Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I5 4690 e GTX 970 upgrade até R$ 2000

Posts recomendados

Bom o preço atual do dólar é realmente desanimador vendo os atuais preços de mercado dos componentes, mas brasileiro não desiste nunca, a seguir vou mandar minha configuração atual e falar um pouco do que tenho em mente (busco dicas ou correções e sempre aprendizado)

• Processador: - Intel core I5-4690 (parece piada mas infelizmente não é)
• Placa de Vídeo: - GTX 970
• placa-mãe: - Gigabyte H97M-Gaming 3 (sinceramente outra piada)
• Memória Ram: - HyperX Fury DDR3 1600Mhz 2x8gb 
• HD: - 1TB (sinceramente não sei a marca, mas já tem uns 5 anos e deve morrer em breve)
• Gabinete: - THERMALTAKE COMMANDER G41 BLACK (Micro ATX, ATX)
• Fonte: - EVGA 600W 80 Plus White

O único item que já comprei para meu futuro upgrade (ainda não é possível instalação devido a placa-mãe):

• SSD PNY CS3030 500GB M.2, Leitura 3.500MB/s, Gravação 2.000MB/s

Comecei pesquisar novamente possíveis upgrades e tenho que mencionar que estou tentado pelos seguintes itens:

• placa-mãe: - Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4

• Processador: - AMD Ryzen 5 3600 Cache 32MB 3.6GHz(4.2GHz Max Turbo) AM4

Uma grande dúvida por enquanto referente aos possíveis upgrades seria a compatibilidade com minha placa Gtx 970 que não tenho certeza, de resto aceito sugestões em geral e gostaria muito de não gastar mais de R$2000,00 mas aceito sugestões até R$2600/3000

Obrigado a todos que dedicaram um tempo a me ajudar :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • GusGraf alterou o título para I5 4690 e GTX 970 upgrade até R$ 2000

@w1nter Sua CPU está bastante defasada. Sua GPU também está... Ambas tem um desempenho tão mediano que eu não sei o que lhe recomendar. Como você já tem um M.2, então comprar o kit CPU+MB+RAM é a melhor opção. A AB350M DS3H V2 é uma excelente MB, pode comprar sem medo. O Ryzen 5 3600 é o melhor custo/benefício hoje, ou ao menos até termos acesso ao 5600 que promete tomar seu lugar com a coroa de melhor custo/benefício. Se ambos cabem no seu orçamento, ótimo, mas lembre que esse sistema precisará de memórias DDR4, não DDR3, então você terá que adquirir memórias novas também. Recomendo que use este filtro para escolher suas memórias. As melhores marcas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG, e a velocidade ideal hoje é 3200 MHz.

Como alternativa à placa-mãe que escolheu, veja se tem alguma A520 das marcas MSI, Asus e Gigabyte, com 4 slots de memória, dissipador no VRM e um bom preço. A que eu gostei muito e encontrei barato foi a GIGABYTE A520M H. Lembrando que o chipset A520 é compatível com a série 5 da AMD, roda com memórias de 3200 MHz nativamente (sem XMP), mas não permite fazer OC.

1 hora atrás, w1nter disse:

Uma grande dúvida por enquanto referente aos possíveis upgrades seria a compatibilidade com minha placa Gtx 970 que não tenho certeza, de resto aceito sugestões em geral e gostaria muito de não gastar mais de R$2000,00 mas aceito sugestões até R$2600/3000

R5 3600+MB+RAM já vai ultrapassar 2000 seguramente. Sua GTX 970 é compatível com qualquer placa-mãe fabricada nos últimos 10 anos ou que ainda venha a ser fabricada em muitos outro adiante.

O grande defeito desse seu computador é a fonte. 80+ White da EVGA, Tier D... Pessoalmente eu só estou indicando hoje em dia Tier A, pois é o que mais preserva a durabilidade dos componentes e que é mais econômico. Se te interessar fazer um upgrade de fonte para durar muitos anos adiante, temos uma ótima opção a um bom preço hoje: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15873/fonte-super-flower-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-550f14hg

1 hora atrás, w1nter disse:

HD: - 1TB (sinceramente não sei a marca, mas já tem uns 5 anos e deve morrer em breve)

A menos que você tenha feito muito malabarismo com ele, creio que ainda dura mais um pouco. Baixe o CrystalDiskInfo e rode. Ele vai te mostrar se há alguma falha e. Se tiver, aí realmente já está gá-gá e perto da hora de aposentar.

Lembrando aqui, se conseguir se desfazer de seus componentes antigos por um bom preço, dá para comprar a fonte de qualidade.

• Obrigado 1
Link para o post
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Como alternativa à placa-mãe que escolheu, veja se tem alguma A520 das marcas MSI, Asus e Gigabyte, com 4 slots de memória, dissipador no VRM e um bom preço. A que eu gostei muito e encontrei barato foi a GIGABYTE A520M H. Lembrando que o chipset A520 é compatível com a série 5 da AMD, roda com memórias de 3200 MHz nativamente (sem XMP), mas não permite fazer OC.

Vi que esse modelo que recomendou o preço é bem semelhante, consegue me dar mais detalhes sobre as diferenças notáveis entre as duas?

Muito obrigado pela atenção realmente me ajudou de mais, grato!

Link para o post

@w1nter É basicamente o que citei abaixo. AB350M DS3H suporta processadores de primeira a terceira gerações. O chipset A520 suporta de terceira e quinta gerações (quarta é só para notebooks). O A520 vai te dar maior possibilidade de upgrade futuro com as CPUs da nova geração, tem suporte nativo a 3200 MHz (normalmente teria que ligar o XMP/DOCP, que nem sempre funciona perfeitamente, pode ter que fazer ajustes). O defeito é não pode fazer overclock. De resto, tudo igual.

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!