Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde conectar a fan na placa-mãe A320M-K/BR


vinysz
Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Comprei uma fan aleatória aqui só pra falar que tem, mas a bixinha tá funcionando a 2200rpm e tá dando uma barulheira que eu n to aguentando

Vi que só da pra controlar a velocidade quando conecta na placa-mãe, pois bem, eu não consegui achar nenhum lugar pra conectar. A fan vem com um conector molex e um 3 pin, minha placa-mãe é um A320M-K/BR, tem como conectar? Se puder mandar uma imagem indicando o local agradeço muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vinysz Conector CHA_FAN perto da bateria da BIOS.

 

MAS se não me engano, para controlar a rotação pela BIOS, a fan tem que ser com conector de 4 Pinos.

 

Tenho um fan da Pcyes de 2200RPM e coloquei ligado direto na minha placa-mãe, que é igual, no máximo o fan chegou em 2400RPM, isso configurando na BIOS.

 

 

Além de ler o manual da placa-mãe, como o amigo @Shaman93 cita, na placa tem escrituras, e dá para saber o que dá para ligar só de ler ali.

 

Vale lembrar que é uma boa olhar sempre o manual também, e esse pode ser encontrado no site do fabricante em sua forma mais completa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

MAS se não me engano, para controlar a rotação pela BIOS, a fan tem que ser com conector de 4 Pinos.

Depende se a placa só tem controle por PWM ou se também permite ajuste por tensão, geralmente designado "DC". Na minha placa-mãe eu posso definir 4 pontos de temperatura-rotação, se coloco em PWM o ajuste fica em %, se coloco DC fica em V, mas o efeito final é muito parecido. @vinysz Outra informação que você pode descobrir através do manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Interessante caro amigo.

 

Na minha A320 mexi no Qfan e configurei a rotação por lá.

 

bios3.png

 

É uma telinha igual essa da foto, coloquei no manual, ai dá para colocar quanto que quer de rotação em determinada temperatura.

 

Já cheguei a dar umas olhadas na BIOS, mas ainda não achei nada sobre isso.

 

Pode ser que por ser uma A320, não tenha, sabemos que as mobos desse chipset são mais de entrada.

 

https://dlsvr04.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_A320M-K-BR/BP12854_PRIME_A320M-K_UM_V2_WEB.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...