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Tomada wifi para ventilador de teto provoca barulho


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Caros, recentemente encomendei da china um tomada/interruptor inteligente que controla a luz e o ventilador de teto por comando de voz, através dos assistentes pessoais mais conhecidos influenciado por uns vídeos do YouTube que me fizeram achar interessante tal produto.

Há vários modelos semelhantes, mas talvez seja relevante dizer que o meu possui 5 velocidades para o ventilador - o interruptor original era de apenas 3 - visto que alguns modelos desse tipo de interruptor oferecem, como direi? um controle de velocidade "dimmerizado".

Ocorre que, desde que instalado, o ventilador - aliás, são dois - ficam fazendo um barulho... sei lá, "elétrico" que não era feito. Aliás, os ventiladores era completamente silenciosos antes.

Aí me azedou a salada... duzentos reais investidos pra ficar aquele zunido na sala. Voltei aos comentários dos vários vídeos do YouTube que vi e, dado as outras reclamações que lá existem no mesmo sentido, parece que esse tipo de ocorrência atinge uma porcentagem menor, mas relevante, das pessoas que instalam esses interruptores inteligentes.

Revirando a internet do avesso, achei comentários e fóruns e etc. recomendando como solução, trocar o capacitor por um mais fraco, trocar um capacitor por um mais forte (o original é de 5,2uF), instalar um outro capacitor de 3 fios na tomada, entre outros...

O sujeito que solucionar isso vai me ajudar imensamente, e acredito que os demais na mesma situação também.

 

A quem se disponibilizar a dar uma luz, algumas informações do fato:

* Por algum motivo, desde que os interruptores foram instalados, a velocidade do ventilador aumentou consideravelmente. A velocidade mais fraca é mais forte que a velocidade mais fraca anterior, e a velocidade mais forte vira quase um helicóptero...

* Esses interruptores não fornecem a opção exaustor. A opção ventilador/exaustor deve ser feita na hora de ligar a fiação. Pois bem, ligando a fiação no modo exaustor o barulho praticamente some - deve ficar nuns 10% do barulho do modo ventilador.

* No modo exaustor, a velocidade não aumenta como falei antes. Ela se mantém semelhante ao que era com o interruptor anterior. Não vira helicóptero na velocidade máxima.

* Com o novo interruptor as pás giram mesmo sem capacitor! Fiz o teste e, ligando, realmente só faz o barulho mas não gira, mas se dermos um empurrãozinho ele se mantém girando fraco. Não sei como era no outro interruptor.

* O barulho é mais quanto menor a velocidade... na internet há informações de que quanto maior a velocidade, mais senoidal a onde é (seja lá o que signifique isso). Noutro fórum encontrei uma teoria de que esses interruptores só deixariam a energia passar se fosse acima de tal valor, isso faria somente os picos da onda chegarem ao ventilador, fazendo-a "quadrada" e provocando o 'uol, uol, uol, uol' irritante das baixas velocidades.

Sigo a disposição para tentar dar mais informações a alguma boa alma de grande conhecimento e tempo livre que tente ajudar.

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traga um desenho de como as coisas estão ligadas por gentileza...

 

acho que a posição em que o capacitor se encontra pode influenciar no ruido haja vista que no modo exaustor faz menos barulho

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2 horas atrás, Leandrojusrs disse:

O barulho é mais quanto menor a velocidade... na internet há informações de que quanto maior a velocidade, mais senoidal a onde é (seja lá o que signifique isso). Noutro fórum encontrei uma teoria de que esses interruptores só deixariam a energia passar se fosse acima de tal valor, isso faria somente os picos da onda chegarem ao ventilador, fazendo-a "quadrada" e provocando o 'uol, uol, uol, uol' irritante das baixas velocidades.

Isso faz todo o sentido. A onda senoidal é como se fosse descendo e subindo uma montanha calmamente. Já os picos algo como você subir e cair de um precipício. De fato ao contrário, algo como você fazer rapel pra pegar um atalho pra subir =+ cansativo. Bem.. acho que não fui muito feliz nesta comparação .. xapralá...

