Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para PC antigo - aproveitar o "black november"


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Pessoal, por favor :) 


Estou querendo atualizar "um pouco" um PC antigo (fim de 2011) que eu tenho aqui - quero mudar de Intel para AMD e ter uma placa de vídeo, pois a minha pifou.

A ideia é investir bem no básico e, qualquer coisa, ir atualizando.

 

Para baratear, queria manter o gabinete (ThermalTake V6 BlacX - https://www.manualslib.com/manual/841562/Thermaltake-V6-Blacx-Edition-Vm100m1w2z.html?page=3#manual)

e a fonte (XFX PRO Series 650W 80+Bronze).

 

Penso em talvez manter as RAM (Kingston 2x4GB 1333) e SSD (SDD OCZ Agility 3 120GB), obviamente para baratear o setup inicial e fazer o upgrade depois (reduziria para 4854,70).

 

Preciso também melhorar a ventilação do gabinete - tenho espaço para uma ventoinha no topo, uma na lateral e uma na frente (todas 120x120x25).

Ele já tem uma no topo (200x200x20 c/800rpm) e uma na traseira (120x120x25 1300rpm); mas ambas são de exaustão.

 

A configuração que estou visualizando é:

image.png.19b7234d9c42575fdc1912d7b4fb41c0.png

 

 

No caso do cooler, considerei um também um CoolerMaster Blizzard T2 AMD/Intel - RR-T2-22FP-R1 por R$ 77,18 - de novo, para tentar baratear um pouco (caindo para 4721,98).

 

É um bom custo-benefício? Quais ventoinhas recomendam?

Desde já, obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom custo benefício certamente não é. O valor desse CPU e dessa GPU, em especial, estão muito ruins. Acho que os piores que já vi. 
 

Ventoínhas: essas estão num bom preço e são eficientes, apesar dos leds serem muito fortes. Há outras de maior qualidade (Deepcool, Cooler Master, Corsair), mas aí o preço já aumenta consideravelmente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fstrevisan Quando o Ryzen 3600 saiu de estoque nas grandes lojas, ele estava custando menos de R$1300,00, pra você ter uma ideia. E ele é significativamente melhor que o 2600, cujo preço “aceitável” (embora ainda caro) até R$900,00, no máximo. Sobre a GPU, com R$1500,00 você já encontra GTX 1660, ou, na pior das hipóteses, RX 580 8GB, GTX 1650 Super e RX 5500 XT (essas últimas já na faixa dos R$1300,00), todas com performance substancialmente superiores à RX 570. Aliás, é um escárnio que estejam cobrando R$1500,00 numa GPU deste porte.
 

Minha sugestão: espere o estoque de CPUs serem reabastecidos e pegue o Ryzen 5 3600. Em termos de GPU, já há opções muito melhores desde agora (as que eu citei já estão em estoque), mas com preços ruins; se quiser esperar, poderá comprar mais barato. E sobre a mobo: a não ser que você esteja pensando em um futuro upgrade na linha de um Ryzen 7 5800X ou Ryzen 9 3900X/5900X, você não precisa de uma placa-mãe X570 desse porte. O setup que tu pareces querer montar é intermediário, e essa mobo é high-end, então fica uma discrepância de investimento que não se traduz em performance. Vai de ASRock B450m Steel Legend (vai ter suporte aos Ryzen 5000) ou Asus TUF Gaming B550m-Plus, que já estarás bem servido. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, fstrevisan disse:

@L. Ribeiro mas vale a pena trocar o gabinete? Gosto da baia para HD e do painel frontal dele, difícil achar algo assim hoje.

A frente dele é fechada ou é aberta com aquela grade em mesh? Vi duas imagens e fiquei na dúvida. Ele tem suporte a poucas fans, e isso deve ser levado em consideração, tendo em vista que um bom gabinete deve manter o setup bem refrigerado. Se a frente dele for fechada, eu sugiro fortemente que você troque-o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@L. Ribeiro tem mesh sim! É um gabinete bem bacana. 

