Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de no-break para proteção de computador


Posts recomendados

@Felipe Tortieri Faltou informar a configuração do pc e quanto pode gastar.

 

Nobreak de qualidade só acima de 1.5k.

 

Se sua fonte tem PFC Ativo, só pode ser usado nobreak com senoidal Puro, e isso sairá caro.

 

Não tenho conhecimento suficiente para recomendar um nobreak, mas outros amigos vai precisar das informações que falei que está faltando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Tortieri O que danifica os equipamentos eletrônicos é o surto de tensão.

 

Para evitar problemas com isso, basta colocar um filtro de linha de qualidade e ter Aterramento na tomada onde usa o pc.

 

Recomendo filtro de linha da marca Clamper, tem o Energia 5, ideal para 5 equipamentos.

 

E o Aterramento pode ser feito em apenas 1 única tomada, para proteger o que você achar que precisa mais, e depois pode estender esse Aterramento para todas as tomadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Se eu comprar um filtro de linha bom e fazer o aterramento da tomada, eu posso ligar o pc direto na tomada sem me preocupar com as quedas de energia? não vai queimar nada? Mas só pela queda de energia com o computador ligado não pode prejudicar seus componentes ou sistema operacional? E como faço aterramento de tomada em predio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Tortieri Contanto que tenha o Aterramento, o surto de tensão, será enviado ao Terra e dissipado de maneira correta sem queimar seu equipamentos.

 

O surto de tensão é o que realmente queima, não a queda de energia, e esse surto de tensão pode vir de várias maneiras.

 

Tendo fonte de qualidade, filtro de linha de qualidade e Aterramento, dificilmente queima algo do pc.

 

Precisa chamar um eletricista para ele averiguar como será feito, mas não deixe de ver se tem algum sindico ai e conversar com ele e explicar a situação, que você precisa colocar um Aterramento na tomada, pois já perdeu peças do pc, e precisa fazer esse ajuste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Tortieri Os bons filtros protegem mesmo sem aterramento.A maioria dos surtos do dia a dia chegam entre fase e neutro, filtros que protegem desse tipo de surto atuam em modo diferencial.

Sendo assim, o aterramento não é obrigatório.. mas é recomendável 

50 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Nobreak de qualidade só acima de 1.5k.

Nobreak bom mesmo hoje em dia só por 5k pra cima.. isso sendo otimista ainda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. @Elder Nauvirth Deixa eu ver se eu entendi direito.
A Falta de energia é quando a luz cai/apaga e demora a voltar(minutos, horas ou dias), certo?
Se sim, ela pode estragar os componentes do computador como HD, Processador, placa-mãe, RAM, Placa de video, Fonte, etc... e só da para se proteger com um No Break senoidal Puro que é caro, então não vale a pena. Nesse caso, não há outro jeito de me proteger contra a falta de energia?


O surto de energia é quando a luz fica indo e voltando(apaga, acende, apaga, acende...), certo?
Se sim, ele pode estragar os componentes do computador como HD, Processador, placa-mãe, RAM, Placa de video, Fonte, etc... e só da para se proteger dele com um No Break senoidal Puro, Filtro de linha bom(iClamper) e Aterramento. E só? Não existem outras formas de se proteger do surto?

Ta tudo certo, ou esqueci algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Felipe Tortieri disse:

A Falta de energia é quando a luz cai/apaga e demora a voltar(minutos, horas ou dias), certo?
Se sim, ela pode estragar os componentes do computador como HD, Processador, placa-mãe, RAM, Placa de video, Fonte, etc..

Sim, pode corromper o sistema do HD.

 

11 minutos atrás, Felipe Tortieri disse:

e só da para se proteger com um No Break senoidal Puro que é caro, então não vale a pena. Nesse caso, não há outro jeito de me proteger contra a falta de energia?

De deixar os equipamentos ligados depois, não.. só um gerador, que eu saiba.

11 minutos atrás, Felipe Tortieri disse:

O surto de energia é quando a luz fica indo e voltando(apaga, acende, apaga, acende...), certo?

Isso é uma oscilação na rede. Um surto é quando o proprio nome já diz, um "surto" na tensão, um pico muito grande. Isso pode ser causado por manobras na rede.. ou mesmo um raio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Pra fechar.
Então tirando a Falta de energia, para se proteger dos outros problemas causados pela energia, só com Filtro de linha bom e Aterramento mesmo.

@Elder Nauvirth me recomendou o Filtro de Linha iClamper 5 Pichau para minha Corsair CX550, compro esse mesmo ou tem melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Tortieri O multiproteção agora é Energia 8.

 

https://www.pichau.com.br/perifericos/energia/filtro-de-linha-clamper-energia-8-transparente-013001

 

Sou do tempo que o Energia 8 era o multiproteção e recomendava sempre ele por ser mais completo, mas infelizmente saiu do mercado.

 

Esse é o multiproteção: 03-CLAMPER-Multiprotecao-8-Preto.jpg

 

No lugar dele agora é esse: _MG_6355.png?v=637227360637330000

 

A diferença é a parte de conexão para Cabo Coaxial ou ADSL, item que é resolvido comprando outro protetor diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Tortieri Tem o Prot-X da Indeletra, muito robusto.

Link:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1421907383-prot-x-protetor-eletro-eletrnico-inteligente-indeletra-pt-_JM#position=1&type=item&tracking_id=5fd05d88-2381-41a3-b781-666cd261e531

E você pode comprar no ML, hoje em dia está bem seguro.

OBS: O Prot-X é monovolt ( o que é bom e ruim), você tem que ver qual é a tensão de sua casa. Pergunte para seus pais.. vizinhos. Se é 220/110V...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Tortieri As diferenças é mais tomadas, conexão para o protetor ADSL ou Cabo.

 

Tem modelos do Energia 8 que vem com 2 portas USB.

 

Essa questão do protetor para Cabo ou ADSL, é uma conexão só para ele, diferente em formato se comparado com as tomadas padrões, e também é só o Aterramento ali e mais nada, você pode ligar o protetor ADSL no protetor para Cabo Coaxial sem problemas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
19 minutos atrás, Shanks. disse:

@Felipe Tortieri Tem o Prot-X da Indeletra, muito robusto.

Link:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1421907383-prot-x-protetor-eletro-eletrnico-inteligente-indeletra-pt-_JM#position=1&type=item&tracking_id=5fd05d88-2381-41a3-b781-666cd261e531

E você pode comprar no ML, hoje em dia está bem seguro.

OBS: O Prot-X é monovolt ( o que é bom e ruim), você tem que ver qual é a tensão de sua casa. Pergunte para seus pais.. vizinhos. Se é 220/110V...

Esse Prot-X pelo que vi possui alguns relés internamente... será que não seria perigoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...