Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de um capacímetro caseiro.


dompedroneto

Posts recomendados

Boa tarde caros membros do Clube do Hardware.

 

Gostaria de fabricar um capacímetro capaz de medir todo o espectro de capacitâncias. Alguém poderia, por gentileza, indicar-me algum circuito? Procurei na internet e encontrei, mas a maior leitura possível a ser medida foi de 1000 uF, que é um projeto do Wagner Rambo, da WR Kits, usando o Arduíno Uno. Antes que alguém me questione, o motivo de eu querer algo mais abrangente, eu já adianto que eu não quero ficar limitado. Ou seja, se é para construir um equipamento para tal fim, que seja completo. Agradeço-vos enormemente pela atenção e contribuição.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, dompedroneto disse:

Ou seja, se é para construir um equipamento para tal fim, que seja completo. Agradeço-vos enormemente pela atenção e contribuição.

Eu penso a mesma coisa, já faz um tempo que também quero construir um desses. 

Na minha jornada, percebi que o maior problema está em medir os capacitores menores abaixo de 100pF.

Os grandes são mais fáceis, dada a grande tolerância que eles têm. 

O funcionamento de um capacimetro consiste em medir o tempo que os capacitores levam para carregar ou descarregar um determinado valor de tensão. 

Geralmente se tem um resistor em série (ou paralelo) com o capacitor pra fazer isso. 

Se o capacimetro que você encontrou Mede até 1000uF e você quer subir a escala, tem que alterar o valor do resistor de acordo com a proporção e lógica determinada no projeto. 

Na maioria das vezes se divide ou multiplica o valor por dez. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu penso a mesma coisa, já faz um tempo que também quero construir um desses. 

Na minha jornada, percebi que o maior problema está em medir os capacitores menores abaixo de 100pF.

Os grandes são mais fáceis, dada a grande tolerância que eles têm. 

O funcionamento de um capacimetro consiste em medir o tempo que os capacitores levam para carregar ou descarregar um determinado valor de tensão. 

Geralmente se tem um resistor em série (ou paralelo) com o capacitor pra fazer isso. 

Se o capacimetro que você encontrou Mede até 1000uF e você quer subir a escala, tem que alterar o valor do resistor de acordo com a proporção e lógica determinada no projeto. 

Na maioria das vezes se divide ou multiplica o valor por dez. 

É uma opção. Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os projetos de capacimetro que eu andei procurando, são os antigos. 

 

Porém dá pra atualizá-los, aproveitando a lógica, fica fácil adaptar um contador moderno feito com um arduino por exemplo. 

 

Segue o link das revistas:

http://www.mediafire.com/file/ukc0fdn4bxrhbrc/se195.pdf/file

 

https://www.mediafire.com/file/45ll1xqd3xu5u0t/se325.pdf/file

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me somar...

Pra valores baixos uma opção seria fazê-lo fazer parte de um circuito oscilador: maior frequência=menor capacitância e vice versa. Valores altos, aí sim, medição de tempo.

 

Permita-me tambem mais uma tradicional visão prática...

Pra vida real, um medidor de esr de capacitor pode ser tão ou mais útil do que a medição da capacitância. De princípio relativamente simples, basta aplicar-lhe uma Vac através de um resistor e medir sua vrms.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique a ponte de Wien, um circuito elaborado justamente para a medição de capacitâncias F5Rua4D.gif:

 

 

 

pnzXODt.jpg

 

 

 

Alguns circuitos já incluem a ponte como parte de um oscilador com realimentação. Assim, a saída de seno ou cosseno pode ser associada com a capacitância desconhecida a fim de descobri-la F5Rua4D.gif.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Permita-me somar...

Pra valores baixos uma opção seria fazê-lo fazer parte de um circuito oscilador: maior frequência=menor capacitância e vice versa. Valores altos, aí sim, medição de tempo.

Os osciladores RC com os valores baixos ficam muito instáveis. 

O ideal são os osciladores LC, tipo os usados em RF. A frequência fica muito alta, difícil para os contadores conseguir pegar. 

 

2 horas atrás, .if disse:

Pra vida real, um medidor de esr de capacitor pode ser tão ou mais útil do que a medição da capacitância. De princípio relativamente simples, basta aplicar-lhe uma Vac através de um resistor e medir sua vrms.

Realmente. Muitos capacitores mantém a sua capacitancia, mas os valores de esr errados é que põe tudo a perder. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste caso há mesmo de ser um circuito especial. De fato pra capacitância muito muito muito baixa, o próprio medidor influencia... a ponteira, a mão, tanto é que tem multimetro com capacímetro tem lugar especial pro capacitor.

multimetro_digital_20m_c__capacimetro_be

pra colocar direto o cap nele sem passar pelo cabo. Tinha 1 que colei 2 jumpers de fio pra medir cap smd 😁

17 minutos atrás, Renato.88 disse:

A frequência fica muito alta, difícil para os contadores conseguir pegar. 

De fato medir cap na ordem de pF's com precisão é bem desafiador... melhor deixa isso pra quem é do ramo das RF's UHF pra cima....🤪

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Eder Neumann disse:

dava pra fazer um borne paralelo ao do circuito original com um resistor de valor alterado, ai você identifica este borne com uma etiqueta "x10" para saber que o resultado do que for medido ali deverá ser multiplicado por 10 igual no conta-giros do carro

 

Não deixa de ser uma boa ideia. Valeu.

