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C Campo minado em c


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Eu estou com um trabalho pra fazer um campo minado só que em grupo  mas não esta funcionando muito bem porque fizemos nossas partes separados, assim estamos tentando ajeitar e fiz a parte de abrir casa e contar bombas perto da casa aberta, a unica que eu tenho certeza que esta errada e a da bandeirinha poderiam me ajudar

 

OBS:Tenhe que ter os 3 modos fácil,medio e difícil

#include<stdio.h>

#include<locale.h>

#include<stdlib.h>

#include<ctype.h>

#include<time.h>



int i,j;

char matriz[100][100];

int totalban;



//Declaracoes das funcoes

int abrir(int i, int j, int mat);

int cont_bomb(int i, int j, int m);

char menu(char op);

char configuração(char op2);

void sair(char op2);

void fácil(char op2);

void sorteiobombasfacil(int i,int j);

void medio(char op2);

void sorteiobombasmedio(int i,int j);

void difícil(char op2);

void sorteiobombasdificil(int i,int j);

void ler_posicao(int L, int C);

void checar_posicao(int L, int C);

int bandeiraganho(int bomba[i][j], int bandeirinha[i][j]);

void sorteiobombasfacil(int i,int j);



#define tam 5

char bomb = 'b';

int vazio = 0;



int main(){



setlocale(LC_ALL, "portuguese");

  

// s2s2s22s2s2s2s2s2s22s2s2s2s//

  //declaracao de variaveis

  int i, j, matriz[20][20];

  char op,op2,op3 = 'S';

  

  while (op3 == 'S'){

    

   //vai chamar a funcao menu

    op = menu(op);

  

    while(op != 'J' && op != 'C' && op != 'S' ){

    

    printf ("\tNão entendi o que voce digitou digite novamente por favor");

    

    printf ("\n\n\n");

    system ("PAUSE");

    system ("cls");

    

    op = menu(op);

   }

   //Vai ddesignar o jogador a opcao que ele escolheu

    switch (op){

    

    //vai iniciar o jogo

    case 'J':

      fácil(op2);

    break;

      

    //vai mostra as opções de jogo para o jogador   

    case 'C':

      

      //vai chamar a funcao de configuacao

      op2 = configuração(op2);

      

      //vai rodar enquanto o usuario tiver digitando errado

      while(op2 != 'F' && op2 != 'M' && op2 != 'D' ){

    

        printf ("\tNão entendi o que voce digitou digite novamente por favor");

        printf ("\n\n\n");

    

        //vai chamar a funcao de configuacao

        op2 = configuração(op2);

        }

      switch (op2){

        

        //caso o jogador escolha a opcao de jogo fácil

          case 'F':

          

            //vai chamar a funcao fácil

            fácil(op2);

          

          break;

        

          //caso o jogador escolha a opcao de jogo medio

          case 'M':

          

            //vai chamar a funcao medio

            medio(op2);

          

          break;

        

          //caso o jogador escolha a opcao de jogo difícil

          case 'D':

          

            //vai chamar a funcao difícil

            difícil(op2);

          break;

      }

      break;

      

      //caso o usuario deseja finalizar o jogo

      case 'S':

      

        system ("PAUSE");

       system ("cls");

    

       //vai chamar a funcao sair

        sair(op2);

      

        printf("\n\n\n");

      

        //vai finalizar o programa

        return 0;

        break;

    }

    system ("PAUSE");

    system ("cls");

    

    //vai pergunta o jogador se ele deseja jogar navamente

    printf ("voce deseja jogar novamente? (sim = S e não = qualquer outra tecla)");

    scanf (" %c",&op3);

    

    //vai fazer com que a letra que o usuario digitou fique em maiusculo

    op3 = toupper(op3);

    printf ("\n\n\n");

    

    //vai testar se o jogador deseja continuar com o jogo

    if (op3 == 'S'){



      system ("PAUSE");

      system ("cls");

    }

  }

  

  system ("PAUSE");

system ("cls");

//vai chamar a funcao sair

  sair(op2);

  

  printf("\n\n\n");

  

  return 0;

}

//vai mostra o menu em tela

char menu(char op){



  printf ("\t***********************************");

  printf ("\n\t*\t\tMENU\t\t *\n");

  printf ("\t***********************************");

  

  printf ("\n\n\n\n\t\t CAMPO MINADO");

