Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simples circuito FM para transmitir um pulso simples


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.
Estou precisando de um circuito extremamente simples, que transmita na faixa de FM (ou AM) um pequeno sinal de uma variação. Por exemplo, se eu aplicar uma tensão DC em um capacitor, ele conduzirá por alguns microsegundos e logo parará, quero transmitir essa variação para um circuito receptor que, ao ter a informação, fará o resto da tarefa. A questão é que tenho que utilizar o mínimo de componentes possíveis por conta do tamanho (colocar em uma plaquinha de menos de 3cm X 3cm. Pretendo utilizar smd (com a mudança do BC547 pelo BC847).
O circuito que estou pensando em utilizar é este:
image.thumb.png.93a0225d10f0cf0368865abbd76becf2.png

 

Queria saber se apenas com esses componentes funcionará, pois a transmissão FM é bem mais complexa de se incrementar, mas, como não quero enviar nenhum dado tão complexo, queria saber se esse circuito bastaria. Se puderem me dar uma ideia na recepção, eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é pra um dado simples, eu sugiro um transmissor de 433,92MHz. 

Já tem pronto e é bem pequeno, eu tenho um numa plaquinha de 1,5x1,5 cm. 

 

Esses transmissores de FM são meio chatos pra fazer funcionar, precisam de uma placa bem feita com os componentes bem posicionados. 

Esse aí do esquema é pra ondas curtas, pra FM não se usa o BC547. O melhor mesmo é o BF494, pois este é melhor pra RF. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Que transmissor seria esse?
Eu necessito que esse transmissor tenha um alcance de pelo menos 1metro. Não são muitas as exigências. O projeto basicamente poderia ser implementado usando-se cabos, mas por não haver essa possibilidade, visto que não pode haver uma linha direta física entre os dois, preciso utilizar transmissão por ar.

Então, ao invés de FM, considera que AM seria mais simples de fazer? Não quero algo potente, só que permita que o sinal alcance no mínimo 1metro.

Encontrei este circuito https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetoseducacionais/4445-art612
Tem ideia se serviria para o que eu quero?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Fernando de Lima disse:

só que permita que o sinal alcance no mínimo 1metro.

Cogite um sistema via infra vermelho. Barato e minimalista e não interfere no que seu vizinho está ouvindo. Google imagens tsop3228

Obstáculos? a vida é assim mesmo...😁

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando de Lima disse:

Que transmissor seria esse?

Tô falando desses:

images?q=tbn:ANd9GcQrhk2B2w8nPxLxAgO1UAT

Vendem barato, já pra aplicação que você quer. Em alguns casos o receptor já vem junto. 

É feito exatamente para o que você quer. Só transmite sinais. 

 

 

4 horas atrás, Fernando de Lima disse:

Então, ao invés de FM, considera que AM seria mais simples de fazer? Não quero algo potente, só que permita que o sinal alcance no mínimo 1metro

Receptor de FM eu já montei alguns, já transmiti até imagem de TV por eles. 

AM nunca montei, mas parece ser um pouco mais difícil pois a bobina é muito maior. 

4 horas atrás, Fernando de Lima disse:

Encontrei este circuito https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetoseducacionais/4445-art612
Tem ideia se serviria para o que eu quero?

É praticamente a mesma coisa do outro, só que por ser AM tem um rendimento pior. 

2 horas atrás, .if disse:

Cogite um sistema via infra vermelho. Barato e minimalista e não interfere no que seu vizinho está ouvindo. Google imagens tsop3228

Obstáculos? a vida é assim mesmo...😁

abç

Penso eu que seja através de paredes, por que ele disse que não da pra colocar fios. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Vendem barato, já pra aplicação que você quer. Em alguns casos o receptor já vem junto. 

É feito exatamente para o que você quer. Só transmite sinais. 

Muito bacana, bem pequeno mesmo. Eu queria projetar o circuito, pois estou há um tempo querendo trabalhar essa questão de transmissão por ar, rsrs.
Agora quis utilizar SMD pois utilizo técnica de transferência por calor, usando ferro de passar roupa.

 

 

12 horas atrás, .if disse:

Cogite um sistema via infra vermelho. Barato e minimalista e não interfere no que seu vizinho está ouvindo. Google imagens tsop3228

Obstáculos? a vida é assim mesmo...😁

abç

O problema é que o campo de visão não estaria sempre disponível, por isso a melhor opção seria a transmissão por ar...

