Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Processador na Black Friday


StrukMaster

Posts recomendados

Olá,

ultimamente tenho sentido o pc meio lento em algumas tarefas, e normalmente quando abro o gerenciador de tarefas vejo que o processador está em 100% de uso ou quase isso, então que ele seja um dos principais problemas.

 

Meu pc possui a seguinte configuração:

Processador: Processador Intel Ivy Bridge Core i5-3450 3.10Ghz 6MB LGA1155

Vídeo: VGA PowerColor Radeon HD7950 3072MB (3GB) DDR5 PCI-Express

placa-mãe: MB GigaByte p/ Intel GA-Z77M-D3H LGA1155

RAM: 2 x Memória HyperX Fury, 8GB, 1600MHz, DDR3 

SSD:

 

 

Quais processadores vocês recomendam que de um upgrade SIGNIFICATIVO para o meu pc e não me custe 1 rim?

 

Por exemplo, um processador como esse: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99683 me proporcionaria melhoras significativas de desempenho?

 

Outras sugestões de upgrade em outras peças que possam dar um aumento de performance bom?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.Primeiramente, seu processador está 100% de uso em qual tarefa? Acredite ou não, altas temperatura afeta o desempenho e muito, fazendo com que o uso de CPU fique nas alturas. Já monitorou a temperatura? Se sim e estiver tudo ok, pule esse passo.

 

2. O computador será usado para tarefas do cotidiano como navegar na internet, netflix, youtube e etc ou será para jogos?

 

3. Esqueça a nona geração, é uma geração que foi lançada mas predestinada a morte.

Hoje em dia existe tecnologia melhores com processadores que tem gráfico integrado que é inúmeras vezes superior a sua placa de vídeo. Como os Ryzen com vídeo integrado Vega8 e Vega11. Outra coisa, não sei se você sabe, mas se você fosse atualizar para esse i5 de nona geração, seria necessário trocar a placa-mãe e as memórias. Também seria interessante saber qual a marca, modelo e potência da sua fonte porque caso ela for uma bomba, é bom troca-la também.

 

4. Antes de qualquer coisa, qual seu orçamento? Porque é bom estipular um valor para um upgrade decente caso você queira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.Primeiramente, seu processador está 100% de uso em qual tarefa? Acredite ou não, altas temperatura afeta o desempenho e muito, fazendo com que o uso de CPU fique nas alturas. Já monitorou a temperatura? Se sim e estiver tudo ok, pule esse passo.

 

Em jogos de modo geral, até jogos que não são nada de mais como o TFT, porém trabalho como jogador de poker, e quando tenho muitas telas abertas sinto o pc pedindo "arrego". Porém, as vezes, dá umas travadas simplesmente até mesmo quando estou usando o chrome apenas. Não monitorei a temperatura. 

 

2. O computador será usado para tarefas do cotidiano como navegar na internet, netflix, youtube e etc ou será para jogos?

 

Uso ele pra "tudo". Não tenho costume de jogar esses jogos novos com super gráficos, mas sim, jogo alguns jogos.

 

3. Esqueça a nona geração, é uma geração que foi lançada mas predestinada a morte.

Hoje em dia existe tecnologia melhores com processadores que tem gráfico integrado que é inúmeras vezes superior a sua placa de vídeo. Como os Ryzen com vídeo integrado Vega8 e Vega11. Outra coisa, não sei se você sabe, mas se você fosse atualizar para esse i5 de nona geração, seria necessário trocar a placa-mãe e as memórias. Também seria interessante saber qual a marca, modelo e potência da sua fonte porque caso ela for uma bomba, é bom troca-la também.

 

Minha fonte é: Fonte Corsair 500W Gaming Series GS500 - CP-9020005

 

4. Antes de qualquer coisa, qual seu orçamento? Porque é bom estipular um valor para um upgrade decente caso você queira.

 

Não gostaria de gastar mais que R$1500,00. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, StrukMaster disse:

Em jogos de modo geral, até jogos que não são nada de mais como o TFT, porém trabalho como jogador de poker, e quando tenho muitas telas abertas sinto o pc pedindo "arrego". Porém, as vezes, dá umas travadas simplesmente até mesmo quando estou usando o chrome apenas. Não monitorei a temperatura. 

Recomendo monitorar a temperatura pelo HWMonitor e ficar de olho na aba Temperature, como a imagem abaixo.

hwmonitor.png.b17d4372adeb89c067353aca04b20a75.png

 

18 minutos atrás, StrukMaster disse:

Minha fonte é: Fonte Corsair 500W Gaming Series GS500 - CP-9020005

 

Nunca nem ouvi falar dessa fonte. Mas por ser corsair, acho que podemos ""confiar"".

