Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Já posso começar a formatar computadores?


Posts recomendados

Estou precisando de uma renda extra e tenho um pouco de experiencia formatando alguns computadores, tenho um computador funcional com acesso a internet, e dois pendrives bootaveis, um com Windows 10 e outro com Windows 7, dai queria saber se o que eu tenho já é o sufisciente pra começar a formatar computadores e com o dinheiro adquirido depois, comprar ferramentas e peças de hardware para começar a trabalhar na área.

Tenho em mente por enquanto, como eu vou estar iniciando, cobrar R$ 50,00 sem backup e R$ 70,00 com backup, e ir dando uma ajustada nesse valor conforme vou ganhando uma certa fidelidade dos clientes.

O que é eu quero saber é, se isso que eu tenho é sufisciente para começar na área, formatando computadores ou eu preciso de algo mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Luis Philipe disse:

O que é eu quero saber é, se isso que eu tenho é sufisciente para começar na área, formatando computadores ou eu preciso de algo mais?

Falta uma grana em caixa inicial. Se alguém te leva um PC pra formatar, mas ele está com um problema físico e morre na sua mão, pode ser que tenha que reembolsar o valor (do equipamento) pra pessoa. Se ela entrar no PROCON, ganha a causa quase certo. A maioria dos técnicos é ruim, mas a maioria dos clientes é ruim também... 😪

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luis Philipe Amigo, ser técnico de computador é uma profissão que deve ser levada com seriedade. Estude e prepare-se. No seu caso é melhor tentar trabalhar junto com alguém que já possui experiência na área até você ter mais confiança. Só o fato de você perguntar isso no fórum já responde a sua pergunta. Você sim precisa de algo mais: experiência, conhecimento e equipamentos.

 

Outro detalhe importante, existe uma questão muito séria sobre responsabilidade do serviço prestado - como o colega @Shaman93 já mencionou.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como dito acima, a profissão de técnico de informática, ou pelo menos, de atendimento em computadores de usuários domésticos não é simplesmente ter um DVD pra formatar Windows, você precisa estar preparado para diversas situações mesmo que não esteja visando trabalhar com outra coisa.

 

Por exemplo, temos os famosos clientes que possuem a ideia enraizada na cabeça: "formata que resolve", dai o computador está apresentando telas azuis constantemente e você está formatando, durante a instalação do Windows apresenta outra tela azul. Por que? Porque o problema era provavelmente o HD com defeitos físicos e não algo que bastava "formatar que resolvia", dai o cliente te denuncia no procon e ganha a causa porque ele lhe entregou o computador """""funcionando""""" e retornou sem funcionar mais.

 

Se você quer trabalhar seriamente com isso, mesmo que seja apenas para uma renda extra, você precisa começar a obter quanto conhecimento for possível, e para isso existem os cursos e livros do Gabriel Torres, incluindo o curso gratuito te dando excelentes dicas de como iniciar:

 

 

Adquira também o excelente livro de Montagem de Micros para aprender montagem de computadores com maiores detalhes:

 

E, principalmente, aprenda o máximo possível sobre o Windows, e para isso existe o canal do Baboo:

https://www.youtube.com/c/baboocombr/videos

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2020 às 18:16, GabrielLV disse:

temos os famosos clientes que possuem a ideia enraizada na cabeça: "formata que resolve"

Bem isto. Não trabalho profissionalmente, mas quebro o galho quando um conhecido me pede pra resolver um problema ou formatar, porém os pedidos são cada um mais estranhos e sem noção.

Alguns simplesmente querem que você faça milagre ou então nem sabem mexer alegando defeito.

Duas situações:

  • Meu vizinho tinha um daqueles PC de lojinha com Celeron, sem placa de vídeo e pouca RAM, e mesmo assim queria que eu formatasse por estar muito "lento". Expliquei a ele que as peças eram fracas, mas que eu poderia tentar otimizar o básico. Quando liguei a carroça, a tela inicial já continha vários ícones de programas estilo Baidu, sem contar que metade da tela era virada em toolbar ao iniciar o navegador, logo de cara era de se prever que tinha vírus.
    Como bom samaritano resolvi fazer uma instalação limpa do sistema sem cobrar nada para se livrar de tudo errado, apenas pela amizade e por ser vizinho. Resultado, um mês depois ele coloca tudo novamente e me pede o mesmo favor. Na hora desertei e até hoje não sei se ele entendeu a situação.
  • Uma prima havia comprado um notebook novo e pediu para eu formatar. Liguei o note e não havia nada de errado. Perguntei a ela qual o motivo de formatar e me respondeu que era apenas para mudar para outro sistema operacional (legal, nem me explicou isto antes).
    Era um notebook com Windows 10 original, sendo que no site da fabricante não havia suporte e drivers para sistemas anteriores, fora que poderia perder a chave. Expliquei a ela que não poderia fazer a mudança de sistema e ela sem terminar de me ouvir já achou que eu não queria ajudar e estava sendo "ruim".

Isto tudo fazendo de graça apenas para ajudar, então imagina como eles iriam reagir se eu fosse cobrar?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...