 

2 horas atrás, Leandrojusrs disse:

uma teoria de que esses interruptores só deixariam a energia passar se fosse acima de tal valor, isso faria somente os picos da onda chegarem ao ventilador, fazendo-a "quadrada" e provocando o 'uol, uol, uol, uol' irritante das baixas velocidades.

Sim tipo isso mesmo.

 

mas enfim.. pouco podes fazer a custo zero ou baixo custo. Talvez (talvez) um capacitor em paralelo com motor pra tentar aparar alguma aresta da corrente mas.... O ideal mesmo é um inversor de frequencia mas penso que não é pro seu bico.

 

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

traga um desenho de como as coisas estão ligadas por gentileza...

 

acho que a posição em que o capacitor se encontra pode influenciar no ruido haja vista que no modo exaustor faz menos barulho

idem...😁. Publique também o link do seu produto...

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Caros, segue a foto solicitada...

Primeiramente, informo que a instalação foi feita por eletricista mas, de qualquer forma não tem segredo: um fio do capacitor vai direto no fio do ventilador, outro fio do capacitor vai com o fio da rede - que está com um indicador vermelho.

Enfim, essa parte eu acho que não dá pra errar nem querendo, mas tomara que eu esteja errado.

De fato, não sei qual fio do capacitor é o neutro e qual não é, mas acho que isso não interfere nada.

 

Caro .if, acabei entendendo sua analogia sim kkkkkkkkk

De fato, a sua solução talvez não seja pro meu bico, tô mais pra piá de prédio que fica olhando vídeo no YouTube pra ver se entende alguma coisa kkkkkkkkk

 

Meu produto é esse:
https://www.aliexpress.com/item/4000346410048.html

Considerando que, como falei, o ventilador está mais forte e que na última velocidade ele vira um helicóptero, porém não faz barulho, eu inventei de trocar o capacitor original de 5,2 uF para um de 2, ou 3, ou 4 uF - tentei todos - para utilizá-lo apenas na velocidade máxima porém sem ser tão forte o vento - por conta do capacitor mais fraco. Só que não funcionou também já que a porcaria do barulho volta mesmo na velocidade máxima com os capacitores mais fracos.

Enfim, esses interruptores parece que me deram um check mate, mas acredito que tem que ter uma solução!

 

 

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se com cap menor deu barulho tente cap maior... (ligue os que voce tme em paralelo e veja como se comportam)

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Olá,

 

Permitam-me opinar sobre as possibilidades :

 

O autor menciona que o ventilador é de 3 velocidades , então é primordial que se conheça o tipo de chave que existia antes para se dimensionar o capacitor correto para o dimmer eletrônico.

 

A ligação básica de um motor com rotação unica e inversão de rotação está no primeiro quadro , ( bola vermelha )

A ligação de um ventilador com tecla de 3 posições está no segundo quadro ( bola verde )

A ligação de um ventilador com controle de rotação por dimmer está no terceiro quadro ( bola preta )


Na primeira e na ultima  opção o capacitor normalmente fica junto ao ventilador, ligado nos dois fios de inversão , um capacitor de 2 polos .

Na ultima opção a  mudança de velocidade é feita pelo dimmer.

 

Na segunda opção temos o uso de um capacitor de 3 polos, que a chave de tecla faz a soma das capacitâncias para alterar a velocidade. Normalmente esse capacitor fica junto da chave seletora .

 

O que temos  ?  

O autor diz que o capacitor original era de 5.2uF de dois polos , então podemos presumir ( não garantir )  o tipo de chave seletora que existia.

 

O problema :  A velocidade está muito alta em um sentido de rotação , mas não no outro  então é bem provável que o capacitor original esteja ligado de maneira errada e também que o dimmer eletrônico novo já possua algum componente que faça o circuito requerer menor capacitância para funcionar.

 

Pela ligação do capacitor mostrada na foto não se consegue identificar se corresponde a algum dos esquemas mostrados.

 

Peço ao autor para conferir a ligação do capacitor , se o ventilador tem inversão de rotação então tem 3 fios , um comum e dois selecionáveis.

 

Detalhe importante :

Existem ventiladores com DOIS capacitores, um de tres fios na chave e outro de 2 fios nos terminais de inversão.

