Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha por dentro (Indeletra, Clamper, etc.) Versão 2.0


Posts recomendados

  • Moderador

Muito bom o seu trabalho, @donzmaker. Acho que deveria ter uma norma para os filtros de linha como, por exemplo, obrigar as empresas a implementarem pelo menos 3 varistores e 1 capacitor para filtragem... isso é o mínimo do mínimo para um filtro de linha que preste.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Muito bom o seu trabalho, @donzmaker. Acho que deveria ter uma norma para os filtros de linha como, por exemplo, obrigar as empresas a implementarem pelo menos 3 varistores e 1 capacitor para filtragem... isso é o mínimo do mínimo para um filtro de linha que preste.

O fusível térmico é muito importante. Outra coisa: esse capacitor de filtragem nao tem certificação, se pegar fogo e você estiver dormindo sua casa vira pó. Mesmo os certificados X2 é preciso tomar cuidado, geralmente não colocam fogo na tua casa, mas essas aí sim. Além disso esses arames malditos entre os barramentos, o jumper de arame para conectar o LED... tudo é uma receita de bomba perfeita para destruir seus aparelhos ou colocar fogo na sua casa.

 

É mais um lixo do empresariado brasileiro. Tem algumas normas para conexões e tomadas, é que as empresas não são multadas pelo Inmetro e muito menos o Inmetro fiscaliza. A ultima vez que o Inmetro fez uma fiscalização foi em 2009 e eles nem retiraram do mercado, apenas deixaram as empresas continuar a vender os mesmos lixos que foram reprovados.

 

As empresas precisam atender algumas normas como teste de temperatura, teste mecanico, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, G7 log disse:

@donzmaker olá tudo bom? caso fosse possível poderia dizer algo sobre esse filtro aqui https://www.havan.com.br/filtro-de-linha-5-tomadas-0-8m-force-line-preto/p

Forceline não presta. O Faller ja fez um review de um dos modelos

 

Esse vídeo no youtube tá horrivel mas dá para ver a má qualidade

 

Esse aqui modelo mais caro deles, outro lixo. Veja por dentro no fim do vídeo. Mesmo capacitor sem certificação entre fase e terra... geralmente se usa esse tipo de capacitor entre fase e neutro.  Barramento é lixo, etc.

 p

18 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@donzmaker tens algo de filtros da Intelbras?

Um lixo versao melhorada do Ragtech, só proteção contra surto por varistor soldado no barramento

https://adrenaline.com.br/forum/threads/review-filtro-de-linha-intelbras-1008.656274/

 

Só que dá para recomendar por enquanto: iPocket, iClamper DPS 8 tomadas, iClamper 3, Embrastec 7,5kA e 20kA e Margirius transparente. Em breve vou fazer review do filtro da Indeletra (não o Prot-x) e um PW barato de 19,90. Desses todos só o iClamper Pocket, iClamper DPS 8 Tomadas e iClamper 3 tem fusível térmico protegendo o varistor. Mas o Embrastec tem algumas vantagens como chave dupla (desliga fase-fase ou fase-neutro) e capacitor Y de verdade.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, donzmaker disse:

O fusível térmico é muito importante.

Sim, com certeza, mas se esses "filtros" de 20 reais tivessem pelo menos o que disse ali em cima, acredito que o mercado de filtros de linha melhorariam. Em outros países têm várias marcas competindo, aqui no Brasil só tem Clamper e uns outros mais ou menos, a maioria não passa de extensões com fusível, quando muito tem um varistor "perdido" ali.

Acredito que pela popularidade dos estabilizadores as marcas desistem de investir em filtros aqui, infelizmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro + DPS  PW 6 tomadas medianamente decente por 22,90. Parece muito com o da  Margirius, mas o Margirius 3001 preto, branco ou cinza é inferior ao Margirius transparente.

Só esqueci de testar se a chave corta o neutro ou a fase, favor aguardar proximos posts meus. Entre Margirius 3001 transparente e esse PW 6 tomadas 3 pinos, prefiro Margirius. Agora entre Margirius 3001 Preto, branco ou cinza e esse PW, eu prefiro o PW. Só faltou o teste para ver se ele interrompe a fase corretamente, descuido total meu que irei remediar em breve.

