Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

computador para Photoshop e outros programas de design/ilustração até R$ 4000


Posts recomendados

Preciso de dicas em relação à um computador que estou montando para minha namorada, focado em Photoshop e outros programas de design e ilustração, talvez até mesmo animação. O nosso orçamento é de R$4.000, e o PC da imagem ficou basicamente no limite do orçamento (montado na Pichau).
Eu li um pouco sobre e vi que o que o Photoshop mais necessita é memória e processador, então peguei uma memória de 16GB pra poder, se necessário, botar mais um pente no outro slot da placa-mãe, peguei um processador que achei interessante e uma placa de vídeo não tão forte, mas ainda assim decente.
Tenho algumas dúvidas, principalmente em relação à fonte e o cooler, será que eles aguentam estas peças? Onde eu deveria investir mais (ou menos)? Quais peças eu poderia escolher pra economizar um pouco mais, sem comprometer muito o desempenho do Photoshop e programas semelhantes?

image.thumb.png.0fe60b557864819562d10e730ca2e7d3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leyaktaida Essa fonte é péssima, Pegar UM PENTE DE 16GB é errado. Esse processador não vale a pena.

NUNCA se pega 1 pente de 16gb, DOIS PENTES DE 8GB é uma opção MUITO melhor.

Esse processador não é muito mais caro e é superior para o seu intuito : https://www.kabum.com.br/produto/102438/processador-amd-ryzen-5-3600-cache-32mb-3-6ghz-4-2ghz-max-turbo-am4-sem-video-100-100000031box?gclid=CjwKCAiAnvj9BRA4EiwAuUMDfwHWtGddlE6I37DiZdHxESYyyA4HMThF9UBVTym53pqh-qrD3FO2bxoCnhUQAvD_BwE

Não sei muito sobre edição  de vídeo, mas acredito que necessite de uma BOA placa de vídeo, e essa RX 550 é uma placa de vídeo bem fraca.

Fonte : https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100102

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, leyaktaida disse:

Preciso de dicas em relação à um computador que estou montando para minha namorada, focado em Photoshop e outros programas de design e ilustração, talvez até mesmo animação. O nosso orçamento é de R$4.000, e o PC da imagem ficou basicamente no limite do orçamento (montado na Pichau).
Eu li um pouco sobre e vi que o que o Photoshop mais necessita é memória e processador, então peguei uma memória de 16GB pra poder, se necessário, botar mais um pente no outro slot da placa-mãe, peguei um processador que achei interessante e uma placa de vídeo não tão forte, mas ainda assim decente.
Tenho algumas dúvidas, principalmente em relação à fonte e o cooler, será que eles aguentam estas peças? Onde eu deveria investir mais (ou menos)? Quais peças eu poderia escolher pra economizar um pouco mais, sem comprometer muito o desempenho do Photoshop e programas semelhantes?

image.thumb.png.0fe60b557864819562d10e730ca2e7d3.png

Pegue dual channel, e no mínimo 16GB de Ram, com Ryzen, pegue memórias com velocidade na casa dos 3000Mhz pra cima, eu escolheria uma placa-mãe melhor.. e placa de vídeo melhor também... Não sei se está contando na aquisição desse processador na black friday, mas caso não.. na black consegue pegar um r5 3600 que tem o dobro de threads, e consequentemente melhor nesse tipo de uso.. Mas caso decida pegar esse mesmo, considere um dual channel de ram e uma gpu um pouco melhor, se puder..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leyaktaida

  1. Para photoshop você não precisa de placa de vídeo melhor do que a que escolheu. Seu processamento será integralmente 2D, mas você ainda terá um pouco de benefício se pegar uma GPU da Nvidia, pois alguns programas que fazem uso de CUDA vão se beneficiar disso. Se não for pegar Nvidia então pode pegar a mais barata que achar da AMD. Da Nvidia recomendo a GTX 1650, que é bem mais do que você precisa. Pesquise sobre CUDA se tiver curiosidade, em especial no ganho de desempenho que oferece nos programas específicos que você vai utilizar.
  2. A memória é melhor pegar aos pares, mas para photoshop você vai precisar de mais memória. Dois módulos de 16 seria ideal, mas se quiser comprar só dois de 8 agora como sugerido pelos colegas, poderá acrescentar mais depois. É importante equilibrar seu sistema agora e pegar bons componentes para formar a base do PC. À partir daí você pode melhorar conforme necessário e tiver dinheiro para tanto. 3200 MHz é o ideal hoje, pois você encontra bons modelos na mesma faixa de preço que modelos de velocidade inferior. Marcas boas são 
  3. Processador bom para sua atividade pode ser o Ryzen 3 3100 ou, se seu orçamento permitir, um Ryzen 5 3600. O 3100 já é mais que suficiente para processamento de imagens, então não concentre tanto dinheiro nesse componente se seu orçamento for limitado.
  4. Tanto a placa-mãe quanto o gabinete que você escolheu vão te dar dor de cabeça no futuro. A placa-mãe que te recomendo é a Gigabyte AB350M DS3H V2. Se ela estiver indisponível você também tem a opção da Gigabyte A520M H. Se você não pretende fazer overclock, a segunda opção que dei é a melhor. O gabinete você pode escolher qualquer um dos abaixo. O importante no gabinete é ele ter o painel frontal telado (mesh) para melhor ventilação, ter instalação de fonte na parte inferior e filtragem de ar no painel frontal, tampo superior e entrada de ar da fonte (em baixo). O Aerocool Menace Saturn está com ótimo preço na Kabum por sinal.
  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Aerocool Menace Saturn FRGB
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24