Para esse caso resolveria como o @Eder Neumann, usar um capacitor maior.

 

Outro quesito a considerar é a polaridade da alimentação do dimmer , pois no site do vendedor/fabricante tem em vermelho uma observação dizendo " Requer Neutro" , entenda-se teoricamente o fio neutro ligado no polo correto . 

 

Outra coisa ainda ...  Ja vi problema semelhante ser resolvido com o uso de um acoplador de interface para o  capacitor não precisar "falar"  com o dimmer . ( foto ) 

 

'_'

 

 

 

 

vento-qd1.png

vento-qd2.png

vento-qd3.png

acopla-vento.jpg

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Em 26/11/2020 às 15:42, Eder Neumann disse:

se com cap menor deu barulho tente cap maior...

 

Em 27/11/2020 às 00:44, Tito Fisher disse:

A velocidade está muito alta em um sentido de rotação , mas não no outro  então é bem provável que o capacitor original esteja ligado de maneira errada e também que o dimmer eletrônico novo já possua algum componente que faça o circuito requerer menor capacitância para funcionar.

 

A primeira coisa que eu tendo a pensar: capacitância aumenta potência.

 

O dimmer eletrônico deve ter aumentado a capacitância. Logo, no que diz respeito à velocidade, o ajuste requereria capacitores menores. Se é que a onda entregue pelo novo dimmer vai ter "vales" que permitam o retorno aos limiares de potência originais.

 

A questão do barulho  certamente está, como já foi apontado, relacionado ao formato da onda — que de fato é a "excitação" para o motor.

 

Lamento informar: sem osciloscópio tudo que se poderá fazer é dar alguns tiros no escuro. Um pouco de penumbra, só se o projeto do dimmer eletrônico for estudado.

 

Atrevo-me a dar este "informe" pressupondo que as ligações não tem mistério e foram realizadas corretamente.

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12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Lamento informar: sem osciloscópio tudo que se poderá fazer é dar alguns tiros no escuro. Um pouco de penumbra, só se o projeto do dimmer eletrônico for estudado.

 

Xiii... acabo de sonhar acordado que isso que escrevi é mico!

 

Pode-se experimentalmente ir ajustando-se as capacitâncias conforme aferições comparadas de tensão True RMS.

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Me lembro vagamente que isso já foi palco de discussões por estas bandas. Me lembro que levantei a hipótese que o barulho á causado entre outras coisas pela gravidade. Ao girar no modo exaustor há acréscimo de peso que tenta deslocar o rotor pra baixo tirando-o da sua zona de conforto. Me lembro também que propus a remoção do vent do teto,  da hélice, alocar na bancada, ligar em todas as configurações e avaliar a física-eletromagnética-mecânica da coisa toda...

 

Em tempo...no exaustor,  o meu também faz uón uón por alguns minutos e depois cessa o barulho.

 

Ah... o capacitor é usado pra compor a direção do campo magnético girante. Portanto penso que não se deve mexer no seu valor.

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Em 27/11/2020 às 00:44, Tito Fisher disse:

Olá,

 

Permitam-me opinar sobre as possibilidades :

 

O autor menciona que o ventilador é de 3 velocidades , então é primordial que se conheça o tipo de chave que existia antes para se dimensionar o capacitor correto para o dimmer eletrônico.

 

A ligação básica de um motor com rotação unica e inversão de rotação está no primeiro quadro , ( bola vermelha )

A ligação de um ventilador com tecla de 3 posições está no segundo quadro ( bola verde )

A ligação de um ventilador com controle de rotação por dimmer está no terceiro quadro ( bola preta )


Na primeira e na ultima  opção o capacitor normalmente fica junto ao ventilador, ligado nos dois fios de inversão , um capacitor de 2 polos .

Na ultima opção a  mudança de velocidade é feita pelo dimmer.

 

Na segunda opção temos o uso de um capacitor de 3 polos, que a chave de tecla faz a soma das capacitâncias para alterar a velocidade. Normalmente esse capacitor fica junto da chave seletora .

 

O que temos  ?  

