Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha por dentro (Indeletra, Clamper, etc.) Versão 2.0


Posts recomendados

Um dos melhores tópicos de internet que eu li na minha  vida foi o aqui no forum feito pelo Faller "Você já viu seu filtro de linha por dentro?" Eu li ele muitas e muitas vezes, aprendi e continuo aprendendo

 

Aqui vão algumas fotos de aquisições que fiz no mês de novembro. O Clamper 5 tomadas é o meu segundo favorito para proteger ENERGIA SEM CONTAR ADSL/TELEFONE/CABO COAXIAL e o Protx da Indeletra é o top dos tops. Ambos são DPS + Filtro de linha. Lembrando mais uma vez que se você tiver internet via cabo coaxial ou linha telefone (ADSL) é extremamente necessário adquirir proteção para eles. Vou citar 2 exemplos:

 

Cabo Coaxial

8Mql1Xz.jpg

 

Cabo telefone ("ADSL")

https://www.clamper.com.br/wp-content/uploads/2017/08/05-CLAMPER-EnergiaTel-798x796.jpg

 

Ou esse multiproteção da Clamper que já vem com TEL + COAX

clamper-multi-proteco-8-raios-surtos-01-

Segue as fotos

SZqqJz9.jpg

 

VM1xYwP.jpg

 

DPS iCLAMPER Energia 5

1uPsOn1.jpg

iUCUiu6.jpg

 

hnT5W1I.jpg

103 1kv capacitor

 

OgHHg8w.jpg

[

Fotos melhores do iClamper 5 de 2015 (Placa PCB revisão 01). Esse de 2020 é REV02. 

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aqui é um iClamper pocket melhorado

https://loja.intelbras.com.br/protecao-eletrica-eps302/p

 

Para ligar um notebook direto na tomada, carregador de celular ou até uma televisão é uma boa, mas nada de usar extensão. Tem que ser direto na tomada, apesar de não ser proibido quem quiser usar extensão.

 Eu pessoalmente prefiro gastar mais e pegar um Indeletra Prot-x ou iClamper 5/Multiproteção. Mas quem precisa de proteção básica em uma só tomada...

 

Unboxing começa aos 6 minutos.

 

 

S

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Resolvi destruir um iClamper 5 tomadas para tirar melhor fotos

fabricado 15/10/2020

 

Esse aqui é o varistor s14 k275 (são 3 no total)

varistor.jpg

 

Esse aqui o capacitor X2  STCAPACITORS 0.1µF K 310V

i-Clamper-5-tomadas.jpg


Confesso que não entendi por que mudaram o capacitor. Do Computer Protector fabricado em 2016 (descontinuado) era X2 ~275V igualmente de 0.1µF

 

O capacitor Y do iClamper 5 de 15/10/2020é um simples sem certificado 103 1kV

igual este aqui

image.png.5bfe723dd8a8b9d177ac75b6e86d9529.png

 

O fusivel térmico é impossível tirar a foto e até enxergar a gravura, mas pelo que consegui ver sem lente de aumento é de 128C

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuit breaker reset(Thermal circuit breaker) que era para ser de 10A e 250VAC  do iClamper 5 Fabricação 10/2020....

i-Clamper-5-dis.jpg

 

Decepcionado. Além de ser de ser marca ruim de baixa qualidade, é 15A, 125VAC

 

Olha o do Computer Protector de 2016 além de ser de boa marca é o correto 250VAC 10A

Computer-Protector-dis.jpg

O correto seria utilizar esse aqui: Corrente máxima 10A

chave-dijuntor-st-001-500x500.jpg


Comprei mais 2 iClamper 5 que devem estar chegando segunda feira, deste modo nem vou abrir. Vou devolver e pedir o $ de volta. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Clamper entrou em contato comigo disse que fizeram testes e está funcionando conforme deveria.

 

Como não sou engenheiro eletrônico não tenho capacidade de dizer se isso é apenas uma nomenclatura do switch (onde ele deve funcionar entre 125~250V com 10A de corte) ou se foi realmente adotado errado

 

Alguém com maior conhecimento poderia explicar melhor. Eu como leigo fico inseguro. Devido a pandemia pode ter ocorrido falha nos distribuidores ou algo parecido, mas como leigo ainda não entendi tecnicamente a escolha do microdisjuntor térmico rearmável de 15A

 

A única coisa que é visível a olho nu digamos assim é a qualidade do microdisjuntor. Eu abri ambos e o JOEMEX M1 é infinitamente superior, não quer dizer que ambos não funcionem, apenas cito a qualidade do material de contato por mola (mecânica) da forma como ele arma e desarma.


