Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memóriam 2666MHz rodando somente a 2400 MHz


Posts recomendados

ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? minha memoria e 2666, nas especificaçoes do cpuz confirma isso, porém em uso nao esta execendo 2400... alguem poderia me dizer porque?

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

ou como fazer um overclock de memoria? se e que isso é possível.

 

Acer Aspire Nitro 5 AN515-43-R9K7 + AMD Ryzen 5 8GB 1TB 256GB SSD 15,6

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Poleto Boa tarde,

 

O meu caso é semelhante ao seu. 

Meu processador e placa-mãe suportam nativamente memórias até 2933 Mhz.

 

Tenho duas memórias (2 x 8) da Corsair de 3200 mhz instaladas.

 

Depois vou postar como aparece as informações na Bios.

 

 

 

 

20201122_183637-23.jpg

20201122_183616-22.jpg

20201122_183513-21.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Poleto tenta fazer o seguinte, entre na bios da sua placa-mãe é ative o perfil xmp, pelo o que eu vi nas fotos que você mandou o seu perfil xmp, está desativado por isso, sua memoria ram, fica com a frequência baixa, ative o perfil xmp e depois coloque a frequência 2666, se possível manda fotos da sua bios da placa-mãe!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu pc e um nAspire Nitro 5 AN515-43-R9K7, ja entrei na bios dele e nao tem acesso a muita coisa nela.

 

porém vi no site da amd, que o ryzen 5 3550H, tem um suporte a memoria de 2400mhz

 

to na esperança de ter algum acesso igual esse que você falou, mas ainda nao consegui chegar la rs

 

nao sei acessar esse perfim xmp, nem se tenho acessoa  ele

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Poleto É pelo o que eu vi o seu notebook, tem uma bios mais antiga, e pelo que eu vi também, eu acho que não tem as opções de aumentar a frequência da memória ram, infelizmente, sua memoria vai continuar na frequência 2400mhz! Mais tenta usar um programa pra fazer overclock na Memoria RAM chamado ryzen master da própria Amd, caso você opte por fazer esse meio, faça por sua conta e risco, eu não me responsabiliza caso de algum problema no seu pc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20201120_222618.jpg

20201125_231027.jpg

20201125_230926.jpg

 

Eu fiz uma confusão, mas depois pesquisando melhor consegui.

 

 

Ah!

Só cuidado com as alterações que você fizer na bios... Numa das minhas alterações que fiz, quado o pc reiniciou o monitor ficou sem imagem (nao sei o porque). Daí tive que limpar o CMOS, para conseguir acessar a bios... A imagem voltou no monitor, mas voltou com uma resolução maior que ultrapassa as bordas (tanto no Windows qto na bios) . No Windows eu consegui ajustar, mas na bios não sei como fazer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Artsecut Bom o seu pc não tava dando vídeo imagem, provavelmente porque você mexeu na bios na parte de memória ram, isso também aconteceu comigo quando eu tentei subir a frequência da memória, quando isso acontecer de você mexer na frequência da memória ram, é não dá video, imagem no seu monitor tenta trocar o slot de memória ram, por exemplo se a sua placa-mãe tem 4 slots de memoria ram, e você tem um pente só, coloca no slot 2, mais agora se você tiver duas memórias ram, coloque nos slots 2, e slot 4 

@Artsecut e pelo que eu vi nas fotos, o seu xmp está ativado, e a frequência está 3200mhz, mais na terceira imagem ali diz que a frequência da memória ram está 2933, tenta deixar o seu xmp no automático, é tenta achar a parte onde mexe na frequência, e sobe para 3200mhz com o xmp no automático, provavelmente vai está escrito auto lá na parte do xmp!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Poleto Boa tarde, então como eu te falei sua bios e antiga! devido a esse fato provavelmente pelo o que eu vi na sua bios, não tem a opção de mexer na memoria ram, o que impossibilita aumentar a frequência da memória ram, e sobre atualizar a bios (poder pode) mais mesmo que você atualize a bios, pode ser que ainda não tenha a opção de mexer na frequencia da memoria ram!, você deve ter o extremo cuidado ao realizar o procedimento de atualizar a bios, porque pode dar problema se a atualização da bios for instalada de maneira errada, recomendo pesquisar ou tentar procurar vídeos de pessoas que tem, o mesmo modelo de notebook seu, e que realizaram esse procedimento de atualização de bios.