  

  printf ("\n\n\n\n\n");

  printf ("\n\tOPÇÕES:");

  printf ("\n");

  printf ("\n\n\tJogar (J)");

  printf ("\n\tConfigurações (C)");

  printf ("\n\tSair (S)\n\n\n");

  

  //vai ler a opcao que o usuario digitou

  printf("\t");

  scanf (" %c",&op);

  

  //vai fazer com que a letra que o usuario digitou fique em maiusculo

  op = toupper(op);

  

  printf ("\n\n\n");

  

  //vai retorna o que o usuario escolheu

  return op;

}

//vai mostra a configuração em tela

char configuração(char op2){

  

  system ("PAUSE");

  system ("cls");

      

  printf ("\n\tEscolha o modo de jogo");

  printf ("\n\tFacil (F)");

  printf ("\n\tMedio (M)");

  printf ("\n\tDificil (D)\n\n\n");

  

  //vai ler a opcao que o usuario escolheu

  printf ("\t");      

  scanf (" %c",&op2);

  

  //vai fazer com que a letra que o usuario digitou fique em maiusculo

  op2 = toupper(op2);

  

  printf ("\n\n\n");

  

  //vai retornar o que o usuario escolheu

  return op2;

}

//vai aparecer quando o usuario decidir sair do jogo

void sair(char op2){

  

  //vai imprimir a mensagem final

  printf ("\n\tVoce terminou o jogo");

  printf ("\n\tMuito obrigada por jogar !!!");

  

}

//vai mostra o campo de jogo fácil

void fácil(char op2){

  

  //declaracao de variaveis

  int matriz[20][20], matriz2[20][20], i, j, a, b;

  

system ("PAUSE");

  system ("cls");

      

  printf ("\nBem vindo ao modo fácil\n\n\n");

  

  //vai imprimir o campo fácil    

  for (i=0 ; i < 10 ; i++){

    for (j=0 ; j < 10 ;j++){

          

      matriz[i][j] = 0;

      printf ("%5d",matriz[i][j]);  

    }

    printf("\n");

  }

  //Repeticao da leitura, checando a posicao e abrindo a posicao (ate cair em uma bomba)

  do{

ler_posicao(i, j);

checar_posicao(i, j);

abrir(i, j, 20);

for (i=0 ; i < 10 ; i++){

    for (j=0 ; j < 10 ;j++){

     printf("%5d", matriz[i][j]);

    }

    

     printf("\n");

   } 

}while(matriz[i][j] != 'b');

  printf ("\n\n\n");



}

//vai mostra o campo de jogo medio

void medio(char op2){

  

  //declaracao de variaveis

  int matriz[20][20], i, j;

  

  system ("PAUSE");

  system ("cls");

  

  printf ("\nBem vindo ao modo Medio\n\n\n");

  

  //vai imprimir o campo medio

  for (i=0 ; i < 15 ; i++){

    for (j=0 ; j < 15 ;j++){

          

      matriz[i][j] = 0;

      printf ("%5d",matriz[i][j]);

    }

    printf("\n");

  }

  

  printf ("\n\n\n");

}

//vai mostra o campo de jogo difícil

void difícil(char op2){

  

  //declaracao de variaveis

  char matriz[20][20], i, j;

  

  system ("PAUSE");

  system ("cls");

  

  printf ("\nBem vindo ao modo difícil\n\n\n"); 

  

  //vai imprimir o campo difícil

  for (i=0 ; i < 20 ; i++){

    for (j=0 ; j < 20 ;j++){

          

      matriz[i][j] = 0;

      printf ("%5d",matriz[i][j]);

    }

    printf("\n");

  }

  

  printf ("\n\n\n");

}



// *-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-///

// distribuição das bombinhas



void sorteiobombasfacil(int i,int j){

//tabuleiro fácil

int bombaF = 10;//quantidade de bombas em um tabuleiro fácil

char matriz[i][j];// inventei um mapa fácil das bombas aq

while(bombaF < 10){

i = rand() % bombaF;

j = rand() % bombaF;

if(matriz[i][j] == 0){

bombaF --;

}//fim do if

}//fim do while

}//fim do sorteiobombasfacil



void sorteiobombasmedio(int i,int j){

//tabuleiro medio

int bombaM = 40;//quantidade de bombas em um tabuleiro medio

char matriz[i][j];

while(bombaM < 40){

i = rand() % bombaM;

j = rand() % bombaM;

if(matriz[i][j] == 0){

bombaM --;