Eu entrei num datasheet de um desses mini circuit breakers térmicos e eles são bem claros: tem de 10A e 15A

https://panda-bg.com/datasheet/1570-432685-Thermal-Circuit-Breaker.pdf

http://www.joemexcn.com/uploads/soft/180622/M1.pdf

https://www.citrelay.com/Catalog Pages/SwitchCatalog/CITR2.pdf

 

Se existe de 6A, 10A, 15A, alguma razão tem... acho eu. Como não entendo sobre isso pode ser apenas preciosismo da minha parte por falta de conhecimento

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu presente de natal para vcs

 

Filtro Embrastec com DPS 20kA  (2 polos liga e desliga fase e neutro ou fase-fase no microswitch. Dois fusíveis  fase e neutro ou fase-fase + 2 fusíveis reserva). Lembrando que o Filtro de linha,Embrastec só o filtro sem DPS só tem 1 fusível, não sei se tem microswitch duplo pois não abri ele ainda. 

 

20201222-231709.jpg

Veja que no blister eles dizem fabricar de 127V exclusivo, porém não encontrei a venda.

 

20201222-231719.jpg

Esse aqui é o modelo "bivolt", indicado para 220~230V porém serve em 100-115-127V também, tal qual Clamper Multienergia e iClamper 5, etc.

20201222-231725.jpg

----------------------------------------------------

 

20201222-231833.jpg

 

20201222-231824.jpg

--------------------------------------------------

Barramentos

barramento.png

 

20201222-232118.jpg

--------------------------------------------------

Varistores + LED + Capacitor X2 + 2 capacitores Y 102

20201222-232953.jpg

 

Capacitor X2 Weidy 0.1 uF 310V X2 (amarelo)

capacitor-X2.png

--------------------------------------------------

Capacitor Y B102 K - 1KV

20201222-232927.jpg

 

--------------------------------------------------

 Varistores (3 total): FTR 20D431 KJ 

 

Screenshot-from-2020-12-23-00-32-33.png

 

20201222-232941.jpg

 

Página do fabricante: https://datasheet.lcsc.com/szlcsc/2007161936_FTR-FTR20D561K_C693520.pdf

Só pesquisar por 20D431

-----------------------------------------------------

 

Chave liga/desliga dupla

20201222-233207.jpg

 

----------------------------------------------------

Fusível onde tem um reserva 

fusivel.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia dizer se em caso de falha do capacitor Y o fusível irá agir nesse esquema do filtro+DPS Indeletra?

Eu vejo que ele está bem próximo ao varistor

 

O fusível protege nesse caso seja o varistor ou o capacitor y queime ou entre em curto?

Requesitando ajuda profissional https://www.clubedohardware.com.br/profile/528815-if/

@.ifem caso de falha do capacitor Y nessa topologia acima do Embrastec, o fusivel irá proteger (queimar)? no caso capacitor Y entre fase e terra e neutro e terra? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim amigo. O fusível queima em caso de curto das peças mencionadas. Queima se a fase estiver conectada à ele. Se p.ex. o do lado neutro e terra entrar em curto, nada vai acontecer.

No caso de rede 220 onde há duas fases, isso pode ser problema. Pra caso assim, o certo é colocar 1 fusível em cada fase. Mas de fato numa busca rápida não vi nenhuma regua de tomada barata com isso.

 

No meu plug de testes coloco 2 desses 1 em cada fase.

TN500_PORTA_FUS_RABICHO_PG.JPG

O que me fez lembrar... antigamente eu ligava um ferro de passar em série...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, .if disse:

Sim amigo. O fusível queima em caso de curto das peças mencionadas. Queima se a fase estiver conectada à ele. Se p.ex. o do lado neutro e terra entrar em curto, nada vai acontecer.

No caso de rede 220 onde há duas fases, isso pode ser problema. Pra caso assim, o certo é colocar 1 fusível em cada fase. Mas de fato numa busca rápida não vi nenhuma regua de tomada barata com isso.

 

No meu plug de testes coloco 2 desses 1 em cada fase.

TN500_PORTA_FUS_RABICHO_PG.JPG

O que me fez lembrar... antigamente eu ligava um ferro de passar em série...

Essa aí de cima embrastec tem 2 fusíveis: 1 fase e 1 neutro ou fase 1 fase

 

Fiquei preocupado: se o capacitor Y entre neutro e terra der problema (queimar ou entrar em curto) vai acionar o fusível do neutro ?

