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Tela azul com vários erros e dispositivos sem drivers.


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Primeiramente me desculpe se estou no tópico errado, não tenho certeza onde seria ideal postar isso.

 

Bom, eu e um amigo compramos as seguintes peças iguais:

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/br

Processador: Ryzen 5 3600

Memória ram: x2 HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHZ, DDR4.

 

Eu e ele estamos tendo problemas de tela azul e pc reiniciando, ele está tendo bem mais do que eu, supostamente toda vez que ele inicia o pc dele tem esse erro, eu já tenho em média esse erro 1 vez por dia, as vezes fico um dia sem ter esse erro e outro acontecendo duas vezes (o mais recente foi três vezes, sendo duas delas quando eu estava escrevendo esse post). Eu tirei umas fotos desses erros e o "Código da parada" varia entre:

- ATTEMPTED_EXECUTE_OF_NOEXECUTE_MEMORY (esse deu no inicio a dias atrás, recentemente eu não estou vendo ele)

- DRIVER_RQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (vi pouca vezes talvez somente uma vez, porém ele foi o único que mencionou um arquivo sys, porém a foto que eu tirei ficou borrada e eu não consigo saber qual é o arquivo)

- IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL (o que mais é mencionado, os três de hoje foi só ele que apareceu)

 

Já vi recomendações de atualizar os driver indo no gerenciador de dispositivo, no meu caso possui 3 sem driver e quando eu coloco para procurar um driver leva para o windows update na qual não acha nenhum driver, eu não faço ideia qual seja o ideal para eles e onde eu os adquiri. Os dispositivos são:

- Controlador de criptografia/descriptografia PCI

- Dispositivo PCI

- Dispositivo PC

 

Eu não sei o meu amigo também tem esses dispositivos sem drivers, depois tentarei confirmar com ele.

 

Vou deixar links de fotos e prints em baixo:

 

Erros:

Erro_1.jpg

Erro_2_borrado.jpg

Erro_3.jpg

 

Gerenciador de Dispositivos

unknown.png

unknown.png

unknown.png

unknown.png

 

Algo que eu já testei que eu me lembre:

- Atualizei todos os outros drives no gerenciador de dispositivos alem desses que eu não consegui.

- Tirei as memorias dos 3000MHz e deixei no auto (2666MHz se eu não me engano)

- Troquei as memorias de lugar

- Desinstalei uns programas que eu não tinha usado antes de dar o upgrade no pc

- Usei o windows update

- Formatar o Windows (isso foi o meu amigo que está tendo o mesmo problema com mais frequência tentou, não funcionou para ele)

 

Desses que eu me lembre nenhum funcionou.

 

Eu estou pensando que seja esses três drivers que eu não faço ideia onde se adquirir o driver correto para eles, fora isso a únicas coisa que eu posso tentar é um Fresh Start que tem na Segurança do Windows → Desempenho e Integridade do Dispositivo.

 

Eu tentei pesquisar no google por ajuda, o que eu mais vi foi para atualizar os drivers e desinstalar o programa de terceiros (não tenho certeza quais se encaixam nessa lista então tirei uns programas que não usava muito e que principalmente eu não usava no meu pc antigo), no caso dos drivers como eu disse esses três são os únicos que eu não sei o que fazer, provavelmente seja algo pelo site da asus mas eu não sei quais drivers baixar da placa-mãe e não sei se é driver dela mesmo que tem que se baixar (PCI até onde eu se é a entrada da placa-mãe).

Num dos sites que tentava ajudar a arrumar o erro recomendou um programa, na qual seria o Restoro da TrustPilot ele apontou que precisava atualizar uns drivers mas quando eu cliquei para baixar eles para atualizar eu fui redirecionado para um site para comprar ele, dai eu desinstalei ele. O site que recomendou o programa foi esse daqui https://windowsreport.com/driver-irql-less-or-not-equal-windows-10/ ← de acordo com o google chrome a conexão é segura.

 

 

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Amigo, voce entrou no site da fabricante da placa-mãe para baixar e instalar todos os drivers corretos? Sem fazer isso, voce não vai ter os drivers certos. 

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_Download/

Baixe todos, mesmo os que aparentemente estão certos.

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  • Moderador

Os dois compraram apenas um computador, ou os dois compraram dois computadores diferentes mas com as mesmas peças?

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

Para atualizar seus drivers, você deve seguir essa ordem:

- Baixar o driver do processador e do chipset no site do fabricante (Intel ou AMD):

https://www.amd.com/pt/support

(Processor para CPU e Processor With Graphics para APU).

- Baixar o driver da placa de vídeo no site do fabricante (AMD ou NVIDIA)

https://www.amd.com/pt/support

https://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

- Baixar os drivers complementares no site da placa-mãe.

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_Download/

(Baixe os driver de LAN e AUDIO).

 

 

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4 horas atrás, mattaus disse:

Amigo, voce entrou no site da fabricante da placa-mãe para baixar e instalar todos os drivers corretos? Sem fazer isso, voce não vai ter os drivers certos. 

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_Download/

Baixe todos, mesmo os que aparentemente estão certos.

Eu dei uma olhada, porém como eu disse eu não sei qual é o driver certo, eu temo baixar um errado e instalar ele nesses dispositivos e der problemas com a placa de video, se não der mais imagem da placa de video eu não vou conseguir mais mexer no pc, pois o processador que eu possuo não possui uma placa de video nele.

2 horas atrás, GabrielLV disse:

Os dois compraram apenas um computador, ou os dois compraram dois computadores diferentes mas com as mesmas peças?

 

Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (dump file), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.

