Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Priorizar IPS ou Hz?


Posts recomendados

Olá, vou comprar um monitor essa semana, e queria saber se eu foco em pegar um IPS ou um 144Hz?

 

Quero gastar no máximo uns 1100 no monitor, e não consegui achar nenhum que fosse IPS e 144Hz.

 

Sei que as duas características são bem importantes, mas qual das duas é mais? Com 1100 ou eu pego um IPS ou um 144 pelo que eu vi até agora.

 

Pensei em pegar algum IPS 75Hz, já é uma boa né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Parece um excelente monitor, boletei ele e estou para comprar, tô pensando aqui se não espero a Black Friday da loja que explode pra ver se vem promo boa com um monitor decente, porque daí eu compro os periféricos lá também (além do monitor) e não preciso pagar dois fretes. Já que, se eu pagar o monitor no site da Concórdia, vou ter que pagar 1 frete lá e mais 1 na loja que explode, pois vou comprar os periféricos lá na promo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Honestamente acredito que o mais impactante seja o tempo de resposta no lugar dos Hz. Falo por experiência própria.

Se der priorize um IPS com 1ms, a imagem ficaria bem mais fluida (ou pelo menos daria essa impressão.

Um monitor de 144hz que nao seja 1ms não tem mt sentido ao meu ver pelo fato de ter bastante ghost na formação de imagens, o que acaba interferindo na nitidez e precisão da imagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Yan_ disse:

Onde você viu que é IPS? Não consegui achar na descrição não, mas vou ficar de olho, valeu.

 

22 horas atrás, Silas Neto disse:

Honestamente acredito que o mais impactante seja o tempo de resposta no lugar dos Hz. Falo por experiência própria.

Se der priorize um IPS com 1ms, a imagem ficaria bem mais fluida (ou pelo menos daria essa impressão.

Um monitor de 144hz que nao seja 1ms não tem mt sentido ao meu ver pelo fato de ter bastante ghost na formação de imagens, o que acaba interferindo na nitidez e precisão da imagem.

Faz sentido isso, mas quase todos 144 q eu vi, são 1ms também, nesse caso, ainda IPS é mais importante que o Hz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taxa de atualização é mais importante que o tipo do painel do monitor. Não tem nem como comparar.

A diferença de um TN para IPS passa despercebida até para quem tem olhos críticos e que entende do assunto, quando falamos de monitores realmente bons, enquanto a diferença na taxa de atualização é percebida pelo mais leigo que for ao operar o mouse + teclado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lilisandro disse:

Taxa de atualização é mais importante que o tipo do painel do monitor. Não tem nem como comparar.

A diferença de um TN para IPS passa despercebida até para quem tem olhos críticos e que entende do assunto, quando falamos de monitores realmente bons, enquanto a diferença na taxa de atualização é percebida pelo mais leigo que for ao operar o mouse + teclado.

Entendi, valeu.

 

Então melhor focar um 144Hz com painel TP do que um 75Hz com IPS?

 

Tinha dado uma pesquisada e tinha visto o pessoal falando que IPS é melhor pra imagem mais bonita, 144Hz é mais pra quem joga muito FPS, mas parece que é algo mais de gosto pessoal, não parece que um é muito superior a outro, não jogo tanto FPS, ainda assim levo em conta?

 

Um negócio que vi em uma postagem de 2018 foi um cara falando que normalmente monitor 144Hz é limitado a Full HD, aí você pega 144Hz pra ter mais atualização, mas sacrifica imagem por ser painel TN e resolução só full HD, enquanto um IPS a imagem é melhor e ainda é mais fácil achar com maior resolução.

É algo a se considerar ou só abobrinha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João VB Macedo disse:

Entendi, valeu.

 

Então melhor focar um 144Hz com painel TP do que um 75Hz com IPS?

 

Tinha dado uma pesquisada e tinha visto o pessoal falando que IPS é melhor pra imagem mais bonita, 144Hz é mais pra quem joga muito FPS, mas parece que é algo mais de gosto pessoal, não parece que um é muito superior a outro, não jogo tanto FPS, ainda assim levo em conta?

