Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como eu meço a tensão ripple de pico nesse circuito?


Cauê Eduardo

Posts recomendados

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Cauê Eduardo disse:

medir a tensão ripple e a tensão VDC nesse circuito?

A dc:  multímetro na escala 20Vdc 🤪

Ripple (conceitual): capacitor 100nF em série. Multímetro na escala 200mVac

O certo: osciloscópio... sabe o que é? Tem 1? Digital? Tecle no botão autoescale ou do gênero.😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cauê Eduardo

34 minutos atrás, Cauê Eduardo disse:

onde eu tenho que colocar o canal do do osciloscópio para medir a tensão de ripple

Eu imagino que seja na carga que você quer medir. Considerando que é um retificador de meia onda, você deve obter algo parecido com isso aqui:

image.png.95e64a16e2feef40203867b5bd76010a.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 30/11/2020 às 11:18, .if disse:

capacitor 100 nF em série.

Multímetro na escala 200 mV AC

 

Não entendi.

 

@.if

 

Colocar esse capacitor em série com o que?

 

E medir a tensão sobre ele?

 

Como se chega a esses 100 nF?

 

Já vejo que o autor do tópico se resolverá facilmente com o osciloscópio. Mas me pareceu muitíssimo interessante conhecer o outro método.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Colocar esse capacitor em série com o que?

com a ponteira. A ideia é bloquear a passagem de dc: uma (01) das funções do capacitor. Pois o ripple é ac.

Couplingcapacitor.jpg

19 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

E medir a tensão sobre ele?

não. Ele está em série com a medição (circuit 2). Vais medir a V num resistor virtual de ~10M: a impedância ou resistor interno da maioria dos multímetros quando na escala V. Possuis 2 multimetros? Possua-os mentalmente e coloque um na escala medir tensão e outro na medir resistência. Conecte as ponteiras 1 no outro. O em na R vai medir a R do da V🤪

 

19 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como se chega a esses 100 nF?

Depois de uma boa caminhada por algumas déc... ops... um bom tempo. Há quem chame isso carinhosamente de conhecimento empírico... eu chamo de chute mesmo ... além de ser o mais numeroso capacitor que tenho na gaveta 😁

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

(bixo burro kk)

Na escala de medição de V, ao contrário que que pode parecer, o multimetro não tem resistência infinita mas sim tem um 'resistor' interno típico de 10M

Imagine o R do desenho como sendo as entradas das ponteiras de outro multímetro na escala Vdc

maxresdefault.jpg

e o medidor amarelo acima na escala 20M

 

Voltando a medir o ripple, conceitualmente isso mede:

Esquema.png<<10M que mediu acima

Testa, compara com a medição de um osciloscópio e me conta. 😁

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Eu "amei" seu interesse em transmitir o conhecimento. Mas não posso dizer que entendi essas instruções...

Funciona assim:

Num osciloscópio temos a entrada AC e DC. 

Na entrada dc o sinal vai direto. 

Na AC tem o capacitor de 100nF em série. 

Vou citar um exemplo com números pra facilitar o entendimento. 

Imagine uma fonte com uns 50 V de saída e um ripple que a faz variar entre 49,9V e 50,1V.

Ao colocar no osciloscópio na posição dc vou ver apenas uma linha reta na escala de 10V, pois esta é a única que me mostra os 50V totais. 

Se diminuir a linha fica muito alta e não aparece na tela. 

O mesmo vale para um multímetro, na escala de 200V também fica difícil, pois temos uma única casa depois da vírgula, com pouca precisão. 

 

É aí que entra o capacitor, como ele filtra os sinais DC, há somente a passagem das variações do sinal. 

Com ele em série (a posição AC do osciloscópio) a tensão passa a variar entre - 100 e 100mV, dessa forma podemos colocar o osciloscópio na escala de 50 ou 100mV pra ampliar a onda. 

No multímetro vamos ver a variação na escala de 2V ou 200mV.

 

Em 30/11/2020 às 11:20, Cauê Eduardo disse:

Eu estou em duvida onde eu tenho que colocar o canal do do osciloscópio para medir a tensão de ripple.

A chave na posição AC e as escalas de tempo e tensão onde for o melhor possível pra visualizar a onda 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, Renato.88 disse:

Com ele [o capacitor] em série (a posição AC do osciloscópio) a tensão passa a variar entre - 100 e 100mV, dessa forma podemos colocar o osciloscópio na escala de 50 ou 100mV pra ampliar a onda. 

 

Supondo o ripple ser só isso, não é?

 

40 minutos atrás, .if disse:

Imagine o R do desenho como sendo as entradas das ponteiras de outro multímetro na escala Vdc

 

Ah, o segundo multímetro seria apenas para eu ter "à mão" um R = 10 MΩ ao invés deste de 10 KΩ que aparece na imagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato na escala ac , o osc já tem um C interno em série. Mas eu (eu) não gosto de contar com ele. Então coloco o osc na escala dc + um C externo em série. Algo como medir corrente com multimetro na escala corrente. Eu (eu) prefiro medir a V num shunt.

 

13 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

o segundo multímetro seria apenas para eu ter "à mão" um R = 10 MΩ ao invés destes 10 KΩ?

O 10k só foi o que tava na net meu fíi.  Sim ele apenas 'representa' o que efetivamente 'medidor de ripple' minimalista vai sentir: a R 10M do multímetro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...