 

 

18 minutos atrás, StrukMaster disse:

Não gostaria de gastar mais que R$1500,00. 

É um orçamento bem curto. Mas o que consegui é isso:

 

Ryzen 3200g R$799 (clica aqui)

A320M R$458 (clica aqui)

2x8 3000Mhz R$2x249 (clica aqui)

TOTAL: R$1754 sem o frete.

 

Acredite, esses processadores com G no nome, é essencial trabalhar em dual channel. E a diferença em desempenho comparado em single para dual channel é mais de 30%.  E você pode vender seu kit por preço de desapego, para inteirar com o seu orçamento. Aí dá até para colocar um SSD (caso não tenha) ou um HD de 1TB. Ou porque não os dois?!

 

Por mais que você não vá jogar os jogos atuais, é bom você ver o vídeo abaixo para ter um ideia da diferença de performance de single para dual channel.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas estão meio altas mesmo em stock. Mas acredito que não é o fator principal. Você tem HD ou SSD? Já conferiu a saúde dele? Recomendo utilizar o CrystalDiskInfo. 

No mais, acredito que talvez o problema seja seu HD. Mas não descarto um upgrade completo como citei, até porque você terá mais do que o dobro de performance. E caso não tiver um SSD, também recomendo e muito adicionar um SSD para melhorar sua experiência no dia-a-dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue fotos da saúde do SSD e do HD. O HD é um daqueles hds externo portátil. O meu do pc deu problema e acabou que deixo full time o portátil ligado. Sei que tem uma queda de performance esse hd portátil ser usado desse jeito. Porém sempre usei de boa, o problema começou a aparecer de um tempo pra cá... Só se tiver alguma coisa a ver pelo fato de estar aparecendo esse "Alerta" agora.

 

Segue uma foto também dá performance do pc enquanto roda um tft.

ssd.png

hd.png

tfts.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StrukMaster Bom, eu já cogitaria comprar um outro HD e deixar esse de lado. Esse "alerta" é um aviso que pode parar a qualquer hora e você também corre risco de perder todos seus arquivos que estão no HD.

 

7 minutos atrás, StrukMaster disse:

Existe algum bom processador que eu possa comprar sem precisar trocar a placa-mãe?

 

Tem sim, sua placa-mãe suporta processadores de segunda e terceira geração, você poderia pegar um i7 por exemplo. Mas tão pedindo mais de R$1000 em um processador extremamente antigo e ultrapassado. Por isso fiz aquele orçamento para você fazer upgrade por completo que é muito mais vantagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nas paradas que eu boletei e ve se você acha que to fazendo alguma ********** ou algo do tipo, por gentileza.

 

Processador: https://www.kabum.com.br/produto/102249/processador-amd-ryzen-5-3400g-cache-6mb-3-7ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-yd3400c5fhbox

 

placa-mãe: Aqui eu to bem perdido, nao sei exatamente o que priorizar, se você achar as 2 uma ***** só falar, porque pelo q to vendo tem bastante na promoçao ainda, dá pra pegar outra sem problemas.... 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=93427 

ou

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99504

 

RAM:

https://www.kabum.com.br/produto/104448/mem-ria-hyperx-fury-rgb-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-preto-hx430c15fb3a-8

ou

https://www.kabum.com.br/produto/84471/mem-ria-corsair-vengeance-lpx-8gb-2400mhz-ddr4-cl16-preto-cmk8gx4m1a2400c16

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StrukMaster 

Processador: ok.

Placa-Mãe: pega a B450 Gaming/BR (do segundo link).

 

RAM: nenhuma das duas, preços absurdos. E esqueça memórias com menos de 3000MHz de frequência. Usando memórias com frequência de 3000 a 3200MHz você ganha em torno de 10 a 15fps nos jogos. Sendo que na maioria dos casos essas com frequências altas sai mais barato do que essas com menos frequência. Como essa da Corsair de mízeros 2400mhz custando mais de R$310....

 

XPG 3200MHz 8GB sem RGB por R$245 (clica aqui) 

Husky 3200MHz 8GB c/ RGB por R$259 (clica aqui)

 

Lembrando que, na hora de confirmar o pedido, selecionar que são duas memórias e não uma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, StrukMaster disse:

Gastar um pouco mais e comprar uma dessa aqui: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=115464

 

Você acha que vale a pena ou é meio que jogar dinheiro fora?

Obviamente é jogar dinheiro fora. Pega a que eu mandei ali em cima que é melhor. Citei dois modelos, com e sem RGB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza.