 

9 horas atrás, .if disse:

Poizé... não só ele como a maioria dos solicitantes passam informações à pinga gota e quando passam. Haja bola de cristal ... 😁

Rsrs, perdão!

Caso necessário aumentar o tamanho, terei que fazer umas mudanças no projeto.

O alcance é bem pequeno mesmo pois pretendo utilizar 3V de pilhas AA/AAA ou CR2032.
A ideia é construir uma pequena caixinha que transmitisse a informação da variação de energia.
São 3 etapas do projeto:


1° Detecção da variação da tensão
2° Amplificação, Transmissão via ar
3 °Recebimento da variação e tratamento para ser recebido num microcontrolador

 

As etapas 1 e 3 estão tranquilas, o maior problema é adaptar o projeto que funciona por cabo para a transmissão por ar...

 

Um dos problemas que tenho enfrentado é achar um circuito bem simples pra transmissão, os que acho são usados em operadoras de rádio, que não é meu caso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok não foi completo mas somou alguma coisinha...

 

Neste caso o buraco é + em baixo. Você quer transmitir dado completo e complexo e não somente um on off ou do genero. Neste caso sugiro até mesmo que cogites o uso de um mc com blue tooth algo como a família ESP32 da vida.

11 minutos atrás, Fernando de Lima disse:

3 °Recebimento da variação e tratamento para ser recebido num microcontrolador

um pra tx e outro pra rx. Barato e é um barato. 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, .if disse:

Neste caso o buraco é + em baixo. Você quer transmitir dado completo e complexo e não somente um on off ou do genero. Neste caso sugiro até mesmo que cogites o uso de um mc com blue tooth algo como a família ESP32 da vida.

Puxa, mas o ESP32 deixaria muuuuito mais complexo kkkk não pelo fato de ser difícil programar ou algo do gênero, mas haveria o custo de compra, seria mais um MCU pra programar...
Essa parte lógica do microcontrolador eu já tenho, vou utilizar um pic12f675/pic16f628/pic18f4523
Estou pensando em investir na segunda imagem que eu mandei, do Newton C Braga (https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetoseducacionais/4445-art612). Independente do tamanho, sabe se funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De novo, faltam dados. Mas com uma lustrada na bola de cristal vejamos...

 

Dados a transmitir com aquilo lhe impõe desafios como receber e decodificar. Há também a instabilidade da frequencia e sintonia do receptor e alguns etc.

2 horas atrás, Fernando de Lima disse:

1° Detecção da variação da tensão

parece que você quer transmitir sinal analógico. Diretamente é complicado e semi impossível. Tem mesmo que ter algo inteligente pra receber, digitalizar pra depois transmitir. O par 433mhz rf transmitter and receiver ...

sku_399919_1.jpg

de fato parece ser uma boa pedida. mas também lhe impõe desafios como p.ex. serializar o dado. Mas isso é problema seu. Afinal...

2 horas atrás, Fernando de Lima disse:

Essa parte lógica do microcontrolador eu já tenho, vou utilizar um pic12f675/pic16f628/pic18f4523

 

 

2 horas atrás, Fernando de Lima disse:

2° Amplificação, Transmissão via ar

você parece estar focado só nisso mas tem que analisar a abrangência toda como p.ex. a recepção: um rádio, detecção e condionamento do sinal, digitalização, etc

 

2 horas atrás, Fernando de Lima disse:

3 °Recebimento da variação e tratamento para ser recebido num microcontrolador

é isso aí... receber o sinal já digitalizado e fazer bom uso dele.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fernando de Lima disse:

Eu queria projetar o circuito, pois estou há um tempo querendo trabalhar essa questão de transmissão por ar, rsrs

Entendo... 

Esquece o AM, é furada pra isso. Use FM ou UHF. 

Os receptores são piores ainda pra montar, mas não impossível. Alternativas é você usar um rádio FM modificado, com frequência onde não tem estações pra atrapalhar, abaixo do 88MHz é uma boa. 

Ou então pode aproveitar um receptor 433,92MHz retirado de um alarme, portão eletrônico ou qualquer coisa que tenha e esteja em sucatas. 

Nesse caso você pode montar um transmissor de 433,92MHz.

