Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção com DPS e DR é eficiente contra fonte ruim?


Posts recomendados

Comprei uma fonte "bomba" modelo gigabyte GP-P750GM e venceu a garantia de 7 dias, gostaria de saber se o meu sistema de proteção vai ajudar caso ela exploda ou apresente defeitos que podem danificar componentes. Meu sistema de proteção é um aterramento da tomada, um disjuntor, um DPS e uma IDR, também utilizo um Clamper multiproteção. Esse sistema com Disjunto, DPS e IDR foi feito para essa tomada, onde o Pc liga.

20201127_162950.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@krashevic Tudo bem jovem?

 

Isso pode até proteger os outros equipamentos da sua casa ou um surto elétrica externo, caso a fonte venha a falhar, seu computador pode ser prejudicado. Não sei dizer sobre a qualidade dessa fonte em questão, vamos esperar outras opiniões.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, GusGraf disse:

@krashevic Tudo bem jovem?

 

Isso pode até proteger os outros equipamentos da sua casa ou um surto elétrica externo, caso a fonte venha a falhar, seu computador pode ser prejudicado. Não sei dizer sobre a qualidade dessa fonte em questão, vamos esperar outras opiniões.

Esse sistema está ligado ao aterramento. Só para acrescentar mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, krashevic disse:

Comprei uma fonte "bomba" modelo gigabyte GP-P750GM e venceu a garantia de 7 dias, gostaria de saber se o meu sistema de proteção vai ajudar caso ela exploda ou apresente defeitos que podem danificar componentes. Meu sistema de proteção é um aterramento da tomada, um disjuntor, um DPS e uma IDR, também utilizo um Clamper multiproteção. Esse sistema com Disjunto, DPS e IDR foi feito para essa tomada, onde o Pc liga.

 

Entenda que o circuito protege os equipamentos de sobrecargas ques estão entre ele e a rede externa, mas não tem nada entre a fonte e o seu hardware pra fazer essa proteção, justamente porque é a fonte a responsável por isso, logo de nada adianta ter o melhor circuito do mundo e ter uma fonte bomba.

 

PS: Quais os detalhes do seu hardware?

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, NIGHT FALL disse:

 

Entenda que o circuito protege os equipamentos de sobrecargas ques estão entre ele e a rede externa, mas não tem nada entre a fonte e o seu hardware pra fazer essa proteção, justamente porque é a fonte a responsável por isso, logo de nada adianta ter o melhor circuito do mundo e ter uma fonte bomba.

 

PS: Quais os detalhes do seu hardware?

placa-mãe Gigabyte Socket LGA 1151 7ª Geração DDR4   

Placa de vídeo Rx 550 4 GB

Processador I5 7400 

Memoria 12 GB 

SSD Green 240 GB 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, krashevic disse:

placa-mãe Gigabyte Socket LGA 1151 7ª Geração DDR4   

Placa de vídeo Rx 550 4 GB

Processador I5 7400 

Memoria 12 GB 

SSD Green 240 GB 

 

Comprou uma fonte com 750w de qualidade duvidosa pra um setup que mal vai consumir 200w? Não foi um bom investimento, seria melhor ter pego uma fonte com 450w de qualidade (Pagando menos).
Explodir ela dificilmente vai pois o consumo do hardware é pífio para a potência da fonte, mesmo que ela entregue metade do que promete, agora sobre a longevidade é complicado afirmar algo sem um teste pra usar como embasamento.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, NIGHT FALL disse:

 

Comprou uma fonte com 750w de qualidade duvidosa pra um setup que mal vai consumir 200w? Não foi um bom investimento, seria melhor ter pego uma fonte com 450w de qualidade (Pagando menos).
Explodir ela dificilmente vai pois o consumo do hardware é pífio para a potência da fonte, mesmo que ela entregue metade do que promete, agora sobre a longevidade é complicado afirmar algo sem um teste pra usar como embasamento.

 

Eu fui muito mal orientado inclusive por um "técnico" vou tentar vender ou quando poder compro outra.

agora, Kleber Peters disse:

Mas qual o problema desta fonte? Tem algum review dela por ai? Pelas especificações me parece decente. 

