Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde devo posicionar as fans?


Ir à solução Resolvido por Husardo,

Posts recomendados

Boa noite, já tenho 4 fans no meu gabinete, 3 na frente jogando o ar para dentro e uma atrás jogando o ar quente para fora. E acabei de compra mais duas fans, queria saber se coloco as duas em cima dodô gabinete jogando o ar quente para fora, coloco as duas em baixo do gabinete jogando ar para placa de vídeo ou deixo uma em baixo jogando ar para placa de vídeo e outra em cima tirando o ar quente, minha preocupação de deixar só uma jogando ar para a placa é que o vento vai tá forçando apenas uma ventoinha da gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

Boa noite, já tenho 4 fans no meu gabinete, 3 na frente jogando o ar para dentro e uma atrás jogando o ar quente para fora. E acabei de compra mais duas fans, queria saber se coloco as duas em cima dodô gabinete jogando o ar quente para fora, coloco as duas em baixo do gabinete jogando ar para placa de vídeo ou deixo uma em baixo jogando ar para placa de vídeo e outra em cima tirando o ar quente, minha preocupação de deixar só uma jogando ar para a placa é que o vento vai tá forçando apenas uma ventoinha da gpu.

O ideal seria dar prioridade para coloca-lás na parte superior do gabinete mesmo, pra facilitar o fluxo do ar quente que sobre para fora, que como reação também ajuda na entrada do ar "frio".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
20 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

 deixar as duas em cima tirando o ar ou uma em cima tirando o ar e outra na parte inferior jogando o ar para a gpu?

 

O ideal é deixar as duas fans de cima tirando ar (junto com a da traseira do gabinete). Esse espaço reservado embaixo da GPU, você pode preencher no futuro, se quiser, com fans jogando ar para cima.

Meu gabinete não tem suporte para fans embaixo da placa de video como o seu (o meu é um Cooler Master TD500 Mesh), mas mesmo assim, minha RTX se mantém sempre abaixo de 78 graus aproximadamente em jogos (temperatura OK). Se você deixar aquele espaço embaixo sem fans não vai fazer muita diferença em temperatura...

 

Ficará assim:

fluxo de ar.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta, estou pensando em colocar uma em baixo jogando para a gpu e outra em cima tirando o ar quente mesmo, pois a gpu tá esquentando um pouco e queria baixar a têmperatura, queria saber se eu deixar apenas 1 fan em baixo da gpu sobrando pra ela iria dar problema pois como minha placa de vídeo tem 2 fans queria saber se eu só deixar soprando para um daria algum tipo de problema, pois no caso estaria forçando apenas uma fan da placa de vídeo e tb estaria entrando mais ar por apenas um lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Pineli de Sá

Você pode colocar na parte de baixo, mas ficarão 4 fans soprando para dentro e apenas 2 como exaustores...

Sua placa de vídeo está superaquecendo? Os fans estão funcionando normalmente? Ela já tem dois fans, não vejo motivo para colocar um fan ali, se você colocar talvez diminua 1 ou 2 graus, algo bem insignificante. 

 

Tem 

7 horas atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

pois a gpu tá esquentando um pouco

 

É normal que a GPU esquente um pouco. Você pode medir a temperatura dela pelo MSI Afterburner. Qual a temperatura que ela está chegando?

 

Se quiser diminuir a temperatura mais, pode aumentar a velocidade das ventoinhas da placa de vídeo pelo mesmo programa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo No fortnite minha placa fica em torno de 65 a 70 graus, porém venho percebendo que ao passar das semanas ela vai esquentando um pouco mais, sei que é uma temperatura normal, mas fico com medo de esquentar muito. Vou deixar as 2 em cima então mesmo, tem alguma pasta térmica muito moa que eu possa usar na placa que você me recomenda? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

@Husardo No fortnite minha placa fica em torno de 65 a 70 graus

Essa temperatura está ótima. Você pode fazer com que ela se mantenha com temperatura ainda mais baixa ligando o Vsync ou limitando o FPS para 60.

Só deveria ficar preocupado se a temperatura chegar a 85,90C constantemente.

 

1 minuto atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

Vou deixar as 2 em cima então mesmo, tem alguma pasta térmica muito moa que eu possa usar na placa que você me recomenda? 

 

Trocar pasta térmica é recomendado apenas se houver superaquecimento, quando no caso ela seca, após muito tempo de uso. A que já vem aplicada na placa já é de qualidade. Além do mais ao abrir a placa de vídeo para trocar a pasta você pode perder a garantia dela (se ela ainda estiver na garantia). 

Acho que você está preocupado demais com a temperatura. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...