Apesar de ter lhe dado algumas coordenadas importantes, a mais importante de todas é que se sujeitar a comprar computadores montados pelas lojas sempre acarretará em comprar componentes de qualidade, desempenho e durabilidade inferiores. Entenda que todas as lojas limitam as opções de componentes que você pode escolher em seus aplicativos de montagem. 

 

Você tem duas alternativas: A loja terabyteshop oferece a opção de você escolher os componentes e colocá-los no carrinho (fechar a compra, claro), entrando em contato com a loja depois e solicitando que entreguem montado.

A outra opção, que é a melhor, é de comprar todos os componentes onde tiver estoque e melhor preço e montar você mesmo. Muitas pessoas ficam com medo de montar o próprio computador, mas se você para pra pensar que quem vai montar seu PC dificilmente será um profissional da área, muito provavelmente será um jovem aprendiz ou um completo iniciante, você que tem o maior interesse de todos que o PC fique bem montado provavelmente estará melhor capacitado mesmo que seja sua primeira vez. Muitos aqui no fórum se aventuram mesmo sem experiência e raramente dá errado, pois temos vídeos, tutoriais e ainda um fórum desse tamanho repleto de pessoas experientes para te ajudar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vini_seven@carbonii A placa de vídeo não é necessária para o que preciso, então, como o @WOZ Dodsdisse, prefiro ficar com uma mais fraquinha mesmo pra poder focar nos outros componentes. Eu decidi por um pente de 16gb para que fosse possível adicionar outro no futuro, já que a placa-mãe que escolhi tinha apenas 2 slots.

@WOZ DodsMuito obrigado pelo comentário extremamente detalhado, me ensinou muita coisa. Ainda estou em dúvida em relação a fonte, que você não citou no seu comentário. Você acha que ela também vai me dar algum problema? Vou ver em relação à montar o meu próprio PC, meu principal problema com isso é que eu tenho medo de acabar comprando peças incompatíveis e ter que acabar reembolsando, até por que preciso comprar o computador com certa urgência.

Obrigado a todos pela ajuda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leyaktaida Não recomendo MB com dois slots de jeito nenhum, pois a coisa que é garantido que qualquer usuário precisará fazer upgrade no futuro é memória, mais ainda no caso de profissionais que trabalham com tratamento de imagem... Se já tiver comprado devolva, sério, e te ajudo a escolher uma com bom preço e quatro slots. 

18 horas atrás, leyaktaida disse:

DodsMuito obrigado pelo comentário extremamente detalhado, me ensinou muita coisa. Ainda estou em dúvida em relação a fonte, que você não citou no seu comentário. Você acha que ela também vai me dar algum problema? Vou ver em relação à montar o meu próprio PC, meu principal problema com isso é que eu tenho medo de acabar comprando peças incompatíveis e ter que acabar reembolsando, até por que preciso comprar o computador com certa urgência.

Comprar peças incompatíveis não vai acontecer enquanto você se apoiar aqui no fórum para ajudá-lo no orçamento. Sempre pode contar conosco para isso. Veja este outro tópico que ajudamos um colega e ele fechou a compra ontem: 

A fonte que do computador que escolheu aparentemente é genérica ou tão ruim quanto uma. Provavelmente não fornece sequer 400W, o que não é tanto problema quanto a qualidade de energia que ela entrega aos componentes. Quanto maior a qualidade mais eles durarão. Quanto menor...