Quando comprei não tinha nenhum teste só relatos mas recentemente ela foi testada. Eu acompanhei esses Posts aqui 

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1499480-fonte-gigabyte-gp-750gm-750w-80-gold-tem-bom-projeto/#comments

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Mas qual o problema desta fonte? Tem algum review dela por ai? Pelas especificações me parece decente. 

 

@Kleber Peters Já procurei a rodo e nunca encontrei nada, não duvido que ela seja a próxima a ser testada pela Teclab já que é um modelo bem barato e costuma vender bastante (Assim como a Redragon).

 

5 minutos atrás, krashevic disse:

Eu fui muito mal orientado inclusive por um "técnico" vou tentar vender ou quando poder compro outra.

 

Como disse, se sua preocupação é que ela exploda isso dificilmente vai acontecer, até mesmo fontes genéricas não explodem assim do nada, normalmente isso ocorre quando muito exigida o que não é o seu caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters@NIGHT FALL A fonte tem alguns ( secundaria)  capacitores de fabricante desconhecido, não tem proteção contra sobrecarga (OLP), Mosfets do retificador de baixa qualidade.Mais informações:

@krashevicComo sua configuração não consome nem 200W.. não deve fazer "cosquinhas" na fonte..eu não me preocuparia tanto. Só a potência que é extremamente exagerada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shanks. Valeu irmão pelas explicações. Aqui não consigo abrir vídeos (tubo bloqueado), mas os itens problemáticos que você apontou dão pra ter uma ideia da coisa toda. Sorte do @krashevic que ele não exigirá tanto da fonte, então acredito que nunca terá problemas. 

 

Citação

As far as I have seen, those Gigabytes are from a relatively new to psu OEM MEIC (they usually make power adapters) but is seriously decent. They supposedly rank with the Corsair RMx crowd, with the bigger brother (AP-850w) ranking with the Corsair HX crowd in the Platinum range. 

Jon and Oklahoma Wolfe have retired from doing the indepth reviews, so has Gabriel Torres for all intents and purposes. That leaves Aris (he writes for several sites including Tom's and kitguru) as pretty much it when it comes to a psu review. Aris says they are quite good, well built, well designed and more than he expected from a newcomer OEM. 

I'd not be adverse to using one if there weren't alternatives handy.

O trecho acima está no Tom's Hardware. Os testes do @Gabriel Torres eram apreciados lá. Pena que não temos mais eles (eu sei os motivos, mas não me custa lamentar...).

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Eu perdi 1 fonte uma placa-mãe por questões de energia. A primeira era Xigmatek 500 watts usada com Gtx 960. Mas não tinha nenhuma proteção.

@Shanks. O preço estava excelente eficiência perfeita e futuros ups que pensei. Todavia obrigado. Vou trocar de fonte quando fazer Ups. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, krashevic disse:

O preço estava excelente eficiência perfeita e futuros ups que pensei. Todavia obrigado. Vou trocar de fonte quando fazer Ups. 

Mas tipo, mesmo assim ainda ela é melhor que muitas fontes.. mesmo com o comportamento explosivo dela. A depender da configuração você pode manter ela sim.. a garantia dela é de 5 anos.

15 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Os testes do @Gabriel Torres eram apreciados lá. Pena que não temos mais eles

Que bacana! Pra o Tom's Hardware apreciar o teste de alguém... tem que ser muito bom mesmo. Parabéns Gabriel. Não sabia disso.

Era realmente muito bom os testes dele.. acho que era um dos únicos que abria a fonte, e analisava TODO componente, e com temperatura de testes mais realistas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, krashevic disse:

Comprei uma fonte "bomba" modelo gigabyte GP-P750GM e venceu a garantia de 7 dias, gostaria de saber se o meu sistema de proteção vai ajudar caso ela exploda ou apresente defeitos que podem danificar componentes. Meu sistema de proteção é um aterramento da tomada, um disjuntor, um DPS e uma IDR, também utilizo um Clamper multiproteção. Esse sistema com Disjunto, DPS e IDR foi feito para essa tomada, onde o Pc liga.