 

Comprei aqui

https://www.kabum.com.br/produto/93486/filtro-de-linha-pw-com-prote-o-contra-surtos-6-tom-tripolar-bivolt-254-preto

 

1.jpg

 

2.jpg


Barramentos são bem firmes. E não tem nada de aramezinho conectando um grupo de tomada ao outro, como a bomba relógio da Ragtech

5.jpg

 

Elas são tão bem fixas que não consegui tirar nem com alicate. Arrisco dizer que é melhor que aquele barramento de fio de cabelo do iClamper energia 5 que parece feito de arame de enrolar saco de pão.

6.jpg

 

Varistor: NFC 14D391K

Tem o resistor pro LED como deve ser. No Ragtech a fase e o neutro enfiam com uma emenda de fio direto na borracha do led, um negócio absurdo e inacreditável.

aQnHADK.jpg

 

Porta fusível (10A) marca FERNIK

uulTB8U.png 

Filtro Fase-Neutro 

Modelo TS08H X2  -  104K ~310V

MKjh0Aw.png

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem novamente o vídeo da forceline acima. Vejam as fotos do PW:

Não é o melhor barramento do mundo, mas são barramentos bons, assim como da Embrastec e Margirius. 

 

O que estraga o Force Line com tomadas individuais é de fato a conexão do barramento. Por mais decente  que seja o encaixe, olha esse aqui como deve ser uma boa conexão física sem fiozinho de arame interligando qualquer grupo de tomadas igual esse aqui da Margirius, além de ter um bom espaço entre fase, neutro e terra:

6eRk68J.jpg

 

Outra falha grande do Forceline : ao que me parece a Force Line resolveu usar um capacitor entre fase e terra errado, totalmente errado, além disso parece que ali tem um resistor junto ao capacitor. Nunca tinha visto na vida uma coisa dessas e talvez seja perigoso o que fizeram. Apesar de ter varistores pra cada tomada, algo muito bom, o resto não compensa. Pra mim só serviria como elemento descartável depois de remover aquele capacitor que está ligado de forma errada entre terra e fase ou neutro e terra. E mesmo que fosse X2 (safety cap), a ligação errada já estraga tudo. Sempre li que nunca se deve user um capacitor X2 entre fase e terra ou neutro e terra. É sempre entre Fase-neutro ou fase-fase.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Que pena, eu realmente tinha um pouco de esperança no filtro da RagTech.. E parabéns pelo que vem fazendo, está ajudando muito a comunidade.

Se me permite fazer outra sugestão ( mas um pouco mais cara), é esse filtro da IPEC, já está a um bom tempo na KaBum e sempre tive a curiosidade.. é interessante que vem até com 3 USBs. Mas em relação a proteção.. acho que é a principal duvida.
https://www.kabum.com.br/produto/101578/filtro-de-linha-ipec-fl-power-6-tomadas-usb-bivolt-cinza-a2287?gclid=Cj0KCQiArvX_BRCyARIsAKsnTxNCyM52tStoCoCS4aNHqHKXNgwVF2eilFcL5nOKd_ps--r4W-0t0YkaApTKEALw_wcB

Acho que seria bem interessante uma analise dele.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Shanks. disse:

@donzmaker Que pena, eu realmente tinha um pouco de esperança no filtro da RagTech.. E parabéns pelo que vem fazendo, está ajudando muito a comunidade.

Se me permite fazer outra sugestão ( mas um pouco mais cara), é esse filtro da IPEC, já está a um bom tempo na KaBum e sempre tive a curiosidade.. é interessante que vem até com 3 USBs. Mas em relação a proteção.. acho que é a principal duvida.
https://www.kabum.com.br/produto/101578/filtro-de-linha-ipec-fl-power-6-tomadas-usb-bivolt-cinza-a2287?gclid=Cj0KCQiArvX_BRCyARIsAKsnTxNCyM52tStoCoCS4aNHqHKXNgwVF2eilFcL5nOKd_ps--r4W-0t0YkaApTKEALw_wcB

Acho que seria bem interessante uma analise dele.