Se entendi bem a topologia do Embrastec, quando você desliga o switch ele desliga tanto neutro quanto fase (ou fase e fase quando é 220v fase e fase). Em relação ao capacitor Y há 2: um entre terra e neutro e outro entre terra e fase, como aqui é 220v fase e neutro, se der curto no capacitor Y entre terra e neutro, irá queimar o disjuntor ou irá explodir a tomada/fio?

 

Aqui

czWO9et.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Curto entre terra e neutro nada vai acontecer pois estão intimamente conectados. Se seu disjuntor for tipo dr   ele pode desarmar... acho... não sou do ramo da elétrica, ok? Aguarde opinião com mais propriedade...

Bacana este com chave e fusivel duplos. O certo pra 220 fase fase é isso mesmo. Sim a chave 2 polos desconecta tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fallerAbri um Embrastec 7,5kA 100-240VAC comprado recentemente

Parece a mesma topologia do 20kA acima, porém com varistores diferentes. Segue com 2 fusiveis para neutro e fase, um X2 e dois Y  iguais

Gf5MoDQ.jpg

 

JlqzL0R.jpg

 

Três varistores 10mm 431kd10

Dois capacitores Y B102K 1kv

 Um capacitor X2 Weidy 0.1 uF 310V X2 

TmfgYEr.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro Fiolux mais conhecido como Bomba Relógio Pior que Chinesa

CNPJ 96420914/0001-80

http://www.fiolux.com.br/produto.php?produto=9

NryEBJT.png

 

Eu preferia passar fome do que ser empresário ou funcionário dessa empresa.


Screenshot-from-2020-12-24-08-28-34.png

 

Alô Inmetro, vamos recolher essas bombas do mercado e multar as empresas

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Margirius  MG-3001 sem DPS cabo 1 metro

Potência máxima: 1500VA

Pelo que pude ver só os transparentes e o preto com DPS vem com a "placa" onde fica o capacitor X e as conexões (no caso este aqui https://www.margirius.com.br/produto/filtro-de-linha-cabo-15m-mg-3001-cristal/). Nos outros modelos é na base do cabinho de cobre

https://www.margirius.com.br/catalogos/Port/Tecnico - Portugues - Filtro de linha.pdf

 

9j2qwCw.jpg

 

 

0V3xG8a.jpg

Capacitor entre fase e neutro Weidy MKP 0.1 uF X2 310V~

4vcQasC.jpg

n1WR6sT.jpg


Fusível: 12A com 1 reserva também 12A (250V)

wRwZACI.jpg

Cabo 3x0,75mm

7.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shanks. disse:

@donzomaker Uma sugestão, seria muito interessante ver um filtro de linha da Ragtech, que vem chegando bem no mercado de nobreaks.. o mais baratinho deles tá vendendo por 30 reais na Kabum.

vou comprar mas não tenho esperança. Deve ser varistor soldado no barramento e um fusível

Esse aí de cima da Margirius me decepcionou. Além da ligação "aranha" por fiozinho entre fusível e chave liga e desliga, veio com fusível de 12A. No blister diz "1500VA" não sei essa limitação se devido a ligação do fase com fio fino de cobre ou eles colocaram fusível errado para ficar "bivolt" com esteróide.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Ragtech to esperando chegar

Deve ser o mesmo lixo que esse aqui, mas tomara que tenham melhorado pelo menos o barramento

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?do=findComment&comment=6485675

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzomaker Boa! estou ansioso pra ver.

1 hora atrás, donzomaker disse:

Vixe, tinha procurado e procurado e não tinha achado um review de um modelo da Rag Tech.. mas vamos ver se eles aceitaram as criticas e procuraram melhorar. Mas por 30 pilas não espero muita coisa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Shanks. disse:

@donzomaker Boa! estou ansioso pra ver.

Vixe, tinha procurado e procurado e não tinha achado um review de um modelo da Rag Tech.. mas vamos ver se eles aceitaram as criticas e procuraram melhorar. Mas por 30 pilas não espero muita coisa..

Eu não to com esperança kkkkkkkkkk

serão 30 reais jogados no lixo igual o da Margirius, continuo pobre então não faz diferença

 

Pelo que ando vendo só Embrastec 7,5/20kA e Clamper prestam. O resto é pra jogar no lixo. Esse da Margirius ao menos o barramento é bom, mas aquele fiozinho de cobre ali é fino e mostra o relaxamento da empresa, a falta de preocupação em fazer algo decente.