20201127_162950.jpg

Proteger contra choque? Provavelmente

Proteger contra perda do PC? não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @NIGHT FALL explicou que o circuito protege de sobrecargas o equipamento mas não o hardware se entendi direito. Recordo que quando não utilizava nenhum DPS e apenas um filtro de linha generico perdi de um Pc uma placa-mãe depois que caiu energia e já com outro Pc ele foi apresetando problemas com o tempo. Ele não desligava sozinho era preciso tirar o cabo, uma vez ele ligou só, esses fatos creio ter sido causados pelo desgaste dos compontes devido os surtos e oscilações, até que um dia a fonte explodiu. Com o DPS apenas não tive problemas desse tipo então decidi fazer esse sistema com disjuntor, Dps Idr e aterramento, pelo menos de curtos na tomada ficarei tranquilo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, krashevic disse:

Como o @NIGHT FALL explicou que o circuito protege de sobrecargas o equipamento mas não o hardware se entendi direito. Recordo que quando não utilizava nenhum DPS e apenas um filtro de linha generico perdi de um Pc uma placa-mãe depois que caiu energia e já com outro Pc ele foi apresetando problemas com o tempo. Ele não desligava sozinho era preciso tirar o cabo, uma vez ele ligou só, esses fatos creio ter sido causados pelo desgaste dos compontes devido os surtos e oscilações, até que um dia a fonte explodiu. Com o DPS apenas não tive problemas desse tipo então decidi fazer esse sistema com disjuntor, Dps Idr e aterramento, pelo menos de curtos na tomada ficarei tranquilo.

 

 

Morei num prédio  construído em 2002 sem aterramento. Juntando isso o meu PC na época tinha uma fonte vagabunda de 300W

A minha placa-mãe ficou danificada para sempre. Ela queimava HDDs

 

E eu sempre liguei em filtro de linha. O filtro ajudava a retirar o barulho da rede mesmo sem o chuveiro ligar. Ficava um zumbido dentro dele ou por causa de derivação mal feita ou porque a instalação inteira do prédio era ruim (fora o fato de nao ter aterramento)

Teve vizinhos meus que perderam maquina de lavar, geladeira e TV por conta disso. Nunca mais moro em nenhum lugar sem aterramento e com instalação elétrica mal feita. Eu só não perdi TV e videogame por causa do Clamper multiprotetor, mas perdi 3 HDDs.

Até o ano de 2009 as prefeituras faziam vista grossa e liberavam a construção de prédios sem aterramento. 

 

você imagina por dia a quantidade de aparelhos que não queimam aqui no Brasil. Fora o fato de que os eletricistas brasileiros são os reis de fazer burradas. Eu já vi dono de loja de material elétrico falar que usar adaptador de 20A para 10A era seguro. 
Imagina a quantidade de C@gadas  como choque e queima de equipamento que não acontecem por dia Brasil afora

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@krashevic

 

A proteção que terás é sobrecarga no circuito (Disjuntor), surtos de tensão vindo de "fora" (DPS), e fuga de corrente entre o IDR e a entrada da fonte (IDR)

 

Lembrando que o IDR comum não atua em corrente continua, portanto precisa saber qual tipo esta instalado em sua máquina.

 

Tipo AC: O tipo AC é capaz de detectar correntes residuais alternadas. É normalmente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais, como também em instalações elétricas industriais de características similares.

Tipo A: O tipo A é capaz de detectar corrente residuais alternadas e contínuas pulsantes. É normalmente utilizado em circuitos que contenham equipamentos eletrônicos capazes de alterar a forma de onda senoidal.

 Tipo B: O tipo B é capaz detectar correntes residuais alternadas, contínuas pulsantes e contínuas puras. É normalmente utilizado em circuitos de corrente alternada, geralmente trifásicos, que possuam, em sua forma de onda, partes senoidais, meia-onda ou ainda formas de ondas de corrente contínua.

 

Além disso o DPS atua com uma capacidade de Kva, e para a proteção fina você necessita de um DPS classe 2 instalada na tomada também ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

@krashevic

 

A proteção que terás é sobrecarga no circuito (Disjuntor), surtos de tensão vindo de "fora" (DPS), e fuga de corrente entre o IDR e a entrada da fonte (IDR)

 

Lembrando que o IDR comum não atua em corrente continua, portanto precisa saber qual tipo esta instalado em sua máquina.

 

Tipo AC: O tipo AC é capaz de detectar correntes residuais alternadas. É normalmente utilizado em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais, como também em instalações elétricas industriais de características similares.