 

Eu já fiz um pra uma campainha sem fio, se achar interessante posso lhe mandar o desenho da placa, pois este é o segredo. 

 

Poderia falar mais sobre o tipo de dado que quer transmitir, de onde ele vem e como ele é. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm infelizmente o drone que a minha equipe dispõe (Inspire 2) não possui canal sobrando, e além disso como o equipamento é de uma instituição eu não poderia efetuar alterações físicas nele, e tnão nossa opção está sendo montar um radio de um canal só com a tecnologia que a @.if mencionou, ainda que não tenha o alcance de 7km do drone, dificilmente iremos operar à longas distâncias e normalmente neste tipo de resgate tem uma equipe num bote para realizar o salvamento (retirada da pessoa da agua)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm era o que eu havia buscado também, mas como não vou precisar mais do que 100 metros com linha de visão (sem obstáculos) o radinho de portão nos atenderá bem num custo interessante (é uma corporação voluntária, então não dispomos de muitos recursos).

o Lora vai ficar para um projeto mais ambicioso à ser executado mais pra frente num sistema de sirenes de evacuação de regiões da cidade em caso de desastres com produtos perigosos (nossa cidade é "cortada" pela BR-470 e passam diversos caminhões com produtos perigosos por ali o dia todo todo dia), assim conseguiremos ainda monitorar o status da energia de cada estação e confirmação de funcionamento devido à possibilidade de comunicação bidirecional do protocolo. Esta questão da bidirecionalidade também nos permitirá ampliar o alcance do sistema usando cada estação como repetidora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2020 às 10:29, .if disse:

De novo, faltam dados. Mas com uma lustrada na bola de cristal vejamos...

 


Oxe! Achei que estivesse completo... Que dados precisa?

 

Em 30/11/2020 às 10:29, .if disse:

Dados a transmitir com aquilo lhe impõe desafios como receber e decodificar. Há também a instabilidade da frequencia e sintonia do receptor e alguns etc.

parece que você quer transmitir sinal analógico. Diretamente é complicado e semi impossível. Tem mesmo que ter algo inteligente pra receber, digitalizar pra depois transmitir. O par 433mhz rf transmitter and receiver ...

Não preciso digitalizar, é um sinal sem codificação, sem PLL, nem nadica. Só quero um sistema sinta uma variação, seja essa de um microfone, de um piezoelétrico, de um capacitor se carregando...

 

Em 30/11/2020 às 14:21, Renato.88 disse:

Entendo... 

Esquece o AM, é furada pra isso. Use FM ou UHF. 

Os receptores são piores ainda pra montar, mas não impossível. Alternativas é você usar um rádio FM modificado, com frequência onde não tem estações pra atrapalhar, abaixo do 88MHz é uma boa. 

 

Achei interessante, creio que UHF seja melhor por causa das menores antenas, próprias trilhas do circuito.

 

Em 30/11/2020 às 14:21, Renato.88 disse:

Eu já fiz um pra uma campainha sem fio, se achar interessante posso lhe mandar o desenho da placa, pois este é o segredo. 

 

Poderia falar mais sobre o tipo de dado que quer transmitir, de onde ele vem e como ele é. 

Quero sim! Vai ser muito útil.
Meu maior problema é que faz uns anos que eu tive Telecomunicações no meu curso, se puder me enviar esse circuito explicando por alto as etapas do circuito, eu agradeceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando de Lima disse:

Quero sim! Vai ser muito útil.

Quando eu fiz, usei como base um daqueles controles de portão.

Copiei a placa, pois tinha um desenho muito simples, e usava componentes bem comuns.

 

Newback03.thumb.jpg.47596388eba1e5453629465aef7ac8db.jpg

 

A parte que tem o circuito integrado e os botões, não interessa. O importante é a parte de cima onde está o transistor e demais componentes, o Led também não precisa, pois está ligado ao CI.

 

O segredo é a posição dos componentes e o desenho da bobina, que é aquela volta em torno do transistor. Teve placas que eu desenhei e ficou diferente, não funcionou bem.

A alimentação é melhor se feita com pilhas e baterias, pode ser a de 12V que é usada neste tipo de controle ou então a 9V quadradinha que funciona do mesmo jeito, com fonte fica sujeito a interferências.