O autor diz que o capacitor original era de 5.2uF de dois polos , então podemos presumir ( não garantir )  o tipo de chave seletora que existia.

 

O problema :  A velocidade está muito alta em um sentido de rotação , mas não no outro  então é bem provável que o capacitor original esteja ligado de maneira errada e também que o dimmer eletrônico novo já possua algum componente que faça o circuito requerer menor capacitância para funcionar.

 

Pela ligação do capacitor mostrada na foto não se consegue identificar se corresponde a algum dos esquemas mostrados.

 

Peço ao autor para conferir a ligação do capacitor , se o ventilador tem inversão de rotação então tem 3 fios , um comum e dois selecionáveis.

 

Detalhe importante :

Existem ventiladores com DOIS capacitores, um de tres fios na chave e outro de 2 fios nos terminais de inversão.

Para esse caso resolveria como o @Eder Neumann, usar um capacitor maior.

 

Outro quesito a considerar é a polaridade da alimentação do dimmer , pois no site do vendedor/fabricante tem em vermelho uma observação dizendo " Requer Neutro" , entenda-se teoricamente o fio neutro ligado no polo correto . 

 

Outra coisa ainda ...  Ja vi problema semelhante ser resolvido com o uso de um acoplador de interface para o  capacitor não precisar "falar"  com o dimmer . ( foto ) 

 

'_'

 

 

 

Caro Tito Fisher, agradeço muito suas considerações...

Infelizmente, meus conhecimentos inexistentes de eletrônica não permitiram que eu entendesse quase nada do que falou kkkkkkkkkkk...

Segue, no entanto mais uma foto da ligação do ventilador, como você pediu. A seta mostra o "conduíte" dos fios do ventilador.

São dois fios pretos, ligados conforme já explicados acima: um simplesmente no capacitor, e outro no capacitor e no fio fase.
Um fio possui o "N" e espero que o eletricista tenha feito a ligação de acordo.

Outro fio é amarelo, que eu acho que seja o terra, e o eletricista dele ter ligado em alguma coisa! : )

Abraços!

WhatsApp Image 2020-11-30 at 10.37.28.jpeg

Em 29/11/2020 às 09:11, alexandre.mbm disse:

@.if, parece que tenho tentado ler rápido demais.

 

Quanto ao capacitor, intriga a velocidade ter aumentado com o novo dimmer.

Aumentou e não foi pouco...

São 5 velocidades pré programadas. O interruptor anterior permitia 3... posso dizer que, de olho, a mínima e a máxima ficaram cerca de 50% mais fortes, só que apenas quando  ligação dos fios está no modo ventilador. Na exaustão não notei diferença

Entrei em contato com a loja pelo Aliexpress e pedi o projeto do produto... veremos!

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Ola.

 

Acredito ter identificado o problema , gostaria que tentasse confirmar os dados :

 

Em toda a conversa não lembro ter lido se sua rede é 110V ou 220V .

Caso seja 220V é crucial que seja monofásica , porque esse controlador requer o fio NEUTRO ligado nele e também o fio FASE . ( nas posições corretas )

 

Se sua rede for 220V bifásica voce não terá o neutro e o aparelho não trabalha corretamente .

 

Peça ao seu eletricista para conferir se na chave estão entrando  FASE e NEUTRO, conforme desenho abaixo.

 

Um erro comum é ignorar a polarização correta, então peça ao eletricista para certificar-se com uma chave-teste que com certeza ele tem para isso.

 

Um erro menos comum é tratar o dispositivo como um interruptor , e ignorar a entrada do NEUTRO nele. ( marcação vermelha na imagem )

 

Como voce disse, em um sentido de rotação o aparelho aparenta funcionar corretamente, pode ser em função dessa inversão 'fase-neutro' na alimentação da chave e do ventilador. 

 

Nessa situação uma simples inversão nos fios de alimentação do controlador e dos dispositivos controlados vai resolver.

 

Essa checagem  deve-se especificamente porque na descrição do seu aparelho diz que REQUER FIO NEUTRO , mas se voce verificar na internet vai encontrar controladores que não necessitam.

 

Se possível nos retorne após essa checagem .