 

O outro modelo deles de 5 tomadas sem USB tem 1 varistor pequeno (

MOV-07D431K)  e um capacitor sem certificado 102 1kV. Não vale a pena testar esse modelo com carcaça de metal, duvido que seja bom. O PW de 22 reais é o mais em conta de todos até agora. Se for para USB melhor pegar o iClamper 8 tomadas com USB

 

c1syKJB.png

Se eu conseguir um dia esse de 3 USBs da IPEC eu abro e posto mas visto que o de 5 e 6 tomadas é aquele varistor pequenino e o filtro totamente maluco, nao há porque confiar no fabricante

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
1 hora atrás, Frib 2K4 disse:

@donzmaker Se não for pedir muito, poderia fazer uma análise do filtro de linha SMS? Tá R$29,90 na loja que explode. O Faller se não me engano já fez um review há alguns anos e elogiou o produto, mas era outro modelo que nem está mais à venda.

o que era decente era o SMS Clean energy mesmo tendo um só varistor ja saiu de linha faz tempo

Esse aqui continua o mesmo:

Por esse valor e configuração vale mais  da PW que custa entre 22 a 29 e apesar de ser bem simples só com filtro X2 e varistor 14mm cumpre a mesma função

Se for para adotar uma proteção com varistores e fusivel térmico ainda o melhor é o iPocket que conta com mais varistores e pode usar um filtro Embrastec ou até mesmo esse PW para atenuar ruído fase-neutro ou fase-fase

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho a infelicidade de trazer aqui uma das piores porcarias que ja vi na vida

"Filtro" Ipec 5 tomadas com fusivel 12A "Bivolt"

 

Na posição da chave desligado passa 220V (passaria 127V em região 127V) pelo neutro, porque foi mal desenhado a PCB. Na posição ligado fica correto neutro 0V. Esse lixo consegue na posição desligada jogar 220V no neutro, coisa que nunca vi antes na vida.

 

A chave liga/desliga apenas desliga o neutro conforme a imagem abaixo. Erro brutal: deve-se ligar a fase no fusível e a fase também passar pela chave on/off. O único filtro no Brasil que desliga fase e neutro é o Embrastec. Desligar só a fase tudo bem, não é um dos piores erros, pois todos os outros filtros só interrompem a fase, mas iterromper neutro é um atentado contra vida

 

capacitor ceramico 102 correto entre terra e neutro, unico ponto positivo dessa bomba 

 

Esse varistor aí muito pequeno, mas é o de menos, o filtro em si deveria ser recolhido do mercado e a empresa multada

Barramento fino igual do iClamper 5

1.jpg

 

2.jpg


Varistor entre fase neutro MYG 431 

3.jpg

T58DOjI.png

  • Curtir 2
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@donzmaker Olá, tudo bem?

Estou afim de comprar o DPS iClamper Energia 8, porém existem duas versões, sendo que uma delas tema portas USB e a outra não. Teoricamente a única diferença deles deveria ser as portas USB, sendo a proteção e filtragem as mesmas. No entanto, observando as placas eletrônicas transparentes através das carcaças dos modelos transparentes, é possível observar que o modelo com USB possui vááários componentes adicionais. Não sei dizer se esses componentes adicionais influenciam na proteção das tomadas, por isso gostaria da opinião de alguém que sabe mais. Eu faço esse questionamento pois a Clamper já vendeu anteriormente um filtro de linha (Clamper Multi Proteção (já saiu de linha)) que possuía uma versão com "Contador de Surtos" e tecnicamente essa seria a única diferença, mas o @faller fez uma análise e chegou a conclusão que a versão com Contador de Surtos era bem superior àquela sem o Contador.

Citação

Definitivamente a proteção da Clamper, chamada de Multi Proteção com contador de surtos, não é igual às demais que não tem esse contador de surtos. Seu preço está completamente de acordo com parâmetros internacionais pelo que apresenta e passará a ser minha indicada até prova em contrário ou nova proteção, melhor que ela, aparecer no mercado..

 

Links dos modelos na Loja Clamper:

Com USB: https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-emergia-8---usb/p

Foto:

com_usb.png.346efd0678dc889f1b4bc2e2b83426bf.png

 

Sem USB:https://w.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-8/p

Foto:

sem_usb.png.41c71040895098b6a57e5c39be4f3b34.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bill.gates, são componentes necessários, um é um conversor flyback (controlador flyback e transistor de alta tensão), outro é um transformador. Também tem esses capacitores eletrolíticos e um pequeno indutor, que irão filtrar o ripple gerado. Perto das entradas tem um outro componente, que parece ser acoplador óptico, separando o primário do secundário, mas que eu não sei ao certo do que se trata.

 

Não haverá uma diferença na proteção do filtro de linha, que permanece sendo composta por três varistores e fusíveis térmicos, assim como na filtragem, que ainda conta com dois capacitores cerâmicos e um capacitor de poliéster metalizado, filtrando ruído de modo simétrico e assimétrico... ou melhor, em teoria. Para mim, parece que os componentes utilizados na versão USB apresentam maior capacitância, o que pode influenciar na filtragem, apesar de também poderem ter sido utilizado para filtrar o ruído eletromagnético do conversor.