 

Segue abaixo o esquema com os componentes:

imagem109.png.92d9ae5a6957fc89e14827fc4590d5c4.png

Se nota que é quase o mesmo esquema já postado acima, a diferença está basicamente nos valores dos componentes e em C1 que nos outros era um resistor em mesma posição.

Esse circuito serve apenas para transmissão de dados simples, algo como as variações que você mencionou.

O transistor MPSH10 (se encontrar o KSP10, é a mesma coisa) pode ser que não se encontre fácil, eu encontrei alguns em sucatas de telefone tipo fixo daqueles de teclas, teve um transmissor desses que eu usei o SS9018 que se encontra facilmente em sucatas de rádio velho, do tipo AM/FM e funcionou muito bem.

 

O receptor é melhor comprar pronto ou retirar de uma sucata de alarme (automotivo ou não) ou de circuito de portão eletrônico. Pois não é muito fácil montar e pra ajustar é um pouco complicado, vou postar o esquema do receptor encontrado na net apenas por curiosidade:

RX_ESQ_T.thumb.jpg.edbcd5cef34988215252cf4a47d1802a.jpg

Os componentes costumam ser SMD, pois as ligações da placa tem que ser bem apertadas pra evitar interferências.

 

Com um receptor calibrado que funcione aí será possível fazer o ajuste.

No transmissor deve injetar um sinal conhecido, pode ser um sinal de frequência fixa vindo de um oscilador qualquer.

Girando o trimmer devagar com uma chave plástica (isso é importante, pois metal atrapalha muito) o sinal deve ser encontrado no receptor.

Na saída do receptor pode se usar um Led ou um disco piezoelétrico pra ouvir o sinal.

multímetro também dá certo, já que a tensão vai variar quando encontrar o sinal do transmissor.

Eu particularmente costumo usar osciloscópio pra fazer o ajuste.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Fernando de Lima disse:

Só quero um sistema sinta uma variação, seja essa de um microfone, de um piezoelétrico, de um capacitor se carregando...

Isso é 'ligeiramente' do que transmitir 0 ou 1 como fazem os circuitos propostos (ou só 0. O 1 é a ausência de sinal). Se te atenderem, então táh...

Não quero reler mas ainda não sei exatamente de que projeto se trata, de onde vem, pra onde vai, o que vai fazer com a informação e etc. Também tenho dúvidas se ainda quero saber pra te orientar de forma mais adequada..🤔. Pelo menos te desejo...

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 30/11/2020 às 11:41, Eder Neumann disse:

um sistema de liberação de colete salva-vidas via drone

 

Pelo que entendi, ele precisa transmitir um comando único, para que um colete salva-vidas se solte do drone.

 

Assim realmente ficou evidenciado que LoRa seria sofisticação demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Pelo que entendi, ele precisa transmitir um comando único, para que um colete salva-vidas se solte do drone.

Não consegui relacionar o rosto à pessoa...

14 horas atrás, Fernando de Lima disse:

 um sistema sinta uma variação,

 

Como ele prefere não detalhar, vamos ficar...K entre nós:...será que ele quer sentir a variação da pressão atmosférica, velocidade, impacto ou do gênero pra abrir o treco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Pelo que entendi, ele precisa transmitir um comando único, para que um colete salva-vidas se solte do drone.

 

Assim realmente ficou evidenciado que LoRa seria sofisticação demais.

Em momento nenhum o autor do tópico @Fernando de Lima disse isso. 

Essa ideia do drone é do @Eder Neumann

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

LoRa seria sofisticação demais.

Talvez seja mais robusto pra aplicação. 'Salva vidas' dependendo de uma transmissão pra um radinho xinfrim não me parece muito seguro... Depende mesmo da ...

 

4 horas atrás, .if disse:

boa sorte.

😐

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Em momento nenhum o autor do tópico

 

 

4 horas atrás, .if disse:

Não quero reler mas ainda não sei exatamente de que projeto se trata,

kk... confusões ... culpa sua... @alexandre.mbm preguiça de reler te contagiou e me recontagiou ...

Mas tá valendo azidéia...😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, Renato.88 disse:

Em momento nenhum o autor do tópico @Fernando de Lima disse isso. 

Essa ideia do drone é do @Eder Neumann

 

@Renato.88 tem razão. Vide postagem #11.

 

8 minutos atrás, .if disse:

alexandre.mbm preguiça de reler te contagiou e me recontagiou ...

 

O pior é que eu reli, mas li errado.

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...