 

 

Corrigindo o que escrevi lá em cima, a sugestão da placa-mãe A520M H está errada. Esse modelo justamente tem 2 slots de memória. Confundi com outro modelo que tem quase o mesmo nome, mas não encontro ela nas minhas anotações agora. A alternativa melhor nesse caso é a A520M DS3H.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods Obrigado pela dica da placa-mãe, vou tentar pegar uma de 4 slots. Eu acho que vou comprar uma placa de vídeo usada que meu amigo está vendendo, a GTX 1050 TI. Eu gostei da sugestão do Ryzen 3 3100, mas ele está indisponível em todos os sites. Tem algum numa faixa de preço semelhante ou é melhor eu esperar voltar ao estoque? E em relação às fontes, quais seriam opções melhores sem gastar tanto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leyaktaida Nesse minuto tem a super flower leadex III de 550 W em promoção na terabyte. É a melhor pelo menor preço hoje no mercado. Não sei como não acabou ainda. Só não comprei uma ontem porque o site estava completamente indisponível, então tive que escolher outra, qual foi a xpg core reactor da kabum. São fontes classe A, vão durar muitos anos (a core reactor tem 10 anos de garantia, a leadex tem 7). Não recomendo nada abaixo disso se você quiser o melhor pelo menor preço. A corsair cv 450 está com preço muito próximo delas para compensar a economia e ela é classe D.

 

A 1050 TI não tem muito desempenho para jogos atuais, mas é um bom quebra-galho. Se consegui-la por um bom preço dará para jogar alguns jogos com qualidade baixa, talvez alta em jogos mais antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leyaktaida disse:

Eu gostei da sugestão do Ryzen 3 3100, mas ele está indisponível em todos os sites. Tem algum numa faixa de preço semelhante ou é melhor eu esperar voltar ao estoque?

Eu iria de Ryzen 5 2600.. é até melhor pra edições. 

@leyaktaidaVocê optou por qual gabinete?

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Não sei como não acabou ainda. Só não comprei uma ontem porque o site estava completamente indisponível, então tive que escolher outra, qual foi a xpg core reactor da kabum.

Ainda bem.. são 5 anos de garantia aqui pro Brasil apenas. Pegasse uma fonte com o dobro de garantia 🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @Shanks.
Então, até agora ficou assim...
placa-mãe A520M DS3H - 550~ reais
GTX 1050 TI - 700
Ryzen 5 2600 - 1000~
Fonte Super Flower LEADEX III 550W - 550~
SSD Kingston 240gb - 220~
HD Seagate Barracuda 1TB - 260~
Memória Gigabyte 16GB (2X8) - 465~

O total somou em 3.745... Preciso de um gabinete que caiba no orçamento de 4.000 reais. Alguma sugestão? Será que tudo aí tem compatibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, leyaktaida disse:

GTX 1050 TI - 700

Não vale muito a pena.. eu juntaria mais e pegava uma 1650 ou RX 570, são placas muito superiores por uma diferença não tão grande.

18 minutos atrás, leyaktaida disse:

SSD Kingston 240gb

Evite os A400. Procure por um SSD BX500 240GB ou Lexar.

19 minutos atrás, leyaktaida disse:

Preciso de um gabinete que caiba no orçamento de 4.000 reais

Galax Nebulosa.

 

19 minutos atrás, leyaktaida disse:

placa-mãe A520M DS3H

Vá de A520M Plus da Asus, pelo menos tem dissipador no VRM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz todas as decisões finais, o PC acabou ficando assim. Acabei pegando uma memória RAM com latência maior e um gabinete barato para economizar um pouco e não ultrapassar o orçamento. Como a placa-mãe tem 4 slots pra RAM, isso não é um problema, no futuro posso substituir. O processador não é o ideal pois todos estavam fora do estoque e eu tinha certa urgência para comprar o PC. Obrigado a todos pelas sugestões, galera. Aprendi muito com vocês.
Placa-mãe GA-AB350M-DS3H V2 - 530 reais
GTX 1050 TI - 700
Ryzen 5 3400 - 1000~
Fonte Super Flower LEADEX III 550W - 545~
SSD LexarNS100, 256GB- 220~
HD Seagate Barracuda 1TB - 260~
Memória Lexar 8GB, 2666MHz, DDR4, CL19 - 370 (2)
Cooler FAN C3 Tech F7-100 BK Storm 12cm - 70~ (3)
GABINETE GAMER T-DAGGER OLAF - 190
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leyaktaida A combinação de processador e memória não ficou boa. Seria ideal que comprasse todo o restante e aguardasse reposição dos estoques para comprar esses dois componentes melhor como tantos de nós fizemos nesta BF. A reposição geralmente leva apenas alguns dias dada a alta rotatividade de componentes mesmo fora de períodos promocionais. 

Além da latência da memória ser muito alta e sua frequência muito baixa, a marca é de baixa qualidade. Realmente considero uma má aquisição, especialmente com os preços que temos na Kabum para memórias muito superiores hoje. Se o valor é o problema, então seria mais adequado comprar uma única memória de 8 GBs agora e deixar para adquirir a segunda depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...