MW Hardware que a melhor maneira de aplicar a pasta térmica é colocando apenas uma gotinha no processador que, quando instala o cooler nele, a pasta se esparrama levemente no processador criando uma camada circular. Acho que a questão mesmo é essa desgastada que eu dei na pasta térmica e os cabos mal organizados. 

Então retire o cooler, passe papel higiênico ou se possível álcool isopropílico para retirar tudo do processador e do cooler box e coloque uma gota no centro (eu particularmente prefiro), mas tem pessoas que preferem fazer em forma de X, uma gota nos quatro lados, entre inúmeras outras formas.

 

59 minutos atrás, Revolker disse:

Tem sim, o meu gabinete vem com 4 FANs, uma na parte posterior (sem RGB) e três frontais com RGB, só não tem na parte superior. A rotação tá no "Standard Mode" (modo padrão), quando eu colocava em Full Speed a temperatura ficava legal até, mas falam que reduz a vida útil das fans.

 

E é verdade, dá uma reduzida sim. Mas não precisa deixar o tempo todo em 100%. Faz o básico que é arrumar os cabos e trocar a pasta térmica que é mais do que o suficiente.

 

1 hora atrás, Revolker disse:

Eu já tava de olho nesse cooler, caso o cooler box não desse conta :(

Só toma cuidado que eu acredito que esse Gammax pode sofrer um pouco com o seu 2700x... Segundo esse vídeo aqui, em estresse 100% o cpu chega a consumir até 125TDP e chega até 75°. 

 

 

Claro que é uma comparação bem complicada porque não dá para saber qual pasta térmica ele utilizou, qual o gabinete, qual a temperatura ambiente entre inúmeros outros fatores. Mas serve como uma base, ao menos. Acho válido pegar um aircooler mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, IgorAlexandre disse:

Então retire o cooler, passe papel higiênico ou se possível álcool isopropílico para retirar tudo do processador e do cooler box e coloque uma gota no centro (eu particularmente prefiro), mas tem pessoas que preferem fazer em forma de X, uma gota nos quatro lados, entre inúmeras outras formas.

Ainda não tenho nenhuma pasta térmica, terei de comprar uma e, por ora, usar o processador com a pasta que tem. Se puder recomendar uma decente pro Ryzen 7 2700x, agradeço muito, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Revolker disse:

Ainda não tenho nenhuma pasta térmica, terei de comprar uma e, por ora, usar o processador com a pasta que tem. Se puder recomendar uma decente pro Ryzen 7 2700x, agradeço muito, amigo.

DeepCool Z5

DeepCool Z9

DeepCool Nano

CoolerMaster Gel

Cooler Master PRO Maker

PCYes OCX Gelid

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Revolker disse:

@IgorAlexandre você tem algum vídeo em específico que te ajudou em cable management? Porque estou assistindo alguns vídeos aqui do Brasil, não acho que está servindo muito.

Cara, a melhor pessoal que entende de cable management é o EmersonBR. Ele tem patrocínio da Kabum e varias outras coisas além de ter canal no YouTube e fazer manutenção nos PC de várias pessoas famosas e streamers. Link do youtube aqui.

Alguns vídeos dele mostra ele fazendo algumas coisinhas interessante para arrumar os cabos, mas é somente uma coisa ou outra. Ele também tem um site para contratar os serviços dele, onde já tentei entrar em contato para fazer uma manutenção provisória em meu computador além de arrumar os cabos também, mas já faz quase 1 mes e até agora não obtive nenhuma resposta. Use palavras chaves para aprender sobre cable management, como: "cheats for cable management pc" ou algo do gênero, geralmente coisas em inglês tem uma pesquisa mais avançada e detalhada além de ser melhor.

 

https://www.pcworld.com/article/2144766/the-beginners-guide-to-proper-pc-cable-management.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2020 às 02:41, IgorAlexandre disse:

Hyper 212

Dei uma olhada em todos os coolers que você mandou, fiquei interessado nesse por ter 2 FANs (já que o R7 2700X é um CPU bem quente), só que muitaaa gente falou que ele é grande demais e pode não caber no gabinete, além de ter a chance de atrapalhar os slots da RAM. O meu gabinete é esse: https://www.kabum.com.br/produto/100004/gabinete-gamer-corsair-carbide-series-spec-delta-rgb-mid-tower-3-fans-vidro-temperado-preto-cc-9011166-ww. E vou usar essa pasta térmica pro CPU: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96815. O Hyper 212 que vou pegar é nesse preço: https://www.kabum.com.br/produto/97090/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-turbo-com-led-vermelho-amd-intel-black-cover-rr-212tk-16pr-r1-.

Acha que está no preço? 

 

Não quero gastar muito com pasta térmica, faz mais sentido investir num cooler de qualidade e uma pasta térmica genérica. Vou usar duas memórias RAM, uma ficará no Slot 2 e a outra no Slot 4. A memória é essa: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102746

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira cara, vou fazer o seguinte: substituir a pasta térmica que está no meu CPU pela que comprei (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96815), se não ajudar a amenizar as temperaturas que estão me desagradando por parte do cooler box, vou tentar ajeitar os cabos. Quero deixar o arranjamento dos cabos por último, por mais que seja básico ao essencial, pois eu sou meio desastrado e nervoso, tenho medo de acabar fazendo alguma besteira na hora de ajeitar os cabos. Se não resolver da substituição da pasta térmica e de arranjar os cabos, vou comprar esse Cooler da Gammax mesmo pra ver se resolve as temperaturas do R7 2700X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Revolker não. basicamente você seta manualmente o vcore que a placa joga pro processador, dá uma estudada sobre isso em canais confiáveis no youtube, é bem simples de fazer, ainda mais na Steel Legend que é excelente. se você terá sucesso na tentativa são outros 500, mas não danifica nada. aconselho a testar 1.25v e ver como se comporta o cpu em teste de estresse como blender/aida64 - se passar sem problemas, você tenta baixar um pouco mais a tensão a 1.22 etc, acho que deu pra entender a lógica do processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Fechado. Assim que chegar em casa eu vejo a respeito. Você teria alguma indicação pra remover a pasta térmica sem eu precisar comprar álcool isopropílico? Vou deixar o CPU preso no socket mesmo e retirar a pasta térmica, posso usar um algodão, álcool normal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode jogar direto na pasta térmica mesmo, acho que ele iria evaporar antes de conseguir tirar, se passasse primeiro no papel kkkk (mesmo limpa contato que eu uso por coincidência) só tome cuidado para não deixar escorrer para os pinos, e se tratando de amd, deixe o pc ligado um tempinho antes de tirar o cooler, a pasta geralmente gruda o processador no cooler, tire o cooler com cuidado girando para os lados levemente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...