Tipo A: O tipo A é capaz de detectar corrente residuais alternadas e contínuas pulsantes. É normalmente utilizado em circuitos que contenham equipamentos eletrônicos capazes de alterar a forma de onda senoidal.

 Tipo B: O tipo B é capaz detectar correntes residuais alternadas, contínuas pulsantes e contínuas puras. É normalmente utilizado em circuitos de corrente alternada, geralmente trifásicos, que possuam, em sua forma de onda, partes senoidais, meia-onda ou ainda formas de ondas de corrente contínua.

 

Além disso o DPS atua com uma capacidade de Kva, e para a proteção fina você necessita de um DPS classe 2 instalada na tomada também ok?

Primeiro obrigado. Pesquisando o modelo encontrei esse  https://www.eletromac.com.br/disjuntor-din-monopolar-20a-c-3ka-nm60898-g31slc20-ge/430/produto/ 

Não encontrei as siglas que citou como AC perdão sou leigo. Para a proteção fina para a tomada não basta o filtro de linha Clamper que tem DPS? Ou é recomendável também esse DPS que posso conectar diretamente na tomada antes de conectar Clamper?

01-iCLAMPER-Pocket-2P.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@krashevic

 

Para proteção fina, você já tem o clamper. Não precisa mais.

Este é bom usar em carregadores de celulares a afins, tenho um par deles aqui em casa.

Importante salientar que para uma proteção completa, é necessário proteger não apenas a parte "elétrica" mas sim as conexões RJ11,RJ45 e COAXIAL:

 

Citação

Resolvi criar este tópico com o intuito de auxiliar a todos os usuários que necessitam saber mais sobre as devidas proteções contras surtos elétricos que podem ser tomadas afim de mitigar os problemas causadas por eles em seus equipamentos eletrônicos, em especial os computadores e notebooks. Ressalto que nenhuma medida é 100% eficaz, porém há uma diminuição significativa nos problemas em que um surto pode causar em seus sistemas além de que as somas das dicas passadas aqui aumentam ainda mais a confiabilidade das proteções e diminui muito as chances de terem danos causados por descargas indesejadas.

 

Primeiro de tudo é importante frisarmos que para uma proteção ser eficaz é preciso de uma série de recomendações a serem seguidas:

 

1)      É importante utilizarmos um correto sistema de aterramento na residência pois ele auxilia no “escoamento” da corrente de fuga presente em carcaças que por algum problema de isolamento acabaram por ficar energizadas, por problemas em um motor que perdeu sua correta proteção de isolação assim como auxiliar os sistemas de proteções a drenar o surto para a terra. Todo o sistema deve ser feito por um profissional qualificado pois não é só posicionar uma haste metálica na terra, mas sim deve ser dimensionado corretamente utilizando-se como parâmetro a resistência do solo em dissipar a energia, quantidade de hastes, distância entre elas, local de instalação e usando ferramentas como terrômetro para a correta medição. Não vou entrar em detalhes técnicos como qual tipo de aterramento utilizar pois não é o intuito do tópico mas ressalto que é necessário este sistema pois sem ele há uma perca significativa na proteção e você não poderá usar alguns sistemas que informarei abaixo, além disso ele é obrigatório pela NBR 5410.

2)      O próximo sistema que mencionarei não está relacionado diretamente com a proteção contra surtos elétricos, mas julgo interessante repassar a informação a vocês pois ele detecta fuga de correntes que possam haver em sua instalação. Uma fuga de corrente além de causar aumento substancial no consumo de energia, causam riscos a integridade física. Consulte seu eletricista sobre a instalação dos IDR’s (Interruptor Diferencial Residual) ou DDR’s (Disjuntor Diferencial Residual – este com função de disjuntor). Obrigatório pela NBR 5410.

3)      Correto dimensionamento de cargas em sua residência, com disjuntores bem dimensionados, seção dos condutores correta, qualidade da instalação em geral também auxiliam no sistema de proteção. Obrigatório pela NBR 5410.

 

Com os passos citados acima podemos seguir com os sistemas de proteções contras surtos propriamente dito.    

