Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de linha por dentro (Indeletra, Clamper, etc.) Versão 2.0


Posts recomendados

8 horas atrás, n3h disse:

@donzmaker Primeiramente, muito obrigado pelas analises, arriscaria que atualmente esse é o melhor post sobre filtro de linha.

Sobre a Indeletra, você ainda irá realizar analisa ? Estou bem curioso sobre o filtro deles, na verdade, gostei da construção deles e li alguns indicações mas sem muito embasamento.

O Prot-x da Indeletra pelo que consegui identificar até hoje ele tem relé sub e sobre tensão, varistores, capacitores Y(2) e X2(2) e mais alguns outros componentes e até um fusível de vidro de 10A. Em relação a outro filtro da Indeletra já tem review aqui

https://forum.adrenaline.com.br/threads/mini-review-filtro-linha-indeletra-3-tomadas.680300/

 

O faller faz análises muito mas muito melhores e ele inclusive fez uma vez do Indeletra Prot-x no Adrenaline e recentemente do plug tipo iPocket da Intelbras no Adrenaline tambem. 

Sempre que der vou postando aquilo que eu encontrar. NO mercado brasileiro é só decepção rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, donzmaker disse:

O faller faz análises muito mas muito melhores e ele inclusive fez uma vez do Indeletra Prot-x no Adrenaline e recentemente do plug tipo iPocket da Intelbras no Adrenaline tambem. 

Sempre que der vou postando aquilo que eu encontrar. NO mercado brasileiro é só decepção rs

Olá, poderia me informar o link dessas análises que você mencionou? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, donzmaker disse:

Em relação a outro filtro da Indeletra já tem review aqui

https://forum.adrenaline.com.br/threads/mini-review-filtro-linha-indeletra-3-tomadas.680300/

Obrigado pela indicação, realmente, preocupante.

13 horas atrás, donzmaker disse:

faller

Não conhecia, pra falar a verdade, faz uns dias que venho lendo vários tópicos a respeito, mas é difícil encontrar um com tantas analises/reviews quanto esse e o que você indicou do faller no começo deste tópico. Estou aos poucos reunindo informações.

 

Mas, novamente, muito obrigado @donzmaker .

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Infelizmente trago aqui mais uma porcaria vendida no Brasil

 

Ilumi 5 Tomadas

Microdisjuntor Reset (rearmável)

 

0OmSuCy.jpg

NJNgeER.jpg

 

Capacitor entre fase e neutro (sem certificação X2, isso aí acho que é até ilegal pois as normas internacionais mandam capacitor de filtragem fase-neutro ter certificaçãode segurança). Parece-me ser adequado 0.1uF mas não é o capacitor de segurança que deveria ser, mais conhecido como X2 nas fontes e filtros de linha.

 

lKVOFeF.jpg

 

 

Varistor entre fase e neutro sem fusível térmico

qqmdD4Y.jpg

 

Barramento fininho fininho não passa segurança.

 

q0YDo47.jpg


Não é a pior coisa que já vi na vida mas certamente fique longe disso.

Pelo menos o varistor estava no conector e não no barramento... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intelbras 1005+ 5 Tomadas

É uma régua com microdisjuntor modelo XH-A-5, fabricante CIXI MINGHE XINGHUA

No site do fabricante esse modelo aparece como 125V (5~10A) mas na carcaça de plástico estava escrito 250V 10A

 

Desculpa pela foto horrível do varistor mas nao consegui tirar melhor. O modelo do varistor 14mm entre fase e neutro é: MYG, 14-471. Se entendi corretamente pelo data sheet ele rompe com 300V

Como não tem fusível térmico para melhor segurança(garantir a função do varistor) eu o removi já que estava bem fácil de quebrar as perninhas com um alicate

Funciona basicamente como uma régua com microdisjuntor rearmável. Como "overload protection" não achei interessante, a curva de atuação é bem generosa. Talvez funcione melhor como uma chave de liga e desliga com proteção contra curto circuito.