 

Perguntei sobre essa outra memória porque pensei que talvez, como eu falei que estava com problemas de orçamento você estivesse me sugerindo as mais baratas pra economizar e tal...

 

Mas agora já mandei o orçamento pro kraleo mesmo, e meio que estou disposto a pagar um pouco a mais caso tenha um custo x benefício que valha a pena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, StrukMaster disse:

beleza.

 

Perguntei sobre essa outra memória porque pensei que talvez, como eu falei que estava com problemas de orçamento você estivesse me sugerindo as mais baratas pra economizar e tal...

 

Mas agora já mandei o orçamento pro kraleo mesmo, e meio que estou disposto a pagar um pouco a mais caso tenha um custo x benefício que valha a pena...

Não é bem assim que funciona. Apesar da Aorus ser uma marca bem renomada aqui no Brasil e lá fora, o preço de seus produtos são muito caros, principalmente no caso dessa memória. Eu lhe recomendei exatamente a mesma memória custando quase 50% menos do preço. Se for para estourar o orçamento, que estoure comprando uma placa de vídeo por exemplo, que aí daria para trocar o processador para um Ryzen 3100, 3300x ou até mesmo um 2600. Tem que ser trocas inteligentes e não aleatórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, StrukMaster disse:

Me diz uma parada, essas memórias de 3200 vão rodar nesse processador?

 

Tava lendo o processador aqui diz: 

 

Memória:

- Velocidade máxima da memória: 2933 MHz

- Tipo de memória: DDR4

- Canais de memória: 2

Esqueça essas coisas do processador, foque na placa-mãe. Ela suporta tranquilamente. Qualquer A320/B350 já suporta memórias até 3200MHz. Acima disso, acredito que só sendo uma B450 por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

No final das contas acabei boletando :

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90-MXB9Y0-A0BAYZ

Memória Husky RGB, 8GB, 3200Mhz, DDR4, CL16, Preto - HMR-D4830 x 2 

HD Toshiba P300, 1TB, 3.5´, SATA - HDWD110UZSVA

Processador AMD Ryzen 5 3400G Cache 4MB 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo) AM4 - YD3400C5FHBOX

 

Então a configuração final seria esses 3 itens mais :

Vídeo: VGA PowerColor Radeon HD7950 3072MB (3GB) DDR5 PCI-Express

SSD Hyperx  128 gb

Minha fonte é: Fonte Corsair 500W Gaming Series GS500 - CP-9020005

 

Minhas dúvidas:

- Vai rodar tudo certinho ai? Algum conflito aparente? A fonte vai aguentar de boas??

 

-O fato desse processador já ter vídeo embutido, torna minha placa de video obsoleta? Ou continuo usando que de alguma forma ela acaba ajudando?

 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, StrukMaster disse:

No final das contas acabei boletando :

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90-MXB9Y0-A0BAYZ

Memória Husky RGB, 8GB, 3200Mhz, DDR4, CL16, Preto - HMR-D4830 x 2 

HD Toshiba P300, 1TB, 3.5´, SATA - HDWD110UZSVA

Processador AMD Ryzen 5 3400G Cache 4MB 3.7GHz (4.2GHz Max Turbo) AM4 - YD3400C5FHBOX

 

Então a configuração final seria esses 3 itens mais :

Vídeo: VGA PowerColor Radeon HD7950 3072MB (3GB) DDR5 PCI-Express

SSD Hyperx  128 gb

Minha fonte é: Fonte Corsair 500W Gaming Series GS500 - CP-9020005

 

Minhas dúvidas:

- Vai rodar tudo certinho ai? Algum conflito aparente? A fonte vai aguentar de boas??

 

-O fato desse processador já ter vídeo embutido, torna minha placa de video obsoleta? Ou continuo usando que de alguma forma ela acaba ajudando?

 

Obrigado.

 

 


O fato desse processador ter “vídeo embutido” e ser usado em conjunto com uma GPU torna o próprio vídeo integrado dele inócuo, afinal, ele ficará desabilitado enquanto você usar a placa de video dedicada. Isso significa que você está pagando cerca de R$1100,00 por um CPU cuja performance não é melhor que a de um i3 10100F ou um Ryzen 5 1600 AF, ambos na casa dos R$600,00. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

Mas minha placa de vídeo é antiga.

 

Então o que quero saber é, a performance da placa de video on board do processador vai ser melhor ou pior que minha placa de vídeo?? Porque se somente com o processador for melhor, eu nem instalo a placa de vídeo, e dou outro destino para ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...