Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Campainha sem fio: Algo de errado?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Até a presente data o google shopping reporta preço de menos de R$20,00

mini_asasas.png

 

Em 30/11/2020 às 09:38, Vinícius Elias disse:

Pilhas e alto falante Ok

 

😁

 

12 horas atrás, Vinícius Elias disse:

essa eu paguei R$105,00

Compre a de 20, desmonte e coloque na caixa da de 105...

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Minha campainha sem fio pifou semana passada (sexta-feira).

Como o transmissor fica ao tempo, comecei com ele.

Observei as conexões da pilha, procurando por mal contato. 

Abri, o led acendia. Medi a tensão da pilha com o botão acionado (tx funcionando); ok.

Observei a placa procurando sujeira que pudessem alterar a resistência entre as trilhas. Nada parecia estranho.

Peguei a placa (sem a pilha) e com uma escova de dentes, água e sabão, esfreguei vigorosamente o lado das soldas, sem me preocupar com água nos componentes. 

Enxaguei muito bem, retirando toda a sujeira e o sabão usado.

Com uma toalha limpa, tirei o excesso de água e deixei secar. Acelerei a secagem com um secador de cabelos, SEM deixar a temperatura subir além do que meu dedo aguentava. 

Com a placa já bem seca, coloquei a pilha e acionei o transmissor.... Nada!!!

Peguei uma chave de fenda com a ponta de material duro, mas não metálico. Fiz com fibra de vidro e resina de poliéster.

Marquei a posição original da cabeça de parafuso da bobina. Comecei a aplicar pequenas rotações na bobina. Cada uma com um teste de transmissão. 

Logo logo o receptor atuava com o transmissor.

A nova posição do parafuso da bobina do transmissor é muito próxima da posição original.

Comecei a afastar cada vez mais o transmissor do receptor e ir testando o funcionamento, até que funcionou com uma muito boa distância, muito mais do que o necessário.

Recoloquei tudo nos seus devidos lugares e fim.

Já perdi a conta de quantas vezes procedi assim. Mais de 10 vezes, pois o transmissor fica ao tempo. Hoje o transmissor fica protegido da chuva com um plástico feito com garrafa PET. Envolve o transmissor, mas permitindo o acionamento do botão por baixo. Depois de uma chuva ocorria a condensação na parte superior interna do plástico. Então abri a parte superior do plástico e coloquei logo acima, mas permitindo a circulação do ar, um "telhadinho" do mesmo material. Na grande maioria das vezes consegui resolver. Em cerca de 11 anos acho que perdi apenas dois transmissores. Nessas duas vezes a placa do transmissor estava com quase todas as trilhas comprometidas com a oxidação. 

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

Na verdade só sobrou esta opção.

Esses transmissores costumam ter um oscilador contendo um ressonador cerâmico (SAW) na base do transistor, o que não dá muita margem a ajuste de frequência. Mas também tem um circuito ressonante LC no coletor. TALVEZ, apenas talvez, o circuito ressonante alterou um pouco a frequência, o suficiente para deixar de oscilar por falta de ganho na frequência do SAW.

Não tenho osciloscópio e nem equipamento para observar sinais acima de 100MHz, de modo que apenas estou supondo.

MOR_AL

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
30 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

a explicação da necessidade de recalibrar a bobina

É pra ressintonizar a freq do tx com o rx... o que me fez lembrar....

 

Tínhamos uma dessa...tv colorado rq

31274dc2c57275f66ca714020494fe93.jpg2 daqueles botões menores eram pra ajuste da freq horizontal e vertical. De freq nada estáveis, cada quedinha de luz tinha que ir 'correndo' pro botão pra tela parar de 'correr'. Tecnicamente falando, estávamos ajustando a freq de oscilação com a de sincronismo que vinha com o sinal. Ligeiramente diferente mas há uma conexão mínima com a sintonia que Moris fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Disso eu sabia.

kibon pra você. No entanto nem todos têm ou terão tal sapiente privilégio. À estes quiçá podem ter sido dirigidas as palavras supramencionadas.  Ignorar é uma opção.

 

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Mas a causa de descalibrar?

Exemplifiquei ao (meu tosco modo subliminar) o passado: queda gradual na tensão de alimentação é uma possibilidade. Não reli, não sei se mencionaram como probabilidade.

Mais uma tradicional e tosca conexão presente entre o passado e o futuro

 

E já ia esquecendo... de nada.

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Respostas apareceram.

😑

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
47 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

acionar o "obrigado" a acionar o "curtir"

A ideia do programador do forum é válida sim claro. Mas k entre nós meio que robotiza e despersonaliza a conversa. Um "obrigado" desobrigado incrustado no post como fizeste agora me (me) parece mais próximo e caloroso. Opinião pessoal claro. Há quem até mendigue "curtidas" (curte aí vai kk).

Ah sim ... off topic... não progridamos!! 😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha campainha apresentou problemas outra vez.

Ora funcionava, ora não.

Medi a bateria durante o pressionar do botão e estava ok. Mas o led não acendia. Foi a dica!!!!

Chave com defeito intermitente.

Essas chaves não duram muitos acionamentos. Observei isso em outros equipamentos onde a chave era muito solicitada.

Troquei a maledita e a campainha voltou a funcionar normalmente.

Causa para o @alexandre.mbm : Campainha com mal contato. 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...