 

Cabe uma análise mais aprofundada, mas é essencialmente apenas um circuito à parte para a adição do USB. Acredito que tenham mais componentes no verso da placa de circuitos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Phynsx disse:

@bill.gates, são componentes necessários, um é um conversor flyback (controlador flyback e transistor de alta tensão), outro é um transformador. Também tem esses capacitores eletrolíticos e um pequeno indutor, que irão filtrar o ripple gerado. Perto das entradas tem um outro componente, que parece ser acoplador óptico, separando o primário do secundário, mas que eu não sei ao certo do que se trata.

 

Não haverá uma diferença na proteção do filtro de linha, que permanece sendo composta por três varistores e fusíveis térmicos, assim como na filtragem, que ainda conta com dois capacitores cerâmicos e um capacitor de poliéster metalizado, filtrando ruído de modo simétrico e assimétrico... ou melhor, em teoria. Para mim, parece que os componentes utilizados na versão USB apresentam maior capacitância, o que pode influenciar na filtragem, apesar de também poderem ter sido utilizado para filtrar o ruído eletromagnético do conversor.

 

Cabe uma análise mais aprofundada, mas é essencialmente apenas um circuito à parte para a adição do USB. Acredito que tenham mais componentes no verso da placa de circuitos.

Caso seja útil, tem uma análise no forum adrenaline da versão sem USB: https://forum.adrenaline.com.br/threads/novo-iclamper-energia-8-mini-review-capacitor-y.680136/

Mas não achei uma análise da versão com USB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bill.gates disse:

@donzmaker Olá, tudo bem?

Estou afim de comprar o DPS iClamper Energia 8, porém existem duas versões, sendo que uma delas tema portas USB e a outra não. Teoricamente a única diferença deles deveria ser as portas USB, sendo a proteção e filtragem as mesmas. No entanto, observando as placas eletrônicas transparentes através das carcaças dos modelos transparentes, é possível observar que o modelo com USB possui vááários componentes adicionais. Não sei dizer se esses componentes adicionais influenciam na proteção das tomadas, por isso gostaria da opinião de alguém que sabe mais. Eu faço esse questionamento pois a Clamper já vendeu anteriormente um filtro de linha (Clamper Multi Proteção (já saiu de linha)) que possuía uma versão com "Contador de Surtos" e tecnicamente essa seria a única diferença, mas o @faller fez uma análise e chegou a conclusão que a versão com Contador de Surtos era bem superior àquela sem o Contador.

 

Links dos modelos na Loja Clamper:

Com USB: https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-emergia-8---usb/p

Foto:

com_usb.png.346efd0678dc889f1b4bc2e2b83426bf.png

 

Sem USB:https://w.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-8/p

Foto:

sem_usb.png.41c71040895098b6a57e5c39be4f3b34.png

Eu não compraria a versão com USB pois já vi estourar a parte USB e o filtro continuar funcionando, ou seja, não é uma proteção interessante com USB

Aliás eu não recomendo nenhum filtro de linha ou tomada com USB. Pra carregar celular deve-se usar o carregador original. Mesma coisa para controles de videogame (o ideal é plugar na porta USB do proprio videogame).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, donzmaker disse:

Aliás eu não recomendo nenhum filtro de linha ou tomada com USB. Para carregar celular deve-se usar o carregador original. Mesma coisa para controles de videogame (o ideal é plugar na porta USB do próprio videogame).

 

Exatamente. Pode-se notar simplicidade do circuito de alimentação dessas portas USB, é um conversor extremamente simples e com diversos elementos ausentes. O próprio adaptador dos celulares apresenta uma topologia melhor (geralmente utiliza-se half bridge + resonant converter para modelos de alta potência), um filtro melhor e componentes melhor dimensionados para o seu produto, o mesmo vale para o console, cujo circuito de alimentação tem uma filtragem superior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donzmaker Primeiramente, muito obrigado pelas analises, arriscaria que atualmente esse é o melhor post sobre filtro de linha.

Em 11/01/2021 às 13:16, donzmaker disse:

Em breve vou fazer review do filtro da Indeletra

Sobre a Indeletra, você ainda irá realizar analisa ? Estou bem curioso sobre o filtro deles, na verdade, gostei da construção deles e li alguns indicações mas sem muito embasamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...