 

https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

 

Exemplo de como você deve enviar as prints:

D9n8NNP.png

 

Para atualizar seus drivers, você deve seguir essa ordem:

- Baixar o driver do processador e do chipset no site do fabricante (Intel ou AMD):

https://www.amd.com/pt/support

(Processor para CPU e Processor With Graphics para APU).

- Baixar o driver da placa de vídeo no site do fabricante (AMD ou NVIDIA)

https://www.amd.com/pt/support

https://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

- Baixar os drivers complementares no site da placa-mãe.

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_Download/

(Baixe os driver de LAN e AUDIO).

 Foram dois computadores diferentes com as mesmas peças mencionadas acima, porém de lugares diferentes, eu comprei a placa-mãe e processador da terabyte e as memorias na kabum, ele comprou a placa-mãe e o processador na pichau e as memorias também na kabum.

Somente essas peças que a gente tem igual(mesmo modelo), a gente comprou em lugares diferentes, eu comprei a placa-mãe e o processador na terabyte e as memorias na kabum, o meu amigo comprou a placa-mãe e o processador na pichau e as memorias também foi na kabum.

 

Eu baixei o BlueScreenView porém ficou completamente branco, não sei se é para ser assim mesmo ou se existe algum botão de analise para ver se acha os "errors", se tiver que esperar dar novamente a tela azul então pode demorar cerca de um dia para acontecer.

unknown.png

 

Os drivers eu vou baixar mais tarde, mas só uma pergunta sobre isso, eles são instalados como programas normais? baixar → executar → instalar? É que no gerenciador de dispositivos para atualizar os drivers eu tenho duas opções, procurar online na qual leva para o windows update na qual leva em nada ou selecionar um driver baixado no PC, eu não quero selecionar o driver errado entre todos esses que eu estou baixando.

unknown.png

Segunda Opção:

unknown.png

 

Ai tem essa duas opções, uma eu acho que tem que selecionar manualmente e a outra possui uma lista enorme de tipo de hardware

unknown.png

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  • Moderador
40 minutos atrás, Kinos disse:

Os drivers eu vou baixar mais tarde, mas só uma pergunta sobre isso, eles são instalados como programas normais? baixar → executar → instalar? É que no gerenciador de dispositivos para atualizar os drivers eu tenho duas opções, procurar online na qual leva para o windows update na qual leva em nada ou selecionar um driver baixado no PC, eu não quero selecionar o driver errado entre todos esses que eu estou baixando.

 

Segunda Opção:

 

Ai tem essa duas opções, uma eu acho que tem que selecionar manualmente e a outra possui uma lista enorme de tipo de hardware

Essa opção não serve mais para atualizar drivers via internet desde agosto desse ano, na verdade ela serve para localizar os drivers no seu PC (os que vem pré-instalados na pasta Driverstore do Windows) ou você os baixa manualmente e então utiliza uma dessas opções indicando qual é o local onde estão os drivers que você pretende instalar.

 

No geral apenas ignore essas funcionalidades do Gerenciador de Dispositivos pois elas só são necessárias em casos específicos e não mais para atualização de drivers.

 

E sim, os drivers que você irá baixar no site do fabricante são instalados da mesma forma que programas, basta localizar o arquivo executável e instala-los normalmente.

 

42 minutos atrás, Kinos disse:

Eu baixei o BlueScreenView porém ficou completamente branco, não sei se é para ser assim mesmo ou se existe algum botão de analise para ver se acha os "errors", se tiver que esperar dar novamente a tela azul então pode demorar cerca de um dia para acontecer.

unknown.png

 

Como você disse que formatou o PC, os arquivos .dmp (registro de telas azuis) foram apagados e por tanto não há nada ai. Se alguma outra tela azul ocorrer, verifique novamente o programa e veja ali os arquivos que foram gerados.

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5 minutos atrás, GabrielLV disse:

Essa opção não serve mais para atualizar drivers via internet desde agosto desse ano, na verdade ela serve para localizar os drivers no seu PC (os que vem pré-instalados na pasta Driverstore do Windows) ou você os baixa manualmente e então utiliza uma dessas opções indicando qual é o local onde estão os drivers que você pretende instalar.

 

No geral apenas ignore essas funcionalidades do Gerenciador de Dispositivos pois elas só são necessárias em casos específicos e não mais para atualização de drivers.

 

E sim, os drivers que você irá baixar no site do fabricante são instalados da mesma forma que programas, basta localizar o arquivo executável e instala-los normalmente.

 

Como você disse que formatou o PC, os arquivos .dmp (registro de telas azuis) foram apagados e por tanto não há nada ai. Se alguma outra tela azul ocorrer, verifique novamente o programa e veja ali os arquivos que foram gerados.

Ok, eu não formatei o PC, quem formatou foi o meu amigo e eu estou cogitando dar um Fresh Start nele, só esta tudo em branco mesmo, vou esperar até dar outro erro para ver se aparece algo nele, enquanto isso vou instalar os drivers que tu falou para baixar.

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@GabrielLV Ok, eu vou dar uma atualizada aqui, eu fiz o que tu falou e baixer uns drivers, sendo eles o da placa de video (1050ti, mas como eu tenho já o geforce experience eu acho que só acabou atualizando o driver para um mais recente), baixei e instalei os drivers de Audio e Lan do site da Asus, baixei o programa AMD RADEON Software Adrenalin 2020, a principio estavam mesmo desatualizados, após instalar e reiniciar o pc não mostra mais nenhum outro dispositivo sem driver

unknown.png

Se der aquela tela azul novamente eu irei avisar nesse post

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