 

O que é um surto elétrico:

Surto elétrico é uma onda transitória de corrente, tensão ou potência que tem a característica de uma elevada taxa de variação por um período curto de tempo.  Ele se propaga ao longo de sistemas elétricos e pode causar danos aos equipamentos eletroeletrônicos além de causarem riscos a integridade física das pessoas.

 

Surtos elétricos são comumente provenientes a:

 

1) Raios que caem diretamente na rede elétrica, rede de telefonia e "viajam" em toda a rede até chegar em seu "destino" e realizar o estrago rapidamente ou diminuir a vida útil do componente eletrônico;

2) Raios que caem nas proximidades e que geram campo eletromagnético que podem também causam problemas, assim como raios que caem diretamente nas antenas.

3) Manobra na concessionária de energia, o que causa carga nos transformadores ou até manutenção nos equipamentos que podem não conter as proteções necessárias;

4) Motores de 'grande porte", elevadores, cargas e etc.

Ressalto que um surto de tensão pode causar estrago no momento, como diminuir a vida útil do equipamento e são imprevisíveis e difíceis de mensurar seu estrago, além disso não adianta realizar as proteções elétricas se não realizar as proteções nas redes cabeadas, RJ11, RJ45, COAXIAL, portanto a proteção deve ser completa e em toda a rede elétrica, lógica e comunicação.

 

Como se proteger:

 

DPS CLASSE 1: É mais utilizada para locais onde possuem SPDA (Sistema de proteção conta descargas atmosféricas) - ou seja: PARA RAIO. Estes DPS são posicionados onde há o escoamento de cargas elevadas. Não é comum em casa pois dificilmente encontrará uma casa com para raios, porém o SPDA juntamente com o DPS classe 1 está presente em edificações prediais. Informo também que um SPDA é um sistema para proteção da edificação (contra raios que caem diretamente nela - e servem para evitar danos, incêndio e propagar as ondas eletromagnéticas corretamente para o solo) e não protege os equipamentos internamente da casa, pois são sistemas com finalidades diferentes, assim como o fio terra que serve para proteção e escoamento da energia e não tem relação direta com a proteção contra surtos. Não é porque tem fio terra que não irá ter problema pois ele é um meio do escoamento utilizados pelos DPS. – Esta classe não é obrigatória pela norma e não é comum vermos em casas pois são especificas.

 

DPS CLASSE 2: Instalando DPS (DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS) no quadro de energia. Existem marcas como Clamper, Siemens, GE, Schneider e etc... e devem acompanhar de aterramento. Este é responsável pelo desvio do surto alto na tensão e é o mais utilizado e deve ser instalado junto com a entrada do padrão. É obrigatório pela NBR e deve ser instalado por um profissional capacitado, que medira de quantos Ka’s o DPS será necessário para sua região.

 

DPS CLASSE 3: É utilizado para a proteção "fina" e ligado diretamente com o aparelho na tomada, nesta classe também temos os dispositivos que protegem as redes lógicas (RJ 11, RJ 45..) assim como as proteções coaxial e afins. No Brasil temos a empresa Clamper, pioneira neste segmento a muito tempo mas acredito que em um futuro surjam outras marcas interessantes. Ressalto que aqui incluem os filtros de linha que ligamos nos computadores. Nesta classe nem todos os dispositivos exigem um pino terra por realizar a descarga no neutro, porém a proteção não será tão eficaz quanto se houvesse aterramento.

 

Acredito que consegui explanar as proteções necessárias de uma forma simples e de fácil entendimento para todos sem me aprofundar na parte técnica. Caso queiram se aprofundar mais nos termos sugiro canais como “Mundo da Elétrica” e “Engehal” além do esforço de cada um em buscar informação. Caso em sua região não tenham profissionais capacitados, como foi o meu caso, você pode realizar estudos e “pedir para fazer”.

Dúvidas estou à disposição para ajudar todos.

Sds

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

@krashevic

 

Para proteção fina, você já tem o clamper. Não precisa mais.

Este é bom usar em carregadores de celulares a afins, tenho um par deles aqui em casa.

Importante salientar que para uma proteção completa, é necessário proteger não apenas a parte "elétrica" mas sim as conexões RJ11,RJ45 e COAXIAL:

 

 

Muito obrigado, tenho esse Clamper que tem essa proteção. 

 

20201201_174817.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...