}//fim do if

}//fim do while

}//fim do sorteiobombasmedio

void sorteiobombasdificil(int i,int j){

//tabuleiro difícil

int bombaD = 99;//quantidade de bombas em um tabuleiro difícil

char matriz[i][j];

while(bombaD < 99){

i = rand() % bombaD;

j = rand() % bombaD;

if(matriz[i][j] == 0){

bombaD --;

}//fim do if

}//fim do while

}//fim do sorteiobombasdificil




//////////////////////////////////////////:)



void ler_posicao(int L, int C){

  char posicao [tam][tam];



//leitura

printf("Digite a linha que deseja:\n");

scanf("%d", &L);

printf("Digite a coluna que deseja:\n");

scanf("%d", &C);



}



void checar_posicao(int L, int C){

  char posicao[tam][tam];



  //se nao for 'b', é porque não é uma bomba

  if(posicao[L][C] != 'b'){

      posicao[L][C] = '*'; //se a posicao escolhida não for bomba, o '*' vai representá-la

  }



  else{

    printf("voce caiu em uma bomba! Mais sorte da próxima vez :/\n");//se for uma bomba, será avisado

  }

}

//parte que acredito está dando mais erro



int bandeiraganho(int bomba[i][j], int bandeirinha[i][j]){

  if(bomb[i][j]==bandeirinha){

    totaban++;//Conta para saber se acertou todas as bombas.

  }

  //Se acertou e finaliza jogo.

  if(totalban==bombaF){

    

    printf("Parabens! voce ganhou!\n\n");

return 0;

  }

}



void sorteiobombasfacil(int i, int j)(int i,int j){

colocarban(int bomba, matriz[i][j]){

  

int bomba = 10;//quantidade de bombas em um tabuleiro

char matriz[i][j];// inventei um mapa fácil das bombas aq

while(bombaF < 10){

i = rand() % bombaF;

j = rand() % bombaF;

if(matriz[i][j] == 0){

bombaF --;

}//fim do if

}//fim do while

}//fim do sorteiobombasfacil

}



//Kina_fd/+-+//Abrir e calcular o numero de bombas vizinhas

int abrir(int i, int j, int m){//pos vai ser o valor selecionado //+-+-//vazio o valor de um lugar disponivel

int mat_fechada[i][j];

int mat_aberta[i][j];//mostra a parte aberta da matriz aberta

if(mat_fechada[i][j] == vazio){//verifica se a matriz aberta esta vazia

mat_fechada[i][j] = mat_aberta[i][j];//troca a pocisão aberta na matriz ate onde não tem bomba

}

if(mat_fechada[i][j] == bomb)//se tiver bomba mostrar que perdeu o jogo

{

system("cls");//limpar

printf("Perdeu");

system("pause");

}

else{

return cont_bomb;

}

}



//=-=-=--=-=-===-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-==-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-//

int cont_bomb(int i, int j, int m){

  int cont;

int matCb[i][j];

for(i = 0;i < m; i++){

for(j = 0; j < m;j++){

if(i-1 >= 0){//verifica se exite a linha superior

if(matCb[i-1][j] == bomb)cont++;//casa acima

if(j-1 >= 0){//verifica se existe coluna da esquerda

if(matCb[i-1][j-1] == bomb)cont++;//casa superior da esquerda

}

if(j+1 < m){//verifica se existe coluna da direita

if(matCb[i-1][j+1] == bomb)cont++;//casa superior da direita

}

}

//laterais

if(j-1 >= 0){//verifica se a lateral esquerda existe

if(matCb[i][j-1] == bomb)cont++;//casa da esquerda

}

if(j+1 < m){//verifica se a lateral direita existe

if(matCb[i][j+1] == bomb)cont++;//casa da direita

}

//linha inferior

if(i+1 < m){//verifica se a linha inferior existe

if(matCb[i+1][j] == bomb)cont++;//casa debaixo

if(j-1 >= 0){//verifica se existe coluna da esquerda

if(matCb[i+1][j-1] == bomb)cont++;//casa inferior da esquerda

}

if(j+1 < m){//verifica se existe coluna da direita

if(matCb[i+1][j+1] == bomb)cont++;//casa inferior da direita

}

}

}

}

return cont;//mostra quantas bombas tem ao redor

}<>

 

  • Obrigado 1
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@Kina_fd     é um bom habito fazer a identação do código para facilitar a identificação de erros ,  e para quê ficar pulando várias linhas ,  isso não é boa prática e não ajuda em nada , só atrapalha  a procurar alguma função em um código extenso como esse e lá se vai a rodinha do meio do mouse embora ,  e creio que seu código com algumas modificações poderia ser assim :

