Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Televisor LG com defeito


Posts recomendados

Boa tarde, estou com um televisor LG modelo 42LD460 que após alguns minutos ligado ele desliga e fica piscando a luz do stand by, acredito ser alguma coisa na placa de energia dele então retirei ela e fiz alguns testes, como eu não sou nenhum expert em eletronica e só tenho um multimetro comum, consegui apenas testar os capacitores, fuziveis, transistores e resistores de placa, aparentemente também não tem nenhum componente com sinal de danificado, vou deixar fotos da placa abaixo caso alguem tenha alguma sugestão de teste que eu possa fazer.

IMG_20201129_153606_097.thumb.jpg.d7ed4831607fd581718faf94d74be736.jpg         IMG_20201129_153457_808.thumb.jpg.1e6b1a498fe7c6815b2272379640e1d8.jpg[        IMG_20201129_153428_960.thumb.jpg.5712a1cc64d6565516941254d1633c67.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Medi a Vdc desses dois capacitores grandes no meio, os dois entregando por volta de 250v com ela ligada e 160v com ela em stand by, consegui testar também a tensão de 20v que sai da placa e parece ok, o unico calor que teve foi dos termistores e nem foi muito. Eu já havia testado os capacitores antes também, pareciam estar carregando e descarregando bem, os menores e os maiores.

@vtrx  Eu conferi, estão bem apertados

 

Já estou cogitando comprar esse pcb inteiro novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de realizar outro teste, retirei o pino que manda sinal de erro da fonte para a pcb principal e aterrei, fiz a medição nesse pino e confirmei que quando ela apaga ele manda 3,5v, como eu retirei esse sinal e aterrei, ela desligou a tela porém continuou ligada, os alto falantes funcionando e a luz de standby azul, indicando que estava ligada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Testei os dois trafos na entrada e na saida, o mais acima variou a tensão de entrada e saida conforme a tela piscava, subia para 12v e caia para 0v, o de baixo variava mais entre 7v e 0

 

Se alguém conseguir me dar a certeza que o problema é na placa fonte e não na main já me ajuda muito, eu vou só comprar outra placa. Mas não quero trocar a placa e descobrir que é no pcb principal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ops... vi agora

IMG_20201129_153457_808.jpg

pelo estilão dos ...

11 horas atrás, Renato.88 disse:

dois trafos pretos

... parece que sua tv não é led e sim lâmpada fluorescente, confere? Neste caso o desafio lhe é maior. Se aquele treco branco e preto for conector, experimente conectar 1 só. O lance é tentar baixar a corrente.

obs ... não googlei o modelo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, vtrx disse:

Se pelo menos estivesse com o controle remoto de serviço,daria para ver no menu de serviço

Não tenho esse controle, porém meu celular tem sensor IR e eu vou testar através de um aplicativo, se a televisão ficar ligada tempo suficiente para eu acessar o menu, lógico.

 

3 horas atrás, .if disse:

parece que sua tv não é led e sim lâmpada fluorescente, confere?

Confere sim, televisor LCD

 

3 horas atrás, .if disse:

Se aquele treco branco e preto for conector, experimente conectar 1 só. O lance é tentar baixar a corrente

 

Exato são dois conectores, eu consegui também o diagrama desse circuito dos trafos, como disse, meu conhecimento é bem limitado mas vou tentar seguir a ordem pelo diagrama e testar componente por componente, juntamente com esse teste para baixar a tensão.

Se eu conseguisse pelo menos armar ela fora da carcaça da televisão, facilitaria os testes, porém, não tenho resistor e nem o conhecimento para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que uma TV LG reinicia/liga/desliga,o processador executa um Log do evento.

Isso é registrado na memória flash e o processador tem alimentação e tempo suficiente para fazer isso,o único requisito é que a TV gere imagem por pelo menos 5 segundos.

Esse menu só é acessado pelo controle especial.

O Log contem informações de porque reiniciou,quando desligou,quando ligou,temperatura da CPU,erro de barramento,tensões da fonte antes e depois de desligar/reiniciar etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz a tela,erro no inversor.

Ou as lâmpadas da tela estão gastas ou a região da fonte(inversor)esta alterada.

Troque os dois capacitores(azuis) que ficam ao lado dos Trafos e ressolde os Trafos.

O seletronic é o seletor de canais,não creio que desligue a TV,pelo menos as que consertei não troquei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vtrx Testei os dois capacitores, achei meio estranho o resultado, até onde eu sei eles devem subir a carga no multimetro e invertendo as pontas ele deve descarregar, vou deixar a foto do resultado com as ponteira de um lado e depois invertendo(esses valores não sofreram essa alteração normal, ficaram fixos nos dois capacitores):

 

 

:Teste1.thumb.jpg.021f36eba676e41a48e6a3060a004357.jpg    teste2.thumb.jpg.00a7a07ca570422a63f152e4d017f77d.jpg

 

Amanhã irei comprar 2 novos pra substituir. Vou deixar o diagrama do circuito do inverter aqui caso ajude de algum jeito.Pcb diagrama.pdf

@vtrx Acabei de tirar os dois da placa e testar novamente, acredito que estão abertos, teste de continuidade não apitou em nenhum dos dois e nem apresentou carga e descarga em nenhuma escala.

 

Esse televisor já foi uma vez para o conserto com o mesmo defeito fico me perguntando se esses 2 capacitores não foram substituídos incorretamente, vou deixar abaixo a especificação segundo o diagrama e a foto de cada um deles.211674584_Resistorpequeno.thumb.jpg.ebe887afaa2730d8b3044b2f3895f3b8.jpg179581663_Resistorgrande.thumb.jpg.8b7ce6557c3753177dd887173576d812.jpg

 

 

Diagrama:

639493832_Diagramaresistores.png.db62337e1a14dda7692c4250037e3cb0.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra testar cerâmica/poliester com multímetro, a carga/descarga é tão rápida que nem da tempo fazer a leitura.

E mesmo que tivesse, é alta tensão o mult~imetro não encontra a fuga porque usa bateria 9V.

4 horas atrás, Guilherme822 disse:

Testei os dois capacitores, achei meio estranho o resultado, até onde eu sei eles devem subir a carga no multimetro e invertendo as pontas ele deve descarregar, vou deixar a foto do resultado com as ponteira de um lado e depois invertendo(esses valores não sofreram essa alteração normal, ficaram fixos nos dois capacitores

Quanto a isso me deu a impressão de que colocou a mão nas ponteiras, se eu estiver errado seu capacitores estão ruins mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, vtrx disse:

Capacitor se testa com capacímetro.

 

Bom saber disso

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Não dá pra testar cerâmica/poliester com multímetro, a carga/descarga é tão rápida que nem da tempo fazer a leitura.

E mesmo que tivesse, é alta tensão o mult~imetro não encontra a fuga porque usa bateria 9V.

Quanto a isso me deu a impressão de que colocou a mão nas ponteiras, se eu estiver errado seu capacitores estão ruins mesmo.

Tomei cuidado para testar corretamente, de qualquer forma eu não encontrei esses capacitores aqui na minha cidade, agora que o log de erros nos apontou para o circuito dos inverters acredito que o problema seja somente nessa placa certo? 

 

Já estou olhando outras placas dessa pra vender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...