Esse fabricante do microswitch tem modelos com desarme do neutro-fase ou fase-fase (duplo). Pelo que vi custa USD 0,56... eu gostaria que fosse esse mas nunca achei no mercado um filtro ou régua com chave dupla a não ser o Embrastec que não é microswitch e sim só chave de desliga com fusível de vidro

 

Estou usando ele pois estava precisando de uma régua simples onde o barramento é minimamente decente. Esse aqui achei interessante, a conexão mecânica dos pinos é boa e fase e neutro não estão invertidos. Não tem nenhum cabo mal soldado também

 

Bqd3Og8.jpg

 

m7Q1dDj.jpg

 

Varistor fase-neutro 14mm soldado no barramento

 

PYvdfoA.jpg

 

 

 

 

 

Só não sei se a conexão do neutro naquele terminal (foto 1) está correto

se alguém souber agradeço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção para quem usa Embrastec : Estava usando um aquecedor elétrico de 2000W/220V (10A) nele com o computador junto. Resolvi tocar na parte do conector por fora do plástico e vi que estava muito mas muito quente a ponto de não conseguir colocar a mão. 
Felizmente os fusiveis ficam longe dessa chave dupla (liga e desliga) e o fusivel estava morninho pelo menos por fora (de 10A). Quando abri o fusivel estava quente mas não muito pois não cheguei a mais de 11A.

 

Resolvi testar apenas o aquecedor de 2000W sem nada mais ligado: o conector aqueceu brutalmente em questão de 6 minutos. Achei estranho e usei um aquecedor de 1500W: a parte do conector ficou quente no plástico por fora também. 

 

Então fiquei aqui pensando o que poderia ser. Consultei o PDF da Embrastec e confirmei que ele suporta 2200W em 220V

https://www.embrastec.com.br/filtrodelinha


Então resolvi abrir e achei o problema: o conector liga e desliga é limitado a 6A em 220V. Tanto faz se o fusível é de 10, 12 ou 20A. Ele não foi feito para trabalhar com mais de 1500VA (~1250W). O barramento e cabos suportam 2200W o problema é essa chave liga e desliga. 

 

O filtro Margirius vem escrito na traseira e no manual que em 220V o máximo é 6A (1500VA) e 10A em 115/127V embora o fusível seja de 12A... deveria ser menor... mas tudo bem

 

Vejam o conector duplo: 

Y42mZGU.jpg


Só como extra como já estava aberto posto uma foto novamente do capacitor entre neutro-terra e fase-terra com o varistor de 20mm robusto ao fundo

 

ZJ9Fyk3.jpg

 

Então fica a dica: Embrastec 220V eu acho seguro só usar até 1250W 

Mesmo com 1500W a chave ficou quente. E com 2000W muito quente mesmo, parecia capô de carro no sol.


Para que o filtro seja classificado como potência de 2200W teria de ter uma chave (não tem proteção de sobretensão) tipo essa (de 16A com fusivel de 10A assim a chave on/off não esquentaria

2IlwePM.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olhem esse vídeo aqui.  O amigo que abriu ele me fez economizar $

Esse lixo que pode te matar e/ou colocar fogo na sua casa feito pela Upsai. E pensar que aquele PW de 23 reais é mais seguro e melhor que esse lixo aí

 

 

Há mais de 15 anos essa empresa coloca bombas mascaradas como filtro de linha no mercado. Lamentável


Alô Procon, Inmetro e Ministério Público quando vcs vão tirar essas bombas do mercado? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Já há um vídeo no youtube sobre esse "plug & play" da Intelbras, modelo EPS 301 uma tomada, mas esse aqui achei interessante abrir e colocar fotos tambem

É um iClamper com filtro X e Y. São os unicos do mercado que eu conheço que colocam fusiveis termicos em sanduíche com varistor para quando o varistor romper por atuação ou por fim da vida ele vai abrir e tornar o elemento Intelbras 301 descartável, o que é o correto

 

FXfk0gr.jpg

 

 

Capacitores Y1 STE CD222M certificado (=222:2200pF)

http://www.songtian-ste.com/?attachment_id=18663&download=1

X57dKsW.jpg

 

Capacitor  104J300VAC  https://www.songtian-ste.com/cbb21b-mpb-metallized-polyester-film-capacitor/

1FZB5V3.jpg

 

3 Varistores VPR14KD300 e 2 fusíveis térmicos + resistor LED

r2SaDJx.jpg

 

YKPlnnh.jpg

 

Pra quem não tem aterramento aconselho o iClamper. Capacitor Y1/Y2 não cai bem com casa sem aterramento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...