#include<stdio.h>
#include<locale.h>
#include<stdlib.h>
#include<ctype.h>
#include<time.h>
int i,j;
char matriz[100][100];
int totalban;
//Declaracoes das funcoes
int colocarban( int bomba, char matriz[100][100]);
int abrir(int i, int j, int mat);
int cont_bomb(int i, int j, int m);
char menu(char op);
//char configuração(char op2);
void sair(char op2);
void fácil(char op2);
void sorteiobombasfacil(int i,int j);
void medio(char op2);
void sorteiobombasmedio(int i,int j);
void difícil(char op2);
void sorteiobombasdificil(int i,int j);
void ler_posicao(int L, int C);
void checar_posicao(int L, int C);
int bandeiraganho(int bomba[50][50], int bandeirinha[50][50]);
void sorteiobombasfacil(int i,int j);
#define tam 5
char bomb = 'b';
int vazio = 0;
int main()
{
    setlocale(LC_ALL, "portuguese");
    // s2s2s22s2s2s2s2s2s22s2s2s2s//
    //declaracao de variaveis
    int i, j, Matriz[20][20];
    char op,op2,op3 = 'S';
    while (op3 == 'S')
    {
        //vai chamar a funcao menu
        op = menu(op);
        while(op != 'J' && op != 'C' && op != 'S' )
        {
            printf ("\tNão entendi o que voce digitou digite novamente por favor");
            printf ("\n\n\n");
            system ("PAUSE");
            system ("cls");
            op = menu(op);
        }
        //Vai ddesignar o jogador a opcao que ele escolheu
        switch (op)
        {
            //vai iniciar o jogo
        case 'J':
            fácil(op2);
            break;
            //vai mostra as opções de jogo para o jogador
        case 'C':
            //vai chamar a funcao de configuacao
//            op2 = configuração(op2);
            //vai rodar enquanto o usuario tiver digitando errado
            while(op2 != 'F' && op2 != 'M' && op2 != 'D' )
            {
                printf ("\tNão entendi o que voce digitou digite novamente por favor");
                printf ("\n\n\n");
                //vai chamar a funcao de configuacao
//                op2 = configuração(op2);
            }
            switch (op2)
            {
            //caso o jogador escolha a opcao de jogo fácil
            case 'F':
                //vai chamar a funcao fácil
                fácil(op2);
                break;
                //caso o jogador escolha a opcao de jogo medio
            case 'M':
                //vai chamar a funcao medio
                medio(op2);
                break;
                //caso o jogador escolha a opcao de jogo difícil
            case 'D':
                //vai chamar a funcao difícil
                difícil(op2);
                break;
            }
        break;
        //caso o usuario deseja finalizar o jogo
        case 'S':
            system ("PAUSE");
            system ("cls");
            //vai chamar a funcao sair
            sair(op2);
            printf("\n\n\n");
            //vai finalizar o programa
            return 0;
            break;
        }
        system ("PAUSE");
        system ("cls");
        //vai pergunta o jogador se ele deseja jogar navamente
        printf ("voce deseja jogar novamente? (sim = S e não = qualquer outra tecla)");
        scanf (" %c",&op3);
        //vai fazer com que a letra que o usuario digitou fique em maiusculo
        op3 = toupper(op3);
        printf ("\n\n\n");
        //vai testar se o jogador deseja continuar com o jogo
        if (op3 == 'S')
        {
            system ("PAUSE");
            system ("cls");
        }
    }
    system ("PAUSE");
    system ("cls");
    //vai chamar a funcao sair
    sair(op2);
    printf("\n\n\n");
    return 256;
}
//vai mostra o menu em tela
char menu(char op)
{
    printf ("\t***********************************");
    printf ("\n\t*\t\tMENU\t\t *\n");
    printf ("\t***********************************");
    printf ("\n\n\n\n\t\t CAMPO MINADO");
    printf ("\n\n\n\n\n");
    printf ("\n\tOPÇÕES:");
    printf ("\n");
    printf ("\n\n\tJogar (J)");
    printf ("\n\tConfigurações (C)");
    printf ("\n\tSair (S)\n\n\n");
    //vai ler a opcao que o usuario digitou