E a Clamper só o Multienergia, iClamper 3 e o iPocket prestam eu acho. O barramento do iClamper 5 não é ruim, mas o design claustrofóbico dele junto com Switch meia boca não passa segurança. Por 50 reais melhor nao comprar, melhor pagar 89 no Multienergia

 

Comprei 2 filtros da Indeletra para abrir e testar. Vamos aguardar junto com minha máquina de destroçar junto com da Ragtech em breve............

Se você considerar que tem Embrastec por 34 reais no ML, esse Ragtech de 30 se for igual da foto é um lixo. Embrastec tem bons barramentos, chave dupla, plástico bom, etc. Vamos aguardar mais uns dias. Se os Correios nao entrar em greve logo estará por aqui

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 29/12/2020 às 15:12, donzomaker disse:

Margirius  MG-3001 sem DPS cabo 1 metro

Potência máxima: 1500VA

Pelo que pude ver só os transparentes e o preto com DPS vem com a "placa" onde fica o capacitor X e as conexões (no caso este aqui https://www.margirius.com.br/produto/filtro-de-linha-cabo-15m-mg-3001-cristal/). Nos outros modelos é na base do cabinho de cobre

https://www.margirius.com.br/catalogos/Port/Tecnico - Portugues - Filtro de linha.pdf

 

9j2qwCw.jpg

 

 

0V3xG8a.jpg

Capacitor entre fase e neutro Weidy MKP 0.1 uF X2 310V~

4vcQasC.jpg

n1WR6sT.jpg


Fusível: 12A com 1 reserva também 12A (250V)

wRwZACI.jpg

Cabo 3x0,75mm

7.jpg

Vish, o meu é um Margirius MG 3001 branco 😁. Não entendo muito do assunto, poderia falar para que serve o capacitor entre o fase e neutro? Seria para filtrar ruídos eletromagnéticos? Pelo que diz no site da Margirius este modelo apenas tem etapa de filtragem, mas não de proteção contra surtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Vish, o meu é um Margirius MG 3001 branco 😁. Não entendo muito do assunto, poderia falar para que serve o capacitor entre o fase e neutro? Seria para filtrar ruídos eletromagnéticos? Pelo que diz no site da Margirius este modelo apenas tem etapa de filtragem, mas não de proteção contra surtos.

Esse capacitor entre fase e neutro (ou fase-fase em algumas regiões do Brasil) é para filtrar 

Há um desencontro de informação da Margirius: ao passo que eles dizem aguentar só 1500VA e no site aparecer 6A em 220V o fusível de vidro é 12A... não entendo do assunto ao ponto de dizer se está correto. Parece que o ideal seria Fusível de 10A já que eles preferem a nomemclatura bivolt...

Porém eu recomendaria não ultrapassar 1050Watts seja 220v ou 127V. Bons barramentos mas deixa a desejar na proteção  e na conexão entre fusível e chave liga e desliga. Não há varistores nem fusível térmico entre os varistores nesse modelo


Achei uma foto que eu tinha tirado e esquecido de postar desse Margirius:

mm.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou por transportadora a pior porcaria que eu já vi pessoalmente. Trata-se da bomba mais fatal que antrax chamada FIltro de linha HOME RAGTECH

Só não é pior que esse lixo:

NryEBJT.png

 

Vamos ver a primeira foto do lixo com marketing enganoso antes de abrir

1.jpg

 

jXXiKd9.jpg

 

Capacitor entre fase e neutro sem certificação de segurança

2.jpg

 

Fase e neutro CONECTADOS DIRETO NO PLASTICO DO LED NAO TEM NEM CABINHO É NA FORÇA BRUTA. Fizerm jumper com cabo do fase e do neutro pra conectar no LED, o que eles tem na cabeça eu não sei, mas certamente pegaram a receita de uma bomba e transformaram em filtro. Não tem diodo, nada nada.

3.jpg

 

Varistor S14 250

 

Veja que são 2 modulos de 3 tomadas. A ligação entre eles é feita com fios finos que parecem de arame. Na foto parece robusto mas não é não, é lixo.

6.jpg

 

Como uma bomba caseira está perfeitamente dentro do padrão Al-Qaeda de qualidade.

MI8zew6.jpg

 

 

 

Não  vale 30 reais, não vale 20 reais, não vale 10 reais, não vale 2 reais. Se alguém te der de presente, abra o filtro, remova o varistor e o barramento e leve ao reciclado. A parte de plástico você põe fogo no quintal ou coloca na churrasqueira. O cheirinho de plástico é ruim, mas ao menos você faz um bem a sociedade.

  • Curtir 4
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...