Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5-9400F e RX5600XT travando e ficando com tela preta em jogos


Posts recomendados

Comprei um PC na Pichau semana passada e já vem acontecendo com frequência um problema de travamento. No meio dos jogos as vezes a tela fica preta, travada e o pc não responde mais nenhum comando, tendo que ser reiniciado na fonte, e ainda fica um zumbido no fone. Atualizei todos os drivers e isso continuou. Alguém sabe o que pode ser?

i5 9400f / Rx 5600xt / h310 asrock / 2x8gb ram 2666 / ssd 240gb / hd 1tb / fonte 550w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Siga estes passos para que possamos dar um diagnóstico mais assertivo quanto ao seu problema e tentar lhe ajudar. Faça todos os procedimentos e responda as perguntas para agilizar o processo e caso alguma dúvida em algum passo, não hesite em perguntar.

 

Não Postei os links dos programas, mas eles são fáceis de achar.

*Informe a configuração de seu equipamento? Incluindo modelo das peças e especificações. Caso não souber utilize o AIDA64, SiSoftware64 ou outro da sua escolha e para especificações da fonte, abra seu micro e tire uma foto da mesma.

*Informe a versão do seu sistema operacional, se é genuíno e se está atualizado.

*Informe se o sistema está com overclock.

Testes a serem realizados (a ordem é indiferente)

1)    Teste o HD e SSD.

Busque possíveis problemas com o HD que possam apresentar BADBLOCK’s utilizando a ferramenta HDTUNE e CrystalDiskInfo. Poste o log aqui ou uma foto com mensagem de erro.

Obs. Vale ressaltar que HD’s e SSD’s mesmo que não tão frequentes, possuem também atualização de firmware, verifique se possível.

2)    Verifique as temperaturas de seu sistema tanto em modo ocioso como em full-load (executando alguma tarefa pesada ou algum stresstest). Os programas como AIDA64 ou o HMMONITOR mostram as temperaturas.

3)    Teste das memorias RAM’s.

Utilize o software MEMTEST para verificar se há problemas com os módulos de memória. O Teste de memória do Windows também é eficaz e recomendado.

4)    Teste as temperaturas e a estabilidade da placa de vídeo com o software Heaven benchmark ou o FurMark (este ultimo não deixe-o rodando por muito tempo).

Obs. Caso seu sistema possua GPU integrada ao processador, seria interessante retirar a placa gráfica dedicada e utilizar a GPU integrada.

5)    placa-mãe.

Verifique se a mesma possui atualização de BIOS.

Verifique as temperaturas da mesma.

6)    Caso o sistema operacional apresenta alguma mensagem de erro, por gentileza nos informe. Verifique com o Visualizador de eventos do Windows. (existe uma ferramenta de DEBUG da própria MS que verifica erros e o motivo do congelamento do sistema e ela chama WINDBUG.

7)    Caso seu computador estiver plugado em estabilizadores ou nobreks por gentileza retire e teste diretamente na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...