    printf("\t");
    scanf (" %c",&op);
    //vai fazer com que a letra que o usuario digitou fique em maiusculo
    op = toupper(op);
    printf ("\n\n\n");
    //vai retorna o que o usuario escolheu
    return op;
}
//vai mostra a configuração em tela
char configuracoo(char op2)
{
    system ("PAUSE");
    system ("cls");
    printf ("\n\tEscolha o modo de jogo");
    printf ("\n\tFacil (F)");
    printf ("\n\tMedio (M)");
    printf ("\n\tDificil (D)\n\n\n");
    //vai ler a opcao que o usuario escolheu
    printf ("\t");
    scanf (" %c",&op2);
    //vai fazer com que a letra que o usuario digitou fique em maiusculo
    op2 = toupper(op2);
    printf ("\n\n\n");
    //vai retornar o que o usuario escolheu
    return op2;
}
//vai aparecer quando o usuario decidir sair do jogo
void sair(char op2)
{
    //vai imprimir a mensagem final
    printf ("\n\tVoce terminou o jogo");
    printf ("\n\tMuito obrigada por jogar !!!");
}
//vai mostra o campo de jogo fácil
void fácil(char op2)
{
    //declaracao de variaveis
    int matriz[20][20], matriz2[20][20], i, j, a, b;
    system ("PAUSE");
    system ("cls");
    printf ("\nBem vindo ao modo fácil\n\n\n");
    //vai imprimir o campo fácil
    for (i=0 ; i < 10 ; i++)
    {
        for (j=0 ; j < 10 ;j++)
        {
            matriz[i][j] = 0;
            printf ("%5d",matriz[i][j]);
        }
        printf("\n");
    }
    //Repeticao da leitura, checando a posicao e abrindo a posicao (ate cair em uma bomba)
    do
    {
        ler_posicao(i, j);
        checar_posicao(i, j);
        abrir(i, j, 20);
        for (i=0 ; i < 10 ; i++)
        {
            for (j=0 ; j < 10 ;j++)
            {
                printf("%5d", matriz[i][j]);
            }
            printf("\n");
        }
    }while(matriz[i][j] != 'b');
    printf ("\n\n\n");
}
//vai mostra o campo de jogo medio
void medio(char op2)
{
    //declaracao de variaveis
    int matriz[20][20], i, j;
    system ("PAUSE");
    system ("cls");
    printf ("\nBem vindo ao modo Medio\n\n\n");
    //vai imprimir o campo medio
    for (i=0 ; i < 15 ; i++)
    {
        for (j=0 ; j < 15 ;j++)
        {
            matriz[i][j] = 0;
            printf ("%5d",matriz[i][j]);
        }
        printf("\n");
    }
    printf ("\n\n\n");
}
//vai mostra o campo de jogo difícil
void difícil(char op2)
{
    //declaracao de variaveis
    char matriz[20][20], i, j;
    system ("PAUSE");
    system ("cls");
    printf ("\nBem vindo ao modo difícil\n\n\n");
    //vai imprimir o campo difícil
    for (i=0 ; i < 20 ; i++)
    {
        for (j=0 ; j < 20 ;j++)
        {
            matriz[i][j] = 0;
            printf ("%5d",matriz[i][j]);
        }
        printf("\n");
    }
    printf ("\n\n\n");
}
// *-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-///
// distribuição das bombinhas
void sorteiobombasfacil(int i,int j)
{
    //tabuleiro fácil
    int bombaF = 10;//quantidade de bombas em um tabuleiro fácil
    char matriz[i][j];// inventei um mapa fácil das bombas aq
    while(bombaF < 10)
    {
        i = rand() % bombaF;
        j = rand() % bombaF;
        if(matriz[i][j] == 0)
        {
            bombaF --;
        }//fim do if
    }//fim do while
}//fim do sorteiobombasfacil
void sorteiobombasmedio(int i,int j)
{
    //tabuleiro medio
    int bombaM = 40;//quantidade de bombas em um tabuleiro medio
    char matriz[i][j];
    while(bombaM < 40)
    {
        i = rand() % bombaM;
        j = rand() % bombaM;
        if(matriz[i][j] == 0)
        {
            bombaM --;
        }//fim do if
    }//fim do while
}//fim do sorteiobombasmedio
void sorteiobombasdificil(int i,int j)
{
    //tabuleiro difícil
    int bombaD = 99;//quantidade de bombas em um tabuleiro difícil
    char matriz[i][j];
    while(bombaD < 99)
    {
        i = rand() % bombaD;
        j = rand() % bombaD;
        if(matriz[i][j] == 0)
        {
            bombaD --;
        }//fim do if
    }//fim do while
}//fim do sorteiobombasdificil
//////////////////////////////////////////:)