 

E reli sua msg e por algum motivo não tinha lido inteira antes, mas vou esperar sim pra pegar preços melhores.

 

A ideia é "ao final" ter uma máquina gamer high end com suporte 4K, mas hoje não tenho recursos pra isso. Então entendo que começar com uma placa-mãe boa já garante a continuidade.

IMG_20201130_143231965.jpg

1 hora atrás, L. Ribeiro disse:

Aproveite a economia e troque esse gabinete. A fonte eu não conhecia, mas baseado nesse documento, parece ser de qualidade, então dá pra manter. Só confirme se é esse o modelo da fonte realmente. 

 

PS: a fonte é essa mesma :) Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
13 horas atrás, fstrevisan disse:

image.png.19b7234d9c42575fdc1912d7b4fb41c0.png

Primeiramente, as memórias do PC antigo você não poderá aproveitar, pois são DDR3 e sistemas atuais usam DDR4 (não são intercompatíveis).

A fonte é boa e você pode manter ela e o gabinete também sem problemas.

Sobre as ventoinhas, recomendo sempre as marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. No geral ventoinhas de boa qualidade fazem menos ruído, ventilam melhor e duram mais. Costumo comprar as de melhor preço e menor ruído (se possível com bom fluxo de ar) na Kabum. Lá sempore tem alguma Aerocool, Deepcool ou Cooler master de qualidade entre 20 e 35 reais.

O correto é que todas as ventoinhas no topo sejam de exaustão. As da frente, lateral e base tem que ser de intake (entrada de ar). Recomendo que tente equilibrar o volume de ventoinhas para evitar fluxo negativo (aumenta a admissão de poeira pelas frestas) ou positivo (recicla ar quente). O ideal é ter um número similar de ventoinhas no intake e outtake. Não importa o tamanho delas, pois as maiores rodam a velocidades menores e geralmente tem fluxo de ar similar.

Observe que 4 ventoinhas são mais que suficiente para ventilar bem um sistema. Acima disso seus ganhos serão cada vez menores, se sequer existentes.

 

Pelo valor do Ryzen 5 2600 que você orçou eu comprei outro dia o 3600X. Recomendo que aguarde a reposição de estoque e compre ou o 3600 ou 3600X. Não considero o 2600 bom custo benefício por este valor.

O cooler da CPU recomendo o Hyper 212 Turbo. Seu gabinete é um daqueles raros que suportam coolers de 170 mm, então o Hyper 212 Turbo é ideal. O Scythe Katana 5 parece ser bom, mas mesmo com toda a sua massa adicional (que nem sempre é algo positivo, pois pode empenar a placa-mãe) ele só suporta uma ventoinha e acredito que teria desempenho similar ou inferior.

Sua escolha de placa-mãe é um grande desperdício de maneira geral. Placas mãe nessa faixa de preço e desse tipo de chipset são voltadas para o público entusiasta, que vai gastar mais horas fazendo experimentos com overclock do que jogando, e que provavelmente podem substituí-la com certa facilidade se o fizerem (experimentos tem seu preço). Pessoalmente recomendo chipset B550 se precisar muito dos recursos, mas se for usar o PC só para jogar e pronto, então pegue uma B450M DS3H. placa-mãe não aumenta o desempenho do computador, acredite, mas placa de vídeo faz TODA diferença, e a sua está extremamente negligenciada nesse setup.

Sobre a placa de vídeo, para quem vai gastar tudo isso em processador, placa-mãe e memória, não recomendo. O importante é montar um setup equilibrado e mais forte na finalidade principal que tem. Se quer para jogos então placa de vídeo tem que ser o principal. Daria para jogar melhor com um Ryzen 3 3100 e uma GTX 1660 do que com o Ryzen 5 3600X e uma RX 570 4GB, só para comparar.

Memória recomendo G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. 3600 MHz não vão trazer ganho substancial para seu desempenho, então recomendo 3200 MHz. Na kabum você filtra pela velocidade e marcas. Use este filtro e pegue a mais barata que achar de 3200, pois ele já tem as marcas de qualidade pré-selecionadas: filtro de memórias kabum. Geralmente as Geil, XPG e G. Skill tem bons preços.