 

Mais possa ser que, se você fazer o procedimento de atualizar a bios, talvez a sua frequência da memória ram fique automáticamente 2666hmz, ou então contínuara a mesma coisa 2400hmz!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Wagner901 disse:

@Artsecut Bom o seu pc não tava dando vídeo imagem, provavelmente porque você mexeu na bios na parte de memória ram, isso também aconteceu comigo quando eu tentei subir a frequência da memória, quando isso acontecer de você mexer na frequência da memória ram, é não dá video, imagem no seu monitor tenta trocar o slot de memória ram, por exemplo se a sua placa-mãe tem 4 slots de memoria ram, e você tem um pente só, coloca no slot 2, mais agora se você tiver duas memórias ram, coloque nos slots 2, e slot 4 

 

 

 

@Wagner901 Boa tarde.

 

Entendi.

 

Nesse caso, a alteração que eu fiz na Bios  estava incorreta. 

Mas à partir disso, mesmo quando a Bios está nas configurações padrão, a resolução do monitor continua alterada! Tentei trocar as memórias para os slots 2 e 4, não resolveu. A imagem voltou, mas como comentei num post acima, com uma resolução maior que ultrapassa as bordas do monitor, dificultando a visualização e leitura. (No Windows eu consegui consegui resolver, mas na bios não.)

 

 

6 horas atrás, Wagner901 disse:

 

@Artsecut e pelo que eu vi nas fotos, o seu xmp está ativado, e a frequência está 3200mhz, mais na terceira imagem ali diz que a frequência da memória ram está 2933, tenta deixar o seu xmp no automático, é tenta achar a parte onde mexe na frequência, e sobe para 3200mhz com o xmp no automático, provavelmente vai está escrito auto lá na parte do xmp!

 

2933 é o máximo de frequência  que meu processador e placa-mãe suportam. Então se elas trabalharem em 2933 já está ótimo.

 

Quando deixo o XMP somente no automático, a frequência desce para 2133.

(Lembrei que o erro da queda de vídeo e resolução aconteceu quando subi a memória para 3200 com o XMP ativado).

Vou ver essa opção de subir para 3200 com o XMP no automático.

 

Obrigada pelas dicas!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Artsecut disse:

resolução do monitor continua alterada!

Boa tarde.

Você já tentou resetar a bios? Que no caso, você tem que tirar a bateria da placa-mãe, é depois coloca de novo a bateria na placa-mãe, aí a bios é resetada para as configurações padrões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner901  Sim, já resetei a Bios algumas vezes limpando o CMOS... não usei o método de tirar a bateria e colocar de novo. Há diferença entre esses dois métodos, quanto aos resultados? Se sim, posso tentar esse de remover a bateria e depois colocar de volta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Artsecut  olha, se tem diferença entre esses dois métodos eu não sei te dizer, mais no caso eu recomendaria você tentar, tirar a bateria da placa-mãe, fazendo isso a bios reseta completamente, talvez a resolução da sua bios volte ao estado normal fazendo esse procedimento, pelo o que eu saiba esse método de tirar a bateria da placa-mãe é colocar, é ideal caso de algum erro ou problema na bios! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Wagner901 disse:

@Artsecut  olha, se tem diferença entre esses dois métodos eu não sei te dizer, mais no caso eu recomendaria você tentar, tirar a bateria da placa-mãe, fazendo isso a bios reseta completamente, talvez a resolução da sua bios volte ao estado normal fazendo esse procedimento, pelo o que eu saiba esse método de tirar a bateria da placa-mãe é colocar, é ideal caso de algum erro ou problema na bios! 

 

Eu vou tentar o método de tirar a bateria. Aparentemente o de limpeza do CMOS reseta, mas não totalmente. Agora, nem acessando diretamente a Bios e restaurando para o padrão resolve.... 