 

Um negócio que vi em uma postagem de 2018 foi um cara falando que normalmente monitor 144Hz é limitado a Full HD, aí você pega 144Hz pra ter mais atualização, mas sacrifica imagem por ser painel TN e resolução só full HD, enquanto um IPS a imagem é melhor e ainda é mais fácil achar com maior resolução.

É algo a se considerar ou só abobrinha?

 

 
Certamente um monitor TN de 144 Hz vai te trazer muito mais satisfação do que um monitor IPS de 75 Hz.

Sobre a segunda parte, é um pouco mais complicado:

Os painéis IPS vêm de uma época em que as TVs começaram a crescer muito por conta da iluminação em LCD e LED, e começou-se a perceber que o ângulo de visão da TV importava. Nem todo mundo que assistia à TV estava sentado no sofá, e por ângulos diferentes a imagem passava a não ficar tão clara. Além disso, em TVs enormes, se você estivesse muito próximo à elas a ponto de ter que mover o pescoço para enxergar as bordas, poderia reparar que as bordas também sofriam uma certa distorção na nitidez da imagem sob a sua perspectiva. Para resolver isso, criaram os painéis IPS que, na época, melhoravam bastante esse aspecto da imagem e, comparados às TVs mais tradicionais (com painel TN), mostravam uma imagem melhor. Posteriormente, como é natural de ser, essa tecnologia também chegou aos monitores (e mesmo se não tivesse chegado: ninguém usa um monitor tão grande quanto uma TV e nem fica andando pelo quarto enquanto joga para mudar o ângulo de visão da tela).
Porém, isso é passado. Essa uma vez verdade de que "painel IPS é melhor do que TN" é tão defasado quanto "processadores com maior frequência são melhores": houve uma época, até meados dos anos 2000, que a frequência de um processador era diretamente proporcional ao seu desempenho. Mas a partir do momento que surgiram os mais núcleos e threads, aquilo ficou no passado. Essa diferença de IPS para TN, que já existiu uma vez no passado, não é uma verdade atual mais. TVs ou monitores com painel TN, modernos, possuem tanta qualidade de imagem quanto os de painel IPS, assim como, hoje em dia, os painéis IPS também apresentam tempos de resposta rápidos como os TN (lá em 2017 isso ainda não era uma verdade).

 

Sendo assim, já existem monitores com painel IPS com taxas de atualizações altas também, assim como também já existem monitores (de qualquer tipo de painel) com taxas altas de frequência e com resoluções acima de full hd (em 2017 ainda não tinha isso). Porém, qualquer monitor com taxa de atualização alta e que tenha resolução maior do que full hd custa uma fortuna. Além disso, se você joga num monitor até 27", não há diferença nenhuma da imagem de 1080p  (Full HD) para 4K. Em telas acima de 27" já é capaz de se perceber a diferença pro 1440p e só acima das 32" é possível se perceber a diferença pro 2160p (4K, Ultra HD). E mesmo assim essa diferença é bem pequena além de que, pra jogar em resoluções maiores, você vai ter que abrir mão de opções gráficas do jogo e taxas de quadros (aqui é um dono de uma 3080 te falando isso). Você jogar um game em full HD com as opções gráficas todas maximizadas e com uma fluidez altamente responsiva é muito melhor do que você jogar em 4K tendo que limitar coisas como distância do horizonte (aí as coisas aparecem meio que pulando na sua frente), tirar parte da grama, diminuir texturas e ainda não chegar nem nos ridículos 60 fps e ter que aguentar micro screen-tearings e tempos de resposta mais lentos dos comandos, mesmo que numa tela enorme de 50 polegadas.

A moçada assiste Netflix na TV de 42" a 720p (essa é a resolução padrão. Para você ter 1080p, tem que pagar a mais e mudar o plano, e ninguém faz isso) sem nem perceber e vem falar de 4K num monitor de 23"...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...