Aos prezados colaboradores que aqui estiveram com seus comentários/sugestões, o meu agradecimento pela atenção. Queria ter o prazer de ter um capacímetro para massagear o ego, dizendo o tradicional "Foi eu quem o fez". Entretanto, como tenho mesmo que comprar um novo multímetro, aproveitarei para adquirir um que tenha capacímetro.

Um grande abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, dompedroneto disse:

para massagear o ego, dizendo o tradicional "Foi eu quem o fez".

Monte então um indutímetro. Quase útil e raramente visto em multímetros...

Eu sempre quis montar este...indutimetrodigital.gif

https://www.te1.com.br/2008/12/indutimetro-digital-para-multimetro/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, .if disse:

Monte então um indutímetro. Quase útil e raramente visto em multímetros...

Eu sempre quis montar este...indutimetrodigital.gif

https://www.te1.com.br/2008/12/indutimetro-digital-para-multimetro/

Bom dia caro .If. Agradeço-te pelo envio do ckt acima.

Entrei no link mencionado e vi que, ao final do artigo, na bibliografia, é mencionado: "Você que precisa de um equipamento com melhor precisão, é um medidor de indutor e capacitor de alta precisão usando um microcontroladores PIC." E então mostra, na sequência, um indutímetro e capacímetro com alcance de medida de 0 a 10 mH para indutância e 0 a 800nF para capacitância.

Portanto, acredito seja esta a solução para quem quer construir um capacímetro, pois terá, em adição, um indutímetro.

Mas, por enquanto, estou mesmo inclinado a comprar um novo multímetro que tenha um capacímetro incorporado.

Abraço.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok... ainda que eu prefira o parágrafo anterior...

"Finalmente

Este circuito não pode faltar na bancada de quem faz manutenção ou gosta de fazer montagens de transmissores e receptores. Mesmo sendo simples e barato, oferece uma precisão adequada a este fim."

 

7 minutos atrás, dompedroneto disse:

 E então mostra, na sequência, um indutímetro e capacímetro com alcance de medida de 0 a 10 mH para indutância e 0 a 800nF para capacitância.

este é o ganha pão da I.A. do google. Mostra aquilo que acha que eventualmente queres comprar baseado na página que visitas. (no meu navegador não mostra mas não posso revelar o motivo). Ele te ajuda a tomar a decisão... ou te empurra pro abismo kk

 

Outro.

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, .if disse:

ok... ainda que eu prefira o parágrafo anterior...

"Finalmente

Este circuito não pode faltar na bancada de quem faz manutenção ou gosta de fazer montagens de transmissores e receptores. Mesmo sendo simples e barato, oferece uma precisão adequada a este fim."

 

este é o ganha pão da I.A. do google. Mostra aquilo que acha que eventualmente queres comprar baseado na página que visitas. (no meu navegador não mostra mas não posso revelar o motivo). Ele te ajuda a tomar a decisão... ou te empurra pro abismo kk

 

Outro.

 

Prezado .If o link mostra o esquema elétrico e é também do Toni Eletrônica Circuitos e Informações https://www.te1.com.br/2008/12/lc-meter-com-pic-meca-capacitores-e-indutores-com-precisao/

 

Desculp-me, mas não entendi o que quisestes dizer com "Outro", ao final.

 

Abraço

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bacana.. eu acho que nem vi. Por isso achei que era uma propaganda qualquer (que não vejo).. sorry.  Mas o que importa é que tens + 1 opção. 😀

 

7 horas atrás, dompedroneto disse:

Abraço.

 

7 horas atrás, .if disse:

Outro.

Sorry.. foi automático e subliminar 😁

 

32 minutos atrás, dompedroneto disse:

Abraço

Outro.🤪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite confrades do Clube  do Hardware.

É com grande satisfação que vos informo que acabo de comprar um novo multímetro, o qual contempla o sonhado capacímetro. Parece-me um brinquedo interessante. A quem se interessar, veja o link abaixo, da Electolab, site que muitas e boas informações contém. Recomendo. Abraço a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Resolvi reabrir o tópico, já que achei que minha dúvida é parte do mesmo assunto.

Comprei um multimetro com capacimetro - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1416053376-multimetro-digital-profissional-bateria-capacimetro-dt9205a-_JM
Ocorre que uma boa parte dos capacitores que tenho nas placas aqui, tem mais capacitância que o teste do multímetro.

Estou pensando se compro outro capacímetro, ou monto algo para testes.
Uma coisa que acho importante falar é que gostaria de medir eles dentro do circuito. Apesar de saber que o circuito pode distorcer medidas, na maioria das vezes eu teria um irmã gemea da placa que não está funcionando, 100% para ver uma referência.
Uma coisa Também gostaria de medir aquela situação, que parece que o capacitor se carrega e quando carregado deixa "vazar a corrente" entre o positivo e o negativo, para isso seria um capacímetro, ou outro instrumento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 01/02/2021 às 11:08, Thiago Miotto disse:

Estou pensando se compro outro capacímetro, ou monto algo para testes.

 

Como seria a ferramenta adaptadora?

 

Em 01/02/2021 às 11:08, Thiago Miotto disse:

gostaria de medir eles dentro do circuito

 

Não faz sentido. A variável tempo é muito importante. "No circuito" ela tende a ficar muito diferente.

 

Em 01/02/2021 às 11:08, Thiago Miotto disse:

Uma coisa Também gostaria de medir aquela situação, que parece que o capacitor se carrega e quando carregado deixa "vazar a corrente" entre o positivo e o negativo, para isso seria um capacímetro, ou outro instrumento?

 

No meu entender, capacímetro é exatamente para isso! Essa fuga equivale a uma deficiência em capacitância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...