Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 6500 e GTX 1060 upgrade para jogos


Posts recomendados

Fala pessoal,

 

Estou precisando de umas opiniões sobre qual upgrade eu devo fazer na minha máquina nesta black friday. Tenho estudado bastante e com os problemas que eu tenho hoje, cheguei na conclusão que preciso de um processador novo. Os problemas que eu tenho tido estão relacionados com background tasks que eu faço enquanto jogo. Muitas vezes estou jogando com discord aberto por exemplo e sinto que o jogo engasga, com uso da CPU em 100% constantemente. A minha impressão é que estou com um i5 antigo que possui apenas 4 cores e 4 threads, que ao tentar fazer algo além de jogar não consegue dar conta. Pelo que parece a minha placa de vídeo ainda lida bem o suficiente com os jogos atuais (embora eu saiba que daqui a uns anos um upgrade vai ser necessário). Outro ponto que me fez querer um upgrade no processador é que eu trabalho com desenvolvimento de software e o macbook 13' early 2015 que uso para trabalhar está ficando velho, e com o preço do macbook e do dolar, eu vou ter que me contentar em usar um dual-boot com linux na minha máquina que uso para jogar.

A minha ideia seria fazer um upgrade para um AMD de geração mais nova, visto que minha placa-mãe é compatível somente com intel de sexta e sétima gerações. Uma das minhas principais preocupações é que a placa-mãe e processador que irei comprar, durem um bom tempo sem precisar fazer um upgrade, e seja compatível com o resto dos meus componentes que possuo hoje. Pensando nesses pontos, estou entre os processadores ryzen5 3600x, ryzen7 3700x ou ryzen5 5600x. Sem promoções o ryzen5 3600x é o mais barato, porém não possui tantos cores/threads quanto o ryzen7 e nem o clock do ryzen5 5600x. Estou tendendo mais para o ryzen5 5600x, mas tomarei uma decisão baseado na promoção que eu conseguir encontrar.

A minha maior dúvida é sobre placa-mãe. Como eu fiquei traumatizado por ter que mudar o processador e a placa-mãe, eu pensei em algumas possibilidades:
 - Eu poderia comprar uma TUF GAMING X570-PLUS/BR que parece ser um ótimo custo-beneficio aqui no Brasil e possui várias features que parecem ser relevantes em builds futuras.

 - Eu poderia comprar algum modelo B550, que pelo menos estaria já pensando nos processadores Zen3 ou mesmo em alguma arquitetura posterior que venha a lançar. Assim, daqui a muitos anos se deus quiser, eu trocarei somente um processador por um mais recente, sabendo que minha placa-mãe estar ainda compatível com os modelos mais recentes.

 - Eu poderia comprar um outro modelo que poderia me limitar no futuro, mas eu estaria pagando um valor mais barato.

Bem, essa é a minha situação. Estou sobrecarregado de informações que estou tentando absorver para tomar a melhor decisão de custo benefício e que no futuro, se possível, não vai me deixar na situação que estou hoje, em que, para ter um upgrade, eu precisar comprar peças a mais que eu estava esperando. Gostaria da opinião de vocês.

Agradeço desde já!!!

Minha máquina hoje:
 

Processador - i5 6500 3.2 ghz

placa-mãe    - MBr1151 Asus H110M-C/BRDDR4

RAM             - DDR3 2133 16GB (1x16) Kingston HyperX Fury PR

HD                - Sata3 1.0TB  WD Blue WD10EZEX

Fonte            - Fonte real 600w Corsair CX-600

SSD             - 120GB Kingston HyperX Fury SHFS37A/120G

GPU             - PL vídeo 6.0Gb GeForce  GTX1060 Asus Strix

Gabinete      - Zalman R1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...