Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Para usar mais de um pente de RAM, os modelos precisam ser idênticos?


Posts recomendados

Boa noite, galerinha!

 

Há uns dois anos, quando comprei meu PC com 8GB de RAM, me disseram que quando eu fosse expandir com mais 8GB, precisaria ser uma memória idêntica, mas eu queria saber se é idêntica em tudo.

 

Tranquilo ser da mesma marca, ambas de 8GB, ambas 2400MHz, ambas DDR4, okay, mas precisa ser o mesmo modelo? Tipo, a minha é uma CMK8GX4M1A2400C14R, haveria algum problema combiná-la com uma CMK8GX4M1A2400C16R? Haveria problema combiná-la com uma CMK8GX4M1A2400C14 sem o "R" no final? Ou uma CMK8GX4M1A2400C16 sem o "R"? Precisa ser especificamente outra CMK8GX4M1A2400C14R? Todas essas que citei pertencem a linha Vengeance LPX da Corsair.

 

Fica complicado se precisar realmente ser o 14R, porque encontro todos os outros, menos esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De preferência, sim.

E este C14 ou C16 é o CAS Latence. Se colocar a C16 você vai aumentar a latência (tudo trabalha na menor velocidade ou maior latência). R deve ser a cor do heatsink (red), e isto não importa.

 

O ideal é que as memos sejam idênticas, mesmos chips, e a Corsair mistura tudo nas LPX. Tem algumas com Micron, outras com Samsung, outras com Hynix.

 

Mas você pode misturar sim, funcionar vai.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx vish, pelo que você falou, parece que até duas 14R podem ter diferenças, preciso caçar a caixa da minha pra ver tudo certinho e comparar. Se eu pegar uma com chip e latência diferentes, vai ficar significativamente inferior ao que seriam 16 RAM CL14 do mesmo chip ou o prejuízo é baixo na prática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paulo H. M. L. Se o modelo escolhido tiver maior latência ou menor clock, terá desempenho inferior. Mas você pode arrumar isso na unha, manualmente no setup.

O ideal pra dual channel é sempre comprar kits, e não sair fazendo mistureba. Tu pode encontrar exatamente uma LPX XYZ, mas aí mudou de lote, a Corsair utilizou outros chips, enfim.

 

E isto vale para todas as marcas de memória. Só é garantido os mesmos chips em kits e mesmos lotes (data de fabricação).

 

E isto influencia tmb em overclock. Misturando fica mais difícil atingir clocks maiores, porque cada chip necessita de tensão diferente, latências diferentes, clocks diferentes.

 

Pra maioria dos usuários, não há problemas. Mas se você for exigente, como eu, e espreme latências e etc, tu vende esta sua aí e compra um kit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Paulo H. M. L. Aí dependerá da sua grana. No geral, quanto maior o clock e menores as latências, melhor.

Se for fazer OC tmb é importante escolher bons chips. Por exemplo, Samsung B-Die ou Micron E-Die.

 

Tem que ver qual é o processador tmb, controladora de memória, mas no geral estes são os melhores chips tanto para Intel quanto para AMD.

 

Perceba que aí estamos entrado em algo mais aprofundado, que cabe pesquisa da sua parte. Você é quem deve definir até onde quer entrar na toca do coelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...