Achei bom o preço do SSD por ser NVMe. Pessoalmente eu compraria 240 GBs só para sistema e mais um ou dois jogos, deixando os demais arquivos no HD do PC antigo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, recomendo muito que reequilibre sua configuração. Uma CPU desse calibre suportará GPUs de alto desempenho por alguns anos, mas se você nunca chegar a usar todo o potencial dela, então é melhor usar uma CPU mais simples e uma GPU mais potente. Se for fazer streaming ou usar programas específicos que demandam muito processamento, então a 3600 é realmente necessária, mas em qualquer outra circunstância você poderia economizar na MB, memórias, SSD e, se necessário, na CPU, investindo então a diferença toda na GPU. Abaixo deixo a tabela comparativa de desempenho de GPUs. Lembre-se, quanto mais alto na lista a GPU se encontra, melhor ela é. Só tente pular as da série 10xx, pois são antigas e quando aparecem no mercado o preço geralmente não compensa. 1660 é série 16xx, não 10xx, ok?

fED9BnsEPQEisoEGGEH3pg-970-80.png.webp

https://www.pcgamer.com/amd-radeon-rx-5600-xt-review/#:~:text=The 5600 XT is priced,won't be a problem.

1 hora atrás, fstrevisan disse:

A ideia é "ao final" ter uma máquina gamer high end com suporte 4K, mas hoje não tenho recursos pra isso. Então entendo que começar com uma placa-mãe boa já garante a continuidade.

A placa-mãe permitir upgrades hoje será a mesma coisa com um chipset A520, B550 ou X570, com a única diferença que a A520 não permite OC e a X570 é especializada nisso. Todas as placas mãe de chipset 5xx e 4xx suportam somente até a 5ª geração de Ryzen. A geração seguinte já não fará mais uso do socket AM4, então não teria como utilizar em qualquer situação. Pessoalmente eu sempre recomendo A520 para quem não faz OC e B550 para quem tem experiência e tempo para fazer. Se tem só curiosidade, fique com a A520, pois o ganho real só aparece quando você investe muito no restante do equipamento (arrefecimento, fonte, MB e memórias), quando tem experiência, tempo e extrema paciência. Sinceramente, tenho 20 anos de profissão e nunca tive paciência, pois mesmo quando consegui fazer um OC estável e substancial, o ganho foi tão patético que simplesmente nunca mais tentei. Fora isso as placas de chipsets mais complexos só oferecem maior variedade e quantidade de expansão, mas mesmo usuários avançados (tipo, eu, rs) raramente usam tudo que já está presente em placas básicas. Para ter ideia, eu tenho 4 HDs constantemente instalados na minha máquina, mas isso porque trabalho com isso. Se não trabalhasse provavelmente seria um, no máximo dois.

Placas PCI-e, M.2, etc, tudo isso raramente é utilizado além do que se utiliza no momento da aquisição. Para gamers, por exemplo, wifi que é a placa de expansão mais utilizada não vale muito, justamente porque reduz a qualidade da conexão substancialmente e torna impossível de jogar com qualidade na maioria dos casos. M.2 dá para expandir pelos slots PCI-e (dá para instalar vários M.2 em cada 1 slot), mas é raro de ser utilizado também.

2 horas atrás, fstrevisan disse:

mas vale a pena trocar o gabinete? Gosto da baia para HD e do painel frontal dele, difícil achar algo assim hoje.