 

Grato

 

'_'

 

 

vento-solved.png

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16 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Acredito ter identificado o problema , gostaria que tentasse confirmar os dados :

 

Em toda a conversa não lembro ter lido se sua rede é 110V ou 220V .

Caso seja 220V é crucial que seja monofásica , porque esse controlador requer o fio NEUTRO ligado nele e também o fio FASE . ( nas posições corretas )

 

Se sua rede for 220V bifásica voce não terá o neutro e o aparelho não trabalha corretamente .

 

Peça ao seu eletricista para conferir se na chave estão entrando  FASE e NEUTRO, conforme desenho abaixo.

 

Um erro comum é ignorar a polarização correta, então peça ao eletricista para certificar-se com uma chave-teste que com certeza ele tem para isso.

 

Um erro menos comum é tratar o dispositivo como um interruptor , e ignorar a entrada do NEUTRO nele. ( marcação vermelha na imagem )

 

Como voce disse, em um sentido de rotação o aparelho aparenta funcionar corretamente, pode ser em função dessa inversão 'fase-neutro' na alimentação da chave e do ventilador. 

 

Nessa situação uma simples inversão nos fios de alimentação do controlador e dos dispositivos controlados vai resolver.

 

Essa checagem  deve-se especificamente porque na descrição do seu aparelho diz que REQUER FIO NEUTRO , mas se voce verificar na internet vai encontrar controladores que não necessitam.

 

Se possível nos retorne após essa checagem .

 

Grato

 

'_'

 

 

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Caro,

Aqui é 127v... Pelo que entendi de sua explicação, sua teoria somente se aplica se fosse 220v, correto?

Bem, como não queremos facilitar muito as coisas, percebi agora mais um dado: um dos ventiladores ficou fraco, estando no mesmo nível do interruptor original, aproximadamente, ou seja, perdeu o que parecia ser um acréscimo de 50% na velocidade. No entanto, o barulho agora permanece até na velocidade máxima!

O outro ventilador está igual: mais potente e silencioso na velocidade máxima!

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5 horas atrás, Leandrojusrs disse:

Pelo que entendi de sua explicação, sua teoria somente se aplica se fosse 220v, correto?

 

 

Errado .  voce não entendeu ... 

 

Caso fosse 220V bifásico o sistema estaria fatalmente condenado ,  Se for 220V monofásico ou 110 ( 127V ) a fiação tem um NEUTRO que precisa ser ligado no lado correto da chave e do ventilador também.

 

Foi isso que pedi para verificar com seu eletricista , se o fio NEUTRO está onde deveria .

5 horas atrás, Leandrojusrs disse:

um dos ventiladores ficou fraco

 

Eu que não entendi essa parte ... voce está ligando dois ventiladores no mesmo controlador ao mesmo tempo ?  ou comprou dois controladores ? 

 

'_'

 

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Em 02/12/2020 às 15:01, alexandre.mbm disse:

 

Velocidade a normal, igual ao primeiro? E não faz o mesmo barulho?

Um ventilador está na mesma condição inicial do problema: está mais forte e fazendo barulho. Só não existe barulho na velocidade máxima. Outro ventilador, por alguma razão mudou: está mais fraco, e o barulho persiste em todas as velocidades.

 

Em 02/12/2020 às 20:58, Tito Fisher disse:

 

 

Errado .  voce não entendeu ... 

 

Caso fosse 220V bifásico o sistema estaria fatalmente condenado ,  Se for 220V monofásico ou 110 ( 127V ) a fiação tem um NEUTRO que precisa ser ligado no lado correto da chave e do ventilador também.

 

Foi isso que pedi para verificar com seu eletricista , se o fio NEUTRO está onde deveria .

 

Eu que não entendi essa parte ... voce está ligando dois ventiladores no mesmo controlador ao mesmo tempo ?  ou comprou dois controladores ? 

 

'_'

 

São dois controladores independentes...

 

Interessante essa sua teoria, vou tentar investigar!

Na verdade, o Neutro da tomada eu vou tomar como corretamente instalado, já que você viu que o interruptor é de simples instalação e tem indicado exatamente em qual buraco é o "N". Vou investigar a ligação do NEUTRO do ventilador então!

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