Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3900x + Rog Hero VIII não dá video/post


Ir à solução Resolvido por Lenon_Fernandes,

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo certo?

 

Queria saber a opinião de vocês sobre o problema que aconteceu recentemente no meu PC. Se já viram algo parecido, o que pode ser, e etc...

 

Minha build:

CPU: Ryzen 3900x

MB: Asus Rog Crosshair Hero VIII (Sem Wifi)

RAM: 2 pentes da HyperX Fury 16gb HX424C15FB/16

Fonte: FONTE GIGABYTE 700W 80 PLUS BRONZE

VGA: NVIDIA GEFORCE RTX 2060 OC 6G

1 SSD, 1 HD, 1 leitor de DVD (Unicas peças reaproveitadas, as outras eu comprei novas para essa build)..

 

Sintomas: 

1. Lentidão estranha semana passada, que resolveu com reboot.

2. Tela azul (pela primeira vez), não lembro o codigo de erro, infelizmente ;/

3. Depois de um dia de trabalho normal + jogatina na parte da noite + edição de alguns videos simples, no dia seguinte, não ligou mais, e assim está até agora.

 

Esses acima foram os únicos sintomas que eu pude notar.

 

Diagnostico

Removi os perfericos extras, como HD, SSD, leitor de DVD e fiz vários testes...

Fiz uma limpeza nas peças... Nada

Troquei a fonte por uma de backup de 500w... Nada

Testei 1 pente de RAM por vez, em cada slot... Nada

Verifiquei se o processador tem algum pino torto... Não tem

Removi o VGA para ver se mudava o q-code ou q-led... Nada

Ligando o PC só com o CPU conectado, dá 1 beep longo e 2 beeps rapidos, o que indica

 

Debug:

Q-CODE: Fica cravado em: 07: (AP initialization after microcode loading)

Q-LED: Fica cravado no amarelo:SDRAM

Beeps do speaker: Quando ligo o PC COM RAM, não dá nenhum beep. Quando ligo SEM RAM, dá 1 beep longo e 2 curtos, e não repete.

 

Estava certo que seria memória, então levei os meus pentes na casa do meu irmão, e ele testou os dois, um de cada vez, e eles funcionaram;

Então a suspeita ficou mais para o VGA, ai eu peguei um antigo que sei que funciona, montei e deu na mesma.

 

 

Com isso, acho que dá pra descartar RAM e VGA como sendo o problema, e as suspeitas ficam agora na MB ou CPU (Ou ambos 🥶)

 

Coisas que não fiz ainda, mas vou fazer sábado:

Limpar a pasta termica antiga do CPU e colocar uma nova.

Jogar limpa contato no CPU e nos encaixes de tudo o que puder.

Colocar o meu CPU na placa-mãe do meu irmão para testar.

Colocar o CPU do meu irmão na minha placa-mãe.

 

Ja viram algo parecido? Qual é a percepção de vocês sobre o Ryzen 3900x? Dá muito problema?

Vi um caso muito parecido com  esse em um site gringo, e era o CPU...

 

Meu medo é o CPU ter danificado a MB (não a ponto de pifar agora, mas daqui alguns meses), eu trocar o CPU, depois a MB pifar... E ficar nesse ciclo. 

 

Qualquer dica é bem vinda galera... Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a pergunta , mas o que você fez para solucionar o problema?Tenho um caso parecido porém num Ryzen 5 3600 onde ocorre 01 Bip Logo , 03 Curtos e apos 02 ou 03 segundos outro bip curto .Já troquei fonte , placa-mãe , testei memorias separadas , testei a VGA de forma separada em outro computador porém o problema persiste, a unica coisa que não testei foi outro processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julio Cesar Elias Fala Julio, olha, no meu caso é GG, vou ter que comprar outro processador mesmo... Coloquei o do meu irmão e deixei funcionando um tempo pra ver se a placa-mãe também não zoou.

Pelo que eu vi, você já fez todos os testes necessários, eu daria uma limpada BOA com limpa contato em todo o PC e tentaria de novo, só por desencargo de consciencia mesmo. Mas tente testar outro processador na sua placa-mãe. Acho que é o unico jeito de ter certeza.

 

Só pra ficar registrado aqui pra talvez ajudar alguém um dia...

 

Testei com outro processador e deixei rodando por um tempo e funcionou numa boa. Rodei jogos, converti um video, fiquei assistindo stream na twitch por um tempo e tudo ok.

 

O Ryzen 3900x pifou mesmo. Ligamos ele em outro PC, e travou tudo... Não dava nem para desligar o PC segurando o botão power.

 

Valeu pessoal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@guiwege

 

Se realmente o processador está com problema envia o mesmo para o RMA da AMD.

 

São 3 anos de garantia e eles atendem muito bem já fiz um RMA de um 2700X que estava com pinos quebrados e eles me reembolsaram o valor com correção.

Então antes de comprar um novo enviar para o RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!