void ler_posicao(int L, int C)
{
    char posicao [tam][tam];
    //leitura
    printf("Digite a linha que deseja:\n");
    scanf("%d", &L);
    printf("Digite a coluna que deseja:\n");
    scanf("%d", &C);
}
void checar_posicao(int L, int C)
{
    char posicao[tam][tam];
    //se nao for 'b', é porque não é uma bomba
    if(posicao[L][C] != 'b')
    {
        posicao[L][C] = '*'; //se a posicao escolhida não for bomba, o '*' vai representá-la
    }
    else
    {
        printf("voce caiu em uma bomba! Mais sorte da próxima vez :/\n");//se for uma bomba, será avisado
    }
}
//parte que acredito está dando mais erro
int bandeiraganho(int bomba[50][50], int bandeirinha[50][50])
{
    int j,i,totaban=0,bombaF;
    if(bomba[i][j] == bandeirinha[i][j])
    {
        totaban++;//Conta para saber se acertou todas as bombas.
    }
    //Se acertou e finaliza jogo.
    if(totalban==bombaF)
    {
        printf("Parabens! voce ganhou!\n\n");
        return 0;
    }
}
void sorteiobombasfacil(int i, int j,int i2,int j2)
{
    int bomba=1,bombaF=7;
    colocarban( bomba, matriz);
    {
        int bomba = 10;//quantidade de bombas em um tabuleiro
        char matriz[i][j];// inventei um mapa fácil das bombas aq
        while(bombaF < 10)
        {
            i = rand() % bombaF;
            j = rand() % bombaF;
            if(matriz[i][j] == 0)
            {
                bombaF --;
            }//fim do if
        }//fim do while
    }//fim do sorteiobombasfacil
}
//Kina_fd/+-+//Abrir e calcular o numero de bombas vizinhas
int abrir(int i, int j, int m)//pos vai ser o valor selecionado //+-+-//vazio o valor de um lugar disponivel
{
    int cont_bomb=1;
    int mat_fechada[i][j];
    int mat_aberta[i][j];//mostra a parte aberta da matriz aberta
    if(mat_fechada[i][j] == vazio)//verifica se a matriz aberta esta vazia
    {
        mat_fechada[i][j] = mat_aberta[i][j];//troca a pocisão aberta na matriz ate onde não tem bomba
    }
    if(mat_fechada[i][j] == bomb)//se tiver bomba mostrar que perdeu o jogo
    {
        system("cls");//limpar
        printf("Perdeu");
        system("pause");
    }
    else
    {
        return cont_bomb;
    }
}
//=-=-=--=-=-===-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-==-=-=-=-=-==-=-=-=-=-=-//
int cont_bomb(int i, int j, int m)
{
    int cont;
    int matCb[i][j];
    for(i = 0;i < m; i++)
    {
        for(j = 0; j < m;j++)
        {
            if(i-1 >= 0)//verifica se exite a linha superior
            {
                if(matCb[i-1][j] == bomb)cont++;//casa acima
                if(j-1 >= 0)//verifica se existe coluna da esquerda
                {
                    if(matCb[i-1][j-1] == bomb)cont++;//casa superior da esquerda
                }
                if(j+1 < m)//verifica se existe coluna da direita
                {
                    if(matCb[i-1][j+1] == bomb)cont++;//casa superior da direita
                }
            }
            //laterais
            if(j-1 >= 0)//verifica se a lateral esquerda existe
            {
                if(matCb[i][j-1] == bomb)cont++;//casa da esquerda
            }
            if(j+1 < m)//verifica se a lateral direita existe
            {
                if(matCb[i][j+1] == bomb)cont++;//casa da direita
            }
            //linha inferior
            if(i+1 < m)//verifica se a linha inferior existe
            {
                if(matCb[i+1][j] == bomb)cont++;//casa debaixo
                if(j-1 >= 0)//verifica se existe coluna da esquerda
                {
                    if(matCb[i+1][j-1] == bomb)cont++;//casa inferior da esquerda
                }
                if(j+1 < m)//verifica se existe coluna da direita
                {
                    if(matCb[i+1][j+1] == bomb)cont++;//casa inferior da direita
                }
            }
        }
    }
    return cont;//mostra quantas bombas tem ao redor
}
int colocarban( int bomba, char matriz[100][100])
{

}

 

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