Não acho que vale a pena trocar por causa do tamanho dele. Gabinete grande é bom e raro hoje em dia. O único que conheço nessas proporções que não custa os olhos da cara hoje é o Matrexx 55 Mesh, e ele só suporta coolers de 168 mm enquanto o seu suporta 170. O grande defeito do seu gabinete, na minha opinião, é a falta de filtro no tampo superior. Isso você resolve comprando o referido filtro magnético (tem à venda na china e, consequentemente, no mercado livre também) ou então fazer o seu próprio com uma telinha de metal, plástico ou tecido. Já ouvi falar que meia calça dá um filtro muito bom, mas imagino que tenha que lavar de tempos em tempos por ser tão restritiva. Ficar sem filtro significa ver seu gabinete acumulando poeira, e isso além de aumentar as temperaturas internas, ainda reduz a sua vida útil devido a isso. O meu gabinete atual (core x31) é grandão também, mas 100% filtrado. Em um ano ele acumulou uma fina, quase imperceptível, camada de poeira, e isso me dá muita tranquilidade. Limpo os filtros uma vez a cada 4 ou 6 meses, e isso me basta para manter sempre as mesmas temperaturas de quando montei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fstrevisan disse:

@L. Ribeiro tem mesh sim! É um gabinete bem bacana. 

 

E reli sua msg e por algum motivo não tinha lido inteira antes, mas vou esperar sim pra pegar preços melhores.

 

A ideia é "ao final" ter uma máquina gamer high end com suporte 4K, mas hoje não tenho recursos pra isso. Então entendo que começar com uma placa-mãe boa já garante a continuidade.

IMG_20201130_143231965.jpg

 

PS: a fonte é essa mesma :) Obrigado!


Então eu me enganei. Dá pra manter o gabinete. 
 

O desempenho no 4K de um setup depende muito mais da GPU do que qualquer outra coisa. Se você colocar um Ryzen 5 3600 e um Ryzen 5 5600X, ambos empurrando uma RTX 3080 no 4K, o desempenho vai ser praticamente o mesmo. Então, pra jogar em resoluções acima do 1440p, não necessariamente é preciso investir numa mobo e CPU high-end, mas sim numa GPU top de linha. Essas X570 parrudas são mais pra dar conta dos CPUs com muitos núcleos e alto TDP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, L. Ribeiro disse:

@fstrevisan Quando o Ryzen 3600 saiu de estoque nas grandes lojas, ele estava custando menos de R$1300,00, pra você ter uma ideia. E ele é significativamente melhor que o 2600, cujo preço “aceitável” (embora ainda caro) até R$900,00, no máximo. Sobre a GPU, com R$1500,00 você já encontra GTX 1660, ou, na pior das hipóteses, RX 580 8GB, GTX 1650 Super e RX 5500 XT (essas últimas já na faixa dos R$1300,00), todas com performance substancialmente superiores à RX 570. Aliás, é um escárnio que estejam cobrando R$1500,00 numa GPU deste porte.
 

Minha sugestão: espere o estoque de CPUs serem reabastecidos e pegue o Ryzen 5 3600. Em termos de GPU, já há opções muito melhores desde agora (as que eu citei já estão em estoque), mas com preços ruins; se quiser esperar, poderá comprar mais barato. E sobre a mobo: a não ser que você esteja pensando em um futuro upgrade na linha de um Ryzen 7 5800X ou Ryzen 9 3900X/5900X, você não precisa de uma placa-mãe X570 desse porte. O setup que tu pareces querer montar é intermediário, e essa mobo é high-end, então fica uma discrepância de investimento que não se traduz em performance. Vai de ASRock B450m Steel Legend (vai ter suporte aos Ryzen 5000) ou Asus TUF Gaming B550m-Plus, que já estarás bem servido. 

Concordo com muito do que foi dito e indicado. Acrescento apenas que estamos perto das festas de fim de ano e os preços vão baixar novamente. Geralmente eu encontro preços melhores nos dias que precedem o natal do que na "suposta" black friday, que para mim não tem nada de especial. Afinal, essa tradição existe nos EUA porque o comércio deles tem funcionamento bem diferente do nosso (bem como o clima também), e para eles faz mais sentido estocar pesado e vender rápido nesse período.

5 minutos atrás, L. Ribeiro disse:

Essas X570 parrudas são mais pra dar conta dos CPUs com muitos núcleos e alto TDP.

As com X são mais para OC, pois tem até de série de entrada com VRM forte o suficiente para aguentar CPU high end. OC demanda muito mais do equipamento, então a linha X (de extreme) é voltada para o público entusiasta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...