 

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000025368/processors.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wagner901 disse:

ocê deve ter o extremo cuidado ao realizar o procedimento de atualizar a bios, porque pode dar problema se a atualização da bios for instalada de maneira errada

Atualizar BIOS é tranquilo, só que, durante a atualização da BIOS, se acontecer de cair a energia do cara ou algo do tipo e o PC dele desligar enquanto atualiza, a placa-mãe dele vai pro espaço. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Artsecut disse:

 

Eu vou tentar o método de tirar a bateria. Aparentemente o de limpeza do CMOS reseta, mas não totalmente. Agora, nem acessando diretamente a Bios e restaurando para o padrão resolve.... 

 

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000025368/processors.html

 

@Wagner901

 

Não deu certo com o método da bateria colega. Mas de qualquer maneira, agradeço muito pela sua ajuda.

 

Ah, quanto a frequência da RAM fiz como você sugeriu. Não ativei o XPM e alterei a frequência da RAM de "auto" para 2933 (não coloquei 3200 porque quando fiz isso deu zebra, mas o XMP estava ativado). E ativei o "ASUS Performance Enhancement". Verifiquei na Bios, no Z-CPU e num programa próprio da Asus que fornece as informações do sistema e, aparentemente está igual. 

Será que se eu ativar o XPM com a frequência selecionada, vai dar zebra?

 

P.S.: Imagem monitor da minha bios, antes e depois (atual)

 

 

20201125_231027.jpg

20201126_150604.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Artsecut disse:

@Wagner901

 

Não deu certo com o método da bateria colega. Mas de qualquer maneira, agradeço muito pela sua ajuda.

 

Ah, quanto a frequência da RAM fiz como você sugeriu. Não ativei o XPM e alterei a frequência da RAM de "auto" para 2933 (não coloquei 3200 porque quando fiz isso deu zebra, mas o XMP estava ativado). E ativei o "ASUS Performance Enhancement". Verifiquei na Bios, no Z-CPU e num programa próprio da Asus que fornece as informações do sistema e, aparentemente está igual. 

Será que se eu ativar o XPM com a frequência selecionada, vai dar zebra?

 

P.S.: Imagem monitor da minha bios, antes e depois (atual)

 

 

20201125_231027.jpg

20201126_150604.jpg

Olha como a sua plataforma e intel, eu não recomendo você mexer mais na bios, e sobre o xmp, se no cpuz  se estiver numa frequência que você ache aceitável para você, não precisa mexer mais no xmp! , agora sobre a resolução do monitor tenta ver se não é o cabo HDMI, ou displayport, não sei qual o cabo que você usa mais tenta ver se o problema não está no cabo se possível teste outros cabos!

8 minutos atrás, Wagner901 disse:

Olha como a sua plataforma e intel, eu não recomendo você mexer mais na bios, e sobre o xmp, se no cpuz  se estiver numa frequência que você ache aceitável para você, não precisa mexer mais no xmp! , agora sobre a resolução do monitor tenta ver se não é o cabo HDMI, ou displayport, não sei qual o cabo que você usa mais tenta ver se o problema não está no cabo se possível teste outros cabos!

@Artsecut

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wagner901 Talvez seja melhor mesmo não mexer mais na Bios. Talvez também não seja necessário ativar o XMP, mas somente alterar de "auto" para 2933. (Caso contrário fics tudo em 2133 Mhz

 

Na página da Corsair li mais alguns detalhes sobre as minhas memórias RAM, que me escareceram algumas coisas. (Foto anexo)

 

Então a princípio, está tudo ok.

 

Uso cabo HDMI, já fiz vários testes e aparentemente não é ele. Mas como é um cabo de procedência e qualidade duvidosa, comprei outro para substituí-lo (que está para chegar).

 

15 minutos atrás, Wagner901 disse:

Olha como a sua plataforma e intel, eu não recomendo você mexer mais na bios, e sobre o xmp, se no cpuz  se estiver numa frequência que você ache aceitável para você, não precisa mexer mais no xmp! , agora sobre a resolução do monitor tenta ver se não é o cabo HDMI, ou displayport, não sei qual o cabo que você usa mais tenta ver se o problema não está no cabo se possível teste outros cabos!

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...